Motor Audi A3 1.8t 180cv perde potencia quando o sensor MAF está conectado

Magoo-MG

Novato
Boa noite pessoal, estou com um problema misterioso no meu Audi 2001. Quando faço a conexão do sensor MAF no cofre do motor acontece duas coisas:
1 - A luz laranja do triângulo fica acesa no painel mesmo apertando a tecla ASR;
2 - O motor perde potência acima de 3000 giros e o consumo aumenta violentamente.
Já troquei o sensor MAF por um zero e nada. Testei um sensor de um outro A3 180cv e nada também. O carro só funciona normalmente com o conector do MAF desconectado. Estou pensando em duas possibilidades:
1 - Fio rompido no chicote;
2 - E o pior, a central com defeito.
Como posso resolver isso?
Att,
Rogério Camargos
 

Andr3T

Membro
Um amigo meu aqui de Goiânia estava com problemas na sonda lambda dele, trocou e não resolveu. O problema estava na central, uma trilha rompida. Não estou falando que é isso, mas você deve sempre partir do mais simples e ir para o mais dificil. Primeiro confere a numeração das peças que está colocando. Vi no seu perfil que o seu carro é um 180cv, se ele for manual o código correto é 06A906461D (final D), se for tiptronic o código é 06A906461L (final L). E TEM QUE SER BOSCH, como já disseram.

Uma dúvida: tem alguma coisa com problema no seu ABS? A luz do ABS ta acesa?
 

Magoo-MG

Novato
Já comprei o sensor da Thomson, mas não deu. O novo veio sem o diodo e já tentei um sensor da Bosch, também sem o diodo. A numeração está correta, é a D. O meu Audi A3 é 2001 180cv manual e a única luz q está acesa é a o controle de tração, o triângulo com uma voltinha.
Eu consegui o diodo e vou testar nesta quinta dia 10/09.
Estou suspeitando da central ou de um fio quebrado no chicote, pois comprei o carro sem o diodo e com o chicote desconectado. Comprei um MAF usado em outubro e desde de julho venho apresentando este problema. Até as mangueira do turbo eu já troquei.
 

Magoo-MG

Novato
Boa tarde André, o meu carro é original. Se você abrir o sensor MAF verá o DIODO. Em termos leigos, o DIODO serve como um fusível para o sensor.
Hoje eu coloquei um diodo novo, mas não deu certo, inclusive com um sensor MAF novo da THOMSON.
Abraços,
Rogério
 
Magoo, esse diodo aí que você tá falando, tenho quase certeza que é um que vai atrás do sensor, não é? Se for isso, esqueça. É assim mesmo.
A superfície que mede na MAF do A3 fica na ponta do sensor.
Você precisa de um cabo vagcom ou de alguém q tenha o scanner pra ver o porquê de estar acendendo o ASR.
 

Magoo-MG

Novato
Sim Eduardo, fica atrás do sensor. O que é cabo vagcom? O meu mecânico já cansou de rastrear o sistema do carro e o que aparece é problema na sonda Lambda 2.
 

Iuri

Membro
Magoo-MG disse:
Sim Eduardo, fica atrás do sensor. O que é cabo vagcom? O meu mecânico já cansou de rastrear o sistema do carro e o que aparece é problema na sonda Lambda 2.
E não trocou a sonda ainda pq?

Tem de ir iliminando os erros que vem no scanner..só assim vai achar o furo..
 

Magoo-MG

Novato
Bom dia Iuri, a sonda não foi trocada ainda porque o meu mecânico não achou necessário. Eu mesmo já pedi para trocar mas ele achar que o problema na leitura da sonda vem de erros na leitura de entrada de ar/combustível. O mais curioso é que desconectando o sensor MAF o carro anda normalmente com potência plena e consumo de combustível normal.
 

Magoo-MG

Novato
Bom dia pessoal, minha sina como meu A3 continua. Como informado anteriormente comprei um sensor MAF da MTE-Thomson a qual veio sem o diodo. Instalei o diodo e na primeira volta correu tudo bem. Mas na segunda, com o motor quente, o carro não respondia de imediato ao acelerador, morria em todo cruzamento e numa subida leve o carro morrer e não quis sair do lugar. Parecia que a embreagem não acoplava. Não havia queima de embreagem, mas o carro se recusava a andar. Desconectei o MAF e o carro voltou ao normal.
Na terça, coloquei um diodo novo no MAF da Bosch e os mesmo sintomas apareceram.
No sábado anterior o mecânico tinha limpado os contatos da central e do chicote, além de escanear toda a fiação do chicote. O chicote estava normal, mas os contatos da central estavam sujos.
O rastreamento esta acusando erro 17743 que diz que o limite de torque foi superado. Isso com o MAF conectado. Ao desconectar o MAF acusa falha no MAF.
Meu problema será a central?
Att,
Rogério
 

Andr3T

Membro
Eu faria uma coisa antes de partir para a central. Pegaria uma MAF bosch que eu sei que está boa (com algum amigo ou sei lá onde rsrs), colocaria no carro, apagaria todos os erros pelo VCDS, tiraria a bateria por 1 dia para zerar todo o adaptativo, e ai sim testaria. Se continuar a mesma coisa, com a MAF bosch e a central sem erros e adaptativo, ai sim eu partiria para algo mais complicado.
 
ta acusando sonda e o mecanico não acha necessário trocar ? Faz favor né, se ta acusando é porque ela ta com problema. Só digo uma coisa, se teu mecanico não quer trocar ele ta é te enrolando.
 

Magoo-MG

Novato
O meu MAF original é BOSCH, veio com o carro e o diodo queimou. A função do diodo é igual à de um fusível.
O MAF novo, todo MAF novo, vem sem o diodo, já entrei em contato com a BOSCH que disse para eu tirar o meu diodo e passar para o novo BOSCH. Então o diodo NÃO É GAMBIARRA.
Se dois MAF acusam o mesmo problema, após eu colocar o diodo, minha conclusão ou é o chicote ou é a central.
Quanto ao sensor LÂMBDA, após a instalação do diodo, o erro parou de ser acusado com ambos os MAF. Isso significa que a sonda não tem problema.
Já o meu mecânico é exclusivo meu, ninguém mais toca nos meus carros ou da minha família a não ser ele. Sempre que levo um carro lá EU já dou o diagnóstico, desde que seja problema mecânico, problema eletrônico eu não entendo. Ele está mais desesperado do que eu uma vez que ele é perfeccionista e sabe o quanto que eu sou chato. Então ele não me enrola.
 

overspeed

Comerciante
Cara, quem te informou isso da bosch esta mais muito mais que errado...

primeiro que diodo não tem nada a ver com fusível, é um elemento eletrônico que só permite passagem de corrente em um sentido (usado pra retificar ondas ou manter sinal limitado estável entre outras coisas que não vem ao caso)...segundo que o que vc esta falando que é diodo eu acredito ser um NTC, um ressistor que varia seu valor com a temperatura, só que ele só vem nos MAF dos aspirados, no caso dos turbo o sensor de compensação de temperatura vai no coletor de admissão porque o ar obviamente aquece ao ser comprimido (o que não seria pego pelo sensor no MAF).

Só que a calibração do sensor ( Kg/h x voltagem) muda dos sensores... basicamente existem 3 modelos de HFM5 de interesse (que vc pode olhar dentro no corpo do sensor ao tirar ele do case do MAF):

Final 049 (usado em Golf 180 e A3 180 tiptronic)
Final 040 (usado nos A3 aspro, golf 2.0 aspirados e VR6)
Final 042 (usado nos A3 180 manual e alguns S2) - este é de cabeça e num tenho certeza do numero... postei em outro topico esta tabela.


Se vc usar um sensor diferente vc muda a curva e isso empobrece ou enriquece muito o carro... peguei um S3 esta semana que ninguem conseguia acertar por causa disso... estava de 040 e o correto era 049, troquei e 3 chips depois veio 345cv/45mkgf...socamos pressão e veio 375cv/56mkgf
 

gsb89

Membro
Cara, também tô com problemas na MAF. No VAG acusou o erro 16486 e acendeu a luz do ASR no painel. Quando ela da defeito, a central passa a deixar de ler o valor que viria desse sensor e utiliza um valor programado de massa de ar admitida para poder permitir continuar a usar o carro, no entanto isso acaba gastando mais gasolina.

Quando vc desliga a MAF, o consumo aparentemente até melhora um pouco, mas a luz continua acesa no painel e o carro continua usando um "valor" setado pela fábrica.

Estou esperando a minha nova chegar, mas pelo que sei a peça é plug n play, não tem essa de trocar diodo não. Ela já vem completa, é só tirar a antiga e pôr a nova no lugar. E antes de ligar o carro, apagar todos os erros que apareçam, pelo VAG. Daí em diante, é ligar e testar. Pode passar o VAG de novo que não deve aparecer mais erro e a luz não vai mais acender.
 

Iuri

Membro
Magoo-MG disse:
O meu MAF original é BOSCH, veio com o carro e o diodo queimou. A função do diodo é igual à de um fusível.
O MAF novo, todo MAF novo, vem sem o diodo, já entrei em contato com a BOSCH que disse para eu tirar o meu diodo e passar para o novo BOSCH. Então o diodo NÃO É GAMBIARRA.
Se dois MAF acusam o mesmo problema, após eu colocar o diodo, minha conclusão ou é o chicote ou é a central.
Quanto ao sensor LÂMBDA, após a instalação do diodo, o erro parou de ser acusado com ambos os MAF. Isso significa que a sonda não tem problema.
Já o meu mecânico é exclusivo meu, ninguém mais toca nos meus carros ou da minha família a não ser ele. Sempre que levo um carro lá EU já dou o diagnóstico, desde que seja problema mecânico, problema eletrônico eu não entendo. Ele está mais desesperado do que eu uma vez que ele é perfeccionista e sabe o quanto que eu sou chato. Então ele não me enrola.
hããã?
 
Topo