Folga na direção

brunoiuri

Novato
Galera desculpa a demora em responder estava ocupado com o ultimo semestre da faculdade..
Efim achei aonde e a bendita folga e como ja citaram a folga e cronica dos A3s, mas consegui sanar a maldita folga que tanto me incomodava..
e como falaram e ali mesmo... no conjunto aonde fica a chave de igniçao e a coluna...(logo atras do volante) teve que sacar ela fora..( a hora que vi o carro falei, meu deus ele fdp acabou com ele..o mecanico..) mas nao e que ele deu jeito , a unica coisa que foi precisa ser feita foi regular e pronto..cabaou-se a folga que tanto me incomodava..
Espero ajudar meu Companheiros de Argolas..
Abs a todos

MarceloA3T

Membro
O Meu é 2006 todas revisões feitas em concessionaria, tudo trocado e tb tem a maldita folga. Vou ver se consigo arrumar. Poderia falar se foi trocado alguma peça e quanto ficou o conserto total ?

andreh2001

Novato
brunoiuri disse:
Galera desculpa a demora em responder estava ocupado com o ultimo semestre da faculdade..
Efim achei aonde e a bendita folga e como ja citaram a folga e cronica dos A3s, mas consegui sanar a maldita folga que tanto me incomodava..
e como falaram e ali mesmo... no conjunto aonde fica a chave de igniçao e a coluna...(logo atras do volante) teve que sacar ela fora..( a hora que vi o carro falei, meu deus ele fdp acabou com ele..o mecanico..) mas nao e que ele deu jeito , a unica coisa que foi precisa ser feita foi regular e pronto..cabaou-se a folga que tanto me incomodava..
Espero ajudar meu Companheiros de Argolas..
Abs a todos
Aqui vai um coverio de tópico, mas creio que esteja com o mesmo problema... Uma leve folga no volante, e sinto que é no volante mesmo, não parece vir da suspensão, fecha com o que o amigo citou acima... Alguém mais mexeu nisso e tem mais informações?

Grato!

Vamos! Pelo que sei a folga aumenta em alguns casos. A minha esta bem nitida na tocada inclysive batendo . Eu manobrei meu a3 desligado quando retirei de um reboque e coloquei na garagem 2 x. Foi o suficiente para estragar. Acho q esse setor da ZF é um pouco fraco para o peso da dianteira do a3. Isso justifica a direcao pesada e as folgas. Comprei uma usada de um a3 batido que ja havia dirigido. Vou eu mesmo trocar, desafio!! Sobre os barulhos na dianteira experimente apos conferir a suspa, confere os coxins do radiador, sao 4 se estiverem folgados rangem mesmo.

Metatron

Membro
aki no RJ, 1200 pra tirar a caixa, a folga e montar de volta... Amigo meu fez, fico zero, o meu não tem nada ainda... Mas jah tenho o contato da loja...

JulioRJ

Membro
Pessoal, a caixa do a3/golf possui um parafuso de regulagem... basta levantar o carro e dar uma apertadinha no parafuso, sem travar a difeção... vai tirar bastante folga, não fica 100% zerado mas melhora muito. Precisa de uma chave em polegadas pra fazer. 16mm nao entra e 17mm escapole.

VORAZA3

Novato
JulioRJ disse:
Pessoal, a caixa do a3/golf possui um parafuso de regulagem... basta levantar o carro e dar uma apertadinha no parafuso, sem travar a difeção... vai tirar bastante folga, não fica 100% zerado mas melhora muito. Precisa de uma chave em polegadas pra fazer. 16mm nao entra e 17mm escapole.
tem imagem deste parafuso,porque vi um aqui olhando por baixo ele parece plastico e isto?

Leoholset

Novato
Bom, sei que o tópico é antigo porem eu solucionei o meu problema em relação a folga na coluna dos A3 8L.
trata-se de lubrificar com graxa as estrias internas da coluna de direção, precisa desmontar a coluna para acessar as estrias que ficam no meio da coluna. Necessário remover todas as peças ligadas na coluna na parte superior apos isso solte os dois parafusos de 13mm que ficção a coluna e então é só puxas que a coluna ira desmontar; ai é só lubrificar com GRAXA, de preferencia com boa consistência.

Mas como uma folga acaba lubrificando? A minha eu troquei a coluna, mesmo uma mais antiga estava melhor e ate hoje bem firme. Acredito que o hábito de se apoiar no volante para sair do carro seja o problema. Logo estou com um problema relacionado a setor de direcao, ja feito que continua vazando e dando uns pequenos estalos e também algo que parece pular quando a suspensao dianteira passa em alguma irregularidade.. nao se se é suspensao ou se o setor esta mal preso na cremalheira da coluna... enfim.. pensando em trocar o setor e bomba de direcao... refazer todas as mangueiras.. e muito amor por esse carro. kkkk

Leoholset

Novato
Mas como uma folga acaba lubrificando? A minha eu troquei a coluna, mesmo uma mais antiga estava melhor e ate hoje bem firme. Acredito que o hábito de se apoiar no volante para sair do carro seja o problema. Logo estou com um problema relacionado a setor de direção, ja feito que continua vazando e dando uns pequenos estalos e também algo que parece pular quando a suspensão dianteira passa em alguma irregularidade.. não se se é suspensão ou se o setor esta mal preso na cremalheira da coluna... enfim.. pensando em trocar o setor e bomba de direcao... refazer todas as mangueiras.. e muito amor por esse carro. kkkk
Então, ela vem com graxa, original; claro que zero... existe a folga mas e minima, mesmo assim ainda existe folga entre as estrias, com o tempo essa graxa acaba enrijecendo e começa a ficar quebradiça e acaba perdeu sua função. a graxa serve como um agente para preencher essa folga por isso a alta viscosidade é melhor, a ideia ai é mais pra preencher a folga entre as estrias do que lubrificar, mas e essa lubrificação que não deixa aumentar a folga. É a mesma coisa que aqueles carros antigos que tínhamos que engraxar a suspensão, a graxa acaba ficando rígida ou vaza e começa a dar folga nos pivos, terminais de direção, e outras articulações, com isso você troca a graxa e folga some. Sou técnico na Mitsubishi e fazemos nas colunas de direção das pajero sport antiga, é a mesma situação folga nas estrias, substituirmos a graxa e pronto.

Sobre seu problema com o setor de direção, as vezes um recondicionamento resolve a curto prazo, tem que ser um técnico muito bom pro reparo ficar duradouro alem de usar peças de primeira. Eu quase sempre troco a peça, é mil vezes melhor. mas esses modelos dao muito vazamento nas mangueiras, realmente e algo que sabemos que é uma falha, a solução e refazer os as prensas das mangueiras.

A, desde que coloquei graxa na minha coluna de direção o problema foi sanado e não voltou mais, e meu carro usa coil over e é bem dura a suspensao entao judia do conjunto. e esta tudo ok.

Então, ela vem com graxa, original; claro que zero... existe a folga mas e minima, mesmo assim ainda existe folga entre as estrias, com o tempo essa graxa acaba enrijecendo e começa a ficar quebradiça e acaba perdeu sua função. a graxa serve como um agente para preencher essa folga por isso a alta viscosidade é melhor, a ideia ai é mais pra preencher a folga entre as estrias do que lubrificar, mas e essa lubrificação que não deixa aumentar a folga. É a mesma coisa que aqueles carros antigos que tínhamos que engraxar a suspensão, a graxa acaba ficando rígida ou vaza e começa a dar folga nos pivos, terminais de direção, e outras articulações, com isso você troca a graxa e folga some. Sou técnico na Mitsubishi e fazemos nas colunas de direção das pajero sport antiga, é a mesma situação folga nas estrias, substituirmos a graxa e pronto.

Sobre seu problema com o setor de direção, as vezes um recondicionamento resolve a curto prazo, tem que ser um técnico muito bom pro reparo ficar duradouro alem de usar peças de primeira. Eu quase sempre troco a peça, é mil vezes melhor. mas esses modelos dao muito vazamento nas mangueiras, realmente e algo que sabemos que é uma falha, a solução e refazer os as prensas das mangueiras.

A, desde que coloquei graxa na minha coluna de direção o problema foi sanado e não voltou mais, e meu carro usa coil over e é bem dura a suspensao entao judia do conjunto. e esta tudo ok.

Interessante @Leoholset !! Muito obrigado pela dica!! Vou me programar para trocar o setor, estavam com preços bons agora aumentou muito...e vai a bomba junto... ja viu ne

fhfernandes

Novato
meu eu troquei uma bucha da coluna d direçao q originalmente era d silicone por uma de aluminio. resolveu a folga do volante aqui

Troquei a minha coluna e bucha da coluna uma vez. Vai do uso do dono anterior, que se apoia no volante para entrar e sair do carro, coisas de uso mesmo. Setor de direcao ja reformaram e etc, Ele dá um calinho ao sair da garagem e tem dia que fica mais leve outro dia mais pesado. Vai entender. Cuidado na troca da bomba DH, me informaram que KYB faz mais barulho do que a ZF. O meu esta com barulho chato quando o carro esta funcionando.