Marcha lenta oscilando

Rafael

Novato
Bom dia pessoal, a pouco tempo o meu a3 180 começou apresentar oscilação na marcha lenta (o ponteiro desce e sobe) depois fica normal. dou umas aceleradas ai volta a oscilar e as vezes oscila demais da-se p ouvir o motor variando.
Me falaram que pode ser sensor MAF, tbi sujo (já limpei) mas no scanner não acusou falha dizem que é porque está no começo.
Se alguem puder me ajudar....
ABS
 

Carlinho

Consultor Técnico
Geralmente a MAF não loga erro, ela dá uma leitura fora do padrão. Quando a minha MAF foi pro saco não apareceu erro nenhum logado...
 

Serious

Novato
meu amigo
o teu é 180 ...

o 150cv eu sei que... o atuador de marcha lenta custuma ratiar , a trilha vai pro saco com o tempo...

te prepara , atuador de marcha lenta... 1600 conto...
as vezes, resolve uma limpeza , spray limpa contatos , monta tudo , fecha... quem sabe
Tomara que sim,

da o retorno se conseguir resolver
 

Serious

Novato
uma luz pra te ajudar, realmente 180cv nao tenho certeza...
mas deve ser a peça proporcional ao atuador de marcha lenta...
ele tem um corpo eletronico que regula entrada de ar , conforme abertura da borboleta, outra opcao..... seria
olha esta reportagem...
http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=40506

fala da oscilação da marcha lenta e da valvula de regulagem da pressao do combustivel

boa sorte
 

RafaPR

Consultor Técnico
Opa, no 180cv não tem atuador de marcha lenta pq a borboleta é eletrônica (EPC).

Quase que com certeza essa oscilação é proveniente de entrada falsa de ar...

tem que procurar alguma mangueira mal encaixada/trincada...
 

Carlinho

Consultor Técnico
complementando o rafapr, pode dar entrada falsa de ar pela TBI também, dá uma olhada em todas as mangueiras que entram no coletor de admissão, pode ter alguma coisa solta...
 

Rafael

Novato
Bom dia galera!
Acho que Consegui encontrar o problema. Fiquei observando o motor funcionando e notei que saia pouco de vapor de óleo debaixo do coletor de admissão. Olhei as mangueira entrava debaixo do coletor e ela estava rasgada, isolei a mangueira e agora o carro parece que parou de oscilar. Mas vou continuar observando. pq antes ele também parava e voltava.

Galera valeu pela ajuda, são de grande importância, e quem tiver mais opiniões continuem mandando pois só estará enriquecendo este fórum e ajudando a todos. ;)

Abraços e felicidades a todos.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Era a mangueira do hidrovácuo? Pq tem um recall dela. Liga no 0800 da Audi e vê se seu carro tá nesse recall... ;)
 

phabran

Membro
No meu a marcha lenta está oscilando também, mas muito pouco, coisa de 1mm para cima e para baixo. Quando o A/C está ligado aí sim oscila bastante, chega a pular de um traço para o outro, mais ou menos de 900 a 750 giros.
 

Rafael

Novato
Carlinho disse:
Era a mangueira do hidrovácuo? Pq tem um recall dela. Liga no 0800 da Audi e vê se seu carro tá nesse recall... ;)

Não, era uma escondida debaixo do coletor de admição entre o 2 e 3 duto, que liga a uma tubulação de vapor de óleo.
abs!
 

Rafael

Novato
phabran disse:
No meu a marcha lenta está oscilando também, mas muito pouco, coisa de 1mm para cima e para baixo. Quando o A/C está ligado aí sim oscila bastante, chega a pular de um traço para o outro, mais ou menos de 900 a 750 giros.

No meu melhorou com a troca da mangueira, mas ainda oscila um pouco qdo ligo o A/C, qdo esterço a direção ou qdo paro o carro (freio) depois de uma aceleração oscila pouco e estabiliza.
Acho que é normal pois o acelerador é eletrônico, e ele deve compensar a perda força ou acréscimo de "peso" no motor (como o A/C, DH).
Abraço!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Cara, não é mto normal não...a lenta do meu é bem estável.

Procura se não tem mais entrada de ar falso...

quanto à oscilar depois de acelerar forte e freiar, vc usa válvula de alívio genérica pra fazer o espirro?

se não usar, pode ser que a sua DV esteja se entregando tbm..
 

IgorUchoa

Membro
Fala turma, estou com msm problema sobre oscilar a lenta, a minha mangueirinha abaixo do duto do coletor estava rasgada tb, uma + ou - fininha em forma com um joelho na saida da TBI e outro joelho na entrada do caninho q fica sugando AR. hj arrumei esta mangueira e melhorou mto, mas continua oscilando quando eu eu paro o carro e logo depois se estabiliza. o q deve ser mais ???? :(
 

edblfi

Membro
Tive esse problema em um Golf 1.6, a lenta fica oscilando de 900rpm até +- 1.100, dai gastei a maior grana passando scaner no carro e ninguem dava diagnóstico direito, um mecênico disse que era o TBI, dai fui num desmanche e comprei um ,coloquei e continuou o problema... Conclusão troquei o filtro de Ar, era da marca Man e tava levemente empenado e gerava uma entrada/saida falsa de ar....
 

AS555N

Membro de Honra
Um problema que não vi ninguém dizer até agora mas que aconteceu comigo foram as válvulas unidirecionais da pressurização que estavam velhas e começando a abrir e dava entrada de ar falsa e consequentemente saída de pressão, acabei optando por trocar todo o sistema e coloquei essa parte de mangueiramento do 180cv que são bem menos mangueiras pra dar pau, resolveu meu problema em parte, porém a lenta parou de oscilar, ahh e limpei o tbi tambem que tava um carvão por dentro, melhorou 90%.
Quem tem 150cv ai me digam.....qual o RPM que fica a marcha lenta de vcs?

[]`s
Renato
 

ikeda

Novato
amigos bom dia,, tenho uma Audi 2001 1.6 que esta com o famoso problema da marcha lenta oscilando,,, so que parece que qndo o carro esta quente e estou em uma velocidade baixa o carro grila, so da isto com o carro quente,, e ja coloquei todos os tipos de gasolina, continua do mesmo jeito,, sera que poderia ser alguma mangueira rasgada ou seria algum sensor mesmo??? grato.
 
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