Oleo misturou com a Agua

tallamini, se for só o resfriador de óleo é bem fácil de resolver. O resfriador uma peça de alumínio que fica abaixo do filtro de óleo (o filtro é conectado a ele) a essa peça conecta-se duas mangueiras para entrada e saída de água, fazendo assim o resfriamento do óleo. O resfriador é preso por uma porca, simples de soltar. Precisará levantar o carro e retirar o protetor de carter para executar o serviço, além de ter que esgotar todo óleo do carter e toda água do sistema, aproveite e troque o filtro de óleo tb que provavelmente conterá água em seu interior. O mais chato é fazer a limpeza do reservatório de expansão e de todo sistema, afinal o óleo infelizmente estará presente pelas mangueiras, radiador, retorno etc, é um saco e faz uma sujeira danada rsrsrs... o certo é retirar com cuidado o reservatório de expansão para uma melhor limpeza (o meu usei gasolina de avião para limpeza, ficou zero e não deixa cheiro) soltar a mangueira de água inferior, a que sai do radiador e deixar correr água pelo sistema até sair todo ou quase todo óleo do sistema. Depois da troca é só reconectar tudo, completar a água e óleo e finish. Apesar da limpeza feita, ainda restarão resíduos de óleo no sistema de arrefecimento que voltarão a se acumular no reservatório de expansão, por isso é recomendável fazer uma nova limpeza um tempo depois. Segue abaixo um link com a foto da peça. Boa sorte, qualquer dúvida poste aí...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 17021b-_JM
 

tallamini

Novato
Obrigado GustavoRibeiro.
OBRIGADO FÓRUM. se não fosse esse fórum, todo mundo que conversei, ja tava desmontando o motor e lidando na junta do cabeçote.
cheguei com o problema pro mecanico e o principal, foi chegar com a provavel solução.
Hoje comecei o processo.
ficou aberto a torneira do radiador pra escorrer o óleo.
Encontrei a peça aqui em minha cidade e ja me dei por satisfeito, por se tratar de interior e nunca ter as peças.
O mais dificil que era a peça, ja está providenciado.
O valor ficou em 230,00 e o mais impressionante é que esse trocador de óleo, é o mesmo da KOMBI.
A marca é da magneti marelli, comprei original e a meesma serve no golf e bora.
Vamos ver no que vai dar, conforme o procedimento esteja avançando, vou postando os passos aqui no fórum.
 
Boa... pois é, pesquisando e tendo um pouco de conhecimento se resolve fácil. Mas é engraçado, se vc chega em uma loja e pede um resfriador de óleo para um A3 os caras vão te meter a faca, como sempre. Mas se pede para uma Kombi quase sempre sai pela metade do preço. Seria interessante criar um tópico sobre peças compartilhadas entre o A3, Golf, Bora, Fox, Kombi, Gol, Seat Cordoba e outros...
 

tallamini

Novato
exatamente.
esses dias fui trocar a coifa da homocinética e foi preciso refazer a rosca que prende na roda.
os cara levaram no torneiro e disseram que era de um cliozinho.
a bagatela saiu de graça!
:)
 

jaltinier

Plantonista
tallamini, toma cuidado em ficar colocando peças de outros carros, pode até se parecerem, mas certamente o tranco de um audera é mais forte que o do cliozinho.

no mais, parabéns por vc ter arrumado seu audera.

abraõ
 
Putz pessoal, acho que estou com esse problema também, fui a Vitoria-ES esse fim de semana e notei que o nivel de oleo baixou bastante até acusar no sensor, dai fui conferir a água e ela estava com uma cor de barro... to assustado! Problemas do A3 sempre leva uns quinhemtim do bolso pra lá! rsrs, será que é esse problema de agua misturar no resfriador de óleo?
 
Julio, tente descobrir se no líquido do reservatório de expansão tem presença de óleo, se tiver algo está errado e é bem provável que seja o resfriador tb...
 
Gente passei por isso semana passada.
A luz do óleo acendeu e pronto tudo começou.
Assim que cheguei no Lava Jato vi que o reservatório de água e estava cheio de óleo e na vareta de óleo estava limpinho.
Então coloquei mais um litro de óleo e fui pro mecânico.
Muitos mecânicos falaram que foi o radiador de óleo que furou, pq passou óleo pra água e não água pro óleo.
Até então tudo bem.
E o único mecânico que falou q foi a junta do cabeçote infiltrou foi aonde eu tinha parado o carro.
Pois então tirou o cabeçote e mandei fazer a geral no cabeçote aproveitei a mão de obra e troquei correia dentada e esticador e mais outras peças;
Gastei um total de 4 mil reais.
Agora o carro está perfeito.
Aconselho a trocar primeiro esse radiador de óleo pra ver pq ele é muito mais barato e por fim se não tiver jeito realmente tire o cabeçote e troque a junta.
 

jaltinier

Plantonista
juliowebhouse disse:
Putz pessoal, acho que estou com esse problema também, fui a Vitoria-ES esse fim de semana e notei que o nivel de oleo baixou bastante até acusar no sensor, dai fui conferir a água e ela estava com uma cor de barro... to assustado! Problemas do A3 sempre leva uns quinhemtim do bolso pra lá! rsrs, será que é esse problema de agua misturar no resfriador de óleo?

Julio, água com barro no reservastório não é oleo que misturou...seu sistema de resfriamento está sujo, é bom vc trocar o fluido e fazer uma limpea no sistema o mais rápido possível..pode fuder a bomba d'água...

abraço
 

tallamini

Novato
JALTINER.
os mecanicos levaram a minha homocinética para refazer a rosca no torneiro, e lá disseram que se tratava de uma peça de clio, para sair mais barato, entendeu?
não coloquei peças de outro carro.
blza ermão?

abraço


jaltinier disse:
juliowebhouse disse:
Putz pessoal, acho que estou com esse problema também, fui a Vitoria-ES esse fim de semana e notei que o nivel de oleo baixou bastante até acusar no sensor, dai fui conferir a água e ela estava com uma cor de barro... to assustado! Problemas do A3 sempre leva uns quinhemtim do bolso pra lá! rsrs, será que é esse problema de agua misturar no resfriador de óleo?

Julio, água com barro no reservastório não é oleo que misturou...seu sistema de resfriamento está sujo, é bom vc trocar o fluido e fazer uma limpea no sistema o mais rápido possível..pode fuder a bomba d'água...

abraço
 
jaltinier disse:
juliowebhouse disse:
Putz pessoal, acho que estou com esse problema também, fui a Vitoria-ES esse fim de semana e notei que o nivel de oleo baixou bastante até acusar no sensor, dai fui conferir a água e ela estava com uma cor de barro... to assustado! Problemas do A3 sempre leva uns quinhemtim do bolso pra lá! rsrs, será que é esse problema de agua misturar no resfriador de óleo?

Julio, água com barro no reservastório não é oleo que misturou...seu sistema de resfriamento está sujo, é bom vc trocar o fluido e fazer uma limpea no sistema o mais rápido possível..pode fuder a bomba d'água...

abraço

Olá Jonathan,

muito obrigado e acho que tem razão essa manha retirei um pouco da água do reservatorio com um copinho e realmente da pra ver a olho nú que é só sujeira, vou providenciar a limpeza do sistema imediatamente.

Abraço.
 

jaltinier

Plantonista
é isso aí meu amigo, e faço como o nobre amigo chedid falou, use um aditivo bom (recomendo Radiex)

boa sorte

abraço
 

Tang

Membro
Ola pessoal, pra nao abrir outro topico, vou postar meu relato, experiencia e problema ainda sem uma solucao definitiva para vossa apreciacao e possivel ajuda para elucidar os ocorridos.

Meu carro (A3 1.8T Tip Motor AUQ) esta com 76 mil km, peguei ele com 68 mil em Janeiro/2011 .... aparentemente o veiculo estava zerado e nao tive nenhum problema ate o final do mes passado ...rs

A primeira ocorrencia em termos de arrefecimento, foi a bomba eletrica que recircula agua na turbina quando desligamos o veiculo, ela "morreu" e comecou a vazar agua por dentro do motor, saindo por detras ja perto do conector eletrico.
Eu tinha acabado de chegar em casa e nao deu tempo de esvaziar o reservatorio ou avisar no painel que o nivel de agua estava baixo, deixei o carro esfriando e no outro dia eu removi a tal bomba.
Apos pesquisar bastante eu soh coloquei uma conexao no lugar da bomba enquanto estou importando outra.

Ate ai tudo bem, estava rodando numa boa, tudo funcionando de forma normal, usando aditivo concentrado Radiex, novo, apos ter limpado o sistema que antes do vazamento estava com aditivo G12 original.

Semana passada, na sexta, voltei do trabalho num trecho de serra e tal, percurso de 90 km pra ir e 90 pra voltar, carro normal, exigi do carro em alguns trechos mas nada anormal. Sai a noite dar uma volta pela cidade e apos uns 20 minutos rodando, estava eu parado em um semaforo e o painel apitou, o sensor de agua do arrefecimento, na hora olhei pro painel e a temperatura estava proxima aos 115 graus, parei o carro na hora e ja estava vazando agua pelo reservatorio de expansao, mas era Agua com Oleo, pois parecia um cafe com leite cremoso.
Esperei esfriar um pouco e rodei 300 mtos ate um posto de combustivel proximo, esperei mais um tempinho e abri o reservatorio, coloquei agua no sistema com o veiculo ligado ate onde eu pude, a temperatura ja estava normal nos 90 graus e ate baixou disso.

Apos ler diversos relatos, eu cheguei a uma previa conclusao de que seria o resfriador/radiador de oleo. Desmontei tudo, removi o radiador, limpei o sistema, esgotei o que sobrou de oleo do carter (tinha muito ainda, mas na vareta ja estava bem baixo o nivel). O oleo que saiu do carter nao estava contaminado, somente o que saiu do filtro de oleo, o que deu a entender que realmente era o resfriador de oleo.

Comprei um resfriador novo e troquei, montei tudo de volta, abasteci o sistema primeiramente somente com agua e fiz o processo normal de remocao de ar do sistema que consiste em remover a mangueira fina que retorna ao reservatorio de expansao e deixar sair bastante agua dali c/ o reservatorio aberto e uma mangueira fornecendo agua continuamente, apos um bom tempo eu voltei a mangueira fina e fechei o reservatorio.

Aguardei o fluido esquentar e fui monitorando no Vag COM, porem a temperatura atingiu 105 graus (90 de painel) e somente as mangueiras superiores estavam extremamente quentes, a mangueira da parte de baixo do radiador estava fria. Antes de perceber isso eu vi que a ventoinha nao estava acionando nenhum dos 2 estagios (1o estagio aos 95 graus e 2o aos 102 graus). Achei que era o cebolao e fui atras de outro cebolao, comprei por 99 reais, sendo que na concessionaria VW nao tinha e tava 250 ....(nos eua custa 9 dolares, pasmem). Porem percebi que nao era o cebolao e consegui devolver (99 reais menos pobre).

Bom, ja que nao estava passando agua pra parte de baixo do radiador, eu desconfiei da termostatica, que poderia estar emperrada, removemos a termostatica e montamos sem ela. Fiz o teste novamente e nada, nao passa agua, parece estar bloqueado. No sabado pretendo colocar a mangueira de agua na mangueira inferior do radiador e fazer pressao pra ver se passa agua pelo sistema, se passar normal pode ser a minha bomba d'agua que foi pro brejo. Estou desconfiando dela, mas eh engracado que ela retorna agua pro reservatorio de expansao e parece estar funcionando normalmente.

Eu encomendei o kit de correia com bomba e tudo, ja pedi um interruptor de temp do radiador novo e um sensor de temperatura do verde, modelo revisado tambem.


Alguem ja teve experiencia parecida ou teve problema com a bomba d'agua e esse tipo de transtorno?

Eu cheguei a cogitar a junta de cabecote, mas acho pouco provavel, porem a pressao no cabecote poderia bloquear a passagem de agua no sistema, ja que depois da termostatica a agua vai pra dentro do bloco?

Oleo na agua ainda tem um pouco, pois o sistema nao esta 100% limpo e esta acumulando um bocado no reservatorio, ja comprei outro tambem e assim que limpar tudo eu coloco, pois o sensor do reservatorio parece ter ido pro saco, mesmo com ele cheio de agua o painel fica acusando pra verificar o nivel do liquido de arrefecimento.

Agradeco qualquer comentario e troca de experiencia a respeito que algum colega possa ter.

PS. Desculpem pelo texto gigante ...parece uma monogradia ...rs

Abs!
 

roxo

Moderador
Meu Caro Sr Suco,

Vamos lá ... jogou duro e todos procedimentos no padrão, só fiquei meio assim na parte de arrefecimento (no que tange a retirada de ar do sistema) eu fiz um Diy de limpesa do sistema de arrefecimento e se possivél siga aqueles procedimentos, de mão ja digo que ar no sistema nao se tira mangueira de retorno não .. mas confere lá.

Eu acredito tb na bomba ... caso vc nunca tenha trocado deve ser a com rotor de plastico e quando ela quebra esse rotor acontece isso mesmo, providencie tb a bomba auxiliar pois o sistema é pressurizado e essa bomba é que faz o trabalho ..

Bem, quanto a mistura agua e oleo deve ter ocorrido com a temperatura elevada o que pode ter dado algum problema na junta do cabeçote e momentaniamente passou agua, quando vc parou e esfriou a junta pode ter retornado a sua posição normal e ai parou .. mas tome em mente que teve deformação o que nao impede de um problema futuro.

Vamos botar o audera pra andar .... tamos ai ...
 

Tang

Membro
Valeu Roxo,

Vou dar uma olhada no procedimento, e verificar mais uma vez a forma de reabastecer o sistema de arrefecimento.

A bomba eletrica saiu da alfandega no dia 08 e estou aguardando a lerdeza dos nossos correios. O kit de correias deve sair dos EUA hoje tbm e daqui uns 15 dias estara por aqui .... por enquanto vou fazer mais uns testes e esperar .... haja paciencia ...rs

abs
 

Tang

Membro
Opa meu caro amigo Sr. Roxo,

Havia muito ar no sistema, consegui fazer o procedimento de remocao do ar e funcionou a ventoinha, a bomba dagua parece estar boa ainda.

Temp no VAG chegou aos 100 graus e o 1o estagio ligou, lembrando que a temp no sensor de temperatura que fica na mangueira superior eh maior que a que ja chegou no radiador, portanto tudo normal, vou rodar sem a termostatica ate chegar a bomba eletrica e o kit pra que eu possa deixar o possante zerado.

Fiquei feliz que deu tudo certo, amanha cedo eu ja posso montar tudo de volta, fazer meu flush no oleo, trocar a junta da tampa de valvuleta, fazer o flush do radiador e colocar tudo limpinho e novo no sistema.

Bora lah!!

Abs
 

roxo

Moderador
Meu caro Sr. Suco,

Beleza ... as vezes seguir procedimentos é o melhor caminho, eu mesmo me batia todo quando era para mexer em arrefecimento ... depois que aprendi ... pronto sem vechame e ainda ensino a mecanicos por ai ... No mais vou arrumar o cmbinado pra vc e depois vc me conta como ficou seu argolas .. qualquer coisa é só falar ...
 
Topo