Procurando A3

STissue

Novato
Fla galera, sou novo aqui no fórum, mas já participo do AstraClub (tenho um), porém estou perto de realziar meu sonho antigo que é comprar meu A3.

Estou procurando um manual e turbo. Moro na região de Campinas, e por aqui ainda não encontrei um carro que me agrade. Fuçando no webmotors, abrindo uns 60 carros diferentes, gostei desse: http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

Pretendo viajar a SP no próximo fds para dar uma checada.

Já procurei mto no fórum sobre o q devo olhar e encontrei os seguintes pontos:

- Verificar se existe borra na tampa do óleo
- estado da suspensão
- certo barulho no cofre do 180 é normal qdo está frio (mas o q seria este barulho??)

Meu plano é rodar com ele totalmente original durante 1 ano, até para ir conhecendo o carro (nunca tive carro turbo), para depois fazer um UP para atingir o 0-100 em 5s baixos (Estimo que uma K16+escape+filtro+remapeamento dão conta do recado) e continuar usando o carro no dia-a-dia. Em relação a qtde de pocotós nem me apego mto a isso, o q gosto é de pular na frente partindo do 0 e ter retomadas boas qdo brincar com outros carros.

Li muito tb que o 150 é melhor pra preparar pelo fato do cabeçote ter melhor fluxo, porém o 180 já não atende a minha expectativa? Pois gostaria de ter o xenon original e o ASR do 180.

Obrigado!

STissue

Novato
Bom di Amigo,

Respeito sua opinião, mas gostaria de esclarecer o seguinte:

Em nenhum momento citei desrespeitar leis de transito. Citar que uqero fazer 0-100 em 5 segundos não significa que vou fazer isso na rua do meu bairro. E para desrespeitar leis de transito, meu atual carro já seria sufuciente, e qualquer carro popular é o suficiente, pois todos sabem que pelo menos 160km/h reais esses carrinhos chegam, o que já ultrapassa o limite de qualquer rodovia do Brasil.
Ja participei de track-days e do festival de regularidade em interlagos.
Como o amigo tem o direito de postar sua opinião, reservo-me o direito de postar a minha tb: achei o comentário muito hipócrita, pois se existe até um esepaço designado a mecanica e PREPARAÇÂO, pq não posso comentar sobre a preparação que gostaria?
Minha intenção não é já no início me tornar um dos "chatos" do fórum, que discute com todo mundo, até mesmo pq participo há 2 anos do AstraClub e nunca precisei questionar a opinião de ninguém.
Seria muito útil para mim se alguém possuir mais ítens primordiais à olhar no carro.
Pensei em comprar o cabo VAGCOM, pelos tutoriais, vi que dá para aferir a km original do veículo, mesmo que seja adulterada no painel, procede?

Obrigado!

Micuim

Membro
Stissue, você já mandou bem em optar pelo câmbio manual e sendo assim, o 180 lhe atenderá a contento, mesmo possuindo um cabeçote com menos fluxo e acelerador eletrônico, que dificulta um pouco mais o acerto...
Muitas vezes é difícil detectar algum problema no motor, que é a parte mais sensível neste carro... No entanto, detalhes como desgaste acentuado do estofamento, botões dos comandos dos vidros, farol e ar condicionado, podem denunciar um mal cuidado que pode se refletir em problemas camuflados...
Realmente a borra é um dos poucos problemas ocorrentes nestes 20v e provem do descuido com a troca de óleo ou uso de lubrificante com especificações inadequadas... É bastante difícil detectar a borra, especialmente se o vendeder teve o capricho de, para camuflar este problema, fazer a limpeza da ta
mpa de válvulas, que é um dos poucos pontos em que se tem acesso ao motor sem ter que tirar parafusos...
De qualquer forma, borra não é coisa de outro mundo... Se o motor estiver seco, sem vazamentos, se os reservatórios de água, óleo de freio, esguicho do limpador e direção hidráulica estiverem razoavelmente limpos, as mangueiras não apresentarem rachaduras e pontos próximos de rupturas, etc, eventuais problemas com borra são perfeitamente resolvíveis...
Esteja atento a luzes espias do ABS, air bag, controle de tração etc, pois defeitos nestas partes podem sair caro...
Este carro que você postou tem a configuração que eu procurava, pois é manual, 180, lavador de faróis e xenon original + teto solar, que é um item do qual eu não abriria mão de forma alguma... A Km está meio baixa pelo ano do carro, mas não totalmente impossível...
Teste o carro tanto com o ar ligado, quanto desligado... Tem dar uma castigada nele e ficar de olho na temperatura, prá ver se depois de umas puxadas ela se mantém nos 90 graus... Aquecimento pode ser sinal tanto de sistema de arrefecimento ruim (radiador, bomba dágua etc), quanto lubrificação deficiente (borra, bomba de óleo etc)
Veja se a embreagem não está muito dura, pois é sinal de que já está bem desgastada...
Teste faróis, pra ver se o xenon está OK... Teste os esguichos também, só por precaução...
Não tem jeito: se o carro estiver baqueado, quando você der um sapeco nele, ele vai arregar...
No mais, desejo sucesso na busca e aproveite que está em SP e pesquise bastante, pois aí tem muita opção...

ps.: quanto ao Gian, não esquenta... ele é xarope demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

STissue

Novato
Aigo, não estou classificando vc como chato. Um fórum é exatamente isso, trocar idéias para absorver mais conhecimento. A única coisa que fiquei incomodado foi o fato de vc já me criticar dizendo q eu nem comprei o carro e já to pensando em fazer coisa errada. Se a sua frase fosse do tipo: "amigo, boa sorte, mas cuidado com com as leis de transito" eu nem discutiria, até agradeceria pelo conselho.
Mas voltando ao assunto do carro..
Concordo com vc desde q o blindado seja único dono, um A3 180 blindado Manual e conservado é Mosca Branca (a maioria é Tip) . Mas blindado não é a minha 1° opção, visto que nossas ruas e estradas não são as melhores (mesmo eu usando o sistema anhanguera/bandeirantes todo dia), o carro já fica uns 200kg mais pesado, então o desgaste prematuro das pçs não me atrai, além do que presta apenas uma segurança parcial. Se te abordarem na frente da sua casa o q vc irá fazer? mesmo que vc consiga fugir, os caras sabem onde vc mora, com qual tranquilidade vc vai continuar morando no mesmo local?
Sei que o A3 não é um carro de manutenção barata, tanto que pretendo adquirir um celtinha desses brancos com pc preto de locadora para locomoção diária, pois quero "casar com o A3", e rodar todo dia com o carro coloca o mesmo em situações adversas (meu astra esta com a frente toda pipocada de pedrinhas pq estavam reformando o asfalto da anhanguera, da uma dó do cão).
Mas fica a pergunta, com o VAGCOM realmente eu consigo saber a km original do veículo?
Procurei também pela internet e sobre o modo de direção em um carro turbo. o que evitar:
manter o giro alto por mto tempo
reduzir marcha para giro elevado
esperar de 30s a 1 minuto para desligar o carro depois de parado
esperar uns 30s depois de ligar o carro para sair andando
tudo isso é verdade? existe mais algo a ser observado na condução?
obrigado pela atenção dos colegas!

STissue

Novato
Obrigado pelas boas vindas codezito! e parabéns pelo seu carro, muito bem cuidado!

Em relação a hipocrisia, prefiro acreditar que todo mundo é inocente até que se prove o contrário, portanto se alguém critica, é pq respeita TODAS as leis, sem exceção, pois até mesmo andar com a luz de freio queimada até o auto-elétrico para trocar é infração de transito. Até hoje nunca tomei multa, portanto supõe-se que eu nunca burlei nenhuma regra.

Obrigado pelas dicas e esclarecimentos.

Infelizmente hoje estamos propensos a comprar carros descuidados mas com uma maquiagem boa, vai da sorte de cada um (claro que tentando eliminar todas as desconfianças sobre aparentes problemas). Mas até carros novos estão sujeitos a problemas (Uma amiga teve a correia do seu Fox 1.0 comprado 0kmquebrada com 18 mil km, porém o carro já tinha 1 ano e meio, portanto fora da garantia. Mesmo sendo advogada, está penando para fazer a Volks arcar com o prejuízo).

As suas dicas e as do Micuim são de grande utilidade, vão exatamente de encontro ao que eu já tinha pesquisado.

Li em um relato aqui do fórum sobre um barulho de um tal de canister. Normal esse barulho?

Obrigado!

RafaPR

Consultor Técnico
STissue disse:
Fla galera, sou novo aqui no fórum, mas já participo do AstraClub (tenho um), porém estou perto de realziar meu sonho antigo que é comprar meu A3.

Estou procurando um manual e turbo. Moro na região de Campinas, e por aqui ainda não encontrei um carro que me agrade. Fuçando no webmotors, abrindo uns 60 carros diferentes, gostei desse: http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

Pretendo viajar a SP no próximo fds para dar uma checada.

Já procurei mto no fórum sobre o q devo olhar e encontrei os seguintes pontos:

- Verificar se existe borra na tampa do óleo
- estado da suspensão
- certo barulho no cofre do 180 é normal qdo está frio (mas o q seria este barulho??)

Meu plano é rodar com ele totalmente original durante 1 ano, até para ir conhecendo o carro (nunca tive carro turbo), para depois fazer um UP para atingir o 0-100 em 5s baixos (Estimo que uma K16+escape+filtro+remapeamento dão conta do recado) e continuar usando o carro no dia-a-dia. Em relação a qtde de pocotós nem me apego mto a isso, o q gosto é de pular na frente partindo do 0 e ter retomadas boas qdo brincar com outros carros.

Li muito tb que o 150 é melhor pra preparar pelo fato do cabeçote ter melhor fluxo, porém o 180 já não atende a minha expectativa? Pois gostaria de ter o xenon original e o ASR do 180.

Obrigado!

Como o Micuim já falou, o 180 tb lhe atende e já é mais gostoso de guiar original. Eu optaria pelo 180, até pq o controle de tração é bem bacana em dias chuvosos e na estrada (ele atua tbm em aquaplanagens, é uma segurança a mais pra você).

Pra chegar no 0 a 100 pretendido você provavelmente precisará de algo perto dos 300cv, coisa que o motor do 180cv, mesmo com fluxo menor no cabeçote, também chega com certa "facilidade".

E quanto ao XENON original, ele também era opcional dos 150cv! :legal:

Suspensão não chega a ser um problema no A3, como todo carro europeu ele tb sofe em terras brasilis, mas hoje você já acha peças bem em conta pra dar manutenção na suspensão dele, não é nada de outro mundo!

Borra é importante olhar, mas a análise pela tampa de óleo é só um início. Eu sempre digo que o "correto" nesses carros é assim que comprar já mandar abrir a tampa de válvulas e cárter pra fazer uma limpeza, além de já trocar junto a correia dentada. Aí sim você pode usar sem preocupação nenhuma...

O barulho dos 180cv realmente existe, é um barulho que parece um aspirador funcionando dentro do cofre do motor, normalmente quando ele tá frio e na primeira partida do dia!

Ele tem uma bomba de ar que é acionada nessas situações pra otimizar o funcionamento do catalisador mesmo com o motor frio!

BODYGLOVE

Novato
codezito disse:
E a hipocrisia continua a pairar pelo a3clube!

STIissue , seja bem vindo antes de mais nada!

Minhas dicas seriam basicamente as mesmas do amigo micuim....

Forro,borra,descascados no painel,luzes espias do painel...

Só que tem um porem.. Como contei ontem no tópico do meu carro..... Chegou um Audi aspirado de guincho na oficina no qual eu estava fazendo o alinhamento e balanceamento do veículo....

O carro internamente estava impecável, porém segundo históricos dos mecânicos, o cara detonava todos os carros dele.... O problema dessa vez era correia dentada que tinha estourado.... 3,800 de prejuízo... ou seja... O interior impecável, só que a parte mecânica....

E sobre km real, com o Vagcom você consegue ver sim...

brother...e ai parcero codezito beleza?

esse Gian é um pau no cu..que cara chato..napo é quesao de debater opinioes contrarias,É QUESTAO DE RESPEITO,voce nao respeita ninguem cara..e fica escrevendo textos Biblicos,tentando impor sua opiniao..

Se voce é policial,problema teu..manda me prender..pois estou desacatando um policial??hipocrita..

se o cara nao comprou um A3 ainda que como ele disse é uM SONHO pra ele,voce nao tem que ficar humilhando o cara..seu pau no cu..dexa o cara com as duvidas dele e o sonho dele em ter um A3..zé ruela do carlho..cansei de voce cara..ja encheu meu topico do Xenon de merda..agora esse tambem..

Forum é democratico?é sim,porem voce nao tenho o direito de ficar impondo que a SUA VERDADE É UNICA E VERDADEIRA..se enxerga.

quanto ao amigo novo aí,vai com deus..boa sorte com seu novo A3..

o que puder ajudar estarei sempre a disposiçao..

abraçao

RafaPR

Consultor Técnico
BODYGLOVE, não devemos faltar com o respeito aos outros colegas do fórum, independente das opiniões e comportamentos de cada um.

Fica uma advertência para você!

O mesmo para o GianFrantiesco, que nas entrelinhas insinuou que o autor do tópico "é menino que fica dando pau nos carros".

Gian, se as mentes desse tempo não podem compreendê-lo, poupe o nosso e o seu tempo que é mais fácil!

Nada como ser modesto, hein?

BODYGLOVE

Novato
RafaPR disse:
BODYGLOVE, não devemos faltar com o respeito aos outros colegas do fórum, independente das opiniões e comportamentos de cada um.

Fica uma advertência para você!

pelo amor ein..

falta de respeito sim,obvio,se o cidadao fosse respeitoso com os demais ,inclusive comigo,eu seria respeitoso tambem,agora ele avacalhou meu topico do Xenon,e agora fica avacalhando outro topico,quem tem que tomar ''ADVERTENCIA'' amigo,nao sou eu..é esse cidadao..

Hipocrisia isso..

nossa :/

EDITANDO A MENSAGEM.. deixamos como nosso AMIGO RAFAPR disse,por mim assunto encerrado.

obrigado RAFAPR

um abraço

BODYGLOVE

Novato
GianFrantiesco disse:
RafaPR, jámais citei isso, que o condutor de tal veículo e menino para da pau no veículo, falei que ao meu ver, "PROPRIETÁRIO DE UM VEÍCULO BLINDADO, POR NÃO SER MAIS MENINO, NÃO IRIÁ DA PAU NO MESMO".

Bodyglove, desculpa ae amigo, longe de mim querer humilhar alguém, humildade acima de tudo. Agora e desnecessário você me agredir verbalmente, perante todo fórum, nunca te dei motivo para tal injuria.
Isso e um fórum democrático sim, mais isso não autoriza, um usuário ficar agredindo o outro.
O tópico de Xenon foi aberto para os usuários trocarem pensamentos, duvidas como esse, se eu te ofendi em algum momento em algum tópico, se reporte a moderação do tópico, a moderaçã irá julgar e punir se necessário.
Essa sua agressão irei perdoar, espero que não tenha uma próxima vez, havendo não irei me reporta a so a moderação e sim as autoridades competentes.

nem vou responder cara..

tinah ate escrito aqui ..mas sabe..aff

STissue

Novato
Pessoal, gostaria de dar 2 opiniões:

- As vezes a galera que utiliza o fórum, acredita que um usuário novo é totalmente desprovido de conhecimento técnico e comportamental, o que eu lamento muito, pois o conhecimento da pessoa é bagagem de tudo aquilo que ela já viveu, e não apenas a partir da data de cadastro do fórum.
- Não apoio de forma alguma ofensas explicitas da forma como aconteceram, por mais que o usuário tenha tentado me "defender".

Em nenhum momento que abri o tópico, imaginei que pudesse tomar esse rumo. Respeito a opinião de todos, e sinto-me a vontade para postar as minhas, mesmo que sejam pensamentos opostos aos colocados pela galera. A única coisa que não me sinto confortável é alguém questionar minhas atitudes pessoais. Sempre que eu "acho" que isso está acontecendo, irei me defender, porém sem ofender. Se alguém me ofender, nem perderei tempo respondendo.

Quando fiz meu cadastro, meu objetivo era ter novos colegas com algo em comum, que é a paixão pelo A3. Assim como qdo fiz o cadastro no CeltaClube e no AstraClub.

Deixo aberto para a moderação excluir meu tópico, pois já reuni informações importantes para comprar meu carro e não gostaria de ser dono de um tópico que não fluiu bem. Se precisar tirar alguma dúvida, utilizarei a busca ou postarei novo tópico. Obrigado!

RafaPR

Consultor Técnico
STissue, lamentamos o caminho que o tópico tomou, realmente a atitude do nosso amigo GianFrantiesco de já de início vir insinuar coisas sobre seu comportamento não foi nada legal. Mas já ficou a advertência registrada para ele!

Espero que você não leve isso como impressão definitiva do fórum, pois a comunidade aqui é bem bacana e bastante rica em informações. Não hesite em criar novos tópicos e tirar mais dúvidas, a grande maioria aqui não é do tipo que acredita que um novo usuário é totalmente desprovido de informações como você falou.

Quanto ao tópico, mesmo como dono você não tem responsabilidade sobre o caminho que ele tomou, então creio que não seja necessário excluí-lo ou trancá-lo!

STissue

Novato
Pessoal, após vários e vários dias pesquisando, andando e etc. achei um anuncio que me agradou:

http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

gostaria da ajuda de alguém se possível, que more na região do Morumbi ou que passe pela marginal para dar uma olhadinha nesse carro, ou até mesmo passar o VAGCOM (o meu não chegou ainda) , pois estou no interior de SP e não poderei ir nesse fds a capital.

O carro não é da minha cor preferencial (preto), e acredito que não tenha o Symphony (gostaria de ter 2DIN) mas está mto convidativo pela descrição.

Obrigado!

STissue

Novato
Bom dia pessoal. COnsegui uma brecha e fui a SP ontem. O carro até onde percebi está bom, bancos em couro intactos, o painel só tem leve desgaste no acionamento dos faróis, e algumas marcas normais no parachoque. O teto parece carecer de lubrificação ou limpeza das guias, pois está agarrando um pouquinho, mas nada que o faça não funcionar. O barulho do motor está bem redondo, sem falha nenhuma. Não percebi nenhum vazamento, mas o oleo esta escuro e existe poucos indícios de borra. O som é 2DIN, confirmando a observação do codezito.

A única coisa que fiquei em dúvida foi em relação a km. O estepe é um firehawk (original de fabrica?) e os pneus de rodagem são todos P6000 que aparentam ter rodado pelo menos uns 20 mil km. Levando em consideração que o carro é único dono (nome do manual = o do ultimo documento), mas não fez as revisões na concessionária, ou o cara é muito chato e trocou o pneu a cada 2 anos (o que é o correto) ou tem gato nesses 54 mil km.

No geral gostei do carro, só não gostei dos 25% abaixo do mercado que pagaram no meu. Vou tentar vender por fora.

Obrigado.

STissue

Novato
Boa tarde e um feliz natal galera.

Ontem fui ver mais 1 A3: http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

o carro tb está mto bonito, o couro está ótimo. Os detalhes são: descascado no comando do farol para variar e retrovisor fotocromico embassado (já cotei em um desmanche, 500 reais).
O carro está com o motor redondo e com 87 mil km (+ 1 vez me fez falta o VAGCOM)...Está com válvula de alívio (isso prejudica em algo?).

Pontos fortes: é o 180 e é preto, além do que é particular e o cara aceita meu carro fipexfipe.
Pontos fracos: é 2 portas e retrovisor ruim.

Segundo o dono, foram trocados correias e tensores a uns 15 mil km atrás, qdo pegou o carro, comprovado por notas. Além disso ele informou que utiliza óleo 10w40 com trocas a cada 5 mil km. Já li que o ideal é o 5w40. Esse que ele utiliza não é o suficiente?
O óleo estava limpo e sem sinal de borra na tampa.
Pneus turanza meia-vida e suspensão firme, no meu ver em ótimo estado.
Estou meio com o pé atrás pois a esmola está muito grande (fipexfipe+manutenção em dia segundo o dono), mas pode ser só o costume de sempre trocar o carro em revenda e eles jogarem o valor do seu carro lá embaixo.

Obrigado!

House

Fundador do A3Clube
STissue disse:
Boa tarde e um feliz natal galera.

Ontem fui ver mais 1 A3: http://www.webmotors.com.br/webmotors/c ... detalhe.wm

o carro tb está mto bonito, o couro está ótimo. Os detalhes são: descascado no comando do farol para variar e retrovisor fotocromico embassado (já cotei em um desmanche, 500 reais).
O carro está com o motor redondo e com 87 mil km (+ 1 vez me fez falta o VAGCOM)...Está com válvula de alívio (isso prejudica em algo?).

Pontos fortes: é o 180 e é preto, além do que é particular e o cara aceita meu carro fipexfipe.
Pontos fracos: é 2 portas e retrovisor ruim.

Segundo o dono, foram trocados correias e tensores a uns 15 mil km atrás, qdo pegou o carro, comprovado por notas. Além disso ele informou que utiliza óleo 10w40 com trocas a cada 5 mil km. Já li que o ideal é o 5w40. Esse que ele utiliza não é o suficiente?
O óleo estava limpo e sem sinal de borra na tampa.
Pneus turanza meia-vida e suspensão firme, no meu ver em ótimo estado.
Estou meio com o pé atrás pois a esmola está muito grande (fipexfipe+manutenção em dia segundo o dono), mas pode ser só o costume de sempre trocar o carro em revenda e eles jogarem o valor do seu carro lá embaixo.

Obrigado!

Porra o carro ta lindo! o fato de ter valvula de alivio me preocuparia por indicar que o cara gosta de "assar" o carro mas se vc sentir que a mecanica ta boa talvez de pra fazer vista grossa. Acho legal ser duas portas por ser pouco visado pra roubo (2P na da pra ser carro de fuga) e é mais sport. Outro ponto é o sidebag...segurança em 1 lugar. Verifique se os xenons sao de fabrica e se o CB nao tem dead pixels.

Essa roda é um tesÃO!

STissue

Novato
Então, o cara me parece uma pessoa consciente (casado, por volta de 40 anos e 2 filhos). Esse é um carro de fim de semana dele, o outro é uma Tucson. Segundo ele (vai da gente acreditar ou não) quer trocar pra pegar um carro flex pra esposa, que vai começar a trabalhar fora, e ele só tem 2 vagas de garagem. Ainda segundo ele, comprou o carro pq sempre quis ter um carro esportivo e que colocou a válvula só para escutar o barulho de vez em qdo. O CB está ótimo, sem dead-pixels. Vasculhei o carro inteiro por detalhes, e como disse, apenas encontrei um pouco de desgaste nos botões de comando e o retrovisor que está condenado, (porém utilizável). O xenon não é de fábrica, pois não tem lavador de faróis. Vou tentar pegar essa semana que tenho de folga e andar bastante, se não achar outro que me interessa, vou fechar nesse.

O cara me informou que hidrata o couro com nívea a cada 3 meses, e pelo papo dele, é uma pessoa que gosta de cuidar de carros, inclusive trabalha com gestão de frotas corporativas da localiza (ou unidas) se não me engano. Talvez to meio com o pé atrás pq é meu 1° A3, mas tenho noção que não estou comprando um carro 0km. Detalhes sempre vão aparecer.

Obrigado!