Projeto para 500cv! Duvidas...

alexandresk

Novato
Sim, se mexer MAF tem que machear chip, mas tu tem o over aí perto, fica fácil.

Assim, da pra manter escape e admissão 2,5 mas é aquela coisa, vai estar restringindo muito. Força mais a turbina, aumenta temperatura de admissao e escape. etc... Pra 500cv vale a pena. , na verdade 500cv roda não é tão fácil assim. Tudo ajuda.

overspeed

Comerciante
Sim, pra 500cv vc precisa de uns 1.300Kg/h...pra o MAF ler isso com o sensor original precisa de diâmetro de 3,5"

Se vc apenas trocar o sensor vai empobrecer a mistura à metade e precisara dobrar os bicos pra fiar MAISOUMENOS no acerto que tem hoje, só que em cargas baixas (baixa vazão) preicsa acertar pois cai for da faixa de lienarizaçao do sensor.

Vc toca os 4 bicos com o mesmo gerenciador que tem hoje, só que vai ficar fullgroup

overspeed disse:
Sim, pra 500cv vc precisa de uns 1.300Kg/h...pra o MAF ler isso com o sensor original precisa de diâmetro de 3,5"

Se vc apenas trocar o sensor vai empobrecer a mistura à metade e precisara dobrar os bicos pra fiar MAISOUMENOS no acerto que tem hoje, só que em cargas baixas (baixa vazão) preicsa acertar pois cai for da faixa de lienarizaçao do sensor.

Vc toca os 4 bicos com o mesmo gerenciador que tem hoje, só que vai ficar fullgroup

E trocando o MAF e você fazendo um acerto com estes mesmos bicos ele fica Ok como hoje em dia?
3,5" não é muita coisa? o_O .. 3" não daria?
Abraços

overspeed

Comerciante
Se for manter os mesmos bicos, ai não precisa mexer no MAF-pelo menos no que tange a acerto pois vc terá os suplementares que o gerenciador coseguirá "enxergar" e alimentar do jeito que vc fizer...

pra 500cv tem que ser 3,5" mesmo... 3" seria para uns 350~360cv..o original de 2,5" tem fundo de escala proximo dos 640kg/h que são uns 250~260cv

Obvio que da pra fazer acerto com MAF menor, mas o acerto em cargas acima do valor máximo da escala são feitos por interpolação, o que diminui a qualidade do acerto.

Não sei se alguem sabe, mas me falaram que os comandos da audi que 1.8 20v aspirada tem o levante maior que o da turbo. Confere essa informação???

Se sim, seria legal colocar no meu que é cabeçote AGU (150)?? Se for eu tenho o par na mão aqui...

alexandresk

Novato
Não sei o levante mas a graduação é ligeiramente maior, por isso perde em baixa, mas é pouco.

Mas parece que tem usinar algo na vvt que é um pouco diferente.

alexandresk disse:
Não sei o levante mas a graduação é ligeiramente maior, por isso perde em baixa, mas é pouco.

Mas parece que tem usinar algo na vvt que é um pouco diferente.

Huuun, entendi.
Você ja viu alguem usando este comando?

paulobeto

Membro
eu não mexeria no cabeçote não. Se quer mais pegada e mais torque de uma taxadinha no motor, e se fazer virar uma 2.0 então ... fica o bixo.

Mexer em cabeçote é complexo , pode ser preciso mudar a sede das valvulas, angulo, otimizar fluxo na bancada e mesmo assim julgo o cabeçote AGU muito bom para uso até 600CV. Dependendo da turba, modelo, caixa quente /fria vc já tira muitos CVs...

Cabeçote da Audi é uma obra prima.

Depois me conta o que vc pretende fazer no cambio (tipo forjar 3, 4 e 5...) pois isso sim será o calcanhar do projeto, mesmo se por acaso vc usasse o 6M da S3.

500Cv na roda vc já passa dos 60kgm e ai ... afff ... cambio , trizeta e homocinetica , vão explodir na segunda ou terceira puxada/destracionada e talvez não nessa ordem que escrevi, principalmente o semieixo mais longo/lado cambio.

estou entusiasmado com o seu projeto... show de bola!

paulobeto

Membro
ahh outra coisa... acaso vc va de turba roletada ... tem as da Precision que já ta começando a aparecer com mais frequencia no Brasil e guentam muita paulada apesar de ser roletada.

E o preço é menor que uma Garrett roletada... fica ai a dica.

freple

Membro
falando de custoxbenefício pra uma aplicação de mais de 60% em rua, não em piRta (os quais imagino ser a aplicação da maioria dos users do forum):
vale à pena passar pra 2.0 o nosso 1.8?

digo isso em relação a potência que conseguiríamos obter antes do sistema de transmissão OEM entrar em colapso (moer trizeta, homocinética, câmbio...)

por exemplo: um upgrade no 1.8 de turba+escap+bicos+intercooler lateral bombado (o kit coxinha) chegamos na casa dos 320~340cv na roda e a transmissão fica lá de boa p/ uso não tão soviético, certo? pelo q pesquisei aqui no forum do A3 e no do Golf...um investimento total de cerca de R$7~8mil

agora se passamos pra 2.0 com uma turba e bicos mais diabólicos, cooler frontal....chegaria +ou- nos 450~500cv, certo?!?! isso beiraria um investimento na casa dos R$13~14mil, ou errei feio?!?! :semata:
se minhas considerações acima estão coerentes....quase o dobro do investimento pra um acréscimo de cerca de 48% de potência sem ainda ter investido na transmissão...q sabe lá Deus oq pode ser feito pra por no asfalto toda essa cavalaria (no forum do Golf tem um tópico de umas 18 páginas, sem conclusão definida, de experiências e tentativas pra solução das trizetas).... :parede:
vamos dizer q vc coloque o câmbio do S3, como o paulobeto informou, pra tentar amenizar o problema.... e realmente resolva junto com umas soluções de bolachão do ômega e talz...acrescenta +uns 6mil de investimento em transmissão....

passando a régua e fechando a conta 20mil Dilmas pra 500 pocotós no asfalto X 8mil Dilmas pra 340 éguas no asfalto....

vale à pena?.... :doido:

paulobeto disse:
ahh outra coisa... acaso vc va de turba roletada ... tem as da Precision que já ta começando a aparecer com mais frequencia no Brasil e guentam muita paulada apesar de ser roletada.

E o preço é menor que uma Garrett roletada... fica ai a dica.

Adoraria uma roletada, mas ainda ta fora do meu bolso huashusaushauhs.

Sobre eixo, trizeta e câmbio...
Vamos por parte!

Eixo não sei se aguenta, a do meu gol aguentou sem quebras! lembrando que tinha 600 cv no motor...
trizeta ja foi retirada e entrou o bolachão, acho que não terei problemas ai...
o câmbio realmente pode ser meu problema!
no gol que eu tinha, era 583cv e 75kg de torque... Aguentou bem o câmbio original PS do Ap até.. só quebrou pq eu fui de 1ª pra 2ª violento de mais haushusah, ai foi xD. depois disso forjei o menino e nunca mais deu nada haha.

acredito que eu não vá quebrar tão cedo o câmbio ( ja sabemos que não é recomendado em hipótese alguma acelerar de 1ª pra 2ª fazendo graça com câmbio original UHSAUHAHSUUHAS).
o câmbio eu vou deixar ele "de lado", se quebrar eu forjo, se não, melhor pra mim, menos gasto!
Porra, se de um gol aguentou 75kg de torque por mais de 23 puxadas no dino seguidas e + uso moderado na rua por quase um ano, eu estimo que este tem que durar no minimo igual ao do AP... mas vai saber!

Sobre o cabeçote, eu não vou mexer em comando não, vou só polir dutos, angulo e equalizar camara. Não abro mão do torque em baixa, pq ja não tem! uashuhsauhsa

freple disse:
falando de custoxbenefício pra uma aplicação de mais de 60% em rua, não em piRta (os quais imagino ser a aplicação da maioria dos users do forum):
vale à pena passar pra 2.0 o nosso 1.8?

digo isso em relação a potência que conseguiríamos obter antes do sistema de transmissão OEM entrar em colapso (moer trizeta, homocinética, câmbio...)

por exemplo: um upgrade no 1.8 de turba+escap+bicos+intercooler lateral bombado (o kit coxinha) chegamos na casa dos 320~340cv na roda e a transmissão fica lá de boa p/ uso não tão soviético, certo? pelo q pesquisei aqui no forum do A3 e no do Golf...um investimento total de cerca de R$7~8mil

agora se passamos pra 2.0 com uma turba e bicos mais diabólicos, cooler frontal....chegaria nos +ou- nos 450~500cv, certo?!?! isso beiraria um investimento na casa dos R$13~14mil, ou errei feio?!?!
se minhas considerações acima estão coerentes....quase o dobro do investimento pra um acréscimo de cerca de 48% de potência sem ainda ter investido na transmissão...q sabe lá Deus oq pode ser feito pra por no asfalto toda essa cavalaria (no forum do Golf tem um tópico de umas 18 páginas, sem conclusão definida, de experiências e tentativas pra solução das trizetas)....
vamos dizer q vc coloque o câmbio do S3, como o paulobeto informou, pra tentar amenizar o problema.... e realmente resolva junto com umas soluções de bolachão do ômega e talz...acrescenta +uns 6mil de investimento em transmissão....

passando a régua e fechando a conta 20mil Dilmas pra 500 pocotós no asfalto X 8mil Dilmas pra 340 éguas no asfalto....

vale à pena?....

Eu sou meu mecanico e preparador hahaha!
Consigo bastante coisa abaixo do preço comum do mercado, sobre o câmbio, pra mim não daria pra por o do S3, muito mais facil forjar (em torno de 3mil).
Nosso motor aguenta até uns 400cv ( pelo menos o meu neh ahahah. ).
Eu acho que ótimo custo x beneficio pra nosso A3 é uns 300cv, que não tem tanto investimento nem tanta adaptação!
Agora pra quem quer mais "emoção" prepara o bolso pra mais de 17mil (pra montar coisa boa, não por peças de 2ª linha..)
Pra tudo da um jeito, trizeta a unica solução é tirar e colocar bolachão barra e homocinética tudo do golf se não me engano!

É que esses malditos cavalos viciam, quanto mais você tem, mais você quer uhashusuauhsa. é fod.a!

O que falta pro meu chegar nos 500cv é puxada de ar, pistão e biela(ta na mão), juntas e bronzinas! Intercooler frontal está la! Turbina grande pra essa potencia está la! coletor em inox pulsativo, saida da turbina com down pipe de 3" pra 2,5". Mão de obra é toda minha, retifica eu tenho esquema pra fazer mais em conta, quase na faixa!
Pra mim acho que compensa.
Pra essa potência é pra quem curte estrada, se por essa potência na cidade, 1ª e 2ª ai fudeu.. acaba com câmbio, coxins, estrutura do carro e etc ...
É pegar aquele retão sem radar e puxar da 2ª só pra encher a turbina e sapatar a 3ª em diante! hehe

paulobeto

Membro
se vc quer 500CV na roda e usar turba nacional então posso dizer que o custo de uma turba para 400 ou 600CV não muda mais que R$ 500 portanto turba não é a peça que encarece. Mão de obra sim.

Pistão+Biela forjado vc vai pagar uns 3K . O cambio forjado fica uns 4k tambem

Se o esquema é rodar na cidade, tanto faz 400 ou 500Cv. Acima de 400Cv garanto que não tem pneu que tracione direito portanto vc só vai aproveitar cada CV na estrada mesmo (eu gosto de estrada).

Se vc tiver muito torque em baixa então vai destracionar muito cedo e ai sim vc vai perder e aproveitar bem menos a cavalaria.

Minha experiencia me mostrou que uns 300Cv é o limite para vc colocar cada CV na roda pois acima disso vai destracionar.

O problema no motor 20Cv é a biela e não o pistão. A biela enverga e quebra acima de 400Cv se o torque for muito forte em baixa .... pois a força exigida é muito maior. Já com torque em alta já vi A3 com 500Cv rodando. A mesma coisa com cambio. Já o pistão guenta tranquio tranquilo 400Cv desde que vc não deixe o carro com mistura muito pobre. Digo assim: Nem tãopobre para abrir um rombo no pistão e nem tão rico a ponto de dar calço hidráulico ...
Mas va em frente pois 500CV na roda deve ser muito louco mesmo.... e hoje em dia 500Cv na roda vc ainda pode ser o cara ... pois de 250 a 400Cv ta cheio de pagaré nas ruas pisando .... cheio mesmo.

Meu proximo projeto foi adiado por motivos particulares mais vou buscar de 520 a 600Cv no motor e mesmo assim na região em que moro .. com 600Cv eu ainda não seria o cara não .. ta cheio de dodio aqui com 600 CV rodando. Em SP e o Grande ABC é uma região de malucos... já tem casos de carros com 700CV rodando de boa nas ruas e vc nem imagina. Tudo doido ...e viciado .......................................que nem eu..........................

freple

Membro
eu questionei isso ....pois eu qria ir de 400cv na roda nos 2.0....só q aí pelo q pesquisei o custo seria mto grande só por causa desses 80cv(400-320) a mais...além das trizetas estarem à um triz de serem depenadas e o ideal era recuar pra os 320 na roda...
aí se for pegar uma turba pra essa potencia...vou perder força em baixa...algo q eu não gosto mesmo...qria pegada já nos 3000 rpm...

paulobeto

Membro
o mano Chedid ta montando um monstrinho e definiu uma turba que julgo ser o seu número.

Se não me engano é uma Biagio .50/.48 AUT 917. É coisa para 380CV e se vc quer 320 na roda ... essa é o bixo e a pegada vem bem cedo.

Pois é.. Muita potencia na cidade não vira não, só se for pra ficar lixando!

Potência alta é legal pra estrada, que é o que eu curto tbm!

320cv na roda ja é muito bom, se não tiver pneus bons não segura essa potência!