Octane BOOSTER - Q me falam disso?

Cfacioli

Membros VIP
Galera, não sei vocês, mas eu ADORO passear nas seções de automóveis nos super e hypermercados.

Esses aditivos de combustível seeempre me fascinaram. Ainda mais os mega power OCTANE BOOSTER. É só comigo? :)

Ontem, qndo eu tava no carrefour, vi que o da Bardahl (Bardahl Max Power, 300ml, embalagem preta) estava de promoção, de R$ 28,00 por R$ 9,99!! EBAAAA Oo

Comprei 02.

Aí, dps, em casa, resolvi ler a embalagem. Dizia:

BENEFÍCIOS
Conserva limpo o sistema de injeção do motor a gasolina, por isso reduz os custos de manutenção do veículo, como limpeza e regulagem do motor.
Mantém lubrificadas as partes altas do motor, válvulas, pistões, anéis, bicos injetores ou carburadores e velas.
Proporciona economia de combustível.
Reduz a emissão de poluentes.

CADEEEE a melhoria na octanagem? Me senti um mongol. Esse aditivo não é nada mais de algo que mantém o sistema limpo? É isso? Fiquei 20 reais MAIS pobre?

Bom, na verdade, queria saber se alguém usa, já usou, ou tenha fundamento técnico para avaliar o produto.

della

Membro
Cara, esse aditivo faz o mesmo que qualquer Vpower da vida, nada mais...

Uma vez conversei com um mestre da PUC/RJ que fazia estudos para a Petrobrás e ele foi categórico, nenhuma gasolina aditivada ou aditivo destes que vc comprou trazem aumento de potência real para o carro, exceto as gasolinas premium, como é a Podium.
Ele disse ainda que estes aditivos ou gasolinas que já vêm aditivadas só trazem benefício significativo se vc usar no motor desde 0km, pq depois que ele já está carbonizado nenhum aditivo limpa mais nada... Palavras de um mestre em engenharia automobilística da PUC...

Cfacioli

Membros VIP
Pois é, só que essa COISA é vendida como algo para melhorar a OCTANAGEM da gasolina, logo, para nossos casos, seria algo desejável;

Olha o que eu achei num site:

BARDAHL MAX POWER

Aditivo para aumentar a octanagem da gasolina.

BENEFÍCIOS: Eleva a octanagem da gasolina proporcionando aumento imediato da potência dos motores a injeção eletrônica ou carburados; impede a formação e o acúmulo nos carburadores e injetores de depósitos provenientes da degradação da gasolina; mantém o sistema lubrificado e isento de corrosão; proporciona uma combustão mais completa e menor consumo de combustível, melhor desempenho e redução indireta da emissão de poluentes.

MODO DE USAR: A cada abastecimento, adicione o conteúdo de um frasco de Bardahl Max Power para até 60 litros de gasolina.

della

Membro
É complicado, já usei aditivos destes e não senti nenhuma melhoria na potência, agora enche o tanque de Podium pra ver a diferença...

Cfacioli

Membros VIP
Nao duvido que podium seria o mundo perfeito... mas aqui tá 01 real mais cara que a V-power... o que daria +- 60 reais a mais a cada abastecida. Muita coisa para mim, para poucos cvs a mais. Por isso pensei no aditivo, se ele fizesse a metade do que a podium faz, para mim seria ainda assim vantajoso a v-power + octane booster.

Isso considerando que esse aditivo faz pelo menos parte do que promete.

O jeito certo seria medir com dyno, com as 03 misturas:
1) Gasolina comum v-power
2) Gasolina comum v-power + octane booster
3) Podium

Queria DEMAIS ver um comparativo desses...

della

Membro
Cfacioli disse:
Nao duvido que podium seria o mundo perfeito... mas aqui tá 01 real mais cara que a V-power... o que daria +- 60 reais a mais a cada abastecida. Muita coisa para mim, para poucos cvs a mais. Por isso pensei no aditivo, se ele fizesse a metade do que a podium faz, para mim seria ainda assim vantajoso a v-power + octane booster.

3) Podium

Seria interessante este teste... Mas vale lembrar que leva um tempo até o adaptativo se ajustar a mudança de combustível, mesmo na Podium a diferença não é instantânea, tem que rodar um pouco pra ECU se ajustar e "tirar proveito" da octanagem maior.

Realmente Podium direto não dá... Vou sempre de vpower e coloco podium de vez em quando pra dar uma desintoxicada no 1.8T...

Cfacioli

Membros VIP
É geralmente o que eu faço também... mas coloco td junto.

Coloco vpower até o primeiro sinal da bomba. Vou até um posto BR, geralmente no outro dia, e acabo de completar com pódium. Geralmente ainda cabe uns 10 L de podium no tanque (claro que nao encho até a boca do tanque). Rodo assim sempre.

Acaba que rodo com uma mistura de cerca de 18% de podium.

Prefero assim pois fico rodando com uma mistura linear sempre. Acho melhor do que, vez ou outra, encher com 100% de podium, e dps rodar na comum, e dps retornar ao ciclo.

MarceloA3T

Membro
Pelos testes que já vi pelo mercado o ganho real na octanagem desses ocante boosters é de cerca de 0,5-1,0 octanas.

Sobre a relação entre comum+octane booster e Podium, acho que não há comparação. A Podium não é apenas um combustivel com octanagem muito mais elevada, ela é um combustivel mais limpo. Enquanto a nossa gasolina comum/aditivada possui niveis elevadíssimos de enxofre, piores até mesmo do que a gasolina americana (uma das gasolinas mais "sujas" do mundo), a Podium é uma gasolina extremamente limpa, com teor de enxofre baixíssimo de especificação européia. A gasolina comum compromete a durabilidade dos catalisadores e abafadores, contamina o óleo do carro (gerando borra), suja/entope filtros e bicos injetores. Se você abrir um motor com 10mil km que rodou apenas com comum e um motor que rodou 10mil km apenas com Podium, o motor que rodou com comum já terá depósitos de sujeira e contaminação em vários lugares, o motor que rodou com Podium continuará parecendo novo.

Por causa do enxofre, carros à gasolina com injeção direta (FSI) de combustivel demoraram mais tempo para chegar ao mercado norte-americano; o enxofre e a sujeira gerada pela gasolina deles causava muitos problemas com as bombas de alta-pressão utilizados por sistemas de injeção direta. A BMW teve um problema muito famoso em seus carros equipados com motor N54 (135i/335i) de injeção direta. Depois de um tempo a bomba de alta-pressão começava a apresentar falhas, após a substituição o problema retornava, a BMW anunciou um recall para todos os carros equipados com motor N54 e precisou aplicar uma garantia de 10 anos para a bomba de combustivel. Mesmo assim alguns proprietários continuam tendo problemas. É interessante reparar que na europa esse problema nunca ocorreu, que mostra os efeitos que uma gasolina mais "suja" pode ter em motores modernos. Aqui no Brasil, conversando com um técnico da BMW, ele me disse que as 135/335i também apresentam o problema da bomba de combustivel, e curiosamente mencionou "mas isso só acontece com quem não usa Podium, muita gente com esses carros só usam Podium e esses nunca têm problemas com a bomba".

Para "remediar" isso, muitas montadoras comercializavam veículos com injeção comum nos EUA; a mesma versão do veículo utilizando motor com injeção direta no mercado europeu. Até hoje isso existe.

Nossa gasolina comum é pior do que americana. Nenhum octane booster resolve isso.

No mais, abastecendo com comum, você sempre terá mais chance de pegar combustivel adulterado, as vezes não pelo dono do posto, mas pela própria fornecedora, pois a cadeia de fornecimento de combustivel comum é pouco controlada. A Podium possui um esquema de fornecimento mais sério, poucos distribuidores e controle mais rigoroso. Sim, existem donos de postos espertinhos que fazem adulteração de Podium, nunca vi ao vivo mas já ouvi falar sobre casos de Podium sendo adulterada, por isso, cuidado com os preços. Não existe mágica, os próprios donos-de-postos estão comprando Podium bem acima de R$3,00, não há como vender por menos de R$3,50.

Sobre as vantagens de se utilizar ou não utilizar Podium e os ganhos percebidos na prática, isso vai depender do seu carro e do seu cuidado com o carro. Carros mais modernos, principalmente veículos equipados com injeção direta e turboalimentação, são muito sensíveis com combustivel. No caso dos motores EA888 da VW, testamos um Jetta TSi com Podium e com gasolina comum enquanto fazíamos um diagnóstico via OBD pelo laptop, com o carro em movimento. Fizemos logs com comum e com Podium e a diferença é nítida, com Podium o motor utiliza mais ponto e mantém pressão mais elevada nas faixas superiores de rotação. É interessante notar que com a gasolina comum o pico de pressão de turbo vinha de maneira mais vigorosa, causando mais "espanto" para quem estava dentro do carro (não sabemos explicar exatamente porque esse pico mais vigoroso acontece; talvez, por ter menos ponto, a "patada" da turbina fique mais agressiva), mas, depois do pico, é nítido como o motor dá uma "amarrada" em alta quando rodando com gasolina comum. Com a Podium é o oposto, a pressão vem um pouco mais suave, mas o motor continua empurrando forte até o corte (no diagnóstico pudemos ver como a pressão mantém-se mais elevada, por isso o carro anda tanto mais). O carro foi medido com Podium no dinamômetro, e a potência subia até o corte. Comparando o gráfico dele com o de outros Jettas medidos sem Podium, é nítida a diferença na curva de potência; com Podium o carro fica mais forte e rende muito mais de alta.

Carros de concepção mais antiga, com motores de injeção comum e aspiração natural (a maior parte da nossa frota) não se beneficiam tanto com Podium. Dependendo da concepção do motor e da calibração da injeção, o carro pode ter até mesmo ganho zero quando utilizando Podium; aí vai do cuidado e da disponibilidade financeira do propritário em querer utilizar Podium apenas para mantér o motor limpo, muitas vezes não vale a pena, pois o proprietário provavelmente terá vendido o veículo antes que ele apresente algum problema.

Agora, para quem tem um carro importado, moderno, com injeção direta e turboalimentação, querer economizar no combustivel soa quase como um absurdo. Um tanque de Podium custa R$30-35 mais que um tanque com comum; é menos que o preço de uma refeição! É o preço de uma dose de whiskey em uma balada. É o valor que você vai gastar para levar sua namorada no cinema ou valor que você vai gastar para comer no McDonald's. Considerando que um tanque costuma durar pelo menos 1 semana (e isso para quem roda razoavelmente bem), estamos falando aqui de R$30-35 para (pelo menos) uma semana... será que vai fazer diferença? Agora responda; qual é o preço de um catalisador novo? Qual o preço de uma bomba de combustivel de alta pressão? Se você não sabe, nem queira descobrir, você vai se assustar.

É engraçado que muita gente pensa "ahn, mas meu carro é novo mesmo, não vai dar problema... e se der, ele está na garantia". É justamente quando o carro está novo, que você sabe que o motor é todo limpinho e tudo está perfeito, que o proprietário mais teria de querer utilizar Podium, pois isso garantiria que o motor se manteria nesse estado por muito tempo.

Isso, é claro, sem contar na vantagem e no benefício de ter o carro sempre mais forte, que p'ra mim não tem preço...

Para quem quiser um review no ocante booster:

9th STP Octane Booster – 350ml treats 57 litres RRP: $10.95
Octane Improvement: 97.4 (+0.6 RON)One of the cheapest of the group, the STP was also one of the hardest to find. Auto stores either didn’t stock it, or had simply run out! Claiming to increase the octane 2-5 points, in a well-designed-for-pouring bottle, the STP – used in the ratio determined by the label – improved the octane marginally by just over half a point. A little disappointing unless you interpret STP’s claim actually meant 0.2-0.5 points. Then it’s a good result!
http://www.fueltechexperts.com/2008/08/ ... h-is-best/

RafaPR

Consultor Técnico
Tinha um teste sueco desse Octane Booster no Youtube, utilizando equipamentos de experimentos químicos e tal, dêem uma procurada que vocês acham.

O produto não é 100% falcatrua. Resumindo o que eles explicaram nos testes, o Octane Booster nada mais é que uma "gasolina" de maior qualidade, de altíssima octanagem, como se fosse a gasolina utilizada em aviação.

Só que pra ele chegar a ter efeito significativo em todo conteúdo que tem no tanque (considerando o tanque cheio com 55L, no caso do A3) os caras constataram que vc precisaria usar vários frascos, e isso pra ter um ganho que seria coisa de 1 - 2 octanas.

Resumindo, na ponta do lápis no final das contas, sai mais barato abastecer com uma gasolina Premium!

Cfacioli

Membros VIP
o foda que PRA MIM é cerca de R$ 60 a mais por abastecida usando podium. O que daria +- R$ 120 a mais no mes, R$ 1440 no ano.

Com 1000 reais por ano dá pra desmontar o motor, limpar tudo manualmente com banho químico, revisar bicos, corpo de borboleta e mais uma caralhada de coisa... E ainda sobra R$ 440,00 pra torrar com outra coisa.

É, ECONOMICAMENTE, inviável...

MarceloA3T

Membro
Cfacioli disse:

3) Podium

Entendo que o gasto com Podium realmente é superior. Eu como ando pouco com o A3 mantenho sempre na Podium.

Ja fizemos um teste eu e o Emerson com Podium e Gasolina Vpower. Eu e ele de A3 180 com cambio Manual identicos sem chip apenas com Filtro K&N em ambos.
Eu com Podium e ele sem, comparamos retomada de 2º marcha e o com Podium sempre pula na frente e abre aos poucos. E na Estrada até altas rotações a Podium tb faz diferença. Mais se ambos estiverem com combustiveis iguais foi impressionante mais os dois vão junto lado a lado, marcha a marcha até o limite de velocidade.

Cfacioli

Membros VIP
Não duvido que seja assim... realmente anda mais... Por isso, para termos de DESEMPENHO, seria milagroso se eu pudesse colocar a comum + um vidro de octane booster = PODIUM.

Pelo jeito, a mistura não é nem um pouco parecida. =(

MarceloA3T

Membro
Falta esse teste ... o ideal seria Gasolina Vpower + Oktane Booster vs Podium.
Com certeza a Podium ainda vai ser superior em qualquer faixa...

A comum nunca deveria ser usada nesses motores. Elas sujam demais o motor ao serem queimadas deixando residuos pelo motor.

Cfacioli

Membros VIP
É o que eu queria saber também.... Mas se a diferença fosse pouca em desempenho, acho que valeria a pena o octane + vpower (admitindo que ainda assim essa mistura promoveria limpeza no motor, ou manutenção dela)

RafaPR

Consultor Técnico
A Podium realmente faz diferença no 180cv, pois o sensor de detonação "percebe" o combustível de maior qualidade e altera os mapas de ponto e de pressão.

No meu ex-180cv eu tinha instalado um manômetro de pressão e, para minha surpresa, abastecendo com Podium vinha sempre 0,1-0,2 bar a mais no overboost, o que certamente justifica esse "pulo" na frente que o amigo MarceloA3T relatou na comparação com o carro de Podium X o carro de gasolina comum!

Cfacioli

Membros VIP
RafaPR disse:
A Podium realmente faz diferença no 180cv, pois o sensor de detonação "percebe" o combustível de maior qualidade e altera os mapas de ponto e de pressão.

No meu ex-180cv eu tinha instalado um manômetro de pressão e, para minha surpresa, abastecendo com Podium vinha sempre 0,1-0,2 bar a mais no overboost, o que certamente justifica esse "pulo" na frente que o amigo MarceloA3T relatou na comparação com o carro de Podium X o carro de gasolina comum!

Mas será que a comum + octane booster ia acontecer a mesma coisa?

BazanAt

Novato
Cara....Vc tem que usar esse Octane com frequencia...na primeira nao vai resolver nada....Eu so coloco Podium, qnd nao da eu ponho comum com Octane Boost da STP....do dino deu diferença...de pouco mais deu...
Passamos um camaro na oficina do meu amigo, o tanque estava com gasolina comum...passamos no dino, deu 364cv....depois o mecanico deu uma limpeza e colocou podium...passamos de novo, sem fazer chip sem nada, carro original, com Podium deu 398cv...ou seja 34cv de diferença...Esses carros importados nao foram feitos para andar com a nossa gasolina....
Eu aconselho a sempre usar podium...se nao usar o Octane da uma ajudada....pois foi o q nosso amigo ai falou....ajuda a limpar, nosa gasolina é mto suja e ruim....
Uma vergonha na verdade neh....

Cfacioli

Membros VIP
Eu to usando sempre cerca de 20 a 30% de podium e o resto do tanque de V-power. Tanque sim, tanque não, to usando esse octane booster da bardahl. Diferença até agora, só no bolso hauhauahauhaua!

Mas pelo menos espero que o motor esteja limpinho, assim como bicos e todo resto.

Nesse final de semana fui pra ribeirão, e nos cerca de 500 km que rodei, fiz média de 13,4, andando a 120 e com 04 pessoas no carro. Ar ligado em 50% do tempo. Vou postar foto depois na minha garagem.