Rafaelmedeiros
Membro
Por muito tempo andei procurando informações de qual seria melhor, montar o 2.0(troca do vira e do pistão) ou um 1.8/1.9 (que só muda o pistão).
No fim das contas, sem muita informação sobre fator r/L e velocidade linear do virabrequim montei 1.9
Hoje procurando achei algumas coisas e tirei minha conclusão.
Segue o link da onde tirei:
Este fala do Fator r/L : http://performancemo...m-um-motor.html
http://www.rallyraci...elacao-r-l.html
Carro com fator r/L tem mais probabilidades de quebra do que um abaixo ou até o limite que é 0,3 !
Sobre a velocidade linear do virabrequim, eu não achei uma fonte 100% como esta do r/L, porem da pra tirar algumas conclusões disso!
http://www.dragrace.....php/t-328.html
Usando a formula da valocidade linear do vira
VL= RPM x Curso / 30000.
Sendo curso dos nossos A3 1.8/ 1.8T de 86,4mm
O curso dos Aps 2.0 (quando se coloca o vira do 2.0 no nosso motor) tem o curso de 92,8mm
VL maxima para nosso motor, para não ter o risco de quebra seria de 21ms.
( 1.8 )
21 x 30000/ 86,4 = 7291rpm
Ou seja, com essa rotação no motor 1.8 estaria no limite da velocidade linear do vira.. não é que se colocar o corte com maior RPM vai quebrar tudo na hora..
fazendo as contas do 2.0
21 x 30000/ 92,8 = 6788rpm
Fiz este tópico para espalhar um pouco dessa informação que eu acho muito boa.
Abraçoos
No fim das contas, sem muita informação sobre fator r/L e velocidade linear do virabrequim montei 1.9
Hoje procurando achei algumas coisas e tirei minha conclusão.
Segue o link da onde tirei:
Este fala do Fator r/L : http://performancemo...m-um-motor.html
http://www.rallyraci...elacao-r-l.html
Carro com fator r/L tem mais probabilidades de quebra do que um abaixo ou até o limite que é 0,3 !
Sobre a velocidade linear do virabrequim, eu não achei uma fonte 100% como esta do r/L, porem da pra tirar algumas conclusões disso!
http://www.dragrace.....php/t-328.html
Usando a formula da valocidade linear do vira
VL= RPM x Curso / 30000.
Sendo curso dos nossos A3 1.8/ 1.8T de 86,4mm
O curso dos Aps 2.0 (quando se coloca o vira do 2.0 no nosso motor) tem o curso de 92,8mm
VL maxima para nosso motor, para não ter o risco de quebra seria de 21ms.
( 1.8 )
21 x 30000/ 86,4 = 7291rpm
Ou seja, com essa rotação no motor 1.8 estaria no limite da velocidade linear do vira.. não é que se colocar o corte com maior RPM vai quebrar tudo na hora..
fazendo as contas do 2.0
21 x 30000/ 92,8 = 6788rpm
Fiz este tópico para espalhar um pouco dessa informação que eu acho muito boa.
Abraçoos