Problemas no cambio

BPINATTI

Novato
Amigos faz uns dois dias que estou andando com o carro e do nada o carro não troca de marchas, fica em primeira, tento trocar manual e nada, ai derrepente voltar a funcionar normal. Bom não to nem dormindo a noite, pois ouvi falar que mexer no cambio do audi fica sempre uma fortuna. Será que reprogramar o cambio resolve ou e mais serio?
Meu audi a3 e 150 cv turbo e esta com 93 mil km.
 

russo

Novato
O meu câmbio tb da esse pau tb de vez enquando, ele vira Sport, rsrs. começa a trocar de marcha somente no corte de giro ai depois volta ao normal ou então se desligar o carro e ligar de novo volta ao normal tb. Tb quero saber o que pode ser isso.
 

russo

Novato
Mas o VAG nao pega avaria no câmbio acho q só indo na VW mesmo e pagar o que eles querem para diagnosticar mas no meu acontece muito de vez enquando tenho o carro há quase 6 meses e só aconteceu umas 3x.
 

BPINATTI

Novato
bom vamos ver, o meu tb era so de vez em quando mas agora todos os dias ele da problema,amanha levo o carro no mecanico e depois posto o resultado,

abraço
 

BPINATTI

Novato
Amigos levei o carro no mecanico, e não apresenta nenhum defeito pelo scanner, segundo ele, deveriamos tentar trocando o oleo ja que o carro ja está proximo de 100.000 esta com 93.000 e depois tentar as solenoides. Porem estou com medo porque ja ouvi falar que quando se troca o oleo o cambio pode ficar pior ainda dando trancos, porque o oleo novo e mais fino, verdade ou fiçção??qual oleo usar??? abraço
 

A3runner

Novato
Tem o raphaelmgm que manja de "cambios automaticos e importados"...isso foi o que ele disse. . . vamos esperar que ele ajude voces. . . vamos esperar!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Quando os problemas são assim esporádicos, muito provavelmente é só por conta do óleo velho, já que via de regra ninguém troca o óleo dessas caixas.

Se eu comprasse um automático, essa seria a primeira providência a tomar, pois pode evitar muitos problemas futuros...

No próprio site da Automatik eles comentam que a grande maioria dos câmbios que eles consertam, estragaram por conta da falta de troca do fluído...
 
Tenho um a3 2005 150cv.
Meu cambio esta dando problema parecido com o de vcs.
Se eu dirijo cerca de 150 a 180 km direto, como por exemplo indo do litoral a Porto Alegre e paro no trânsito ele tranca em 1ª marcha e só troca se for até o limite de giro.

Conversei com alguns especialistas em Porto Alegre e me falaram que é bem ''simples''.
O óleo da caixa esta velho(meu carro esta com 118mkm) e tem sujeira, o óleo esquentava ficando mais fino, puxando a sujeira junto devido a grande distância percorrida, se ele fica parado ocorre a decantação e o câmbio destranca.

Enfim o orçamento.
Abertura do câmbio.
Troca de óleo, se não me engano 6 litros.
Ultrasom nas valvulas hidraulicas do cambio

R$800.00

como não tenho a menor idéia com relação a câmbio alguém que intenda poderia me confirmar se isso seria possível?
 

BPINATTI

Novato
Obrigado pelas dicas, realmente o meu começou a dar problema depois que comecei a viajar mais de 100 km por dia, o que gostaria de saber e sobre o mito de que trocar o oleo pode piorar a situação podendo trazer mais problemas, pelo oleo novo ser mais fino? qual oleo dvo usar??? abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
Piorar não vai.

As empresas especializadas sabem o óleo correto que deve ser usado, que já adianto, não é o ATF comum usado em direção hidráulica e nas caixas automáticas mais simples (como as do Vectra, Astra e GM's em geral).

Prepare-se pra gastar algo em torno de R$ 80-100 o litro do óleo!
 

BPINATTI

Novato
Pessoal obrigado pela ajuda, problema resolvido, levei no rei do cambio em campinas, muito bom por sinal,o problema não era o cambio...ufaaa, o problema era aquecimento, por problemas na ventuinha maior que não estava ligando e termostatica.


abraço e obrigado pela ajuda
 

jaltinier

Plantonista
RafaPR disse:
Quando os problemas são assim esporádicos, muito provavelmente é só por conta do óleo velho, já que via de regra ninguém troca o óleo dessas caixas.

Se eu comprasse um automático, essa seria a primeira providência a tomar, pois pode evitar muitos problemas futuros...

No próprio site da Automatik eles comentam que a grande maioria dos câmbios que eles consertam, estragaram por conta da falta de troca do fluído...

Rafa, achei legal o site da automatik, já tinha sido indicada por outro membro daqui, tem umas dicas legais e tudo o mais....mas vou ser sincero, não faria nenhum serviço lá, pois outro dia cotei pra trocar o óleo do meu cambio automático, eles até respondeream rápido, mas falaram que no meu cambio caberia 8 litros e o sistema deles gasta mais 2 litros para trocar (gastaria 10 litros ao todo)...

Cara, achei isso um absurdo, pelo que li, meu cambio não cabe 8 litros, pois não é tip (eu especifiquei para eles) e outra, gastar mais 2 litros para trocar? meio furada isso neh...os cara vão jogar 2 litros fora????? no mínimo acharam que otár#@$...desconfiei na hora...

Bom, no final fiz os cálculos e só pra trocar o óleo lá sairia a 'bagatela' de R$ 1.200,00 (R$ 1.000,00 de óleo e R$ 200,00 de m.o)

Ah, num tópico meu sobre cambio automátcio um membro informou que ele trocou o óleo do cambio e comprou da pentosin (marca usada pela própria Audi) e na embalagem disse que o óleo é para 120 mil km...

Abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
jaltinier, sei como vc se sente, mas não é malandragem deles não.

É igual a sangrar os freios na máquina, infelizmente um pouco de fluído se perde mesmo, pra completar o óleo da máquina antes de chegar no sistema do câmbio, nada anormal...

Sobre a quantidade de óleo do câmbio eu desconheço, mas é meio padrão ir bastante óleo nos câmbios automáticos!
 

jaltinier

Plantonista
Nossa Rafa, então eu falei merd$@#.... pois não sabia desse detalhe de perder oleo na troca...mas será que 2 litros não seriam mto? apesar que o sistema de cambio automático é grande neh...

Quanto à quantidade de oleo, é uma incognita...rsrsrs...vou ter que pesquisar mais aqui no club e no manual do carro...

Valeu pelas informações...

Abraço
 

russo

Novato
BPINATTI disse:
Pessoal obrigado pela ajuda, problema resolvido, levei no rei do cambio em campinas, muito bom por sinal,o problema não era o cambio...ufaaa, o problema era aquecimento, por problemas na ventuinha maior que não estava ligando e termostatica.


abraço e obrigado pela ajuda

Resolveu o problema então? Não consegui entender a relação do problema na ventuinha com o problema na troca de marcha.
 
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