[Opiniões] A3 X Marea

Galera!!!

Vim ressucitar o tópico e a polêmica!

Me veio essa dúvida há poucos dias....qual anda mais, o A3 1.8T 180cv Manual ou o Marea Turbo 2.0 182CV?????

Pois então.....dei uma lida neste tópico todo, mas me parece que ninguém teve a oportunidade de colocar lado a lado um A3 e um Marea, ambos originais para ter o tira-teima.

É difícil achar essa resposta, pois aqui no fórum, mesmo que inconscientemente, a sardinha é puxada pro lado do A3, assim como seria em um fórum de Marea. E em outros fóruns, os integrantes podem não ter o conhecimento a respeito destes dois carros para afirmar.

Pelo que vejo em comparativos, o desempenho é muito semelhante, pois um ganha aqui, outro ali.
Por exemplo, o Marea tem mais torque, porém perde na relação peso/potência, por ser em torno de 100Kg mais pesado. Assim como a potência máx do A3 vem em rotações mais baixas que a do Marea, por outro lado o Marea vence em relação peso/torque. A potência é praticamente a mesma, pois não creio que os 2CV a mais do Marea façam a mínima diferença. Creio que assim fica muito difícil saber qual anda mais sem colocar dois originais lado a lado.

Não há dúvidas que os dois motores são muito potentes, porém o do A3 é muito mais confiável que o do Marea. Mas o ponto aqui é o desempenho!
Minha dúvida agora é a seguinte.....alguém daqui já teve essa oportunidade, ou conhece alguém que presenciou esse "pega" de dois originais pra ter a certeza?
 

overspeed

Comerciante
Eu tenho marea turbo, mas não escondo de ninguem que minha preferencia são os VAG...

Marea turbo ate 2003 usa uma Wastegate com mola mais dura e regulável e tem mais de 182cv...depois disso a FIAT trocoou a valvula por uma sem regulagem e usou uma mola mais mole, o resultado é que as mareas turbo passaram a medir não mais do que uns 165~170cv (mais ou menos o que os A3 180 manuais originais medem nos dinas)

Isto posto... Marea turbo original até 2003 ESMAGA A3 180 e Golf 180 manuais... no 0-100 ainda vai perto... passou disso o marea começa a abrir MUITO... os 2004 em diante andam MUITO parecido com A3 180 e ligeiramente menos do que os Golf 180 (isso todos originais).

PS: isso em linha reta, marea num é NENHUM primor pra fazer curvas... mas em contrapartida traciona bem mesmo com os ridiculos 195/60R15...com pneus mais adequados a diferença na saida pra A3/Golf é ainda maior.

a grande diferença é que chip+filtro+escape numa MT te da 240cv "frouxo" e por custo inferior a A3 ou Golf...se for no limite consegue chegar até uns 260cv na MT ainda dentro do mapa (lembre-se de que a base mecãnica é do Fiat Coupe de 220cv que foi amansado e éra concorrente da TT na europa... o coupe foi durante muitos anos o tração dianteira mais rapido do mundo)

Nem li muito ai pra trás, mas a mecânica da Marea turbo é BEM robusta (compativel com A3 e Golf) a injeção é Bosch (igual A3 e Golf) só que pelo menos uma geração atrás (M2.10 x M3.8 - ela é do tempo dos primeiros A4 turbo) mas nem por isso ruim.

O que estraga é o resto... acabamento, parte elétrica, suspensão e tudo mais que foi adaptado pra caber o motor fivetech no cofre (só existe MT no Brasil, fora apenas tem alguns Lancia Kappa que é maior o cofre e tem 220cv igual o coupe, nenhum libra - versão Lancia do marea, saiu com a versão turbo).
 

Guegué

Novato
Eu curto bastante marea turbo.

por ser um 5 cilindros, tem muito mais potencial que o 1.8T.

Só o interior que nao agrada muito, perto de um A3 fica esquisito mesmo.

Acho q um bem montado, com peças de qualidade, deixa muito A3 pra trás, mas o cara q for mexer, tem q saber tudo do motor, senao, fode.

até A3, se largar na mao de um cara mais ou menos, ele n resolve seus problemas nunca, imagina um marea q tem muito menos e a dificuldade de peças é maior.
 
Marea tem um apelido de bomba não é atoa.

So a manutenção e peças do Marea da para comprar quase 2 A3.

Eu sou muito mais o A3 8L que um Marea seja o Marea que for.

Para uma biela sair voando do Marea não é nada difícil kkkkk
 
overspeed disse:
Eu tenho marea turbo, mas não escondo de ninguem que minha preferencia são os VAG...

Marea turbo ate 2003 usa uma Wastegate com mola mais dura e regulável e tem mais de 182cv...depois disso a FIAT trocoou a valvula por uma sem regulagem e usou uma mola mais mole, o resultado é que as mareas turbo passaram a medir não mais do que uns 165~170cv (mais ou menos o que os A3 180 manuais originais medem nos dinas)

Isto posto... Marea turbo original até 2003 ESMAGA A3 180 e Golf 180 manuais... no 0-100 ainda vai perto... passou disso o marea começa a abrir MUITO... os 2004 em diante andam MUITO parecido com A3 180 e ligeiramente menos do que os Golf 180 (isso todos originais).

PS: isso em linha reta, marea num é NENHUM primor pra fazer curvas... mas em contrapartida traciona bem mesmo com os ridiculos 195/60R15...com pneus mais adequados a diferença na saida pra A3/Golf é ainda maior.

a grande diferença é que chip+filtro+escape numa MT te da 240cv "frouxo" e por custo inferior a A3 ou Golf...se for no limite consegue chegar até uns 260cv na MT ainda dentro do mapa (lembre-se de que a base mecãnica é do Fiat Coupe de 220cv que foi amansado e éra concorrente da TT na europa... o coupe foi durante muitos anos o tração dianteira mais rapido do mundo)

Nem li muito ai pra trás, mas a mecânica da Marea turbo é BEM robusta (compativel com A3 e Golf) a injeção é Bosch (igual A3 e Golf) só que pelo menos uma geração atrás (M2.10 x M3.8 - ela é do tempo dos primeiros A4 turbo) mas nem por isso ruim.

O que estraga é o resto... acabamento, parte elétrica, suspensão e tudo mais que foi adaptado pra caber o motor fivetech no cofre (só existe MT no Brasil, fora apenas tem alguns Lancia Kappa que é maior o cofre e tem 220cv igual o coupe, nenhum libra - versão Lancia do marea, saiu com a versão turbo).
Over,

Então abaixo de 2003 o Marea leva o Golf e o A3, mas acima deste ano pelas mudanças, o cenário muda para um desempenho quase igual.
Aqui não tenho acesso ao youtube, mas vou procurar alguns vídeos para ver se alguém já fez esse tira-teima, O problema vai ser achar um vídeo em que os dois realmente sejam originais,
 
Eu curto bastante marea turbo.

por ser um 5 cilindros, tem muito mais potencial que o 1.8T.

Só o interior que nao agrada muito, perto de um A3 fica esquisito mesmo.

Acho q um bem montado, com peças de qualidade, deixa muito A3 pra trás, mas o cara q for mexer, tem q saber tudo do motor, senao, fode.

até A3, se largar na mao de um cara mais ou menos, ele n resolve seus problemas nunca, imagina um marea q tem muito menos e a dificuldade de peças é maior.


X2!
Nao curto acabamento, mas sou fissuraso numa marea, weekend entao, abaixo de 03 entao...kkk

Mas tenho um a3 180 manual pelo conjunto td! Mas antes dele rodei atras de marea aqui em cwb...acabei que parei no a3! E adoro! Os dois! Hehe


Sent from my iPhone5 Tapatalk 2 - a3 180 OEM+ 17 S3
 
@Sidney.Silvestre

ap'zeiro

qual era a cor do seu marea ?


O bambino, nunca tive S3 mais sei dos paus q vc teve o piro teve etc.

Da mesma forma eu nunca tive Marea, mais na época que era o carro da moda, um camarada teve 2, sendo um deles que foi na época o carro mais rápido fabricado no Brasil.

Ele gostava tanto do carro q mesmo depois de dar tanto pau no carro achou q tinha pegado um bichado, vendeu e comprou outro....descobriu que não era bichado e sim o carro.

So dei minha opinião princesa do jokey ..rsrs gosto é gosto.

Abraços a todos donos de Vag de Marea de Volvo
 

Guegué

Novato
Sidney.Silvestre disse:
O bambino, nunca tive S3 mais sei dos paus q vc teve o piro teve etc.

Da mesma forma eu nunca tive Marea, mais na época que era o carro da moda, um camarada teve 2, sendo um deles que foi na época o carro mais rápido fabricado no Brasil.

Ele gostava tanto do carro q mesmo depois de dar tanto pau no carro achou q tinha pegado um bichado, vendeu e comprou outro....descobriu que não era bichado e sim o carro.

So dei minha opinião princesa do jokey ..rsrs gosto é gosto.

Abraços a todos donos de Vag de Marea de Volvo

uauauhauuuhauauhauhauhauhuahuhauhauhahaa

se eu pegar outra S vai dar os mesmos paus...

é td igual essas maconhas.

tb tive amigo q quebrou cambio de marea 2.4 original, foda.

Mas eu acredito na engenharia do bagulho, no sul tem uns fortes, ta certo q o cara so mostra a parte boa, ninguem mostra quando quebra.
 

overspeed

Comerciante
Sidney.Silvestre disse:
Marea tem um apelido de bomba não é atoa.

So a manutenção e peças do Marea da para comprar quase 2 A3.

Eu sou muito mais o A3 8L que um Marea seja o Marea que for.

Para uma biela sair voando do Marea não é nada difícil kkkkk
Isso ta LONGE de ser verdade... ainda mais a parte da biela do Marea turbo... tem Marea que eu fiz com miolo original e 400cv andando a mais de 4 anos e é carro de "brincadeira" do dono...

giovani.luiz01 disse:
Over,

Então abaixo de 2003 o Marea leva o Golf e o A3, mas acima deste ano pelas mudanças, o cenário muda para um desempenho quase igual.
Aqui não tenho acesso ao youtube, mas vou procurar alguns vídeos para ver se alguém já fez esse tira-teima, O problema vai ser achar um vídeo em que os dois realmente sejam originais,
Sim... a partir de 2003 fica bem parelho com o Golf... o A3 180 infelizmente ainda fica pra trás...

Sidney.Silvestre disse:
O bambino, nunca tive S3 mais sei dos paus q vc teve o piro teve etc.

Da mesma forma eu nunca tive Marea, mais na época que era o carro da moda, um camarada teve 2, sendo um deles que foi na época o carro mais rápido fabricado no Brasil.

Ele gostava tanto do carro q mesmo depois de dar tanto pau no carro achou q tinha pegado um bichado, vendeu e comprou outro....descobriu que não era bichado e sim o carro.

So dei minha opinião princesa do jokey ..rsrs gosto é gosto.

Abraços a todos donos de Vag de Marea de Volvo
Problema do marea é que as peças são bem mais caras que do A3/Golf...e pior muito mais raras de serem achadas... que problemas ele teve ?

Os Mareas que dão dor de cabeça mesmo são os 2.0 aspro (principalmente borra de oleo) e 2,4 (MAF queimado)...o resto são coisas comuns...
 

overspeed

Comerciante
jsteam disse:
X2!
Nao curto acabamento, mas sou fissuraso numa marea, weekend entao, abaixo de 03 entao...kkk

Mas tenho um a3 180 manual pelo conjunto td! Mas antes dele rodei atras de marea aqui em cwb...acabei que parei no a3! E adoro! Os dois! Hehe


Sent from my iPhone5 Tapatalk 2 - a3 180 OEM+ 17 S3
KKKKKK te vendo minha Marea Weekend se vc quiser...e até pego o A3 180 manual numa troca kkkk
 
KKKKKK te vendo minha Marea Weekend se vc quiser...e até pego o A3 180 manual numa troca kkkk



Kkkkk
Olha q se nao rola um S aqui a gnt conversa conversado sem medo de ser feliz! Kkk

Minha garagem dos sonhos: a3 8L 180 manual, s3 8l, spb e mwt!!! Kkk facil neh?! Kkk
Segue o topico! Kkk


Sent from my iPhone5 Tapatalk 2 - a3 180 OEM+ 17 S3
 

diego4100

Membro
Primeiramente.
Sempre que eu falo Marea me refiro a versão Turbo. Versões 1.6, 1.8, 2.0 e 2.4, desconheço, quem compra um troço desses é louco, nessa faixa de potência tem dezenas de carros melhores e mais confiáveis. A maior mico de todas é a 2.0 aspirada, manca e quebradora.
Sobre a 2.0 Turbo,
na minha opinião as poucas coisas em que é superior ao A3 1.8 turbo:
1) Gera mais potência. (sim, 1 cilindro faz diferença).
2) Ronco do motor é lindo.
 

Andrefis

Membro
O ronco do fivetech com escap dimensionado é apaixonante, mas acho que não teria um...

@overspeed se eu entendi bem o Golf anda mais que o A3? Nas mesmas configurações de potência e câmbio.
O Golf não é mais pesado que o A3?
 

Lars

Membro
Pessoal aqui deixa a emoçao falar mais alto e o pior, sem conhecimento de causa. Eu ja tive 2 mareas, uma aspro 2.0 de 142 cv, que todo mundo fala mal, pois bem, com essa, eu andei apenas 130 mil km e o unico problema que tive foi uma bobina queimada, e olha que foram 130 mil km de "pau dentro". Depois comprei uma marea turbo, a qual montei forjada, rodava com 400 cv na roda, e usava frequentemente em viagem, fazendo o trecho Brasilia-Uberlandia, e também nunca tive um unico problema com ela, e olha que sempre rodando em modo soviético, com essa, rodei menos, uns 50 mil km. Concordo que em termos de luxo, o a3 é superior, suspensão original, tbm o a3 é melhor, mas em termos de performance e conforto, acho o marea superior ao a3. Poucas pessoas aqui realmente tem conhecimento de causa para falar, e eu posso afirmar com total propriedade, que cuidando corretamente do carro, não da problema, mas agora, nao venha querer colocar um óleo VS de 9 reais o litro e descer o pau no carro, depois falar que é o carro que náo presta.
 
Topo