Gasolina galera,ajuda ae..

Já coloquei comum e aditivada, po necessidade mesmo, agora me programo pra passar pelos postos com Podium quando estou com o tanque terminando, mas a diferença é só com a Podium, com certeza a comum que o colega usa ali em cima esta adulterada, manda fazerem o este lá no posto, esta na lei.

jaltinier

Plantonista
galera...entre a comum e a aditivada...fico com a aditivada...rsrs..mesmo não fazendo diferença....mais por questão de limpeza que a gasola aditivada faz...e como sempre para no mesmo posto que é da própria shell, tenho certeza que a gasola não é adulterada...sempre abasteci meus carro no mesmo posto...nunca deu problema em nenhum...

a podium...não coloco...pagar 3,5 pelo litro é uma facada no peito...mais de um real de diferença, não sei se vai compensar no final das contas...pois a diferença é grande e o rendimento creio não ser tão grande assim...mas é só o que eu acho, pois nunca parei pra fazer esse teste...

Só lembrando que o carro não rende mais com a Podium, ele funciona normal, é com a aditivada/comum que ele rende menos, por trabalhar com combustível de octanagem inferior ao que ele foi desenvolvido, obviamente aumentando o consumo.

derlei

Novato
Bom eu to usando podium, no quesito potencia o carro fica mais "esperto" mesmo isso é notorio, agora nao to vendo diferença no consumo nao meu carro continua beberão (6 por 1) mais nesse quesito só vou poder falar quando trocar velas e cabo de velas, eu acho vantagem abastcer com podium, primeiro que ela nao tem enxofre logo a carbonizaçao do motor é expresivamente menor e mais lenta e aki em vila velha-ES, a normal ta 2.75 e a podium pago 3.05, ou seja vale muito a pena

RafaPR disse:
plinio, nossa gasolina comum já atende os requisitos de octanagem do 1.8T.

Não atende não, ela possui 86 octanas, o meu que é 150 exige 91, e os 180 94/95.
No manual diz pra utilizar gasolina comum somente em casos de emergência, ou seja, não da pra ficar sem gasolina na estrada né.

derlei disse:
Bom eu to usando podium, no quesito potencia o carro fica mais "esperto" mesmo isso é notorio, agora nao to vendo diferença no consumo nao meu carro continua beberão (6 por 1) mais nesse quesito só vou poder falar quando trocar velas e cabo de velas, eu acho vantagem abastcer com podium, primeiro que ela nao tem enxofre logo a carbonizaçao do motor é expresivamente menor e mais lenta e aki em vila velha-ES, a normal ta 2.75 e a podium pago 3.05, ou seja vale muito a pena
A gasolina Podium da BR tem 30 ppm de enxofre, ou seja muito menos que a gasolina comum, mas ainda tem um pouco sim.
O meu foi melhorando a média e estabilizou no terceiro tanque, hoje faço 9,8 Km/l variando muito pouco, se eu cuidasse mais talvez gastaria menos, mas volta e meio piso tudo pra ultrapassar, etc.

derlei

Novato
Caramba pliniodemarco no 3 tanque mais, entao ainda a esperanças to no começo do 2, e antes qual media seu carro fazia?

RafaPR

Consultor Técnico
pliniodemarco disse:
RafaPR disse:
plinio, nossa gasolina comum já atende os requisitos de octanagem do 1.8T.

Não atende não, ela possui 86 octanas, o meu que é 150 exige 91, e os 180 94/95.
No manual diz pra utilizar gasolina comum somente em casos de emergência, ou seja, não da pra ficar sem gasolina na estrada né.

derlei disse:
A gasolina Podium da BR tem 30 ppm de enxofre, ou seja muito menos que a gasolina comum, mas ainda tem um pouco sim.
O meu foi melhorando a média e estabilizou no terceiro tanque, hoje faço 9,8 Km/l variando muito pouco, se eu cuidasse mais talvez gastaria menos, mas volta e meio piso tudo pra ultrapassar, etc.

Nossa comum já tem 91 octanas. 86~87 octanas são as gasolinas puras, tipo as venvidas na Argentina, Chile, etc.

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Caraca.... vcs sao chatos p kct hein!
Mete logo alcool pra dentro do tanque e rode com 112 octanas no motor.....ou entao manda botar 10 merreis de alcool antes de completar o tanque com gasolina.

O que o Rafa falou ta certo, sao 91 octanas a nossa comum ja.

> minha experiencia<
meu carro SEMPRE rendeu mais Kms/litro com gasolina comum Texaco (dita com Techron)...qdo eu botava aditivada ou podium ele caia a média.
Hoje em dia, por causa do unichip só tenho abastecido com Podium :sorry: e a droga da autonomia nao melhorou nem um pouco, muito pelo contrario, minha media km/l caiu um pouco.

phabran

Membro
Junior, misturando mais alcool ainda não vou aumentar as chances de oxidação de componentes internos não projetados para isso?

Alguém já fez o teste, dá diferença essa mistura?

RafaPR

Consultor Técnico
É uma receita perigosa, pois apesar da octanagem aumentar, o poder calorífico diminui. Corre o risco de rodar com a mistura muito pobre dependendo da proporção!

jaltinier

Plantonista
não curto ficar misturando gasola com alcool...acho que essa mistura zoa o motor....pois se não entendi errado, o alcool que vai misturado na gaolina é diferente do alcool que é comercializado nas bombas dos postos...o alcool que vai misturado na gasolina é o anidro (sem adição de água) e o alcool comercializado é o hidratado (com adição de água)...

espero ter entendido certo...caso contrário o RafaPR vai me enforcar...pois ele cansou de ficar me explicando isso...rsrsrsrs...

abraço

mohaully

Membro
eu uso comum, e as vezes V power da Shell. Em termos de rendimento NUNCA notei diferença alguma... em consumo, me deu a impressão de quem com a V Power ele aumentou 1 km/l ... mas é muito relativo este fato, visto que as vezes tive diferenças no trânsito e isto influencia. Agora estou usando novamente a V Power (2ª vez)... vamos ver se vai dar diferença... o trajeto é SEMPRE o mesmo, porém o trânsito, não... só sei que andei 200Km já e ainda tá 2 riscos acima do meio tanque... deve ter algo de errado, pq o normal de 1 tanque pra mim é 350 km +-...

RafaPR

Consultor Técnico
jaltinier disse:
não curto ficar misturando gasola com alcool...acho que essa mistura zoa o motor....pois se não entendi errado, o alcool que vai misturado na gaolina é diferente do alcool que é comercializado nas bombas dos postos...o alcool que vai misturado na gasolina é o anidro (sem adição de água) e o alcool comercializado é o hidratado (com adição de água)...

espero ter entendido certo...caso contrário o RafaPR vai me enforcar...pois ele cansou de ficar me explicando isso...rsrsrsrs...

abraço

é isso aí cara, fica tranquilo... :p

derlei disse:
Caramba pliniodemarco no 3 tanque mais, entao ainda a esperanças to no começo do 2, e antes qual media seu carro fazia?
Fiz 7,8 no máximo sem Podium.

RafaPR disse:
Nossa comum já tem 91 octanas. 86~87 octanas são as gasolinas puras, tipo as venvidas na Argentina, Chile, etc.

Não tem não, tinha isso bem colocado no site da BR tempo atrás.

"1) Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. A octanagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo."
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... OLINA.html

Eu estava desanimado no início com o carro, era ruim na arrancada, em ultrapassagens, etc, mas com Podium fica bem melhor, não veja mais necessidade de aumentar a cavalaria.

Júnior disse:
Caraca.... vcs sao chatos p kct hein!
Mete logo alcool pra dentro do tanque e rode com 112 octanas no motor.....ou entao manda botar 10 merreis de alcool antes de completar o tanque com gasolina.

O que o Rafa falou ta certo, sao 91 octanas a nossa comum ja.

> minha experiencia<
meu carro SEMPRE rendeu mais Kms/litro com gasolina comum Texaco (dita com Techron)...qdo eu botava aditivada ou podium ele caia a média.
Hoje em dia, por causa do unichip só tenho abastecido com Podium :sorry: e a droga da autonomia nao melhorou nem um pouco, muito pelo contrario, minha media km/l caiu um pouco.
O Rafa ta errado, e vc já falou o motivo da sua autonomia cair, ta usando unichip, tira esse enganador de sensor fora que vai melhorar.

Aqui tem uma tabela com os tipos de gasolinas e seus respectivos dados:
http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... e+a+a+z#17

RafaPR

Consultor Técnico
plinio, não sei se você sabe, mas existem três índices de octanagem: RON, MON e IAD.

O Brasil usa o índice IAD, no qual você pegou o valor de 87 octanas, que se devidamente convertido ao RON ou MON (não lembro qual dos dois é o utilizado na Europa e por consequência no manual do A3) você chegará nas 91 octanas exigidas pelo motor do A3.

Muito cuidado ao comparar valroes de octanagem, pois cada país uma uma métrica diferente!

RafaPR disse:
plinio, não sei se você sabe, mas existem três índices de octanagem: RON, MON e IAD.

O Brasil usa o índice IAD, no qual você pegou o valor de 87 octanas, que se devidamente convertido ao RON ou MON (não lembro qual dos dois é o utilizado na Europa e por consequência no manual do A3) você chegará nas 91 octanas exigidas pelo motor do A3.

Muito cuidado ao comparar valroes de octanagem, pois cada país uma uma métrica diferente!
Exato Rafa, vc esta certo, fiquei pensando nisso quando deitei ontem, pq na tampa do bocal de combustível do meu A3 está escrito RON e não tinha visto isso nas minhas pesquisas.
Pensei em mandar um e-mail outro dia para a BR, mas alguém já mandou e obteve a resposta do que eu queria, na resposta diz: "Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com de taxas de compressão superiores a 10:1."
Ou seja faz mais com menos, por isso a melhora (as vezes não muito significativa) no consumo, ja que os Audi 1.8 20v trabalham com essa taxa de 10.1 se eu não estiver enganado.

Segue a tabela de conversão, obtida pelo atendimento da Petrobras.

Gasolina Comum:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

Gasolina Supra (aditivada):
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

Gasolina Premium:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas

Gasolina Podium:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

RafaPR

Consultor Técnico
Bacana a conversão, valeu pelas informações.

Pelo que dá pra ver aí, a comum já atende até os requisitos do 180cv que é o mais fresco de todos e se não estou enganado pede 95 RON.