Problemas com ASR

Weskley

Novato
Pessoal seguinte, sou novo aqui no Fórum, e estou com uma dúvida sobre o ASR. Comprei um Audi A3 1.8 Aspirado recentemente, e logo notei que o botão ARS tinha algum problema. Quando eu pressiono o botão no painel central nada acontece e ele sempre fica aceso (luz amarela painel central) quando eu ligo o farol do carro, assim como todo o painel, mas é só isso. Como muitos aqui já comentaram nesse tópico, vi que é normal quando ligamos o carro, aparece no painel do motorista o ASR e logo depois apaga, mas não vi isso no meu. Será que foi adaptado pelo antigo dono?

Desde já agradeço!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Provavelmente só o botão foi adaptado pelo antigo dono, o único A3 que teve ASR aqui no Brasil foi a versão de 180cv.

A luz de alerta que está aparecendo no painel deve ser de lâmpada queimada, já que ela aparece quando liga os faróis!
 
Jah tive esse problema com meu A3 - 180cv - TT... eh o sensor MAF (Medidor de Fluxo de Ar), troque-o, e o Controle de Tracao nao vai mais acender sozinho, apenas qdo vc ativar no botao!!!

Ronaldo Nunes
Criciuma-SC
 

gabrielm

Novato
ronaldo, o carro dele nao é um 180. é um aspirado. e os aspirados nao tem essa função do ASR.

tambem aproveita e passa la nas apresentações...completa teu perfil com a cidade e a assinatura com o modelo do carro.

att

outra coisa, tem que cuidar ao afirmar alguma coisa aqui no forum que tem gente que ja sai fazendo o que alguem diz. no teu caso foi a maf, mas depende. pode ser outra coisa. a primeira coisa a fazer, sempre, é passar o vag primeiro antes de sair trocando peça.
 
Pessoal, tenho um A3 180 Manual, desde que comprei nunca vi acender a luz do ASR por 2 segundos no painel e tambem quando aciono ele nada acontece, já viram algum problema parecido?
 

RustyUcb

Novato
Jah tive esse problema com meu A3 - 180cv - TT... eh o sensor MAF (Medidor de Fluxo de Ar), troque-o, e o Controle de Tracao nao vai mais acender sozinho, apenas qdo vc ativar no botao!!!

Ronaldo Nunes
Criciuma-SC

Reavivando....

Estou com o mesmo problema (luz ligada direto no painel) independentemente de apertar ou não o botão ASR nada muda. O antigo dono chegou a me dizer que era a MAF mesmo e q isso aconteceu depois que foi instalada a valvula HKS. Só q não botei muita fé nele hehehe pq fiquei pensando oq o sensor de fluxo de ar teria haver com controle de tração??? kkk

Ainda está ligado no meu carro, seria então a MAF o problema?
 

RustyUcb

Novato
passa o vag nele.

pode ser so calibrar a borboleta....

o carro nao tem nenhum sintoma?!

Cara incrivelmente nada aparente. Pelo contrario o carro tá rendendo bem demais tanto em desempenho qto no consumo. Aqui em minha cidade coloco 26L e rodo uma média de 315 a 330km/l. OU seja média excelente! Achei estranho essa ligação da MAF com o ASR.
 

gabrielm

Novato
nao ta com nenhuma roda diferente? pneus? pode ser algo assim...esses tempos tava andando com uma roda diferente e acendia a luz as vezes...

eu ainda digo que se tu entrar no vag vai ter sim uma falha gravada...dae tu vai zerar e vai apagar a luz e voltar ao normal. se o carro nao tem nenhum sintoma aparente certeza que algum erro deu numa hora ou outra e tu nem sentiu...a partir dai a luz acendeu...e como tu nao zerou o erro ela nao apaga mais. tenho um 180 tambem...pode ser o sensor ali do corpo da borboleta que deu uma falha na leitura uma hora e tu nem percebeu..pode ser o do acelerador...enfim...varias coisas...só o vag pra dar uma idéia do que seja.

se tiver segurança pega e limpa os sensor do corpo da borboleta e do acelerador com o carro desligado..depois gira a chave pra ver se a luz apaga. se apagar, liga o motor e deixa na lenta sem acelerar uns minutos...depois da uma acelerada (pode ser parado mesmo) e ve se nao vai aceder mais....

att
 

RustyUcb

Novato
nao ta com nenhuma roda diferente? pneus? pode ser algo assim...esses tempos tava andando com uma roda diferente e acendia a luz as vezes...

eu ainda digo que se tu entrar no vag vai ter sim uma falha gravada...dae tu vai zerar e vai apagar a luz e voltar ao normal. se o carro nao tem nenhum sintoma aparente certeza que algum erro deu numa hora ou outra e tu nem sentiu...a partir dai a luz acendeu...e como tu nao zerou o erro ela nao apaga mais. tenho um 180 tambem...pode ser o sensor ali do corpo da borboleta que deu uma falha na leitura uma hora e tu nem percebeu..pode ser o do acelerador...enfim...varias coisas...só o vag pra dar uma idéia do que seja.

se tiver segurança pega e limpa os sensor do corpo da borboleta e do acelerador com o carro desligado..depois gira a chave pra ver se a luz apaga. se apagar, liga o motor e deixa na lenta sem acelerar uns minutos...depois da uma acelerada (pode ser parado mesmo) e ve se nao vai aceder mais....

att

Valeu Gabriel, eu não tenho o Vag. Preciso ver com os colegas aqui de BsB se alguem tem para que eu possa fazer esses testes. O engraçado é q foi passado o scanner uns meses atrás e acusou problema na MAF mesmo mas como disse o carro não está bebendo e nem falhando . Achei muito estranho já que são sintomas aparentes de problemas com MAF.


Quando peguei o carro eu tive q trocar cubos e rolamentos e para meu "azar" levei em um "mexanico" q zuou o sensor do abs de uma das rodas. Dai antes de troca-lo passei varias vezes em scanner e sempre tava acusando o problema no ABS tanto q nessa epoca estavam tanto luz do ABS acesa como do ASR mas qdo troquei o sensor a luz do ABS sumiu e o freio voltou ao normal mas essa questão do ASR nunca consegui resolver e tb nunca levei fé nesse lance da MAF ter alguma coisa haver com ASR até ver esse topico.
 

madmax

Membro
Cara incrivelmente nada aparente. Pelo contrario o carro tá rendendo bem demais tanto em desempenho qto no consumo. Aqui em minha cidade coloco 26L e rodo uma média de 315 a 330km/l. OU seja média excelente! Achei estranho essa ligação da MAF com o ASR.

Se a Maf estiver queimada o carro vai continuar funcionando, e vai ficar acesa a luz do controle de tração sim, pois o sistema precisa da Maf para o controle de tração funcionar, pois o controle de tração simplesmente fecha o corpo da borboleta, por isso que somente o 180cv tem o asr, pois somente ele tem a borboleta eletrônica, outros sensores que o asr usam são os do Abs, onde se as rodas dianteiras estão rodando com um velocidade maior do que as traseiras com certeza o carro esta destracionando, e acima a central fecha a borboleta para tirar potência e para de destracionar, e a central usa as informações da Maf para saber quanto graus ela fecha do corpo da borboleta para o carro parar de destracionar.
 

RustyUcb

Novato
Se a Maf estiver queimada o carro vai continuar funcionando, e vai ficar acesa a luz do controle de tração sim, pois o sistema precisa da Maf para o controle de tração funcionar, pois o controle de tração simplesmente fecha o corpo da borboleta, por isso que somente o 180cv tem o asr, pois somente ele tem a borboleta eletrônica, outros sensores que o asr usam são os do Abs, onde se as rodas dianteiras estão rodando com um velocidade maior do que as traseiras com certeza o carro esta destracionando, e acima a central fecha a borboleta para tirar potência e para de destracionar, e a central usa as informações da Maf para saber quanto graus ela fecha do corpo da borboleta para o carro parar de destracionar.

Valeu pela informação Madmax! Agora sim entendi como funciona todo o sistema... Acho que minha MAF "zuou" o ex-dono disse acendeu a luz do ASR no painel depois da instalação da valvula HKS. Um tempo atrás passei o scanner e foi identificado problema na MAF mesmo.
Agora a dúvida....
Eu trocando a MAF e deixando a valvula corro o risco de estraga-la?
 

madmax

Membro
Valeu pela informação Madmax! Agora sim entendi como funciona todo o sistema... Acho que minha MAF "zuou" o ex-dono disse acendeu a luz do ASR no painel depois da instalação da valvula HKS. Um tempo atrás passei o scanner e foi identificado problema na MAF mesmo.
Agora a dúvida....
Eu trocando a MAF e deixando a valvula corro o risco de estraga-la?

Então no seu caso eu faria o seguinte, primeiro tiraria sua Maf e limparia o sensor com álcool isopropílico e lavaria a casinha dela, depois zeraria os erros da central para ver se da o problema novamente, agora sobre a válvula é meio estranho dizer que a válvula estragou a maf, o que pode ter acontecido é que com a instalação da válvula pode ter ficada algum vazamento na tubulação da pressurização, veja se não tem nenhuma mangueira sobrando, solta ou com alguma braçadeira esteja mal apertada, pois se tiver algum vazamento de ar após a Maf também da erro, pois a Maf faz uma leitura "x" de ar e sai um quantidade "y" que passa pelo sonda lambda também acusa erro, agora após a limpeza e a verificação de vazamento ainda constar problema na Maf ai você ai ter que troca-lá, e sempre coloque a original Bosch, pois todos as paralelas sem exceção não funcionam 100% igual a OEM e ainda não duram nada.
 

RustyUcb

Novato
Minha MAF foi limpa não com esse álcool isopropílico, somente com soprador de ar. Mas mesmo assim qdo o colega passou o scanner acusou o problema nele. Acho que o jeito é importar um novo sensor mesmo. O estranho é que se a MAF estiver zuada não era para o carro está consumindo absurdamente?
 
Bom dia RustyUcb, comprei um A3T 180CV 01, e está com o mesmo problema da luz do ASR, ainda não levei no mecanico pois estou pesquisando para conhecer o problema. Como você resolveu?

Obrigado,

Abs
 

gabrielm

Novato
o problema não é com o asr. e sim algum sensor que esta com problema e faz a luz acender. podem ser varias coisas. primeira coisa é passar o vag.
 
Ola galera.. desculpem ressucitar o post, mas estou com esse problema do ASR.. acendeu a luz hoje a tarde e não apagou mais..
e deu prá ver q não esta mais funcionando mesmo o controle de tração, pq se eu acelero forte em primeira ele destraciona, e em segunda também..
sera que é o sensor MAF?
não apresentou nenhum sintoma a não ser ter parado o controle de tração..
me ajudem
abraço
 

diego4100

Membro
O primeiro passar é passar o VAG no carro. Vê se consegue ou compra um (melhor investimento que você poderá fazer no A3). Podem ser milhares de coisas, com ele já fica bem mais fácil matar a charada.
 
Topo