Problemas com ASR

lucascav

Novato
Bom dia. Comprei recentemente um A3 1.8T Tiptronic, e estou tendo problemas com o controle de tração. Li no manual que o ASR liga automaticamente quando dou partida no carro, mas no meu caso, ele não liga (o triangulo com a exclamação fica desligado). Acontece que quando estou andando, as vezes em rotação baixa, o ASR liga (e então o triangulo aparece no painel), e a partir daí, as trocas de marchas começam a dar um tranco, principalmente da 1º pra 2º e da 2º pra 3º. E não há jeito de desligar, pois aperto o botão "ASR" no console central, mas nada acontece. Só desliga se eu desligar o carro.
Acredito que isso nao seja normal. Alguém tem uma idéia do que pode ser, e como resolver?

Obs: meus pneus estão carecas, estou para troca-los. Será que o ASR liga porque 'nota' que o carro pode estar derrapando devido ao desgaste dos pneus? ou isso é problema eletrônico?

Abraço!
 

gabrielm

Novato
o asr é o programa eletronico de estabilidade....se ele pensar que a roda vai patinar ele funciona. agora um detalhe.

ele fica sempre ligado. quando tu gira a chave ele acende e depois de 2 segundo apaga. e quando tu gira pra ligar o motor ele tem que estar desligado no painel (a luz apagada significa que ta ligado o asr, o sistema esta funcionando). ela vai ficar acesa se o sistema for desligado (tu aperta o botao no console) ou se houver alguma falha. e como ele funciona junto com o abs, se tiver alguma coisa com o abs a luz do asr pode ficar acesa tambem!

EU. acho que nao tem relaçao a luz do asr e os trancos nas marchas. tu iria sentir alguma coisa na direção dele, algo assim...pra ti ter uma noção eu só vi a luz do asr piscando uma vez quando eu tava andando na beira da praia. e tava devagar...

pra mim podem ser 2 problemas...um é facil. o asr deve estar acendendo por causa dos pneus...pode.

bom seria passar alguma prog de diagnostico nele...da pra ver os logs....
 

lucascav

Novato
Entendi. Realmente, quando eu coloco a chave na ignição, a luz do ASR acende e depois apaga. Mas porque então o carro só começa a dar tranco quando a luz volta a acender, com o carro em movimento?
 

BlaudusSC

Novato
Quando a luz acende eh pq o sistema ta desligado

Pra mim ela pisca direto quando eu piso, meus pneus tmbm nao estao muito bons, ai ela pisca e ele canta peneu =S isso la perto dos 6k giros

Mas o sistema ta funcionando normal, eu acho rsrsrsrs

Mas andando devagar, nunca acende... quando liga o carro tmbm, ele acende, 2 segundos apaga.

Eu ja experimentei o carro com o ASR ligado e desligado, tem muita diferenca... com ele desligado eh dificil arrancar sem moer pneu, mesmo arrancando suavemente...

Detalhe, tem uma lenda urbana de que o sistema de ABS soh funciona se vc estiver com alguma marcha engatada e nao tiver pisando na embreagem... em carros automaticos eu nao sei se isso tem a ver... e ja que o sistema eh relacionado ao ASR... who knows!? =)

Abrass
 

BlaudusSC

Novato
By the way, coloca umas fotos do seu audera la no topico garagem pro pessoal ver, e se apresenta no topico de apresentacao =D

Flw
 

gabrielm

Novato
a questao de dar trancos é outra coisa...nunca tive esse problema. mas aqui no clube tem alguns topicos sobre isso. daqui a pouco alguem te direciona. ou tu faz uma pesquisa ai que tu acha.
 

lucascav

Novato
Acho que vou levar numa especializada para ver então porque o ASR tá desligando. Vai ver ele dá dando esses trancos justamente porque o ASR tá desligado.

Vou tirar umas fotos do Audi e posto lá no tópico!
 

RaFa360x

Membro
BlaudusSC disse:
Quando a luz acende eh pq o sistema ta desligado

Pra mim ela pisca direto quando eu piso, meus pneus tmbm nao estao muito bons, ai ela pisca e ele canta peneu =S isso la perto dos 6k giros

Mas o sistema ta funcionando normal, eu acho rsrsrsrs

Mas andando devagar, nunca acende... quando liga o carro tmbm, ele acende, 2 segundos apaga.

Eu ja experimentei o carro com o ASR ligado e desligado, tem muita diferenca... com ele desligado eh dificil arrancar sem moer pneu, mesmo arrancando suavemente...

Detalhe, tem uma lenda urbana de que o sistema de ABS soh funciona se vc estiver com alguma marcha engatada e nao tiver pisando na embreagem... em carros automaticos eu nao sei se isso tem a ver... e ja que o sistema eh relacionado ao ASR... who knows!? =)

Abrass

ele pisca no 6k qndo ta em ação.. quer dizer q naquela hora, se o ASR estivesse desligado ele ia patinar...
 

BlaudusSC

Novato
=D A3 vermelho eh td de bom, vai dize?

rsrsrsrsrsrs roda preta, tmbm querooo rsrsrsrs

Voltando ao topico...

RaFa360x disse:
ele pisca no 6k qndo ta em ação.. quer dizer q naquela hora, se o ASR estivesse desligado ele ia patinar...

Imaginei isso ^^ mas ele da uma patinadinha, soh que acho que eh pq meu pneu ta ruim, ainda nao troquei pq to esperando por umas rodas 18 =)

gabrielm disse:
a questao de dar trancos é outra coisa...nunca tive esse problema. mas aqui no clube tem alguns topicos sobre isso. daqui a pouco alguem te direciona. ou tu faz uma pesquisa ai que tu acha.

Eh, eu lembro que o jalt eu acho que tava tendo problemas com o cambio trepidando, e que a coisa foi piorando, e soh resolveu quando levou na oficina do Domingos lah na capital mesmo... desculpa se eu citei o nome errado tough... parece que ele gasto uma grana alta... pq sempre que vc abrir o cambio, vai ter que trocar o oleo dele, e soh ai vai milao... =S

Bom, desejo boa sorte ai pro colega, espero que nao seja nada grave =)
 
Veja bem , o jaltinier trocou solenoides e gastou 2.500 , esse problemas de tranco acontece comigo tbm e depois de desligar e volta ao normal , inclusive nao sei se vc percebeu q quando ele esta dando tranco e entra na quarta marcha fica xoxo de tudo !!!
sinto lhe dizer mas vc tera q trocar a solenoide 083 responsavel pela troca de marchas !!!
Estarei encostando meu carro acredito q pro domingos fazer no começo da semana , assim q resolvermos o problema posto o resultado e o defeito , mas pelo jeito pode se preparar que estamos com o msm problema ... abraço
 

jaltinier

Plantonista
peraí galera...vou esclarecer...o meu cambio dava tranco no D, se eu tivesse no transito e parava o carro na hora de arrancar ele dava um puta tranco...igual sintoma acontecia quando eu saia pela primeira vez com o carro...

bom, em relação ao meu cambio, eu troquei oleo (tava quase uma pasta), filtro (tava um lixo de primeira), discos de composite e pescoço da bomba de oleo do cambio que tava todo zuado...resultado...cambio perfeito...gasto total - R$ 2.500,00

abraço
 

lucascav

Novato
Entendo. O engraçado que ele anda normal, não da trancos nem nada. Mas se a luz do ASR liga, ai ele começa a dar trancos...
 

jaltinier

Plantonista
o foda dos AT é que tudo influencia no cambio, acelelrador, velocímetro, dentre outras coisas...por isso que o ideal é scannear e verificar se há erros no sistema, se não houver, certamente o problema está especificamente no cambio...

abraço
 

della

Membro
Lembrem-se que o cambio auto também possui uma central, lá é possível identificar as eventuais falhas.
 

jaltinier

Plantonista
della, se não me engano, tem problema que não acusa via scanner, mesmo acessando o sistems do cambio...

abraço
 

jaltinier

Plantonista
lucas, seguinte, o scanner que estamos falando é o cabo vagcon, é um dos scanners mais conhedicos e recomendado para o audera, certamente que tem outros modelos, vc conecta ele no plug rosa que tem perto da maçaneta que abro o capô e ele lê e apaga os erros que seu audera tem...isso qqer mecanico que se preze tem que ter...

abraço
 

lucascav

Novato
Troquei os pneus e por um tempo, o problema se resolveu, porém agora retornou. Irei levar amanhã numa oficina aqui em Porto Alegre, ai vou postar o resultado da revisão.
 
Topo