Megasquirt plug'n'play para A3 150

R1cardo

Novato
Sempre fui fã inveterado da Mega, desde que montei a minha primeira, em 2005. Já tive ela instalada em dois carros de uso pessoal meu, e sempre me diverti muito com isso.
No meu A3 eu sempre fiquei receoso de tentar instalar ela pq ouvia aquele história de que "vai parar de funcionar o AC" ou "vai dar erro no painel" e coisas desse tipo, então sempre que pensava em começar a mexer, acabava desistindo.
Conversando com o Piu, ele sugeriu da gente tentar montar uma plug'n'play, mas para isso precisaria mapear o chicote completo e tudo mais, e estudar uma solução para controlar o atuador de marcha lenta, que é diferente dos que normalmente são utilizados atualmente (motor de passo ou atuador PWM). Então já providenciei um módulo original para ele canibalizar.
Nesse meio tempo, deu sorte de aparecer um Golf GTI 150 de um conhecido nosso lá na oficina, para instalar a Mega. Foi instalada uma MSII Racing nele, e para controle do atuador foi usado o MS Throttle, um modulozinho que foi desenvolvido para controlar corpo de borboleta eletrônico. Nessa instalação foi usado o conector do módulo e passado um chicote adaptador; depois de acertado, veio coisa de 270 CV na roda, com uma K16.
Aí as coisas já tinham ficado um pouco mais encaminhadas. Depois de um certo tempo de pesquisas, com tudo na mão, o protótipo ficou pronto:

20120729_175324.jpg

Já tem o controlador do atuador de lenta embutido, MAP para até 3 BAR de pressão positiva, e uma inteface Bluetooth onboard. Com a placa exposta, sem a caixa, comunica belezinha, mas não temos certeza se, depois que fechar ela dentro do case metálico da Motronic, ela vai comunicar com o PC. Mas isso logo logo iremos descobrir.
Inclusive tem entrada para leitura do MAF; se o tuner preferir, pode fazer o mapeamento usando ele, ao invés de Speed-Density, com MAP.

O protótipo já está montado no meu A3, que anda com uma Master Power R4449. No acerto inicial, com aproximadamente 0,7 BAR de pressão, veio 203 CV na roda.

Conforme as coisas forem andando eu vou postando os progressos aqui, inclusive com print screen do dina, blz?

:legal:

gian180T

Membro
Sempre ouvi falar da mega mas nunca me aprofundei no assunto !!

alguem poderia me passar alguma materia ou coisa do tipo pra eu entender ..

chedid

Administrador
caro amigo, faz anos que eu estudo sobre a mega squirt.... posta fotos de tudo e, se devidamente testado, faz um anúncio aqui no forum....
queria que vcs tivessem desenvolvido para o 180...

chedid

Administrador
É uma injeção programável, desenvolvida por código aberto (muitas pessoas mexendo), e adaptada para ser plug and player no 150...

Cfacioli

Membros VIP
Que massa! Curti demais!

Mas qual seria a vantagem desse sistema sobre o sistema original? Possibilidade de acerto? Se for isso, não é mais prático e barato fazer via chip?

R1cardo

Novato
Mas qual seria a vantagem desse sistema sobre o sistema original? Possibilidade de acerto? Se for isso, não é mais prático e barato fazer via chip?

Assunto um tanto quanto controverso, mas vamos lá, vou expor a minha opinião pessoal.

Mais prático? Mais barato?

Pensando pelo lado do proprietário do carro, para quem não tem experiência nenhuma com mecânica e não faz idéia de como funciona mapeamento de motores, COM CERTEZA fazer via chip é mais prático, mais barato e principalmente mais seguro, contanto que quem for fazer o serviço de remapeamento tenha conhecimento sobre o hardware, e principalmente, saiba com 100% de certeza que os endereços de memória que ele está alterando realmente têm influência sobre aquele parâmetro que ele está querendo alterar.

Existem chipeiros e chipeiros. Tem profissionais sérios, como o Over, que sabe o que faz, tem conhecimento para efetuar as modificações embasado em conhecimento próprio adquirido através da teoria estudada e prática aplicada. Mas ao mesmo tempo tem aquele cara que se limita a comprar o equipamento de remap, pegar os mapas prontos e gravar no chip.

Como o código é aberto, a Megasquirt te possibilita sempre ter 100% de certeza de que a modificação efetuada realmente condiz com aquilo que se deseja. Isso elimina a necessidade de ter que descobrir o que é que uma determinada curva influencia no resultado/rendimento; muita coisa de remapeamento fica limitado à quem tem acesso a informações privilegiadas que ficam na mão de quem trabalha dentro da montadora ou dos fabricantes de sistemas de gerenciamento eletrônico (Bosch, Magneti Marelli, etc).

Tem um outro problema também. É muito difícil você conseguir fazer um mapeamento personalizado perfeitamente adequado às modificações mecânicas, isso leva tempo, e nem sempre tanto o tuner como o dono do carro tem isso disponível. Na maioria das vezes o acerto é feito na parte de carga alta, marcha lenta, um pouco de acerto de dirigibilidade, e só. O restante (partida a frio, comportamento em situação de warm-up, variações de condições climáticas, etc..) fica à cargo da experiência que o tuner tem em adequar a modificação para aquela determinada situação (e um pouco de sorte também :) ).

Isso sem contar as situações adversas que podem ocorrer, como por exemplo algum componente que esteja defeituoso duranto o remap e vc não perceba, como foi o caso que aconteceu comigo. Fiz meu remap com o Over, mas a blow-off estava vazando e a WG estava com a mola fraca, com isso acabaram sobrando algumas "arestas" a serem aparadas, coisa que acabei nem fazendo pq decidi instalar a Mega.

Ou seja, existem casos e casos, não dá para generalizar, precisa analisar o que foi modificado antes.

R1cardo

Novato
Ontem colocamos ela dentro da caixa da Motronic:

20120818_201617.jpg

20120818_201455.jpg

20120818_201513.jpg

E finalizamos o acerto inicial. Agora já dá para eu ir usando o carro e detectando os "pelinhos" que precisa tirar do mapeamento.
Fiquei bastante satisfeito; veio aprox. 216 HP na roda com pouco mais de 0,9 BAR, e aprox. 30 Kg de torque a +- 4500 RPM:

dinom.jpg

(Me desculpem pela imagem "tombada", não consegui alterar a orientação dela no Imageshack).

Em cima do rolo vem 0,2 BAR a menos de pressão do que vem na rua, então imagino estar andando com, na verdade, uns 230 CV na roda ~ 250 CV no motor mais ou menos...

ThiagoF

Membro
Ricardo,..entao pode ser comparada com a Fueltech essa MS ???
ela seria "programavel" ?

caso nao, qual a diferença entre as duas? ..qto a preço, qual custo beneficio vc achar melhor??
e no tipo assim,..k04, filtro...inlet,..escape,.nao teria necessidade de uma injeção dessas neh?

forte abraço

R1cardo

Novato
Ricardo,..entao pode ser comparada com a Fueltech essa MS ???
ela seria "programavel" ?

Sim, é uma standalone programável, como a Fueltech. Mas a semelhança pára por aí.
A Mega tem mais recursos, como por exemplo, injeção sequencial, correção por sonda narrow e wide, e muitas outras coisas. Consequentemente é mais complicada para mexer.

pena que num fizeram para o 180...

Para o 180 (Motronic 7.5) o buraco é BEM mais embaixo Zé... :)
Aí sim os interfaceamentos iriam incomodar.

ademar5

Membro
desenterrando o topico!!!
kkkkkkkkkkkkkkk
galera alguma novidade sobre esta injecao???
como moro no nordeste e OVER mora em sampa, ja viu neh, a dificuldade.
penso em uma injecao programavel pois nem sempre da pra fazer todos os up de uma so vez. ai pra cada up um novo chip....

EXEMPLO: over ta vindo pra ka em fevereiro vou remapear com ele, mas eu nao tenho IC frotal. quando colocar vou ter que refazer o chip

Tenho um amigo, que antes de comprar meu S3, sondei ele por mais de um mês. Queria comprar essa Audi dele, essa audi no caso tem essa mega instalada, funciona tudo perfeitamente, painel, AC. Funciona tudo 100% OEM - Vale muito o investimento. Pena não ter para S3.

Recomendo.

Vale a pena para quem não tenha como remapear a injeção OEM.

Abraço.

overspeed

Comerciante
Só alguns detalhes, como o Ricardo mesmo disse o processo pra acertar uma Mega é BEM demorado e inclui além de algumas boas horas de dinamômetro ainda muitas horas de acerto na rua, além do mais o dono (ou quem for acertar) tem que ter EXCELENTES conhecimentos de mecânica e calibração de motores se naum é andar pra trás.

Um outro ponto ruim é que vc vira o mecânico do carro, qualquer problema que dê vc que terá que se virar para consertar (ou seja nunca mais saia de casa pra viagem sem um notebook) pois mecânicos "comuns" não terão a menor condição de reparar (tenho um cliente que perdeu quase 3 dias de suas férias consertando carro no meio da viagem...a mulher num hotelzinho do interior e ele teve que caçar um notebook emprestado e emprestar oficina e ferramenta pra achar o defeito - que éra besta, mas como ele num é tbm nenhum expert em mecânica demorouo um pouco pra matar a charada)...hoje ele voltou a usar a central original remapeada e um bico suplementar (apesar do acerto ser inferior e ele num fica "preso" caso tenha algum problema).

Isso é uma característica de qualquer injeção aftermarket e não um demérito da MS em sí... Alias, hoje em dia das 4 injeções mais "em moda" (pandoo, fueltec, hadware, fuelbox e Megasquirt) as duas unicas que eu usaria num carro meu seriam a fuelbox (que o Lost entrega ja calibrada) e a Mega (que o Piu tbm entrega calibrado se vc quiser)

leogrando

Novato
Amigo ricardo, não tem interesse de vender ? se quiser te dou a minha original no negocio, tenho uma mega aqui tmb, mas não esta montada, por isso que tenho interesse na sua...