Problemas cambio automatico

Northon

Membro
Hello people!

Minha caixa automatica (agu 150cv turbo, cambio o1m 4 marchas não tiptronic) ocorre o seguinte: Quando ele está frio ou até mesmo quando fica algum tempo parado, toda vez que pego uma lomba ou freio bruscamente ele desengata e engata novamente, como se colocasse no N... Aí se estou numa lomba o carro para de acelerar, tendo eu que parar no meio do caminho, pois nao tem força... mas depois que ele faz isso uma vez, nao faz mais!

Nunca troquei o oleo, e ele tá bem preto e, também, to com receio de que fazer isso não resolva o problema...

Alguém tem idéia do que possa ser?

A caixa não grava nenhum erro no VAGCOM, e tudo aparece normal.

O carro está com 82mil km, e desde os 60 e poucos isso ocorre...

valeu!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Normalmente o óleo é amarelado/avermelhado.

Trocar pode resolver, já vi outros casos onde a troca de óleo resolveu esse tipo de problema (Omega). Meu primo trabalhou em concessionária Audi e me passou a informação de que o câmbio TIP usa óleo long-life que não precisa de troca, mas o câmbio comum não sei dizer.

O Serious aqui do clube também tem um 150 automático e manja bem do câmbio, vamo esperar ele postar aqui!
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Troca o oleo cara! É um $ bem gasto e se pensar bem, nem é tanto assim.
NAo da esse mole de estragar o cambio AT de bobeira!....é uma caixa automatica, e o conserto dela nao deve ficar nada barato!
 

Serious

Novato
cara
eu ia te falar assim
1-trocar o oleo e filtro é extremamente recomendavel, pode ser um dexron III nacional da petrobras + barato.
2-calço da caixa também faz alguns tranques.
3-Vazamento de pressão da caixa, alguma junta.
4-Desplugar todos sensores externos da caixa, limpa contato neles e coloca de novo.

Mas pode ser alguma galeria de oleo obstruída, ou solenóide.
http://www.transmissionpartsusa.com/Vol ... 995401.htm
http://www.hidramatico.com.br/loja_virt ... db63070efc

no meu carro eu tive um problema de vazamento da caixa de oleo, e o defeito era que as vezes ele nao engatava a quarta marcha , soh até a terceira. Tive que trocar a junta inferior do carter da caixa, alguns litros de oleo (faltava mais de 1 litro e meio , nao era suficiente pra encher as galerias para chegar na quarta marcha) e quando fui trocar oleo do diferencial, notei que havia um pequeno furo, de onde realmente vazava o oleo , levei pra um cara especializado em caixas, ele abriu e tive que trocar a planetária, troquei , coloquei o oleo, junta, ficou 100% tudo deu 900 reais na época.
Isto foi logo que eu comprei o carro.

Se eu fosse voce , começava pelo oleo e filtro, depois ia pra recuperação do corpo de valvulas. Pode ser algum vazamento entre alguma galeria de uma marcha e outra.
Outro detalhe , na época o cara especializado em caixas falou que existe um sensor no câmbio, de inclinação do veículo, nunca pesquisei , era bom se informar. Ja que o seu problema ocorre especificamente em lombas correto?

Espero ter ajudado.
 

Northon

Membro
Serious disse:
cara
eu ia te falar assim
1-trocar o oleo e filtro é extremamente recomendavel, pode ser um dexron III nacional da petrobras + barato.
2-calço da caixa também faz alguns tranques.
3-Vazamento de pressão da caixa, alguma junta.
4-Desplugar todos sensores externos da caixa, limpa contato neles e coloca de novo.

Mas pode ser alguma galeria de oleo obstruída, ou solenóide.
http://www.transmissionpartsusa.com/Vol ... 995401.htm
http://www.hidramatico.com.br/loja_virt ... db63070efc

no meu carro eu tive um problema de vazamento da caixa de oleo, e o defeito era que as vezes ele nao engatava a quarta marcha , soh até a terceira. Tive que trocar a junta inferior do carter da caixa, alguns litros de oleo (faltava mais de 1 litro e meio , nao era suficiente pra encher as galerias para chegar na quarta marcha) e quando fui trocar oleo do diferencial, notei que havia um pequeno furo, de onde realmente vazava o oleo , levei pra um cara especializado em caixas, ele abriu e tive que trocar a planetária, troquei , coloquei o oleo, junta, ficou 100% tudo deu 900 reais na época.
Isto foi logo que eu comprei o carro.

Se eu fosse voce , começava pelo oleo e filtro, depois ia pra recuperação do corpo de valvulas. Pode ser algum vazamento entre alguma galeria de uma marcha e outra.
Outro detalhe , na época o cara especializado em caixas falou que existe um sensor no câmbio, de inclinação do veículo, nunca pesquisei , era bom se informar. Ja que o seu problema ocorre especificamente em lombas correto?

Espero ter ajudado.

Falaí Serious!

Valeu pelas dicas, pelo que passo a analisa-las:

Quanto ao oleo, jamais colocarei dexron, ouvi falar que ele fode o cambio rapido, e o oleo certo é o pentosin ATF... Tem um mecanico aqui que entende +- de cambio automatico, vou levar pra ele trocar o oleo e filtros... sabes onde consigo esses filtros?

O oleo do diferencial tava muito baixo? Meu carro começou a fazer um barulho "tum tum tum" bem baixinho e que acompanha o rodar da roda... detalhe é que os pneus e as rodas sao novas! :( Suspeito que seja o diferencial sem oleo pq tá com um pequeno vazamento, e tbm suspeito que seja a trizeta que troquei há um ano...

Quanto ao diferencial, vc verificou o nivel tirando o sensor de velocidade nele né? Dá pra tirar ele por cima?

Realmente tem um sensor de inclinação do qual aparece no VAG quantos graus de inclinação tem a rua... e o meu aparenta estar correto... Falo em lomba mas se acelerar forte na reta ele desengata também...

valeu!
 

Serious

Novato
cara, ta havendo alguma confusão sobre o oleo
tu pode usar pentosin ATF que é um dexron III, lubrax Dexron III, tem uma infinidade. Tem mineral , sintetico da mesma especificação, mas o pentosin ATF das marcas é a melhor e é 100% sintético.

Olha pagina 2
http://www.lubritecinc.com/PDF/2010synatf.pdf

Resumindo , tu colocando um pentosin ATF , tu ta colocando um dexron III(considerado em marcação).
pra tu conseguir o filtro, rodak sul - fala com o betinho fone 51 8523-2515/3342-0544 mas teu mecanico de caixa for boa, teve ter um fornecedor mais perto.

O oleo do diferencial tinha uns 3cm apenas, provavelmente por isto quebrou um dente da planetária, e eu ouvia um barulho, tipo de rolamento , mas nao era 100% constante antes. Vai, 0,8L, tem que tirar o parafuro em baixo , nao mexe no sensor de velocidade que é um pepino aquilo ali, é só pedir pra se encomodar mexer naquilo.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA 01M

INFORMAÇÕES GERAIS

A VW-01M é uma transmissão automática de 4 marchas a frente com comando hidráulico, projetada com novos componentes para oferecer mais conforto e simplicidade ao motorista.
O bloqueio de deslizamento do conversor de torque, permite estabelecer uma transmissão mecânica direta entre o motor e a transmissão, sem passar pelo conversor de torque. Quando o deslizamento do conversor de torque é desativado, acontece uma redução do consumo de combustível, diminuindo desta forma as emissões de gases e um ganho de potência e torque final.

Vista em corte
raiox_01m_fig01.jpg


Vista Explodida dos Conjuntos de Embreagens
raiox_01m_fig02.jpg


Conjuntos de Embreagens

1. Parafuso do alojamento da engrenagem intermediária – 8 Nm (70 lb.pol)
2. Alojamento da engrenagem intermediária
3. Junta da engrenagem intermediária
4. Bucha espaçadora
5. Parafuso do eixo da engrenagem intermediária – 30 Nm (22 lb.pé)
6. Arruela
7. Calço do carregador planetário
8. Carcaça da transmissão
9. Arruela de encosto
10. Rolamento axial de apoio
11. Arruela de encosto
12. Anel O-ring
13. Carregador planetário
14. Disco ondulado
15. Embreagem B1, disco de aço
16. Embreagem B1, fricção
17. Disco de pressão da B1
18. Mola de retorno do pistão da B1
19. Carcaça do pistão B1, embreagem de roda livre
20. Anel trava
21. Anel trava
22. Engrenagem solar menor
23. Arruela
24. Rolamento axial de apoio
25. Engrenagem solar maior
26. Arruela
27. Rolamento axial de apoio
28. Eixo de saída maior
29. Rolamento axial de apoio
30. Rolamento de apoio
31. Eixo de saída menor
32. Rolamento axial de apoio
33. Tambor da embreagem K3 – 3ª e 4ª
34. Arruela
35. Rolamento axial de apoio
36. Arruela
37. Tambor da embreagem K1 – 1ª e 3ª
38. Calço de ajuste
39. Calço de ajuste
40. Tambor da embreagem K2 – ré
41. Tubo suporte
42. Embreagem B2, aço 3 mm
43. Embreagem B2, fricção
44. Cobertura da mola, necessárias 3
45. Embreagem B2, aço 2 mm
46. Mola, necessárias 3
47. Cobertura da mola, necessárias 3
48. Embreagem B2, disco de pressão de 4 mm ou use dois discos de aço de 2 mm
49. Disco mola
50. Junta da bomba
51. Anel O-ring da bomba
52. Conjunto da bomba
53. Parafuso da bomba à carcaça – 8Nm (70 lb.pol). Aperto extra – 90o (1/4 de volta)

MAPEAMENTO DO CORPO DE VÁLVULAS 01M
raiox_01m_fig03.jpg


Mapeamento
raiox_01m_fig04.jpg


CAIXA DO DIFERENCIAL
raiox_01m_fig05.jpg


Caixa do Diferencial

1. Conjunto planetário
2. Engrenagem de saída
NOTA: As reparações na engrenagem de saída somente podem ser realizadas depois da desmontagem dos componentes do conjunto planetário.
3. Eixo secundário
4. Coroa do diferencial

BLOQUEIO DE DESLIZAMENTO DO CONVERSOR DE TORQUE

O bloqueio de deslizamento do conversor encontra-se na carcaça do conversor de torque, estabelecendo uma comunicação mecânica entre o motor e o câmbio, através de uma fita de embreagem. O comando do bloqueio de deslizamento do conversor se realiza hidraulicamente por meio de uma válvula eletromagnética na unidade hidráulica. O bloqueio de deslizamento do conversor pode ser colocado em ação independentemente da marcha engrenada.
Bloqueando o deslizamento do conversor de torque, é transmitida mecanicamente 100% da potência do motor.
Entende-se por deslizamento do conversor a diferença entre a rotação de entrada pelo lado do motor e a rotação de saída pela transmissão.

Eu ja virei especialista nesta câmbio de tanto que estudei até resolver.
Mas assim oh , resumindo, eu acho tenta o oleo e filtro , se nao der , vai pro sensor de inclinacao , se nao for , vai pro corpo de valvular , manda teu mecanico criar coragem limpar e colocar de volta , é normal entupir parcialmente e dar os problemas parecidos com o que você falou.

Boa sorte brother!
Espero que resolva!
 

Northon

Membro
Falaí Serious!

Não sabia dessa questão do óleo... De qualquer forma, vou colocar o original comprado na VW, G 052 162 A, que ´o mesmo do diferencial inclusive.

Como tu verificou o nivel do oleo do diferencial, e por onde se coloca o oleo?

Valeu!

Serious disse:
cara, ta havendo alguma confusão sobre o oleo
tu pode usar pentosin ATF que é um dexron III, lubrax Dexron III, tem uma infinidade. Tem mineral , sintetico da mesma especificação, mas o pentosin ATF das marcas é a melhor e é 100% sintético.

Olha pagina 2
http://www.lubritecinc.com/PDF/2010synatf.pdf

Resumindo , tu colocando um pentosin ATF , tu ta colocando um dexron III(considerado em marcação).
pra tu conseguir o filtro, rodak sul - fala com o betinho fone 51 8523-2515/3342-0544 mas teu mecanico de caixa for boa, teve ter um fornecedor mais perto.

O oleo do diferencial tinha uns 3cm apenas, provavelmente por isto quebrou um dente da planetária, e eu ouvia um barulho, tipo de rolamento , mas nao era 100% constante antes. Vai, 0,8L, tem que tirar o parafuro em baixo , nao mexe no sensor de velocidade que é um pepino aquilo ali, é só pedir pra se encomodar mexer naquilo.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA 01M

INFORMAÇÕES GERAIS

A VW-01M é uma transmissão automática de 4 marchas a frente com comando hidráulico, projetada com novos componentes para oferecer mais conforto e simplicidade ao motorista.
O bloqueio de deslizamento do conversor de torque, permite estabelecer uma transmissão mecânica direta entre o motor e a transmissão, sem passar pelo conversor de torque. Quando o deslizamento do conversor de torque é desativado, acontece uma redução do consumo de combustível, diminuindo desta forma as emissões de gases e um ganho de potência e torque final.

Vista em corte
raiox_01m_fig01.jpg


Vista Explodida dos Conjuntos de Embreagens
raiox_01m_fig02.jpg


Conjuntos de Embreagens

1. Parafuso do alojamento da engrenagem intermediária – 8 Nm (70 lb.pol)
2. Alojamento da engrenagem intermediária
3. Junta da engrenagem intermediária
4. Bucha espaçadora
5. Parafuso do eixo da engrenagem intermediária – 30 Nm (22 lb.pé)
6. Arruela
7. Calço do carregador planetário
8. Carcaça da transmissão
9. Arruela de encosto
10. Rolamento axial de apoio
11. Arruela de encosto
12. Anel O-ring
13. Carregador planetário
14. Disco ondulado
15. Embreagem B1, disco de aço
16. Embreagem B1, fricção
17. Disco de pressão da B1
18. Mola de retorno do pistão da B1
19. Carcaça do pistão B1, embreagem de roda livre
20. Anel trava
21. Anel trava
22. Engrenagem solar menor
23. Arruela
24. Rolamento axial de apoio
25. Engrenagem solar maior
26. Arruela
27. Rolamento axial de apoio
28. Eixo de saída maior
29. Rolamento axial de apoio
30. Rolamento de apoio
31. Eixo de saída menor
32. Rolamento axial de apoio
33. Tambor da embreagem K3 – 3ª e 4ª
34. Arruela
35. Rolamento axial de apoio
36. Arruela
37. Tambor da embreagem K1 – 1ª e 3ª
38. Calço de ajuste
39. Calço de ajuste
40. Tambor da embreagem K2 – ré
41. Tubo suporte
42. Embreagem B2, aço 3 mm
43. Embreagem B2, fricção
44. Cobertura da mola, necessárias 3
45. Embreagem B2, aço 2 mm
46. Mola, necessárias 3
47. Cobertura da mola, necessárias 3
48. Embreagem B2, disco de pressão de 4 mm ou use dois discos de aço de 2 mm
49. Disco mola
50. Junta da bomba
51. Anel O-ring da bomba
52. Conjunto da bomba
53. Parafuso da bomba à carcaça – 8Nm (70 lb.pol). Aperto extra – 90o (1/4 de volta)

MAPEAMENTO DO CORPO DE VÁLVULAS 01M
raiox_01m_fig03.jpg


Mapeamento
raiox_01m_fig04.jpg


CAIXA DO DIFERENCIAL
raiox_01m_fig05.jpg


Caixa do Diferencial

1. Conjunto planetário
2. Engrenagem de saída
NOTA: As reparações na engrenagem de saída somente podem ser realizadas depois da desmontagem dos componentes do conjunto planetário.
3. Eixo secundário
4. Coroa do diferencial

BLOQUEIO DE DESLIZAMENTO DO CONVERSOR DE TORQUE

O bloqueio de deslizamento do conversor encontra-se na carcaça do conversor de torque, estabelecendo uma comunicação mecânica entre o motor e o câmbio, através de uma fita de embreagem. O comando do bloqueio de deslizamento do conversor se realiza hidraulicamente por meio de uma válvula eletromagnética na unidade hidráulica. O bloqueio de deslizamento do conversor pode ser colocado em ação independentemente da marcha engrenada.
Bloqueando o deslizamento do conversor de torque, é transmitida mecanicamente 100% da potência do motor.
Entende-se por deslizamento do conversor a diferença entre a rotação de entrada pelo lado do motor e a rotação de saída pela transmissão.

Eu ja virei especialista nesta câmbio de tanto que estudei até resolver.
Mas assim oh , resumindo, eu acho tenta o oleo e filtro , se nao der , vai pro sensor de inclinacao , se nao for , vai pro corpo de valvular , manda teu mecanico criar coragem limpar e colocar de volta , é normal entupir parcialmente e dar os problemas parecidos com o que você falou.

Boa sorte brother!
Espero que resolva!
 

Serious

Novato
cara , tem que ser por baixo mesmo, por bombeamento mesmo.
no nosso cambio nao tem como verificar o nivel do oleo do carter da caixa , nem do diferencial, ja o tiptronic é possivel. Qualquer mecanico tem bombeador de flúido aqueles a manivela, vai 0.8L sem erro.

Cara o oleo do diferencial é grosso , é outro oleo , nao faça isto viu.

Olha esta tabela abaixo:

VW01M ATÉ 1997 DEXRON III 6,5 LITROS CADA 50.000 KM

VW01M DEXRON III 6,5 LITROS CADA 100.000 KM

VW087 DEXRON IIE 6,8 LITROS CADA 50.000 KM
VW089 DEXRON IIE 5,6 LITROS CADA 50.000 KM
VW095 DEXRON IIE 6,5 LITROS CADA 100.000 KM
VW096 DEXRON IIE 6,5 LITROS CADA 50.000 KM
VW097 DEXRON IIE 6,5 LITROS CADA 50.000 KM

NOTA: AS TRANSMISSÕES VOLKSWAGEN / AUDI POSSUEM FLUIDO DE DIFERENCIAL SEPARADO, SENDO UTILIZADO 0,82 LITROS DE FLUIDO SINTÉTICO 70W80 .

Continuando..
*Dexron III pode ser pentosin ATF ESSO/lubrax/Castrol etc...


isso ae brother!
 

Northon

Membro
Serious disse:
cara , tem que ser por baixo mesmo, por bombeamento mesmo.
no nosso cambio nao tem como verificar o nivel do oleo do carter da caixa , nem do diferencial, ja o tiptronic é possivel. Qualquer mecanico tem bombeador de flúido aqueles a manivela, vai 0.8L sem erro.

Cara o oleo do diferencial é grosso , é outro oleo , nao faça isto viu.

Olha esta tabela abaixo:

VW01M ATÉ 1997 DEXRON III 6,5 LITROS CADA 50.000 KM

VW01M DEXRON III 6,5 LITROS CADA 100.000 KM

VW087 DEXRON IIE 6,8 LITROS CADA 50.000 KM
VW089 DEXRON IIE 5,6 LITROS CADA 50.000 KM
VW095 DEXRON IIE 6,5 LITROS CADA 100.000 KM
VW096 DEXRON IIE 6,5 LITROS CADA 50.000 KM
VW097 DEXRON IIE 6,5 LITROS CADA 50.000 KM

NOTA: AS TRANSMISSÕES VOLKSWAGEN / AUDI POSSUEM FLUIDO DE DIFERENCIAL SEPARADO, SENDO UTILIZADO 0,82 LITROS DE FLUIDO SINTÉTICO 70W80 .

Continuando..
*Dexron III pode ser pentosin ATF ESSO/lubrax/Castrol etc...


isso ae brother!

POisé... a informação do oleo pro diferencial é de um selo da audi que tem no capô, que vai esse tipo de óleo, não?
 
acho q só trocar o óleo não vai adiantar. isso aí tá com cara de problema eletrônico. experimenta passar o aparelho e apagar as avarias. mas tem q ser um q entre no módulo do câmbio. às vezes um problema na parte elétrica do motor, como no sensor de fluxo de ar, faz c/ q comece a dar "pau" no câmbio. o meu tiptronic dava uns trancos muito fortes, troquei óleo e não resolveu. se tivesse seguido os conselhos de um cara q se diz "especialista" em câmbio automatico, teria perdido o câmbio. mas como esse câmbio só tinha 20000km, tive a certeza de q não era ele. no fim era o fluxo de ar. troquei, coloquei um zero original e ficou perfeito. tenta lá. não vá deixando os outros abrindo seu câmbio à toa.
 
outra coisa, a VW/audi diz que o óleo do cambio tip é Lifetime, ou seja, não precisa trocar. mas isso é uma verdade "relativa" pois p/ eles a vida útil do carro é meio que 5-8 anos então eles analizam que em 8 anos se quebrar o cambio vc joga o carro fora e compra outro. por isso q se chama óleo lifetime. p/ nós brasileiros, TEM Q TROCAR O ÓLEO!!!
 

Northon

Membro
ricardoaudi disse:
acho q só trocar o óleo não vai adiantar. isso aí tá com cara de problema eletrônico. experimenta passar o aparelho e apagar as avarias. mas tem q ser um q entre no módulo do câmbio. às vezes um problema na parte elétrica do motor, como no sensor de fluxo de ar, faz c/ q comece a dar "pau" no câmbio. o meu tiptronic dava uns trancos muito fortes, troquei óleo e não resolveu. se tivesse seguido os conselhos de um cara q se diz "especialista" em câmbio automatico, teria perdido o câmbio. mas como esse câmbio só tinha 20000km, tive a certeza de q não era ele. no fim era o fluxo de ar. troquei, coloquei um zero original e ficou perfeito. tenta lá. não vá deixando os outros abrindo seu câmbio à toa.

poiseh, a questão é que meu carro não aponta qualquer defeito na parte eletrica, tenho o cabo VAG e consigo ver os defeitos...

Teu fluxo de ar apresentava qual defeito?
 

Serious

Novato
é verdade o que o Ricardoaudi falou.
Sobre o óleo e sobre os sensores.

Só respondendo o Cereal, o óleo do diferencial é o 70w80 é mais espesso, é que diferente do óleo da caixa. Não sei o que esta escrito na etiqueta.

Sobre a falha do Cereal.
Caso haja falhas de outros sensores, ele entra no modo emergencia e muda o perfil de condução. Mas não digo daquele modo que só funciona em 3a marcha. Digo modo emergencia de mudar a relação de marchas devido a alguma falha.

Eu não creio que o vagcom não esta apontando nada no motor ou caixa, pode não ser um defeito de não resposta de um sensor e sim um valor além do esperado. Verifica estes padrões de leitura, se não for, pula esta etapa de sensores.

Agora esperar que a caixa nunca vá estragar e nunca precise abrir é demais. Ela não é de criptonita :) , é feita por seres humanos quase anormais, nerds, mas humanos, rsrsrs. Cara, teu defeito pode ser até uma quantidade de oleo abaixo do normal , ou então presença de sujeira dentro do oleo da caixa podem causar algum entupimento. Falei com o pessoal da TIAGO CAIXAS em novo hamburgo por email ontem, ele me disse que baixando um pouco o oleo da caixa da pra ter uma ideia , oleo mt escuro, não tem motivo pra escurecer o oleo dentro da caixa , nao tem combustão, outra coisa é ver o oleo com limalha de ferro, sinal que algo esta errado dentro da caixa, imagina estes residuos numa galeria no corpo de valvulas, travando uma solenóide. Obviamente o cambio não vai responder adequadamente e infelizmente a a central não vai detectar nenhum sensor fora do esperado.
O Tiago me disse que ja pegou caixas com 10 anos , baixou o óleo e ele estava vermelho e claro. Só mal funcionamento ou misturas de óleos errados causa escurecimento do óleo da caixa.

Neste caso tu vai ficar procurando sensor com defeito ou leitura fora do padrão e não vai achar. Mas acho válido tu fazer o teste do RicadoAudi, tudo só agrega no isolamento da causa.

Diferencial eu acho que não eh cara , dificelmente ele daria um defeito assim. no Máximo , só completa o óleo pra descargo de consciência, o barulho que tu esta ouvindo deve ser a trizeta.

Valeu brother.
 

Northon

Membro
E aí pessoal! E aí Serious, valeu pela aula!

Vou verificar a leitura dos sensores, um a um, sempre que sair de casa de manha (quando frio), logo e depois analiso com calma... Eu tenho o manual ELSAWIN que tem todos os valores de referência...

O desgaste dos discos e da embreagem nao faria escurecer o oleo? Não sei por qual motivo, mas ele tá bem preto...

Acredito que esta sujeira esteja impedindo a fluidez do oleo quando frio, engrossando o mesmo e impedindo de passar para alguma galeria no corpo de valvulas...

Vou fazer a troca do oleo, esgotá-lo e colocar um fresquinho, vamos ver se resolve...

Não duvido também que tenha sido misturado oleo alguma vez, comprei o carro com 58 mil km e nao sei o que foi feito anteriormente...

Tens alguma dica de qual sensor observo nesse caso? valeu!

Serious disse:
é verdade o que o Ricardoaudi falou.
Sobre o óleo e sobre os sensores.

Só respondendo o Cereal, o óleo do diferencial é o 70w80 é mais espesso, é que diferente do óleo da caixa. Não sei o que esta escrito na etiqueta.

Sobre a falha do Cereal.
Caso haja falhas de outros sensores, ele entra no modo emergencia e muda o perfil de condução. Mas não digo daquele modo que só funciona em 3a marcha. Digo modo emergencia de mudar a relação de marchas devido a alguma falha.

Eu não creio que o vagcom não esta apontando nada no motor ou caixa, pode não ser um defeito de não resposta de um sensor e sim um valor além do esperado. Verifica estes padrões de leitura, se não for, pula esta etapa de sensores.

Agora esperar que a caixa nunca vá estragar e nunca precise abrir é demais. Ela não é de criptonita :) , é feita por seres humanos quase anormais, nerds, mas humanos, rsrsrs. Cara, teu defeito pode ser até uma quantidade de oleo abaixo do normal , ou então presença de sujeira dentro do oleo da caixa podem causar algum entupimento. Falei com o pessoal da TIAGO CAIXAS em novo hamburgo por email ontem, ele me disse que baixando um pouco o oleo da caixa da pra ter uma ideia , oleo mt escuro, não tem motivo pra escurecer o oleo dentro da caixa , nao tem combustão, outra coisa é ver o oleo com limalha de ferro, sinal que algo esta errado dentro da caixa, imagina estes residuos numa galeria no corpo de valvulas, travando uma solenóide. Obviamente o cambio não vai responder adequadamente e infelizmente a a central não vai detectar nenhum sensor fora do esperado.
O Tiago me disse que ja pegou caixas com 10 anos , baixou o óleo e ele estava vermelho e claro. Só mal funcionamento ou misturas de óleos errados causa escurecimento do óleo da caixa.

Neste caso tu vai ficar procurando sensor com defeito ou leitura fora do padrão e não vai achar. Mas acho válido tu fazer o teste do RicadoAudi, tudo só agrega no isolamento da causa.

Diferencial eu acho que não eh cara , dificelmente ele daria um defeito assim. no Máximo , só completa o óleo pra descargo de consciência, o barulho que tu esta ouvindo deve ser a trizeta.

Valeu brother.
 

Serious

Novato
Cara, tu tem conversor de torque... bloqueio de deslizamento do conversor de torque (popularmente chamada de "embreagem magnética"), sem atrito, só o óleo. Não deveria ficar preto. Embreagem é os dualogic da vida.

Cara, sobre o sensor , eu tinha achado no audiforum alguns valores de referencia , mas nunca encontrei problema de sensor , nao sei te dizer. Não tenho mais o arquivo depois que formatei a maquina.

boa sorte brother!!!
posta ae qd resolver.
 

Northon

Membro
Serious disse:
Cara, tu tem conversor de torque... bloqueio de deslizamento do conversor de torque (popularmente chamada de "embreagem magnética"), sem atrito, só o óleo. Não deveria ficar preto. Embreagem é os dualogic da vida.

Cara, sobre o sensor , eu tinha achado no audiforum alguns valores de referencia , mas nunca encontrei problema de sensor , nao sei te dizer. Não tenho mais o arquivo depois que formatei a maquina.

boa sorte brother!!!
posta ae qd resolver.

ja comprei o oleo, filtro e ajunta, no contato q vc me passou (rodak sul)
Segunda chega e boto o carro no estaleiro pra trocar
Quanto a sujeira na caixa, é devido ao desgaste dos discos de composite, solta fuligem...

valeu!
 

Northon

Membro
Troquei o óleo, filtros, ficou 100%, a caixa nao dá nenhum tranco quando fria, e quando quente notei as trocas um pouco mais rápidas, pois a quente ela funcionava perfeitamente...

Pra sair um pouco mais de oleo, o mecanico ligou a caixa com o carter solto e engatou umas marchas, isso ajudou a tirar o oleo do conversor. Ele soltou também os parafusos do corpo de válvulas, aí escorreu mais um litro de óleo... Foram cinco litros ao total!
Sobrou dois litros, caso alguém precise faço um precinho bom

valeu aí!
 

rafaelzn

Novato
Cerealk,

Sabe como a pessoa que executou o servico verificou o nivel do oleo... como ele sabia quanto de oleo colocar ou quando ja estava no nivel, sabe me dizer?

abra'cos!
 
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