Guia de compra do Audi A3 8L (98 a 2006) consulte antes de comprar o seu

House

Fundador do A3Clube
Quatro Rodas


Os primeiros A3 alemães desembarcaram por aqui em 1996 e não demorou muito para despertarem a cobiça do consumidor, graças a linhas atraentes, conforto e desempenho. Se hoje o zero-quilômetro não provoca o mesmo interesse - o modelo foi redesenhado na Europa -, o mesmo não se aplica aos usados. Sinônimo de status, os A3 de segunda mão entram e saem das lojas num piscar de olhos.

Os cinco portas nas cores preto e prata, especialmente na versão 1.8 aspirado (125 cavalos), são os que fazem mais sucesso com seu público, formado por três perfis típicos: o boyzinho em busca de potência nos 1.8 Turbo (versões de 150 ou 180 cavalos), executivos privilegiando conforto e prestígio com o automático Tiptronic e as mulheres, que preferem o 1.6 (101 cavalos).

Mas não se esqueça de um detalhe: o preço de peças, seu maior pecado. Por isso é que a versão nacional, montada no Paraná a partir de 1999, é a melhor compra. O importado só está disponível com três portas e ainda tem componentes eletrônicos mais caros e difíceis de encontrar - sensor de airbag ou ABS e módulo de injeção são até 60% mais caros.

Não pense que as peças do A3 brasileiro sejam baratas (veja tabela ao lado). A solução adotada pela maioria dos donos é comprar as peças de manutenção básica em lojas de autopeças.
Isso significa economia média entre 20% e 60%. A única dificuldade é encontrar no mercado paralelo peças plásticas como retrovisor e pára-choques. Essas, só mesmo na concessionária.

O preço do sossego - Se estiver disposto a pagar 10% ou 15% a mais que o mercado para não ter dor de cabeça, tente o programa de usados Audi Qualified. Inaugurado em 1999, inclui 14 concessionárias da marca. O A3, ou qualquer outro da marca, é vendido após uma revisão de 120 itens de mecânica, elétrica e eletrônica. Outra vantagem é a garantia de um ano. A escolha dos carros pode ser feita no site www.audi.com.br.

A voz do dono - "Comprei há seis meses um 1999. Não foi difícil achar como eu queria: preto, motor turbo e extremamente conservado. Por enquanto, não penso em vendê-lo. É bonito, tem excelente dirigibilidade e para mim, que gosto de acelerar, não há nada igual. Sei que quando começar a pedir manutenção terei um custo alto."

Ricardo Martins, 36 anos comerciante

Nós dissemos - "O A3 chega arrepiando na prova de 0 a 100 km/h, marcando 7,94 segundos. (...) Ele arranca do Fiat Marea Turbo o título de mais rápido em aceleração do país, por 0,18 segundo. (...) O Marea, porém, continua sendo o mais veloz, também por uma diferença pequena: 219 km/h contra 218,6 km/h do A3."

Reportagem publicada na edição de dezembro de 2003
da revista QUATRO RODAS
 

House

Fundador do A3Clube
ão parece, mas os primeiros Audi A3 alemães chegaram ao Brasil há onze anos, em abril de 1996, já como modelo 1997. E não demorou muito para se tornar o carro da moda. Tinha atributos para isso, como as linhas atraentes, conforto e desempenho.

O sucesso se refletiu no interesse da fábrica em produzi-lo aqui no Brasil, na fábrica localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). De lá também saía o VW Golf, com que o A3 compartilha plataforma. Seriam dois carros na mesma linha de montagem. Assim, a partir do ano modelo 2000, o Audi A3 passou a ser brasileiro. Isso, entretanto, não vale para o S3, a versão esportiva do hatch médio-compacto Audi, e que permaneceu importado.

As versões de cinco portas, nas cores preto e prata, são as que fazem mais sucesso. Existem três motores disponíveis para o carro, todos de quatro cilindros: 1,6-litro de 101,5 cv, 1,8-litro de 125 cv e 1,8-litro turbo de 150 cv com câmbio manul e opção de câmbio automático ou ainda o 1,8-litro turbo de 180 cv com opção de câmbio Tiptronic (automático com acionamento seqüencial).

Sua produção foi encerrada no final de 2006 e as últimas unidades foram vendidas a preços e condições especiais e bastante interessantes – talvez seja possível encontrar algum na rede de concessionários.

O modelo foi substituído pelo Audi A3 Sportback, agora importado da Alemanha. De acordo com a Audi, não havia viabilidade financeira de produzir o novo modelo no Brasil – as alterações por que a fábrica deveria passar não compensariam o investimento.

Comprando um A3 usado
Não é raro encontrar um A3 com barulho na suspensão dianteira. A solução é trocar a bandeja, ou o embuchamento dela, que sai bem mais barato. Outra fonte de ruídos está nas buchas da barra estabilizadora, que quando desgastadas fazem um barulho característico. Finalmente, se o barulho vier da parte de cima da suspensão, o causador pode ser o rolamento da torre.

Nos Audi, a formação de borra no motor, causado por negligência nos prazos de troca de óleo, principalmente, é relativamente comum. Um sintoma é a luz de pressão do óleo acender, mas com o nível normal. Verifique se não há borra na tampa do reservatório de óleo. Para reparar esse problema é necessário desmontar o cárter, operação complicada e cara. O manual recomenda aos 15.000 quilômetros, mas algumas oficinas sugerem reduzir para 10.000, ainda mais no 1.8 Turbo

Com relação ao sistema de embreagem, se o pedal estiver duro ou alto pode ser um sinal de que ele chegou ao fim. Se o carro rodou muito tempo assim, o volante do motor pode estar danificado. A troca da embreagem e do volante do motor pode chegar a R$ 2.500,00 com mão-de-obra. Finalmente verifique se a tela do computador de bordo, localizado na parte central do painel de instrumentos, não está com falha nos LEDs. Se estiver queimado, o conserto pode custar entre R$ 500 e R$ 2.000.

fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=37658
 

alexrpm

Membro
Sou novo aqui mas vou fazer um comentário relativo a compra de um usado, seja Audi ou não, e espero que possa ser útil.

Comprei um A3 180 tiptronic 2006 na semana passada e ainda nem peguei o carro por que está fazendo revisão, transferência, cotação do seguro, etc.

Na quinta-feira passada eu fui a um Shopping de carros aqui de BH pra dar uma olhada. Esse shopping reúne várias lojas de veículos usados.
Porém, quase todos os carros que eu vi nesse tal shopping passaram pelo túnel do tempo (o velocímetro ou hodômetro foi voltado). E não foi difícil para mim ,que sou leigo, descobrir isto. O hodômetro marcava uma certa quilometragem que, às vezes, era até compatível com o estado do carro. Mas era só pegar o manual de manutenção e ver que alguma coisa estava errada. Por exemplo, um carro 2001 com quilometragem de 88.000 km. Porém, no manual, havia marcada a última revisão digamos em 2005 e, naquela época, a quilometragem era, digamos, 70.000 km. Não me lembro bem dos números, porém fica evidente a enganação. Claro que o carro poderia ter rodado apenas 18.000 nos últimos 4 ou 5 anos, mas é pouco provável principalmente pelo tanto que rodou nos anos anteriores.

Todo mundo sabe que isso infelizmente acontece. Há uns 6 anos atrás eu deixei uma Ranger que eu tinha com 140.000 km pra vender, por coincidência, nesse mesmo shopping. O vendedor me ligou alguns dias mais tarde, depois de preparar o carro para a venda, e disse que "brasileiro não compra carro com mais de 100 mil km" e então ele iria voltar o velocímetro. Colocou 82.000 km ! Eu disse que não concordava e se o futuro comprador entrasse em contato comigo eu iria dizer a verdade.

Resolvi então comprar o meu Audi usado numa concessionária. É claro que isso não é garantia de nada também, porém fui lá com um amigo meu que já é cliente deles há mais de 10 anos. Me deram todo o histórico do carro pois as revisões haviam sido feitas lá. Além disso, eles não vão querer comprometer a marca com esse tipo de maracutáia. Eles só pegam carro usado para vender se realmente puderem garantir o produto. Os outros carros que não estão de acordo com o padrão deles eles repassam para lojistas. A presença do meu amigo foi fundamental pois é o tipo de cliente que eles não iriam querer enganar de jeito nenhum.

Não estou recomendando que todo mundo só compre em concessionárias pois existem inúmeras agências idôneas por ai. Só estou alertando para ficarem atentos e não levarem gato por lebre. Isso não é um problema da Audi mas da cultura do povo brasileiro. Acho que vou pegar o meu carro hoje. Sei que tudo pode acontecer e eu me decepcionar, porém estou tranquilo em saber que tomei as precauções que podia.

Boa sorte a todos os futuros donos de Audi!
Alex.
 

bjean

Novato
Pessoal estou a procura de um a3 1.6 ou 1.8, preciso de todo tipo de dica relativa ao o que observar/verificar para comprar um em bom estado.
Quando vcs compraram quais foram os itens que fizeram a diferença na hora da escolha? Um abraço a todos!
 

A3Branco

A3 Maníaco
Cara,

depende muito da relação preço/conservação.

O meu por exemplo, tava meio problematico, esticador rangendo, pneus quase lisos, bancos rasgados, disqueteira queimada.

E o carro tava financiado. Faltava 09 prestações de R$ 1000

paguei 9.000 em dinheiro, e assumi as 09 prestações, e as multas (R$ 300).

Na época o carro valia 24.500 (FIPE), e ainda veio com as rodas 17pol TSW.
Acho que valeu e pena, pq na epoca toda minha grana era 10.000.

E me dispus a arrumar os detalhes qe faltavam!

Tem um membro aqui no Clube que ta vendendo um Turbo, inteiro.. sem nada p fazer!

Abcs
 

bjean

Novato
Valeu pelas dicas Marcão, na real estou querendo um a3 sem turbo, e queria saber o que vc fez para arrumar os bancos rasgados, olhei um a3 que gostei e tinha 2 rasgos no banco do motorista e fiquei pensando o quanto iria gastar pra arrumar se fosse compra-lo.
abraço a todos e aguardo mais dicas da galera ai!! logo logo espero ser dono de um a3 hee.
 

Kitsune

Membro
Fala bjean!

Cara primeiro, uma pergunta: Porque não turbo?

Eu sempre tive 2 "tabus" quanto a compra de carro. Tinha aversão a carro automático e carro turbo. Vou te contar então como acabei com um A3 turbo automático! :mrgreen: E hoje não pretendo, a menos de um 2º carro, não ser automático. E não concebo a idéia de condução divertida sem o turbo.

Eu, quando decidi comprar o A3, também estava querendo um que não fosse turbo. Preconceito mesmo, medo de não pegar um inteiro, com a turbina e sistema auxiliares com problema. Medo da manutenção mais cara, medo de não saber mexer...medo do desconhecido mesmo.

Mas depois de muito me informar eu vi que, assim como carro 16 ou 20 válvulas, o preconceito com o carro turbo é natural do brasileiro, que se diz "gostar" de carro, mas não liga pra troca de óleo, pro arrefecimento, pro combustível... Bom mesmo é carro que não dá problema (mesmo sem manutenção preventiva).

Pois bem. Aí eu fui DIRIGIR o A3 turbo, depois de ter dirigido o aspirado. Meu deus. Parecem dois carros totalmente diferentes. E são! Desde o momento que andei em um trechinho da BR no turbo, não tinha nada que me tirasse da cabeça que agora, servia o turbo!

Se você pegar um carro turbo bem cuidado, não precisa ter medo. Verrifique se a turbina está fumando ou vazando. O pessoal do clube aqui é bem prestativo. Se souber de algum que esteja procurando e não for na sua cidade, o pessoal normalmente se dispõe a ir olhar o carro pra você. E vai ser gente que conhece!

Tem uns guias de compras do A3 na net:
http://www2.uol.com.br/bestcars/guia/a3-1.htm
http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=37658

No mais, se seu motivo pra se afastar do turbo seja outro (não consigo pensar em algum...mas...) verifique as coisas básicas:

- Borra no motor? (Olhe a tampinha do óleo e vareta pra tenta ver resíduos de borra. Se tiver FUJA!)
- Trocas de correias, tensionador, velas etc. dependendo da quilometragem do carro. Se o carro tiver 60 mil km rodados e não tiver trocado essas coisas, mostra desleixo/economia porca do dono. Se ele economizou ali, vai ter economizado no óleo, na gasolina, na manutenção...
- Desconfiado da quilometragem adulterada? Veja se os gastos no câmbio (pomo mesmo), pedais estão condizentes. Veja a data de fabricação dos pneus! Um carro que tem 20 mil km rodados não trocou de pneu ainda, certo? Então a data de fabricação do pneu tem que ser a mesma do carro! Leia aqui sobre como verificar isso!

Quanto ao caso aí do banco rasgado...put@ mer$#! Um cara que deixa o banco de um A3 rasgado é MUITO desleixado e não cuida do carro! Esses bancos são muito resistentes cara! Eu olhei na minha busca pelo meu uns 30 A3. Nunca vi um com banco rasgado. É o mesmo caso da manutenção. Não é questão só do banco em sí! Se o cara não teve cuidado com o banco, não teve com mais nada do carro! Se não quis consertar o banco, que tá ali,na cara dele, você acha que ele ia se importar com um barulhinho de rolamento? Que ele nem vê? E nem o atrapalha?

Se o cara gosta do carro, cuida dele. Se não gosta ou não tem dinheiro pra mantê-lo, é fria. Pra mim, é a regra de ouro da compra de usado!
 

Terres

Novato
Bom como o colega ae digo o mesmo sou viciado em carro turbo, depois q tive carro turbo montado e original não dá mais pra largar mas em se tratando do assunto faz pouco tempo q comprei meu A3 Turbo avaliei vários aqui em Porto Alegre e muito raro achar um A3 mal cuidado mas o q acontece é o brasileiro comprar o Audi zerado e por ser um excelente carro não dá problema ae o cara usa um tempão e passa a diante sem fazer as manutenções, cuidar troca de óleo etc então a pessoa q compra vai ter q colocar o carro em dia, sempre vai ter uma coisinha pra arrumar qdo vc comprar o usado, leva um tempinho pra vc colocar ele em dia mas vale a pena desde q vc não pegue uma bomba...´da uma olhada nas peças mais caras do Audi e ao menos essas dá uma revisada antes de comprá-lo, em fim é um baita carro, vale o custo alto !! Boa sorte
 

A3Branco

A3 Maníaco
Kitsune disse:
Fala bjean!


O pessoal do clube aqui é bem prestativo. ...

... Quanto ao caso aí do banco rasgado...put@ mer$#! Um cara que deixa o banco de um A3 rasgado é MUITO desleixado e não cuida do carro...

falou tudo mano!

a galera aqui é prestativa mesmo,

Em relação ao DONO DESLEIXADO, é isso mesmo!

O A3 que comprei é ano 2000, e ai ja sabe né.. tudo q tenho trocado desde jan era original. O CARA NÃO TROCOU NADA!
Desleixado é pouco mano.. 10 anos p cuidar do carro.. hahahahah

Mas agora tá lindão mesmo!
Valeu a pena!

Abcs
 

bjean

Novato
vlw pelas dicas galera! quero saber ai se alguem sabe de uma mecanica boa pra fazer a manutenção do a3 em Porto Alegre-RS , quando digo boa me refiro a um bom serviço a um preço justo hee
 

Terres

Novato
Bjean aqui em Porto tb to começando a fazer minhas manutenções pois fazem 2 meses q comprei meu A3 e por enquanto fiz pequenas manutenções e não precisei levar numa especializada e então estou levando no meu mecânico de confiança qjá cuidava dos meus carros anteriores isso para economizar um pouco porém já ando pensando em levar o carro na Carbase em SLeo q todos indicam pois os caras são especializados em Audi e os preços são bons por exemplo: tenho problema no relé do botão alerta, na Audi um novo custa 1200,00, na Carbase 370,00 reais. (O Serious ae do clube acho q leva o carro dele lá, manda um MP)
 

Serious

Novato
Sim, eu levo lá sim.
Os caras são bons.

Mas não adianta pedir dica por email ou ligar , eles não falam nada , consertam, e cobram. Explicao superficial sempre.
 

bjean

Novato
Estou por pegar um 1.6 automatico 02 eu queria um com motor 1.6 por ser igual do golf nacional o q teoricamente me daria uma manutenção mais barata, mas gurizdas vlw pelas dicas ai , esse q eu achei está top demais, está zerado muito inteiro mesmo inclusive interior e pintura. abç a todos!
 

RafaPR

Consultor Técnico
legal cara, se tá inteiro manda vê!

mas vc só vai sofrer com o desempenho, 1.6 automático é triste!! heheh...
 

bjean

Novato
comprei o A3, carro de tiozaun nem isufilm tem ta interinho, o dificil ta sendo se adaptar com o cambio automático, não tem a mesma pegada do manual, fora isso o carro é excelente, fiz uma viagem de 500km com ele, ta loco, o carro nasceu para a estrada e tem espirito próprio, é impossivel andar a 80km/h com ele so se ficar com o pé no freio todo tempo, o carro se sente bem nos 110 a 120 km/h e o bonito eh o pessoal abrindo a passagem quando encherga as argolas no retrovisor hee isso eh lindo de ver heee agora eh procurar umas molas e rodas pra ele e um xenon eh claro. abç galera e queria agradecer ai pelas dicas do pessoal!!
 

Jordaum

Aro 99
bjean, parabéns pela compra do carro! Se o carro for bom, vc não vai ter do que se queixar, só alegria mesmo!

Depois poste umas fotos pra galera! :)

[]s,
Jordão
 

Kitsune

Membro
bjean disse:
comprei o A3, carro de tiozaun nem isufilm tem ta interinho, o dificil ta sendo se adaptar com o cambio automático, não tem a mesma pegada do manual, fora isso o carro é excelente, fiz uma viagem de 500km com ele, ta loco, o carro nasceu para a estrada e tem espirito próprio, é impossivel andar a 80km/h com ele so se ficar com o pé no freio todo tempo, o carro se sente bem nos 110 a 120 km/h e o bonito eh o pessoal abrindo a passagem quando encherga as argolas no retrovisor hee isso eh lindo de ver heee agora eh procurar umas molas e rodas pra ele e um xenon eh claro. abç galera e queria agradecer ai pelas dicas do pessoal!!

Parabéns cara! Curta com saúde!

E isso que você disse (em negrito) é verdade memso. Impressionante o respeito. Não precisa nem piscar o farol que já vão encostando. E tem uns que encostam e aceleram. Aí quando chega em 170, 180 não aguentam e você lá, vidro fechado e sensação de estar a 80 por hora...
 
Topo