Fator r/L .. VL.. Forjar 1.8/1.9 ou 2.0 tirando algumas duvidas

Por muito tempo andei procurando informações de qual seria melhor, montar o 2.0(troca do vira e do pistão) ou um 1.8/1.9 (que só muda o pistão).

No fim das contas, sem muita informação sobre fator r/L e velocidade linear do virabrequim montei 1.9

Hoje procurando achei algumas coisas e tirei minha conclusão.

Segue o link da onde tirei:
Este fala do Fator r/L : http://performancemo...m-um-motor.html
http://www.rallyraci...elacao-r-l.html

Carro com fator r/L tem mais probabilidades de quebra do que um abaixo ou até o limite que é 0,3 !

Sobre a velocidade linear do virabrequim, eu não achei uma fonte 100% como esta do r/L, porem da pra tirar algumas conclusões disso!

http://www.dragrace.....php/t-328.html

Usando a formula da valocidade linear do vira

VL= RPM x Curso / 30000.

Sendo curso dos nossos A3 1.8/ 1.8T de 86,4mm
O curso dos Aps 2.0 (quando se coloca o vira do 2.0 no nosso motor) tem o curso de 92,8mm
VL maxima para nosso motor, para não ter o risco de quebra seria de 21ms.

( 1.8 )
21 x 30000/ 86,4 = 7291rpm
Ou seja, com essa rotação no motor 1.8 estaria no limite da velocidade linear do vira.. não é que se colocar o corte com maior RPM vai quebrar tudo na hora..

fazendo as contas do 2.0
21 x 30000/ 92,8 = 6788rpm

Fiz este tópico para espalhar um pouco dessa informação que eu acho muito boa.

Abraçoos

overspeed

Comerciante
Cara... é o que eu falo, tem que tomar cuidado com informações na internet porque meia-verdades repetidas de forma errônea acabam virando mentiras tidas como verdades universais...

É o caso da r/l, ai temos só "mais do mesmo" sobre o assunto... vamos destrinchar, porque 0,30 é o limite ? é uma questão do ângulo que a biela faz em relação ao centro do virabrequim.

Qto mais agudo este ângulo menor a força que o pistão faz na camisa, esfregando ao descer e subir, por outro lado se o ângulo for muito elevado o pistão é empurrado na camisa.

o que isso no diz ? primeiro a força que o pistão faz é independente da pressão interna, ou seja se vc esta com pé leve ou pé no fundo a força de esfregamento é a mesma, e qto mais vc esfrega por unidade de tempo mais a perda... por isso é diretamente proporcional à RPM, portanto as perdas se intensificam conforme a rotação aumenta.

Isso causa um "calo" no cilindro devido ao atrito

O que as fabricas fazem pra diminuir isso é usar pistões e anéis de baixo atrito, por exemplo tive um celta com motor de montana 1.8 (justamente o exemplo dado) usei mais de 90.000Km sob uso mais do que intenso, poucos Km antes de vender o motor eu fiz uma geral nele, abrimos e pasmem o brunimento original ainda estava lá firme e forte e o motor ia constantemente aos 6.600RPM que era o corte dele quase todos os dias... mas se o r/l é alto pelo escrito o brunimento deveria não existir, e os pistões deveriam estar ovalizados !!!

O que a fabrica fez (e outras tem seguido o caminho) é o uso de pistões e anéis de baixo atrito, alem de mudanças de dureza na camisa... e pronto problema resolvido.

mas porque uma fabrica faz motores com r/l elevado ? justamente porque o torque low end (aquele logo acima da rotação de marcha lenta) melhora muito conforme vc diminui o peso das peças moveis, no caso usar bielas menores e cursos maiores (um 1.8 de corsa a gasolina tinha 16,8mkgf a 2.600RPM contra 15,5mkgf a 2.800 de um 1.8 de Astra que são do mesmo fabricante, mas de familias diferentes justamente o de corsa com r/l elevadissimo e o do astra baixinho). A reclamação de que este motor de corsa é ruim de alta se da por outros motivos (comando muito manso, uso do mesmo tamanho de valvulas de admissão e escape e borboleta de admissão...todos semelhantes ao motor 1.6 que por sua vez já vem do 1.4... ou seja economia de escala apenas e tão somente)

outro assunto, VMP... o site fala sobre filme de óleo, mas não é de perto o problema, qto mais alta a RPM mais força no PMS e PMI é jogada verticalmente no virabrequim... qdo o pistão sobe essa energia (que depende da massa das peças moveis) tende a fazer a biela ou os parafusos da capa esticarem e chegam a romper...

21m/s é uma medida arbitrária, se vc usar parafusos de capa de biela ARP esse valor já é diferente...se usar bielas forjadas já muda tbm...se usar tudo forjado mais ainda... e por isso bielas de aluminio tem suas limitações (são extremamente mais leves que as "comuns" de aço, porem sofrem mais com o efeito "amassa-estica" de altas rotações).

Agora sim hehe

Como eu tinha falado, eu achei pouca coisa sobre, nada concreto..
Agora que você explicou ficou mais claro!

Se der pra dar um "jeito" no que eu escrevi a cima faz isso por favor.. pq eu pra explicar, escrever algo sou pior do que jogando futebol HAHAHAH.

Eu não quero passar informação errada, por isso estou te pedindo esse favor!

Opa,
Ou melhor Over.. Faz um tópico sobre isso, que eu acho muito legal, e como vc mesmo viu, não tive mta sorte com as fontes encontradas hahha.

Se puder, é melhor, tira esse tópico daki e faz outro mais claro..
Pq eu fui ler agora o 1º post.. hhaha ta tenso .

overspeed

Comerciante
O assunto é complexo, mas basicamente o que precisa saber tá ai

VMP é legal pra te dar uma idéia, ams qdo usa peças forjadas o limite é mais empirico (depende da peça e do projeto dela) e tem outros limitantes (como a bomba de óleo).

r/l é um indicativo de qto vc desperdiça energia por atrito, obvio que qto menor melhor...mas qto menor acaba implicando indiretamente em menos torque low end.

overspeed

Comerciante
O 1.9 tem VMP menor, portanto cria menos stress em bielas, parafusos de capa e pino...porém se ambos forem forjados (não faz sentido montar um 2.0 stroker sem ser) pode ser que aguente mais giro do que um 1.9 feito com bielas e parafusos de bielas originais... mesmo com VMP menos favorável.

chedid

Administrador
Over, corrija-me se eu estiver errado: se for forjado, em 2.0, não subindo muito o rpm (a mais que original 1.8 sem ser forjado), vc pode rodar tranquilo é isso?

overspeed

Comerciante
Over, corrija-me se eu estiver errado: se for forjado, em 2.0, não subindo muito o rpm (a mais que original 1.8 sem ser forjado), vc pode rodar tranquilo é isso?

Isso Chebiba !!!

exemplo S3 stroker com 11,5:1 de taxa usando 1,5bar com 550cv e girando 7.800RPM... chegou a virar 8.200 num teste de arquivo...e esse carro ja anda assim a um BOOOOM tempo...

Adicionando ao que o Over disse, pode-se andar tranquilo sim, porém não pode esquecer que pelo fato do pistão forjado utilizar, geralmente, mais folga e ter material mais duro que os originais ele acaba espelhando a camisa mais rápido... Então você tem uma vida útil menor que um motor original... Quão menor depende de N fatores, mas se um motor original dura 400.000km antes de pedir retífica, um forjado igual e nas mesmas condições vai durar 100.000km

Sobre VMP, cada pistão tem o seu limite... Alguns fabricantes gringos têm esse valor divulgado em catálogos e varia entre 23 e 28 m/s

Sobre r/l, criou-se um mito TÃO GRANDE em torno desse "número mágico" de 0,3 que o pessoal esquece que os motores Honda da Série K têm curso elevado com bielas pequenas e mesmo assim giram absurdos... Motores atuais têm árvore balanceamento, polia damper e mais uma série de recursos para amenizar a vibração e arpereza em alta rpm que é uma das maiores reclamações de motores com r/l alta... No caso de motores antigos e modificados, um BOM balanceamento costuma amenizar o problema... Só ver q qtd de AP 2.0 andando em pista sem problemas por muitos e muitos km

alexandresk

Novato
quando forjei e fiz stroker achava que iria vibrar muito mais, mas quase n notei diferença. A diferença em durabilidade tb deve ser pequena.

Muito nego na arrancada está usando 2.0 claro..
mas tem muita gente que partiu pros 1.9 por conta de quebras,, Lembrando que em arrancada eh modo sovietico 100%.. nem pra torcar a marcha tira o pe da bagaça

overspeed

Comerciante
Arrancada é outro mundo... nego pega carro mega leve e começa a por potencia até ter que colocar centena de Kg na frente pra poder tracionar hehehe

1,9 nesse caso ajuda a tracionar pois a pressão vem mais tarde e tem menos torque de baixa ai facilita a vida do piloto...e ainda obvio por ter menos curso pode girar mais alto sem atingir VMP

Ja carro de rua vc quer torque em baixa pra usar marcha longa e ser economico responder rapido mesmo acima da marcha lenta...e não vai ficar indo acima dos 7.200 porque uma turbina "comum" ja costuma perder powerband nisso ai pra baixo.