Informações sobre carbonização -- A3 SPB 2007

Olá, pessoal;

Tenho um Audi A3 SportBack com 105KM. Sou segundo dono e o carro está extremamente bem cuidado, troca de óleo/filtro à cada 5 mil km (Pentosin), troca de óleo do câmbio uma vez por ano, peças de desgaste natural/por uso trocadas regularmente, etc.

Bom, estou notando algumas coisas e gostaria de tirar a dúvida com vocês;

1) A partida à frio é mais difícil, demora um pouco mais que o normal para entrar em funcionamento. Depois que o motor entra em temperatura ideal de funcionamento, a partida normaliza.

2) Escuto o motor grilar em baixas rotações, quando é aplicado carga ao motor. Não é sempre que acontece, mas é bem perceptível.

3) O consumo de combustível está um pouco à baixo do que eu esperava ( ele está consumindo parecido com o Hyundai Azera 3.3 V6 que tinha anteriormente)

O meu questionamento é: A causa dessas dificuldades pode ser proveniente da falta de limpeza (descarbonização) das válvulas (por causa do design da injeção direta) ? Não efetuei este procedimento e creio que o antigo dono também não o fez. Meu mecânico de confiança me cobrou 350 reais pela limpeza (manual) dessa carbonização que ocorre. Algum de vocês passou por algo parecido?

Agradeço desde já.

Amigo Leonardo, antes de mais nada verifique se o óleo Pentosin atende a especificação 504/507 a qual é recomendada devido haver menos cinzas sulfaltadas, aumentado o período de troca e reduzindo e muito a carbonização, que eu conheço é o Pentosin Super Performance III 5w30 da Pentosin.
O óleo do câmbio somente pode ser colocado o FFL2 e é apenas a cada 60.000km com o filtro.
Mas vamos a possível causa:

Carbonização claro contribui muito, mas antes verifique se as velas foram trocadas e colocadas as corretas NGK PFR7S8EG e verificando as bobinas se estão ok tb, o filtro de combustível e o de ar já devem ser trocados tb pela kilometragem se ainda forem originais.
Os bicos dificilmente entopem, o mais comum é travar aberto, causando um problema bem fácil de perceber, uma vez que a pressão deles passam de 120 bar, e nessa pressão não sobra nada no caminho pra contar história. :)
Eu costumo a cada 5000km colocar um Clean Gas da Bardahl no tanque de combustível só pra garantir.
O meu já tem 118.000km e graças a Deus está 100%, de manhã bateu na chave pega na hora sem ratear nem nada, é igual quente ou frio, fazendo 12.3km/l no trânsito em horário de pico.

Enviado do meu Xperia ZQ usando o Tapatalk

Boa tarde Erasmo!

Utilizo óleo 10w40 Pentosin atualmente (mas usava 5w40 antes e acontecia a mesma coisa), as bobinas foram trocadas pelas do R8. Vou verificar a questão do filtro de combustível com ele, que é algo que vi algumas revisões atrás.

Muito obrigado pelas informações.

ALBERTOLIMA

Membro
Outras observações também:

Verificar a valvula pcv,a mesma pode tar zuada. Verificar as velas também.
Verificar se foi trocado o tucho da bomba de alta, essa peça é fundamental amigo, qualquer relaxo e não trocar essa peça pode acabar indo o cabeçote pro espaço. E essa peça afeta o funcionamento da pressão do combustivel na linha de alta, se tiver ruim vai dar BO.
Trocar oleo de cambio 1 vez por ano, acho bem estranho isso viu, o antigo dono por acaso rodada 60mil por ano?? não né .. o correto é a cada 3 anos ou 60mil km, pode utilizar fluido Pentosin FFL2 ou Motul DCTF.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
erasmo.monteiro disse:
...
..
O meu já tem 118.000km e graças a Deus está 100%, de manhã bateu na chave pega na hora sem ratear nem nada, é igual quente ou frio, fazendo 12.3km/l no trânsito em horário de pico.

Enviado do meu Xperia ZQ usando o Tapatalk
12.3/l no trânsito ?! Como ?

Sent from my iPhone using Tapatalk

merotti

Membro
12.3km/L é consumo de audi a1, carros com litragem menor e start-stop. Até carros 1.0 não fazem essa média com trânsito pesado

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Única possibilidade que eu posso pensar e que o @[member="erasmo.monteiro"] confundiu km/l e l/100km. No segundo caso até faz sentido pq da ~8km/l

Almeida

Membro
mfractal disse:
Única possibilidade que eu posso pensar e que o @[member="erasmo.monteiro"] confundiu km/l e l/100km. No segundo caso até faz sentido pq da ~8km/l

Deve te usando o medidor no padrão de ciclo europeu.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
erasmo.monteiro disse:
Amigo Leonardo, antes de mais nada verifique se o óleo Pentosin atende a especificação 504/507
Mais uma correção. O padrão correto para os a3 8P e VW 502.00. 504/507 e para os 8V/GTi MK7

Almeida

Membro
Mas a especificação superior atende os veículos com recomendação de norma anterior certo?

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Almeida disse:
Mas a especificação superior atende os veículos com recomendação de norma anterior certo?

Já ouvi falar isso mas nunca oficialmente. Prefiro usar o 502.00 conforme indicado.

merotti disse:
12.3km/L é consumo de audi a1, carros com litragem menor e start-stop. Até carros 1.0 não fazem essa média com trânsito pesado
hehehe. Então vamos lá senhores @[member="mfractal"] , @[member="merotti"] e @[member="Almeida"], como trabalho com fatos e contra eles não há argumentos, segue abaixo as evidências, ressalto que rodo em média 35km por dia em horários de pico, entre 07h e 08h pela manhã e 18h e 19h pela noite, pego a rodovia EPTG, quem é de Brasília sabe que ela é temida aqui no DF como algumas outras tb :).
Ressalto que a unidade de medida @[member="mfractal"] é exatamente km/l e não L/100km e já medi manualmente também pela bomba em posto de gasolina.
Segue as imagens abaixo

1) Primeiramente a unidade de medida conforme o ressaltado:
whnwzPN.jpg

2) Coloco também a quantidade de km rodados, para não pensarem que foi rodado apenas 50 ou 200km pra tirar a média, foram rodados exatos 3.365,7km 100% na cidade, claro finais de semana não há transito intenso, contudo não equivale a 10% da média.
bkrfe3v.jpg

3) E por último a quantidade de km/l, ressalto que já fiz até um teste extremo e com um tanque cheio eu rodei 680km mas estava no último medidor já, quando cheguei no posto vi que tinha menos de um litro no tanque, nunca mais fiz isso hehe, mas pelo menos conheço cada milímetro do medidor agora. :)
sHHPQyn.jpg

Obs.: Na estrada já cheguei a fazer 13.5km/l, onde rodei 700km com um tanque com uma certa segurança para abastecer no próximo posto.

Claro já fiz bem menos de média na estrada, cerca de 10km/l nas primeiras vezes que peguei o carro, pois esticava ele o tempo todo, era Kick Down praticamente em todas as ultrapassagens sem exceção. Na cidade também esticava sempre que podia, mas com o tempo fui aprendendo a domar os 200cv e estico tb claro mas só quando precisa ou quando quer emoção :) e tento andar na moral visando custo-benefício no dia a dia, a dica básica é praticamente essa.

Coloco só aditivada e ando com óleo recomendado (504/507) e não o aceitável (502) para os TSI. E lição básica sobre óleo, quanto maior a viscosidade (mais grosso) menos econômico será por questão elementares como mais resistência aos movimentos internos no motor.

Retirado do próprio manual 8P TSI (EA888 GEN 2) referente a recomendação do óleo, lembrando que não é o FSI (EA888 GEN 1):
hHqx2oR.jpg

2) E as exceções para uso da especificação 502 e demais outras como ACEA A3 e API SM (nesses casos com limite de quantidade do óleo que pode ser colocado):
IozWXBK.jpg

Almeida

Membro
Erasmo, he he he, complete o tanque, zere o hodometro parcial, rode 3 a 4 dias do seu percurso de cidade, lembre-se que vc falou 12.3km/h na cidade, complete e divida a kilometragem rodada pelos litros da bomba, assim vc terá uma média "mais" realista, média de painel é relativo e engana, a média da bomba é a que pesa no seu bolso.
Parabéns pelo cuidado com o carro, o meu como o seu já está partindo pra segunda troca de óleo do cambio, he he he