Problemas com vazamento de agua... audi a3 180

Ola amigos,
vou relatar aki meu problema (grande dor de cabeça) e ver se alguem ja passou por algo parecido e ate msm alguma solução.

entrou na oficina dia 06/11/2010

peguei meu filhote e fui pra fortaleza... fiz um tour rodei 6000km pq desci ate maceio .. (sai aki de bsb) la em fortaleza ele aprestentou um problema em uma Flange Cavalete Agua . ela trincou e tava vazando e ninguem sabia ond era msm com o carro ligado por muito tmp.. nao achava o vazamento, ate q foi aplicado pressão no sitema de arrefecimento e bingo, trocou-se a peça e tudo bom, os caras foram otimos e me cobraram 150,00 acreditam (quase um dia de serviço 100,00 da peça e 50,00 mao de obra..)
pois bem rodei, depois disso uns..3000km e tudo bem, ate q aki ele começou a baixa agua novamente(ja aki em bsb), aplicado pressão novamente no sistema nada de errado.
começou a trocar as seguintes peças...
tampa do reservatorio, estava ruim R$17,00 (continuou o probelema),
valvula termostatica, estava gasta R$ 94,00 (continuou o problema)
hj vou ver a bomba d'agua R$... ainda vai ver o preço.
fui informado q se nao for a bomba, vai ter q trocar a junta.. e retificar o cabeçote....
sera q vai precisar disso tudo??? num se mais o que faço...
alguem passou por algo assim e ja consertou? abraços a todos...
 

Micuim

Membro
Eduardo, esse lance de trocar junta e retificar cabeçote é um caso extremo... se fosse isso, já estaria com temperatura alta, óleo misturado com água etc... Se não apresentou estes sintomas, pode ser bomba d'água mesmo ou alguns dos lacres do motor que está com vazamento... Alguns vazamentos são realmente difíceis de serem detectados, pois ficam em locais de difícil acesso ou, por vezes, as gostas d'água entram em contato com partes quentes e evaporam antes que se possa ver de onde vêm...
 

Kitsune

Membro
Eduardo,

Vou falar com a propriedade de quem teve o problema de vazamentos no sistema de arrefecimento como o único problema até agora (mais de uma vez). :sorry:

Antes de mexer na junta/motor, tenha certeza que é lá:
- O motor está falhando? Tem vapor na descarga? Isso sinalizaria que estaria entrando água pra dentro da câmara de combustão.
- Tem água junto com o óleo (o ideal seria ver no carter - tem um tópico sobre isso aqui) - Isso também mostraria água no motor

Vários vazamentos são "escondidos".

A água tá baixando muito rápido? Tem que completar a cada quanto tempo?
"Bombando" o sistema de água, há vazamento de ar? Pois com a alta temperatura e com a circulação, locais que, com o carro parado, está vazio, se preenche.
 
Kitsune disse:
Eduardo,

Vou falar com a propriedade de quem teve o problema de vazamentos no sistema de arrefecimento como o único problema até agora (mais de uma vez). :sorry:

Antes de mexer na junta/motor, tenha certeza que é lá:
- O motor está falhando? Tem vapor na descarga? Isso sinalizaria que estaria entrando água pra dentro da câmara de combustão.
- Tem água junto com o óleo (o ideal seria ver no carter - tem um tópico sobre isso aqui) - Isso também mostraria água no motor

Vários vazamentos são "escondidos".

A água tá baixando muito rápido? Tem que completar a cada quanto tempo?
"Bombando" o sistema de água, há vazamento de ar? Pois com a alta temperatura e com a circulação, locais que, com o carro parado, está vazio, se preenche.


resposta pra vc amigo e pro Micuim...


obrigado pros dois.. pelas informações...

seguinte.. acabei de ligar la na mecanica.. ele me informou.. q vai substituir.. a bomba.. dagua.. pq... ela ta com um trincado na elice....parece.. q soltou uma porca sei la...
ele tava assim: eu andava.. e tal. de boa.. ai quando eu parava o carro e ia fazer algo.. tava.. normal.. mas.. quando eu etrava no carro pra ir embora... ele avisava no painel.. q tava sem agua..
e repetia isso sempre.. ai eu completava a agua e ia embora..
so q quando eu tava levando ele pra oficina... ai quando eu parei la.. ele ferveu e jogou a agua pra fora..

agora.. ele me disse q tem bomba d"agua.. paralela..R$ 130,00 e a que vo por. que é R$ 270,00 (original) ai.. agora vamos ver se fica bom.. espero q seja so isso..
tenho medo de voltar a acontecer... fico preocupado em viajar de novo. .com ele...
 

Jordaum

Aro 99
Vc já olhou aquele Y? O meu ex A3 estava baixando muita agua e eu não achava onde era, pois não pingava no chão nem nada. A agua saia com pressão e evaporava muito rápida no motor quente.

Como é uma peça que da problema constante, comprei a de ferro, com o Cláudio da Só Audi.

segue foto:
dsc00117ul.jpg


Sobre a bomba d'agua, não coloque paralela. Veja se o PC (Paulo Laux), não tem nenhuma a pronta entrega. Eu vendi uma por R$200,00.

[]s,
 
Jordaum disse:
Vc já olhou aquele Y? O meu ex A3 estava baixando muita agua e eu não achava onde era, pois não pingava no chão nem nada. A agua saia com pressão e evaporava muito rápida no motor quente.

Como é uma peça que da problema constante, comprei a de ferro, com o Cláudio da Só Audi.

segue foto:


Sobre a bomba d'agua, não coloque paralela. Veja se o PC (Paulo Laux), não tem nenhuma a pronta entrega. Eu vendi uma por R$200,00.

[]s,



jordão...

né ele nao.. o mecanico aplicou pressão no sistema.. .ai..... ele me informou que se tivesse qualquer trincado.. a agua seria pressionada a sair.. graças.. ao aparelho q ele usou.. entoa.. é problema..interno msm..
valew....
 

Terres

Novato
Bom me aconteceu algo esquisito esses dias: acusou no comp bordo falta de água, recoloquei água, e fui ao trabalho, após 7hs mais tarde cheguei em casa com motor quente, abri o capô pra completar um pouco mais...e tive impressão de encher o reservatório e logo sai r água por baixo, pingava muito.... e logo parou, mais tarde fui dar uma banda e tinha uma poça enorme embaixo... enchi outra vez o reservatório e misteriosamente não vazou mais isso ja fazem 15 dias.... Q PODE SER ISSO, COMO "DESAPARECEU" O VAZAMENTO ?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Veja se não tem alguma mangueira meio solta ou rasgando, pode ser que com o calor ela expande e vaza...

Aí depois que esfriou o motor não vazou mais!
 
ae galera.. blz.. valeu pela força e dicas.. descobri o problema do carro e ta zero zero nervozo.. todo...

era a bomba dagua.. ai troquei logo valvula termostatica.... e reservatorio... dagua.. so que tive um problema.. o reservatorio era meio diferente. ai so dava aviso no painel de falta dagua... ai.. acabei colocando de volta o velho.. q nao da pra ver a agua. heheh.. mas.. proxima semana levo pro mecanico. .pra ele ve se acha o original ou devolve a grana. .fotos em anexo.. abraços.. a todos..












-aditivo radiador organico napa (rosa) 30,00 2L
-bomba dagua skf 270,00 (desc.) 203,00 acho q na verdade erraram o preço..kk o descontaço...
-valvula termostato mte vt29487 R$ 94,33
-reservatorio de agua gonel c/sensor (diferente do original) 62,00
-mao de obra 150,00

total da brincadeira... 539,33 (satisfeito)
 
eduardodps disse:
Ola amigos,
vou relatar aki meu problema (grande dor de cabeça) e ver se alguem ja passou por algo parecido e ate msm alguma solução.

entrou na oficina dia 06/11/2010

peguei meu filhote e fui pra fortaleza... fiz um tour rodei 6000km pq desci ate maceio .. (sai aki de bsb) la em fortaleza ele aprestentou um problema em uma Flange Cavalete Agua . ela trincou e tava vazando e ninguem sabia ond era msm com o carro ligado por muito tmp.. nao achava o vazamento, ate q foi aplicado pressão no sitema de arrefecimento e bingo, trocou-se a peça e tudo bom, os caras foram otimos e me cobraram 150,00 acreditam (quase um dia de serviço 100,00 da peça e 50,00 mao de obra..)
pois bem rodei, depois disso uns..3000km e tudo bem, ate q aki ele começou a baixa agua novamente(ja aki em bsb), aplicado pressão novamente no sistema nada de errado.
começou a trocar as seguintes peças...
tampa do reservatorio, estava ruim R$17,00 (continuou o probelema),
valvula termostatica, estava gasta R$ 94,00 (continuou o problema)
hj vou ver a bomba d'agua R$... ainda vai ver o preço.
fui informado q se nao for a bomba, vai ter q trocar a junta.. e retificar o cabeçote....
sera q vai precisar disso tudo??? num se mais o que faço...
alguem passou por algo assim e ja consertou? abraços a todos...





O meu aconteceu completamente a mesma coisa ontem.
as ventuinhas nao ligavam e esquentava, o eletrecista disse que era o ceboao do radiador. comprei 225 reais.
nao adiantou continuou esquentando. troquei a flange do fluxo de agua do cabeçote que estava vazando, 60 reais, nao adiantou. . o mecanico desmontou a bomba d, agua e estava em perfeita condiçoes. o mecanico trocou a valvula termostatica 49 reais, nao adiantou. Por ultimo trocou a valvula termostatica. parou de esquentar. Mas quando estava viajando faltou agua e ferveu novamente. descobri um vazamento no y perto do radiador. viajei completando agua de 80 a 80 kms. q foda.
 
Estou com um problema parecido mas ainda nao identifiquei o que causa o vazamento.....
Parece que a agua sai por tras do motor, as vezes posso ver caindo pelo protetor de carter.

Alguma sugestao ?
 

chedid

Administrador
tirar o carter e olhar... mas 90% dos vazamentos são ou ma bomba dágua ou nas conecções de plastico que tem...
 

wendel

Novato
Sobre a junta de cabeçote na mecânica onde trabalho procedemos com um teste simples antes de condenar a junta , executamos o teste com o motor a temperatura de trabalho , depois retiramos a tampa do reservátorio d'agua para tirar a pressão do sistema mas para que o mesmo continue quente , ai completamos o reservátorio com agua ate a boca , removemos todas as velas e executamos o teste pistão a pistão sempre em PMS visto com relogio comparador , ai conecta-se ar comprimido no cilindro se houver qualquer dano na junta ou na superficie do cabeçote essa pressão aplicada saira pelo reservatorio dagua em forma de bolhas.

Também e muito comum o rotor da bomba que e plastico se dilatar e se desprender do eixo , a bomba continua normal e muitas vezes ate sem vazamento , mas não promove a circulação d'agua e causa aquecimento.
 
Achei o vazamento !!

Eram duas conexoes do sistema, uma flange e um "cotovelo" que ja estavam ruins pelo tempo.
Achei as pecas só na concessionaria.....
 

rvilela

Novato
Estou com um problema da agua baixar no reservatorio, mas porem quando abro a tampa para abatecimento do oleo na tampa do cabeçote verifico goticulas de agua e ate espuma proveniente da mistura do oleo com agua, mas porem não há agua no oleo do cater, não sei como isso é possivel, algum ja teve um problema parecido.
 
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