Estalos na suspensão dianteira

jvictormp

Membro
Bom, galera, como já tenho postado aqui algumas vezes, esse mes eu comprei um A3 8P (Sportback) 2.0T 07/08 Mecanico.

Ele está com um estalinho na suspensão dianteira, que acontece sempre em manobras pequenas, como de estacionamento, onde vc esterça bastante o volante. Não é um estalo forte, pesado, é um estalo bem "relax", se é que posso definir assim kkk. No momento do giro do volante, com o carro em movimento, esse estalo acontece.

Acontece também quando freio muito forte. Depois acontece de novo quando arranco forte.

Levei num mecanico e ele disse pra trocar rolamentos e coxins dianteiros. Comprei e ele trocou, mas nao melhorou.

Dei uma pesquisada e achei no youtube um video do Dr.Carro, que tem bons videos sobre essas coisas de mecanica. Só que ele diz que nao tem nada a ver com suspensão, e sim com suporte de aluminio do motor. Video abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GCXI3UrZ5_Q[/youtube]


Acham que pode ser só isso mesmo?

*obs.: estou fora de casa, e meu carro está la. Só volto no fds, ai tento ver isso.

*obs.2: usei a busca, e achei um topico que o cara relatava um problema semelhante, mas terminaram falando de caixa de direção, mas o cara nao respondeu depois se resolveu ou não. Acho que isso nao é caixa de direção, pq acontece sem esterçar o volante tambem, só andando em linha reta.
 

della

Membro
Manda MP pro claudião, ele teve algo parecido no SPB dele e resolveu, acho que só com reaperto de um determinado parafuso...
 

ledis

Membro
Eu já tive esse problema em um astra e não consegui resolver. Agora com o A3 fui afundo e achei o problema... O rolamento da roda dianteira se move dentro da manga de eixo e faz esse barulho/estalo que incomoda bastante... Alguns falam que é só trocar o rolamento mas isso resolve por um mês e lá vem o mesmo barulho de novo e uns 200 no lixo. Ou vc troca a manga de eixo que custa uns 400 ou precisa achar um cara bom em suspensão e explicar pra ele esse movimento e pedir para ele fazer tipo um enxerto com solda na manga de eixo para que o rolamento não se mova mais.
 

ledis

Membro
A intenção é ajudar na identificação do problema e enumerar as alternativas para resolvê-lo. Se quiser trocar o chassis também fique a vontade.
 

jvictormp

Membro
heuiaHEUIheuiHEIUhuiEHUIEHuiae trocar o chassis

blz galera, vou perguntar ao claudiao, e vou ver se precisa trocar essa manga de eixo.

obrigado
 

jvictormp

Membro
Será que alguem pode postar uma foto dessa manga de eixo?

É pq assim eu consigo procurar melhor.

Por acaso é essa aqui?

getimage.php



Ou essa?

getimage.php



Seria a peça numero 3 no diagrama abaixo?
1311320.gif




Ou seria alguma outra peça do diagrama abaixo?

1311335.gif
 

jvictormp

Membro
alguem pode me ajudar a encontrar a peça que falei, do escapamento (foto acima)?



===============


sobre o problema do topico, levei no mecanico de novo e ele falou que manga de eixo nao é, com certeza, pq ele mesmo fez o alinhamento do meu carro, e se tivesse com problema, o carro nao ia aceitar alinhamento tao facil.

disse q deve ser o pivô, q mesmo sendo vedado, pode ter perdido a graxa de lubrificação, e isso fica causando esses estalos.

dai a gnt acertou de sabado q vem levar o carro lá pra ele abrir uma gretinha na coifa do pivô, injetar graxa, e ver se o problema pára. se parar, a gente condena o pivô e troca. se não parar, procede com a investigação.

dps fiquei pensando... o problema é que se nao for o pivô, eu vou acabar perdendo ele, já que o cara vai fazer o rasgo na coifa dele de qualquer jeito. =/
 

ledis

Membro
Cara, quando li sua postagem fiquei impressionado com a total semelhança dos detalhes do problema... a forma que se dá o estalo etc... em pequenas manobras para frente e para trás, praticamente parado quando esterça o volante para estacionar etc... e isso já aconteceu comigo em 2 carros... parece barulho de mola desencaixando no prato da coluna de direção.
Eu cheguei a trocar batente superior com rolamento, terminal de direção, bieleta, chequei molas e setor de direção e reapertos gerais. Aí ao trocar o rolamento da roda do a3 o barulho parava por 1 a 2 semanas, fiquei desconfiado porque troquei 2 vezes e isso aconteceu identicamente nas duas trocas. Aqui em Goiânia tem uma oficina muito antiga que só entra se for audi. Chama só Alegria - Pedro (62-3256-3718 ). Foi lá que eles me deram o diagnóstico observando a marca que ficou quando o rolamento se movia dentro da manga de eixo e eles já tinham resolvido o mesmo problema em outros veículos. Me indicaram um companheiro deles que mexe só com suspensão que já conhecia o problema também. O que ele fez no meu carro não foi uma solda horrível que fica visível ao olho e que atrapalha a reposição de um novo rolamento se necessário... fez um enxerto com pequena solda e um torneamento na base para ele não se mover, coisa milimétrica, e há mais de ano não tenho mais o incômodo.
 
o meu tinha um estalo quando eu estava manobrando, mandei pra oficina, éra o pivo que estava frouxo, e se soltasse quando eu estivesse andando, seria acidente na certa....da uma olhada nos pivos.
 

jvictormp

Membro
Ontem, passei a manhã na oficina.

Uma coisa que nao falei é que quando o carro estava suspenso, a girava-se a direção, fazia barulho tbm (intermitente).

Aí quando os caras passaram um desengripante no pivo, sem rasgar coifa, nada. Desceram o carro e fizemos o teste: nao mudou nada. Descobriu que o barulho era no lado direito.

Os caras tavam planejando tirar o pivo de um lado e pôr no outro, pra ver se o barulho ia pro lado esquerdo, quando, ao tirarem o pivo, giraram a direção e o barulho apareceu, sem pivo.

Depois de muito tempo, o cara desconfiou do amortecedor, pôs a mao na haste, pediu pra girar a direção, e sentiu a vibraçao na haste do amortecedor.

Ai fizeram mais umas investigaçoes e atestaram ser o amortecedor. E realmente, eu vi lá que nao tinha nada funcionando junto, tava tudo desmontado. Apenas amortecedor, coxins e rolamentos. Só que os coxins e rolamentos ja haviam sido trocados.

Ao mexer o amortecedor, ouvia-se o barulho.

Agora to a procura do amortecedor. Aqui em Vitória, achei um da Monroe, que diz na caixa ser pro "A3 97/...", ou seja, todos os A3 de 1997 até hoje. Mas nao botei mta fé. Vcs acham que é o mesmo amortecedor pro 8P e pro 8L?
 

AnthonyR

Novato
jvictormp disse:
Ontem, passei a manhã na oficina.

Uma coisa que nao falei é que quando o carro estava suspenso, a girava-se a direção, fazia barulho tbm (intermitente).

Aí quando os caras passaram um desengripante no pivo, sem rasgar coifa, nada. Desceram o carro e fizemos o teste: nao mudou nada. Descobriu que o barulho era no lado direito.

Os caras tavam planejando tirar o pivo de um lado e pôr no outro, pra ver se o barulho ia pro lado esquerdo, quando, ao tirarem o pivo, giraram a direção e o barulho apareceu, sem pivo.

Depois de muito tempo, o cara desconfiou do amortecedor, pôs a mao na haste, pediu pra girar a direção, e sentiu a vibraçao na haste do amortecedor.

Ai fizeram mais umas investigaçoes e atestaram ser o amortecedor. E realmente, eu vi lá que nao tinha nada funcionando junto, tava tudo desmontado. Apenas amortecedor, coxins e rolamentos. Só que os coxins e rolamentos ja haviam sido trocados.

Ao mexer o amortecedor, ouvia-se o barulho.

Agora to a procura do amortecedor. Aqui em Vitória, achei um da Monroe, que diz na caixa ser pro "A3 97/...", ou seja, todos os A3 de 1997 até hoje. Mas nao botei mta fé. Vcs acham que é o mesmo amortecedor pro 8P e pro 8L?

Tenho quase 100% de certeza que não é pois já vi embalagens falando que erá para Audi A3 até 2006.
 

AnthonyR

Novato
Estou passando pelo problema de Estalo na Suspensão. E como sou muito preocupado ouvi o barulho a menos de 1 hora e já estou postando a duvida, caso alguem possa ajudar.

É o seguinte o Andredal veio aqui em casa para trocarmos as lampadas do BrackLight dele, dai como sempre fomos dar uma volta no meu carro e depois no dele. E nessa voltinha quando eu estava dirigindo ao esterçar para a esquerda e acelerar forte de primeira, com o volante levemente esterçado ouvi um Estalo. Ouvido de dono é fogo eu ouvi e o Andre não ouviu nada. Dai continuamos tentando ouvir estercei pra direita acelerei forte e nada. Voltei no mesmo lugar esterçei levemente pra esquerda e acelerei e novamente ocorreu o estalo. Continuei varios testes e em linha reta a cerca de 15 km/h meti o pé no freio com força e ouvi o estalo, depois engatei a primeira pisei forte no acelerado e deu um "TAC" de leve. Lembrando que a cerca de 20 dias troquei Bieletas, pivos, kit batentes, balança completa. Menos o amortecedor dianteiro que já era novo. Troquei tudo na suspensão menos o amortecedor. Tenho várias suspeitas como algum componente mal fixado (falta de aperto) ou mola fora do lugar certo no prato, mas fica a duvida se alguem tiver passado pela experiência e puder me aconselhar.

Até pessoal
 

jefersong

Membro
AnthonyR disse:
Estou passando pelo problema de Estalo na Suspensão. E como sou muito preocupado ouvi o barulho a menos de 1 hora e já estou postando a duvida, caso alguem possa ajudar.

É o seguinte o Andredal veio aqui em casa para trocarmos as lampadas do BrackLight dele, dai como sempre fomos dar uma volta no meu carro e depois no dele. E nessa voltinha quando eu estava dirigindo ao esterçar para a esquerda e acelerar forte de primeira, com o volante levemente esterçado ouvi um Estalo. Ouvido de dono é fogo eu ouvi e o Andre não ouviu nada. Dai continuamos tentando ouvir estercei pra direita acelerei forte e nada. Voltei no mesmo lugar esterçei levemente pra esquerda e acelerei e novamente ocorreu o estalo. Continuei varios testes e em linha reta a cerca de 15 km/h meti o pé no freio com força e ouvi o estalo, depois engatei a primeira pisei forte no acelerado e deu um "TAC" de leve. Lembrando que a cerca de 20 dias troquei Bieletas, pivos, kit batentes, balança completa. Menos o amortecedor dianteiro que já era novo. Troquei tudo na suspensão menos o amortecedor. Tenho várias suspeitas como algum componente mal fixado (falta de aperto) ou mola fora do lugar certo no prato, mas fica a duvida se alguem tiver passado pela experiência e puder me aconselhar.

Até pessoal
Tenta reapertar as bieletas elas costumam afroxar.
 

jefersong

Membro
AnthonyR disse:
Estou passando pelo problema de Estalo na Suspensão. E como sou muito preocupado ouvi o barulho a menos de 1 hora e já estou postando a duvida, caso alguem possa ajudar.

É o seguinte o Andredal veio aqui em casa para trocarmos as lampadas do BrackLight dele, dai como sempre fomos dar uma volta no meu carro e depois no dele. E nessa voltinha quando eu estava dirigindo ao esterçar para a esquerda e acelerar forte de primeira, com o volante levemente esterçado ouvi um Estalo. Ouvido de dono é fogo eu ouvi e o Andre não ouviu nada. Dai continuamos tentando ouvir estercei pra direita acelerei forte e nada. Voltei no mesmo lugar esterçei levemente pra esquerda e acelerei e novamente ocorreu o estalo. Continuei varios testes e em linha reta a cerca de 15 km/h meti o pé no freio com força e ouvi o estalo, depois engatei a primeira pisei forte no acelerado e deu um "TAC" de leve. Lembrando que a cerca de 20 dias troquei Bieletas, pivos, kit batentes, balança completa. Menos o amortecedor dianteiro que já era novo. Troquei tudo na suspensão menos o amortecedor. Tenho várias suspeitas como algum componente mal fixado (falta de aperto) ou mola fora do lugar certo no prato, mas fica a duvida se alguem tiver passado pela experiência e puder me aconselhar.

Até pessoal
Tenta reapertar as bieletas elas costumam afroxar.
 

jvictormp

Membro
Os meus amortecedores nao chegaram até hoje. Ja faz um mes que encomendei, OEM da Alemanha. Realmente aqueles Monroe que falei nao servem no 8P.

Agora com greve da Receita + greve dos Correios, to feliz da vida ¬¬.

Até hoje to ouvindo o bendito do estalo.
 

2Franklin

Novato
Bom dia, meus amigos, não fiz a minha apresentação ainda porque o tempo anda escasso. Mais desde que eu comprei o carro o fórum e vocês muito tem me ajudando a resolver problemas e economizar, e mesmo quando o gasto é inevitável, ao menos podemos identificar o real problema e não sermos enrolados, nas oficinas da vida, rs...

Então tenho um a3 turbo 2003, no meu caso a suspensão dianteira do lado direito começou a estalar após uma revisão, onde troquei tudo, de pivôs, batentes, amortecedores, rolamento, pastilhas, homocinética, tudo.

O estalo começou, e simplesmente ocorria quando saia por exemplo de uma vaga com o volante estorcido meia volta, levei de volta a oficia e um caso curioso, como os meus amortecedores já tinham passada mais do que o dobro do prazo para serem trocados a mola podia estar cansada, ou seja menor do que deveriam estar.

A ponta da mola velha não encostava direito no suporte do amortecedor novo, não se encontravam direito.
Solução encapar as molas na parte inferior com mangueira pois as originais são encapada somente na parte de cima.

Problema resolvido.
 
Topo