Oleo misturou com a Agua

Pessoal aproveitando o tópico, como exatamente eu removo o ar do sistema, já tentei removendo o sensor e deixando a água saindo pelo buraco, mas não tem jeito continua pedindo água com a luz acesa no painel.

Eu já verifiquei o DY de limpeza do sistema de arrefecimento, mas lá não diz como tirar o ar.

a bomba, termostatica, e ventoinha estão ok.

se alguém puder me dar umas dicas eu agradeço.

Obs. troquei o resfriador também, e estou limpando o sistema, pois ainda tem muito óleo.
 

roxo

Moderador
thiagorodrigues disse:
Pessoal aproveitando o tópico, como exatamente eu removo o ar do sistema, já tentei removendo o sensor e deixando a água saindo pelo buraco, mas não tem jeito continua pedindo água com a luz acesa no painel.

Eu já verifiquei o DY de limpeza do sistema de arrefecimento, mas lá não diz como tirar o ar.

a bomba, termostatica, e ventoinha estão ok.

se alguém puder me dar umas dicas eu agradeço.

Obs. troquei o resfriador também, e estou limpando o sistema, pois ainda tem muito óleo.


Meu caro,

Esse lance de "ar no sistema" é coisa de mexanico mesmo ..... digo pq seguindo os procedimentos isso não existe. Siga os passos:

1 - Em um recipiente (balde) faça a mistura da agua destilada e aditivo nas proporções conforme a necessidade de sua região seguindo a tabela:

misturaaditivo.png

By fabioroxo at 2011-03-27

2 - Coloque a mistura (aditivo + agua destilada) no reservatório e aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros da mistura.

3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que o fluído vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório).

4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura.

- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com o restante do fluído se necessário.... depois refaça o procedimento 04. Recomendo que após deixar o caro parado (de um dia para o outro) vc olheo o nivél do liquido e complete se necessário com a mistura que sobrou (essa vc guarda em uma garafa pet mesmo)

**************************************************************

Tenha em mente que seu sistema comporta somente 5litros do liquido de arrefecimento ... não tem erro e tire da cabeça esse lance de "ar no sistema" o primordial é o acinamento do eletroventilador (ventuinha) dentro da faixa de temperatura de funcionamento (90 garus) ......
 

gsb89

Membro
Olá pessoal,

Esses dias o A3 aqui apresentou o mesmo problema. Resfriador de óleo. Pelo menos foi detectado logo de início pelo mecânico.

Depois que procurei saber mais e encontrei esse tópico aqui, procurei pelo código da peça e acredito que de acordo ao motor/modelo - 1.8T 180 - 2005/2006 seja esse aqui: OEM: 028 117 021 L.

Encontrei a preços absurdos. Na VW, pedindo como se fosse pro GOLF o cidadão cobrou incríveis R$1600. Já na Audi, pro modelo correto, R$808. Ainda assim muito caro. Na internet achei por R$300-400 mas não tenho certeza se é o código correto. Numa loja de Autopeças aqui em Salvador tentaram me "empurrar" um com OEM diferente, acho que era 068 117 021 B, mas na caixa tem dizendo que é pra Santana 2.0, Kombi... Custa uns R$244, mas preferi não arriscar (ainda) comprando esse.

O nosso mecânico também já procurou a peça em Feira de Santana, e não encontrou.

Além desse impasse, a outra questão é quanto a limpeza do sistema de arrefecimento. Já que tem óleo do motor presente no sistema, qual seria o método ideal para retirá-lo? Lembrando que ele não sairá somente com água corrente, mesmo que por muito tempo aplicada. Seria necessário algum tipo de detergente. Será que aqueles produtos da Bardahl (como o Rad clean e Flush) serviriam nesse caso? Porque ali é mais indicado para remoçao de ferrugem e não outro fluido viscoso como o óleo do motor. Li que alguém aí usou Gasolina de avião, não entendi se no sistema ou só no reservatório, mesmo assim não é algo fácil de se encontrar...

Enfim, alguém indica/conhece algum produto ideal para ajudar na remoção do óleo, ou só mesmo repetir a limpeza várias vezes?

abraço, e desculpa "desenterrar" o tópico como dizem, mas é por uma boa causa, rs
 
Ja ouvi dizer que este resfriador pode ser substituido pelo do santana sim...

nunca coloquei em pratica aqui.. mas se fosse eu, concerteza pegaria o do santana! hehe

Abraços
 

Tang

Membro
Compra o resfriador na Crestana. Agora subiram o preco, mas qdo comprei paguei R$120 se nao me engano.

http://www.crestana.com.br/catalogsearc ... resfriador


Tem esse tambem mais em conta.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 17021a-_JM

A limpeza, recomendo tirar a valvula termostatica, eh chato mas eh mais facil, e ja compra um o-ring novo pra ela. Feito isso, coloca agua no sistema e um litrinho de Mr Musculo concentrado, roda um pouco com o carro, esgota o sistema, coloca uma mangueira na entrada de agua abaixo do reservatorio e desconecta a mangueira superior, abre a agua e deixa correr bem, deve limpar tudo em umas 2 ou 3 limpezas dessas.

O meu foi assim.

Abs
 

cross182

Novato
Revivendo o tópico...
To com o mesmo problema.
Isolei o resfriador de óleo pq encomendei e não chegou ainda.
Limpei o reservatório, que tava cheio de óleo, mas o sistema ainda não.
Andei um pouco com o carro e apareceu óleo de novo.
Pergunto:
O sistema ainda pode ter óleo?
Aquele resfriador que vai em cima da caixa 01m pode dar pau tmb?
Valeu ae galera. Abs!
 

João

Novato
A3 a 1.8 automatico 01/02. Pessoal também estou com esse problema, ta passando óleo pro reservatório de água!o carro não ferveu e s temperatura sempre esteve no ideal, nos 90. O que ta me deixando preocupado é que o mecânico nem abriu o motor e disse que o cabeçote trincou! Zorra! E o carro está sem esse resfriador de óleo aquele que fica do lado do filtro de óleo, está isolado. Li uns tópicos acima e vi que essa peça é muito importante e pode ter causado esse problema. Queria uma opinião dos senhores que já tem experiência no assunto e conhecem bem mais o carro. Esse veículo eu estou querendo comprar, mas estou com medo de o cabeçote ter trincado mesmo, obrigado.
 

João

Novato
A3 a 1.8 automatico 01/02. Pessoal também estou com esse problema, ta passando óleo pro reservatório de água!o carro não ferveu e s temperatura sempre esteve no ideal, nos 90. O que ta me deixando preocupado é que o mecânico nem abriu o motor e disse que o cabeçote trincou! Zorra! E o carro está sem esse resfriador de óleo aquele que fica do lado do filtro de óleo, está isolado. Li uns tópicos acima e vi que essa peça é muito importante e pode ter causado esse problema. Queria uma opinião dos senhores que já tem experiência no assunto e conhecem bem mais o carro. Esse veículo eu estou querendo comprar, mas estou com medo de o cabeçote ter trincado mesmo, obrigado.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

O Cara pra dizer que um cabeçote, ou qualquer peça, esteja com defeito tem que avaliar .... Até onde eu sei mistura de água e oleo se da com junta do cabeçote queimada, no resfriador de oleo ( que eu não sei de ondes vcs tiram a ideia de isolar ) ou um problema bem grave no cabeçote ( o que so pode ser averiguado com teste.

Cros 182 - Sua situação vai depender do que foi feito ... se misturou oleo o certo e uma limpeza geral em todo sistema .. aquela meleca cor doce de leite fica impregnada em tudo que é canto e vai sim contaminar tudo o que for novo.
 
Como o roxo falou sempre fica um pouco de oleo no líquido de arrefecimento e um pouco de líquido no oleo, mesmo após a troca dos fluidos. Acredito que pra sumir mesmo só depois de algumas trocas.
 

pedro1292

Novato
Pessoal, alguém sabe me dizer a diferença do 028 117 021 L pro 028 117 021 B? O meu é um aspirado 2002, e estou procurando a peça correta pro meu modelo.
 

Ephylles

Novato
Revivendo o topico
Notei que esta misturando oleo na agua, o mecanico falou que a junta do cabecote esta queimada.
Tem um radiador que olhando pela frente do carro na parte de tras do parachoque esta amassado, nao é o radiador de agua é um menor, sou leigo no assunto, seria este radiador que esta fazendo misturar oleo na agua?
O carro nao esta fervendo esta normal
A foto do radiador
https://photos.app.goo.gl/b5aJlETwXUpYTGWf2
 
Bom o meu foi a junta acende a luz de arrefecimento amarela e depois vermelha no meu caso ex dono colocava água ferrou tudo tive que abrir solda 4 galerias e plainar tudo deu 2000 reais rodei depois 200km e troquei novamente o óleo coloquei 15w 40 e antes 5w 30 mas esse óleo sinteco e bom mas com carro acima dos 100 mil não recomendo sim sempre coloco militec estou agora 3 problemas 1. Já troquei 2x junta da tampa e continua vazando agora comprei original vou trocar novamente.
2. Primeira partida carro liga e depois corta não sei o que pode ser.
3 estou andando e der um pisão fundo no acelerador retomada engasga agora se for devagar pisando vai . Já troquei bomba coloquei a original vdo e filtro.
Alguém pode me dar uma luzzzz ?
 

Jsanches

Novato
Bom dia a todos,

Estou passando pelo mesmo caso acima, mas acredito ser junta do cabeçote pois toda a água do reservatório sumiu e o nível de óleo (misturado com água) subiu.
Carro no mecânico para ver o que é.
 

Jsanches

Novato
Boa noite.

O cabeçote do meu carro apresentou uma corrosão na região de passagem de água ao bloco e houve mistura de água no óleo.
Segundo o mecânico, parece ser algo normal em motores onde não se usa aditivos na água...

Ao avaliar o cabeçote, a retifica informou que após o reparo, o mesmo ficará com medida abaixo da informada pelo fabricante.

Ao questionar tais medidas descobri que a tolerância está em torno de 0,50mm entre a medida standard e a medida mínima. Honestamente achei muito pouco.

Logo o mecânico não quis montar nada nesta condição. Teoricamente condenando o cabeçote...

Um pouco inconformado com a situação, pensei em buscar juntas sob medida, com medida 0,50mm acima da original.

Assim encontrei juntas do fabricante Bastos, com sobremedidas de 0,50mm a 1,00mm.



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 
Topo