GustavoRibeiro
Novato
tallamini, se for só o resfriador de óleo é bem fácil de resolver. O resfriador uma peça de alumínio que fica abaixo do filtro de óleo (o filtro é conectado a ele) a essa peça conecta-se duas mangueiras para entrada e saída de água, fazendo assim o resfriamento do óleo. O resfriador é preso por uma porca, simples de soltar. Precisará levantar o carro e retirar o protetor de carter para executar o serviço, além de ter que esgotar todo óleo do carter e toda água do sistema, aproveite e troque o filtro de óleo tb que provavelmente conterá água em seu interior. O mais chato é fazer a limpeza do reservatório de expansão e de todo sistema, afinal o óleo infelizmente estará presente pelas mangueiras, radiador, retorno etc, é um saco e faz uma sujeira danada rsrsrs... o certo é retirar com cuidado o reservatório de expansão para uma melhor limpeza (o meu usei gasolina de avião para limpeza, ficou zero e não deixa cheiro) soltar a mangueira de água inferior, a que sai do radiador e deixar correr água pelo sistema até sair todo ou quase todo óleo do sistema. Depois da troca é só reconectar tudo, completar a água e óleo e finish. Apesar da limpeza feita, ainda restarão resíduos de óleo no sistema de arrefecimento que voltarão a se acumular no reservatório de expansão, por isso é recomendável fazer uma nova limpeza um tempo depois. Segue abaixo um link com a foto da peça. Boa sorte, qualquer dúvida poste aí...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 17021b-_JM
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