Quais os componentes da suspensão do A3?

A3Branco

A3 Maníaco
Jordaum disse:
Sim, as molas traseiras tem um calço (apoio ou batente), veja a foto abaixo do nosso amigo Junior:
Eu as vezes tiro esse calço e encapo as molas com mangueiras de borracha, para diminuir um pouco mais a altura (com molas esportivas), não chega a fazer barulho, e não sinto falta.

[]s,
Jordão


Então Jourdaum

agradeço a foto, mas me refiro ao calço de baixo, onde a mola senta...
tem ou não o calço na parte inferior da mola????

vc teria uma foto ai p mostrar???

abcs
 

Jordaum

Aro 99
Eu uso mangueiras de borracha nas duas pontas da mola mesmo.. :)

Pra acabar com as dúvidas, olhei no catálogo:

BASE INFERIOR: PN 1J0 512109 - R$20,00 a R$41,00
BASE SUPERIOR: PN 1J0 512149/B - R$ 21,00 a R$64,00
(www.pecasonline.com.br)

a3suptrasbasesuperior.jpg

a3suptrasbaseinferior.jpg
 

phabran

Membro
Eu queria saber a marca e modelo original deles porque preciso cotar. Do motor ainda não, mas do câmbio acho que sim. E vou precisar também dos braços axiais de direção.
 

Jordaum

Aro 99
O do cambio deve ser o "dog bone", também chamado de "COXIM DO CAMBIO" , "APOIO TRASEIRO", "PIRULITO", etc..

PN 1J0199851M (manual)
PN 1J0199851N (Automático)

Agora "braços axiais de direção" seria somente as bieletas ou as bandejas, ou outra coisa? heheh Por esse nome eu não faço ideia do que seja, desculpe.

[]s,
Jordão
 

RafaPR

Consultor Técnico
Jordaum, acho que ele está falando dos braços que saem da caixa de direção até os terminais, aqueles que tem um "joelinho" no meio.

Esses braços são bem fáceis de achar nos auto-centers comuns...no meu carro acho que paguei R$ 60 ou 70 cada!
 

phabran

Membro
É esse mesmo, Jordaum, Obrigado! Valeu, Rafapr, explicou certinho.
Vou procurar.

No caso do coxim de câmbio, o mecânico disse que no lado esquerdo é coxim de câmbio e no lado direito é coxim de motor. No caso do dogbone, nem é nem um nem outro. O cara deve estar viajando! Edit: acabei de pesquisar pelo código e olha a descrição do site: Coxim traseiro do motor Bora 2.0/ Golf 1.6/ 2.0 96/>>/ New Beetle 1.6/ 1.8/ 2.0

Cada um conhece por um nome! rsrsrs
 

phabran

Membro
De motor eu noto quando eu traciono e quando você solta o acelerador você sente dar um tranco seco. Mesmo com o freio de mão puxado, se engatar a 1ª e der umas puxadas com alguém olhando na frente notará um movimento muito irregular do motor dentro do cofre. Certeza que o coxim está estourado.

Do câmbio, no meu caso, foi mais ou menos o mesmo teste, só que está balançando muito do lado esquerdo do motor (olhando de frente, o lado direito) e ouço uma trepidação quando saio com o carro, como uma peça solta ou com jogo.

Já, já os especialistas te explicam mais tecnicamente.

Abraço.
 

A3Branco

A3 Maníaco
ok Cara,
é que quando estou com pressa (quase sempre), arranco com a mão na alavanca de marcha, e sinto que ao soltar a embreagem, a alavanca trepida, apos a segunda normaliza..

será que é coxim??
 

Terres

Novato
Estou com problema similar ae da galera: já troquei barras axiais, fiz geometria e balancemaento local, apertei parafusos e não consigo desaparecer por completo com uma sensação de tremer o carro na dianteira como se as rodas estivessem tortas (n é o caso ja verifiquei) sinto minha perna tremer qdo encosto no painel central ao dirigir e essa trepidação fica intensa sempre qdo aceleroe amenisa qdo alivio o acelerador. Situação 2: eventualmente escuto um estalo na suspensão dianteira qdo manobro o carro ou mesmo qdo estou começando a ganhar velocidade n sei se é na barra de direção ou algo diretamente na suspensão. Se alguém tiver dicas ou problema parecido agradeço a ajuda.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Esse estalo geralmente é ou as buchas da bandeja ou o coxim superior do amortecedor, aquele vai na torre (meu palpite mais provável)...
 

Terres

Novato
Carlinhos, troquei as borrachinhas de sustentação q vão na bandeja pq estavam realmente estouradas e fazendo barulho de borracha rangindo, esse problema resolveu na hora, porém tem todas os coxins q talvez estejam vencidos, numa dessas pode ser na torre do amortecedor. Não tinha visto o diagrama da suspensão, aliás n tinha idéia de qtos coxins existem vou pedir revisão neles e devo resolver esse problema. Agora a tremedeira não faço idéia ainda.
 

phabran

Membro
O meu começou a trepidar a parte interna do carro, mas é em qualquer situação, depois que fiz a embreagem. Desconfiei do volante do motor, mas antes vou ver se troco o coxim do câmbio e o dogbone para ver se não podem ser os culpados.
 

Terres

Novato
Mas é isso com o meu, treme a parte interna vc prestando atenção consegue ver até o painel tremer e dependendo da velocidade treme mais ou menos principalmente qdo acelero. Espero q os coxins não sejam caros.
 
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