O motor foi pro espaco!!!

ademar5

Membro
bem pessoal meu a3 1.8t 150cv bateu o motor. gostaria da sugestao dos colegas. meu mecanico sugeriu deixa-lo 1.9 com pistao e biela forjados. o que voces acham? eu nao tenho experiencia no assunto.

meu motor estava com muita limalha (sujo), a peneira da bomba de oleo furada,
eu tava numa tocada boa quando do nada ascendeu a luz do oleo e o carro morreu. amarrou o motor!! ele falou de brozinas e empeno na biela.
eu nao entedo muito, mas confio (pe dentro e pe fora) no cara, rsrsrsr.

se algum colega puder passa dicas , ficarei grato.

roxo

Moderador
ademar5 disse:
bem pessoal meu a3 1.8t 150cv bateu o motor. gostaria da sugestao dos colegas. meu mecanico sugeriu deixa-lo 1.9 com pistao e biela forjados. o que voces acham? eu nao tenho experiencia no assunto.

meu motor estava com muita limalha (sujo), a peneira da bomba de oleo furada,
eu tava numa tocada boa quando do nada ascendeu a luz do oleo e o carro morreu. amarrou o motor!! ele falou de brozinas e empeno na biela.
eu nao entedo muito, mas confio (pe dentro e pe fora) no cara, rsrsrsr.

se algum colega puder passa dicas , ficarei grato.

Meu caro,

POxa .... tava percebendo que vc tava querendo arrumar o argolas aos poucos, pelos seus post aqui no forum, mas acho que diante do que vc tava percebendo tinha que parar o carro e arrumar .. infelismente esses danados são assim ... apresentou problema se vc não respeitar e arrumar o preju é maior.

Olha, eu não saco muito de preparação, pr isso não posso dizer se vale ou nÃo apena fazer uma alteração nessa grandeza.. sair de 1.8 para 1.9. Certo mesmo era vc fazer o seguinte pra começar:

1 - Postar em sua assinatura dados do veículo (modelo, ano, motrizaçã e letras do cabeçote), vai ajudar nas informações;

2 - Qual a Km de seu argolas ?

3 - Qual o histórico das manutençòes ? o que já foi feito e trocado ?;

4 - Relate melhor aqui o que o seu mecanico disse o que teve de avarias em seu carro ?

Se foi bronzina e empeno de biela .. penso aqui em uma avaria somente na parte de baixo (força) ai temos uma retifica de virabrequim com troca de bielas e bronzinas (fixas e moveis) aproveitava e checava pistões e cilindros troca dos aneis de segmento e brunimento dos cilindros (se não foram avariados) o resto é de praxe .. mas como disse tem que avaliar melhor o que houve ... pq sair de 1.8 para 1.9 é coisa de perder o motor e feio .... to aguardando suas respostas ... :pipoca:

della

Membro
Penso que cilindrada é o que menos vc deve se preocupar!

O ideal é idealizar um projeto, quantos CV pretende, como quer a pegada do carro, qual sua idéia de uso (diário ou pra FDS) e por aí vai... e o mais importante: qual é o seu cambio?
Se for AT esqueça! seu limite de segurança será algo em torno de 240CV, daí nem compensa uma preparação forte, uma turba K04-001 dá conta e o motor stock sobra com esta potência.

Minha dica é vc elabora um projeto primeiro e analisar a viabilidade, esse negócio de 1.8, 1.9 é perfumaria!

edwood

Novato
della disse:
Penso que cilindrada é o que menos vc deve se preocupar!

O ideal é idealizar um projeto, quantos CV pretende, como quer a pegada do carro, qual sua idéia de uso (diário ou pra FDS) e por aí vai... e o mais importante: qual é o seu cambio?
Se for AT esqueça! seu limite de segurança será algo em torno de 240CV, daí nem compensa uma preparação forte, uma turba K04-001 dá conta e o motor stock sobra com esta potência.

Minha dica é vc elabora um projeto primeiro e analisar a viabilidade, esse negócio de 1.8, 1.9 é perfumaria!

Della e Roxo Vcs falaram com a razão e não o coração (em poucas palavras falaram tudo parabéns).

ademar5 siga o conselho do della, primeiro monte um projeto, veja para que vc quer o carro, se quer um carro futricado ou skock, depois de ver o que realmente deseja, ai sim acreditamos que vamos poder te dar uma ajuda.
Seu carro é auto então no Maximo 240cv, mas veja se vale o valor que vai gastar, pois mexer em um carro que praticamente esta pronto vai grana.
Opiniao pessoal: Acho que deveria fazer a parte de baixo do seu carro, e se realmente é o que vc quer, aos poucos ir fazendo e arrumando ele ao seu gosto. Vale lembrar que carro forjado tb quebra e quando quebra uaiiii quebra feio, até pq para fazer bem feito pode preparar para uns 8 a 10k a brincadeira de forjar.

della

Membro
Acabei de ver na sua assinatura que seu cambio é auto, portanto esqueça isso de forjar motor, aumetar cilindrada e etc... o cambio é seu limitador.

O negócio é fazer o motor bem feitinho com peças de primeira e deixar ele stock, já pensou num chip pra começar? seu carro ficará com quase 200CV e digo por experiência própria que é uma opção bem interessante.

Se quiser um pouco mais de potência o jeito é trocar a turba. Uma K04-001 é plug'n'play e vai te dar mais de 250CV, embora o ideal para o câmbio é ficar abaixo disso.

Outra coisa, como está seu cambio? Qual a KM dele? Já fez troca de óleo e filtro do cambio?
Faço estas perguntas pq se seu cambio já for muito rodado e não fez preventivas vc pode arrumar sarna pra se coçar... Pra fazer um cambio desses gasta-se mais que o motor...

roxo

Moderador
Meus caros,

Pronto ta feito as recomendações, bem lembrado Della a questão do cambio ... certamente ele não vai aguentar e sairia bem mais viavél vc arrumar seu carro, vender e pegar um 180, pois o $$$ que vai gastar numa preparação desse tipo já é o valor da diferença entre os modelos.

Minha opinião humildezinha !!!!!!!!

jaltinier

Plantonista
mano Della, acho que no caso dele trocar a turba não vai ser legal, ao que me parece ele gosta de uma tocada forte, um cambio AT com cerca de 250cv + uma tocada forte = não vai aguentar mto....

cara, minha opinião, faça o motor stock, depois chip + filtro + scape (+/- uns 210cv)...o audera vai ficar chapado, andar bem e o cambio vai aguentar por mais tempo...

dica 1 - cambio AT não guenta mta paulada, se vc forçar vai perder ele logo mais meu amigo...

dica 2 - já que vc vai ter que gastar uma grana, aproveita e vê como está o estado do cambio, pois se vc for mecher na cavalaria do audera o cambio tem de estar bom, caso contrário, chabu novamente...

abraço

della

Membro
roxo disse:
Meus caros,

Pronto ta feito as recomendações, bem lembrado Della a questão do cambio ... certamente ele não vai aguentar e sairia bem mais viavél vc arrumar seu carro, vender e pegar um 180, pois o $$$ que vai gastar numa preparação desse tipo já é o valor da diferença entre os modelos.

Minha opinião humildezinha !!!!!!!!

Roxo, desde que o 180 não seja TIP, pois a limitação é praticamente a mesma. Dizem até que o cambio TIP Jatco guenta menos paulada que o 01M...

O certo é que se for pra upgrade de motor de gente grande, melhor pensar num cambio manual e zéfini!
Pra UP forte o ideal é o AGU, p/ causa do cabeçote large port...

edwood

Novato
Não desvirtuando o topico do colega, qual a diferença destes cabeçotes audis app,agu e assim vai, como falei não sou marujo de primeira viajem, mas audis ainda estou engatinhando.

jaltinier

Plantonista
cara, esqueçe do cambio jatco ele não é dos melhores não, ainda prefiro o 01M...já tive dor de cabeça com o 01M, mas nada comparado com o jacto, tem cara que sofreu com esse jatco...

seguinte, se for pra fazer preparação esquece qualquer cambio AT (Jatco ou 01M), inclusive se vc for de ficar exagerando na pegada do carro é melhor arrumar o carro e vender, pois é dificil esses cambios aguentarem mta paulada...

abraço

MarceloA3T

Membro
edwood disse:
Não desvirtuando o topico do colega, qual a diferença destes cabeçotes audis app,agu e assim vai, como falei não sou marujo de primeira viajem, mas audis ainda estou engatinhando.

Tem diferenças no tamanho e no volume de ar...

O do 150cv é maior que o do 180cv.

Mais segundo o Overspeed que tem muita experiencia nos 1.8 20v Turbo... ja remapeou diversos desses motores só é viável a troca pelo cabeçote AGU se a preparação for superar os 450 cv não é Sr. Over ? rs
Do contrario pode demorar mais para ter o pico de Torque em baixa.

Abraços

roxo

Moderador
Meus caros,

Pois é .. para preparação cambio AT nem pense .. certo mesmo é o manual com o cabeçote AGU, dificiu é achar um que queira vender esse argolas 180 danado que é o modelo de meu sonho.

Della e marcelo - parabéns pelos comentários ... mas vamos aguardar a resposta do amigo autor do topico .. se nao isso aqui vira discursão de cambio e preparação .. Beleza !!!!!!!

della

Membro
roxo disse:
Meus caros,

Pois é .. para preparação cambio AT nem pense .. certo mesmo é o manual com o cabeçote AGU, dificiu é achar um que queira vender esse argolas 180 danado que é o modelo de meu sonho.

Della e marcelo - parabéns pelos comentários ... mas vamos aguardar a resposta do amigo autor do topico .. se nao isso aqui vira discursão de cambio e preparação .. Beleza !!!!!!!

Essa é a idéia roxo. Aliás cadê o interessado? huahuahuahuahua.... o tópico bombando e o criador sumiu!
Roxão, o elliota3 tá vendendo um 180 2 portas manual, parece estar filé... Dá uma olhada nos classificados.

jaltinier

Plantonista
esse elliota3 é de santos? se for o carro dele tá lindo, só não sei como está de mecanica...tem umas fotos na garagem...

della

Membro
jaltinier disse:
esse elliota3 é de santos? se for o carro dele tá lindo, só não sei como está de mecanica...tem umas fotos na garagem...

Ele mesmo. é um 2001 com cerca de 90000Km, pouco rodado para a idade...

ademar5

Membro
bem pessoal votei,rsrsr. so dar pra entrar no forum a noite.

valeu pelas dicas, os colegas sempre muito atenciosos.
meu carro ta marcando no painel 66k km rodados, o mecanico falou que o motor so bateu pq tinha muita sujeira nele (limalhas), fui dar uma olhada e realmente ta absurdo a quantidade de limalha, o atingo dono nao trocava o oleo no tempo certo. a peneira da bomba de oleo furada.
itens que ja foram trocados no carro:
- oleo do cambio;
- correia dentada;
- tensor da correia dentada;
- bomba d'agua;
- velas;
- limpesa do corpo de borboleta;
- to esperando a MAF chegar dos EUA;
- vou trocar a mangueira da valvula de prioridade e duas magueiras de ar do motor.

o mecanico passou pra mim o orcamento e a diferenca dos forjados (pistao , bilela) para os nao forjados fica em +- r$700,00. achei pequena essa diferenca eh isso mesmo?
o servico total vai ficar em R$5200,00 (forjado 1.9) ou 4440,00 (normal) 3x.
incluindo 2 retificas, pecas do motor, bomba de oleo, suporte da vareta do oleo, mao de obra e mais algumas coisas que eu nao me recordo.
comentei com ele sobre o cambio que nao aguentaria um cavalaria maior, ele me confirmou isso disse que no maximo 240 cv, mas se nao fosse pra sair arrepiando de primeira(arrancada) poderia se colocar ate mais de cavalaria, tipo so pra dar de final. ai o cambio aguentaria um pouco mais, rsrsrsrs.
o que voces acham dessa do cambio automatico, de final da pra esticar mais?
...

ademar5

Membro
eu ando a muito tempo em motos grandes (velocidade) rsrsr e sempre tive vontade de ter um carro forte e confortavel. optei pelo audi a3, devido ao preco ser mais acessivel pra mim
paguei 23000,00 e vou gastar mais uns 5000,00 , rsrsrsr. sera que aida ta valendo a pena??!! se ficar andando bem, acho que sim. meu carro tava meio chocho, nao passava dos 190km/h na reta, nao sei se era devido ao motor ja esta muito sujo sem uma boa lubrificacao. tambem tem o lance da MAF que ta ruim.

a medida que for tendo mais informacoes vou postando aqui voces.
abracao e muito obrigado pela ajuda.

edwood

Novato
Olha não sei os preços aqui onde vc mora, e a ideia não é fazer propaganda, um jogo de pistões ROSS forjado para os nossos carros, está na casa de 1300 a 1500 k jogo de bielas SPA ( nao usaria esta ) 1000 a 1200 k, então a conta e simples 1300 + 1200 = 2500 k sobra mais 2500 k para o resto das coisas, tipo retifica de vira, bronzina de mancal e biela, oleo, acho que esta em um preço bom este valor de 5000 k para deixar o motor forjado, agora me tira uma duvida pq ele não faz em vez de 1.9 e deixa 1.8 forjado, vale lembrar que forjando o seu motor, não evita quebra e sim tem um durabilidade maior para poder preparar, pq forjado tb quebra e quando quebra meu deus, seu motor é para até 240 cv se não estou errado o motor stoke segura perfeitamente esta cavalaria.

jaltinier

Plantonista
amigo, é como te falei, se vc quer enfiar o pé no carro, o ideal é fazer meia sola no motor e comprar um MT...

infelizmente se seu audera teve um ex-dono porco é osso mesmo, pois oleo é coisa fundamental....infelizmente tem gente filha da puta que quer economizar 150 conto na troca de oleo e ter que gastar em manutenção...

tem mais uma coisa, se o seu pescador estava furado é pq o motor já estava zuado mesmo...

no mais, boa sorte ai na sua empreitada...

abraço