Noticia de interesse sobre os A3 180 e sua potência.

overspeed

Comerciante
Desde a época do dinoday na dinosrace eu tenho estranhado os resultados obtidos e me indagado porque nenhum A3 180 consegue obter esta potência.

estava pesquisando um arquivo agora a pouco para o cadunatal e observei que o mesmo numero VAG (um arquivo unico que concilia hardware e software e determina a versão do motor) usado na maioria dos A3 180 manuais é a EXATA mesma usada nos A3 150 com ME7.5 (la fora em 2000 mudou a injeção dos 150 para DBW deixando de existir as M3.8.3)

AMBAS são:
numero hardware: 0261206197
numero VAG: 06A906032S

estranhamente muda apenas o numero Bosch da versão, a nacional usa versão 0004 e a que usei para comparar usa versão 0001 e 0002 (ou seja são apenas melhorias de dirigibilidade ou emissões as chamadas atualizações de software sem intenção de aumento de potência)

Ou seja foi feito a exata mesma coisa que a VW fez com o Golf 180/193cv... é o mesmo arquivo e turbina, não houve alteração nenhuma de um para o outro, apenas foi declarado potencia maior... ou seja a politica é a mesma infelizmente

Eu estava ate meio indeciso se deveria mesmo postar pois sei que vai criar uma BAITA polêmica sobre o assunto...

alexsp91

Membro
Entao bem resumidamente... um a3 180 tem a msm potencia dos 150 só que mais evoluido eletronicamente?

Mas over...acredito que vc jah tenha passado a3's 150 e 180 originais em um mesmo dinamometro e percebido alguma diferença ou nao?

Outra coisa...como já mencionado há uma diferença de potencia relacionado com a atualizacao da turbina (principalmente apos o remap) isso nao interferiria de um 150 pra um 180?

No caso dos 180 nacionais que possuem bicos maiores, seria apenas por causa da gasolina nacional?

Outra coisa e ultima coisa haha... se eu pegar uma k03-013 e colocar o conjunto da k03-056(snme é esse o codigo da ultima atualizacao) vai ficar normal o carro? e se fizer o remap vai conseguir chegar na potencia q se consegue em um
180?

______________________________________________________________________________________________________

Acho q agora to entendendo melhor...

todos A3 150 com injeção me7.5 tem o mesmo mapa das A3 180 com injeção me7.5

já os A3 150 com injeção me3.8.2 é diferente e inferior a me7.5

kikohonda

Membro
Se não me engano, os 150 sempre dão mais potência que o declarado e os 180 menos. Mas sempre os 180 dão um pouco mais que os 150. Vai ver que é a eletrônica mais apuada nos 180....

Sacanagem da Audi/VW....

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
300px-Paris_Tuileries_Garden_Facepalm_statue.jpg

Obrigado VW Brasil!!!!!!

e eu que já ria antes da galera que é enfática em dizer: "-A diferença do desempenho do 180 pro 150 é MUITO clara!! Dá pra notar sensivelmente!! ..e bla bla bla...bla bla bla."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Obrigado Júnior meu xará!

ps.: É o tipo de coisa mesmo que acontece no brEsil, o país do futebol e do carnaval!

della

Membro
Aff...
Eu tô com o @Júnior, já dirigi muito 180 e honestamente a minha opinião é que não é aquela coca toda não... Sim é mais evoluido na eletrônica (ESP), dizem ser mais econômico por conta do small port, mas na hora do "aperto" os dois tem desempenho bem similar... Não digo que o 150 ande a mesma coisa, mas não é nenhuma diferença absurda, haja visto tantos testes práticos que já fizemos entre colegas daqui do clube mesmo...

MarceloA3T

Membro
Estranho... já andei em vários 150, Antes mesmo de comprar o meu e uma boa prova foi andar no do @Thomas que é um 150 manual.

É nitido que ele tem menos torque... são 23,9 Kgf contra 21,4 do 150 não tem aquela colada no banco e demora mais pra turbina pegar devido ao coletor (Large Port)

E como explica a potencia de pico que medimos em todos os 180 e 150 originais ?? Os mapas são iguais ?

180 vem com pico de 0,9 e cai para 0,7. O 150 tem pico de 0,7 e cai para 0,5 ? Ou tudo isso é devido ao cabeçote ? Já medimos tanto o 150 quanto o 180 OEM. Quando eram originais com manometro plugado, medi no meu carro, que como foi comprovado pelo Over, a central era virgem e no do @Amabur em que ambos os dois andavam iguais e tinham exatamente a mesma pressão de pico e caiam juntas.

overspeed

Comerciante
Um pouco de calma...

Qdo foi lançado em 1996 existia apenas A3 150 e usava apenas M3.8.3, qdo do lançamento dos A3 180 em 1999 houve uma unificação e tanto os A3 150 e 180 passaram a usar a mesma injeção (ME7) entre esta época tbm houve a mudança para smallport nos cabeçotes e em 2000 houve modificação das turbinas nos 180, passando a usar K03-05X (ai sim apelidada de "K03S"). A produção mundial do 8L encerrou em 2003, exceto no Brasil que se manteve até 2006

No Brasil, a Audi começou a fabricar em 2000 porém manteve a mesma turbina antiga (K03-026) e modificou os bicos (porcausa da presença de alcool na nossa gasolina) nos 180, e nos 150 manteve a injeção antiga (M3.8.3)

Já a VW Brasil lançou o Golf 180 já usando a turbina nova e injeção ME7.5.5 com suporte nativo a Wideband, mas tbm manteve os golf 150 usando a injeção M3.8.3

Isso é o certo e publico...

O inicio da duvida foi o dinoday la na dinosrace, aonde todos os carros originais mesmo revisados malemal passaramd e 170cv de média, juntou ao estranho que sempre que eu comentava sobre o arquivo dos A3 180 brasileiros pouca gente que mexe com isso na europa sabia realmente do que eu estava falando pois eu sempre indicava o numero de hardware e software Bosch, desta vez fui pesquisar pelo numero VAG 06A906032S e hardware apenas...e surgiram apenas arquivos de A3 150, o numero da versão do nacional é 0004 eqto lá fora eu achei apenas 0001 a 0003 (seria relativo ao numero de software bosch).

Comparando algumas curvas ví que o básico é exatamente igual, requisição de torque, limitação de carga, avanço, combustivel, etc...existe uma pequena diferença (notável) apenas no tocante a qto de pressão máxima se pode deixar ocorrer nas versões mais antigas...e só, o resto são pequenas alterações em curvas que não são responsáveis por aumento de potência.

Thomas

Administrator
@[member='Marcelo H.']

Então, aquela vez que tu andou, eu ainda não tinha arrumado a n75 que tava com o fio partido... kkk que o Over descobriu no BGT.. kkkk
Meu carro ficou bem mais forte depois que arrumei... mas ainda acredito que não ante igual o 180...
Mas vamos aguardar as considerações do Over, pois isso é realmente lamentável ..

Abração

kikohonda

Membro
Estranho... já andei em vários 150, Antes mesmo de comprar o meu e uma boa prova foi andar no do @Thomas que é um 150 manual.

É nitido que ele tem menos torque... são 23,9 Kgf contra 21,4 do 150 não tem aquela colada no banco e demora mais pra turbina pegar devido ao coletor (Large Port)

E como explica a potencia de pico que medimos em todos os 180 e 150 originais ?? Os mapas são iguais ?

180 vem com pico de 0,9 e cai para 0,7. O 150 tem pico de 0,7 e cai para 0,5 ? Ou tudo isso é devido ao cabeçote ? Já medimos quando eram originais com manometro plugado. Medi no meu carro, que como foi comprovado pelo Over, a central era virgem e no do @Amabur em que ambos os dois andavam iguais e tinham exatamente a mesma pressão de pico e caiam juntas.

É Marcelo, acho que a maior diferença era a regulagem de pressão da turbina um pouco mais alta nos 180 que no final das contas dá um pouco a mais de potência. A diferença maior acho que é no torque....

overspeed

Comerciante
Se isso for verdade, é crime.

Temos como provar isso??

Abs,

Patrick Mello

Infelizmente não tem como... o chiptuning é uma pratica que não tem o apoio oficial de nenhuma fabrica (menos ainda da Bosch e Audi) então não se tem como usar disso de prova, a unica prova teria sido pegar um A3 180 zero km e levar o motor a um dinamometro de bancada, fazer ensaios e mais ensaios segundo a norma e provar que a potência entregue éra abaixo da prometida... mas tem outro porém, a VAG declara que os motores podem ter variação de 5% em seu torque e potência... e 180 - 5% = 171cv que é o máximo que a gente viu que um A3 180 original tem dado (varia de 168 a 171cv orbitando perto dos 170 cv em dina de chassis)

Ou seja seria dificil provar técnicamente isso tudo... mas que os A3 180 não tem 180 isso acho que já ficou bem claro (tanto pelo resultado nos dinos, qto agora sabendo que usa uma versão (atualização) de software de A3 150 europeu)

overspeed

Comerciante
Tenho visto por ai que os A3 150 dão originais em média uns 160 a 165cv...os A3 180 manuais algo entre 168 e 170cv... ou seja existe uma pequena diferença na potência...mas ai é fruto de turbina, cabeçote, estratégia de controle de pressão (PID)...e talvez até mesmo pelo fato dos 180 usarem um bico maior e talvez estarem mais aptos a nossa gasolina (os 150 usam o mesmo arquivo fora do Brasil ou seja nao existe "tropicalização" como alguns jornalistas diziam que ocorria - apenas a função de aprendizado STFT/LTFT é que se vira pra corrigir a adição de alcool) e por ela ser mais antidetonante (presença do alcool) faça vir estes 5cv a mais...

gabrielm

Novato
esse numero aparece no vag ali tipo quando eu entro em engine? nos campos acima?

dae quem tem 180 e o vag posta o codigo pra ver se todos sao assim. assim que puder quero dar um up de chip e escape.

att

edit: os tiptronic tambem tem isso, over!?

overspeed

Comerciante
esse numero aparece no vag ali tipo quando eu entro em engine? nos campos acima?

dae quem tem 180 e o vag posta o codigo pra ver se todos sao assim. assim que puder quero dar um up de chip e escape.

att

O seu é tiptronic...já usa K03-05X, injeção com Wideband e creio tenha mesmo 180cv...