Oleo 5w30 ou 5w40

alphonsus

Membro
Boa noite,

Mesmo pesquisando, prefiro saber opiniões mais recentes e baseadas em bons argumentos. Para os motores 2.0TFSI, manual recomenda 5w40 mas vejo uma galera usando 5w30.
Sei que o 5w40 é indicado para lugares mais quentes, para quem exige mais do motor, entretanto comprei por engano o Pentosin 5w30 e está meio difícil para fazer a troca. Em fim, qual a opinião de vocês sobre essa troca para o 5w30?

ps.: se alguém tiver interesse nos Pento 5w30 posso vender pelo preço que paguei. Comprei diretamente de um revendedor a preço de custo basicamente.
 

alphonsus

Membro
Muito bacana seu relato. Não sabia que as CC tinham mudado a recomendação! Argumento muito válido e concordo com sua linha de raciocínio.

Por hora eu vou de 5w40 por conta das nossas temperaturas. Mas ainda sim vou deixar aberta o tópico para novos comentários e argumentos!
 

marcelo089

Membro
Pode colocar tranquilo...A temperatura externa não interfere no motor que tem sua temperatura de funcionamento ideal, independente dá temperatura externa...Vc vai perceber que seu carro vai ficar mais solto e econômico...E outra esse óleo atende a norma 502 00...
 

marcelo089

Membro
Esse é norma 504 00,pode usar sossegado...A norma 502 00 é antiga...Na Europa esse óleo e muito comum, todos os carros GM utilizam aqui 5w30 sintético sn
 
Há uns 2 anos mais ou menos a Eurobike passou a utilizar o 5W40 nesses motores no lugar do 5W30. Eu uso o 40 e sempre evito acelerar antes de atingir 90 graus.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

GPA

Membro
Eu to usando o motul specific, que é 5w30 e atende as últimas normas vw504/507. Ele foi desenvolvido especialmente pra esse motor, tem baixo teor de enxofre e evita a carbonização, que ocorre por ser injeção direta.

Acho que não tem outro óleo melhor pro 2.0 TFSI.
 

Tancredo

Novato
Estou com dúvida de qual usar na minha A3 2014 1.8T TFSI. No manual só fala pra usar o VW 502 00 ou é aceitável também usar o VW 504 00. Mas não sei qual comprar: 5w30 ou 5w40, não sei a diferença. Podem me ajudar? Quero comprar o óleo pela internet porque na minha cidade é muito caro nas CC.
 
Topo