[DYI] - Desmontando o Motor do A3 1.8 - 20v - AGN - Aspirado

roxo

Moderador
Meus caros,

Aqui começa o grande projeto ... como to com o carter furado e vou precisar troca-lo be como to com um problema de baixa de oleo, resolvi dar uma geral no motor e como consequencia vou tirar fotos de todo processo e colocar aqui no forum na medida que vou fazendo o serviço. O serviço será feito em uma oficina de um amigo e eu terei o prazer de participar de todas as etapas e vou precisar muito da ajuda dos amigos aqui quando aparecer aquele pé de cobra.

Acredito que será uma peleja das boas, mas em contra partida vai nortear muitos que gostam de meter a mão na massa, o tempo eu vou ter que administrar com meu trabalho, por isso, que as vezes as atualizações vão demorar um pouco pra acontecer.

Bem ... estou reunindo o material inicial de trabalho ... depois vou atualizando aqui com fotos ... :tunts: :tunts: :tunts:

E vamos embora !!!!!!!
 

raphaelmgm

Novato
brother pode contar com a minha ajuda no que for necessario, quando desmontar faça a lista de peças que vc precisa, pois como eu compro direto do fornecedor, tipo pago uns 50% a menos que vc ira pagar na auto peças e quiser dai posso te mandar por sedex, me add no msn ou mande imail [email protected] valeu
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Zé - Eu nào penso em mudar nada não neste segmento, fico aberto aqui a possivéis mudanças, até pq nào to pensando em gastar muito com isso ... é só uma manutenção mesmo, tipo troca de juntas e peças ja desgastadas por iguais... dimensionamento no motor só se precisar mesmo...

Rafha - Já add .. grato...
 

roxo

Moderador
ATUALIZADO EM 27-02-11

Meus caros,

To na fase da avaliação superficial e compra de peças ... tipo hoje levantei o carro e juntamnte com o mecanico fizemos uma verificação superficial .. segue o que aparentemente vou ter que comprar ... essas peças somente pois ainda nao abri o motor pra verificar mais alguma coisa:

- CARTER - Comprado

- COIFA CAMBIO LADO DIREITO - (penso em fazer o serviço de limpeza e lubrificação em todas homocineticas com a
troca das coifas) - Feito


- JUNTAS: Comprado

DESCRICÃO: RET VOL FLANGE POLO GOLF 1.8 1.8T 20V 2.0 8V AUDI A3 AGN AGU - Não sei se deve ser trocado
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DESCRICÃO: JTA CAB ACO VW PASSAT GOLF BORA SHARA AUDI A3 A4 A6 1.8 20V - Trocar pois vai abrir o motor
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DESCRICÃO: JTA TV MEIA LUA VW PASSAT GOL SANTANA 1.5 1.6 1.8 2.0 AP - Faz parte da Tampa do Cabeçote
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DESCRICÃO: JTA COL ESC VW PASSAT GOLF BORA SHARA AUDI A3 A4 A6 TURBO - Troca ordinária
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DESCRICÃO: JTA COL ADM VW PASSAT GOLF BORA SHARA AUDI A3 A4 A6 TURBO - Troca ordinária
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DESCRICÃO: JG ANEL COL ADM 06 PCS VW GOLF BORA AGN 1.8 20V - Troca pela limpeza da admissão
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DESCRICÃO: JTA COL ADM VW PASSAT GOLF BORA SHARA AUDI A3 A4 A6 TURBO - Troca ordinária
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DESCRICÃO: JTA SAIDA ESCAP Ø 53,20 VW PASSAT ADR AFY AEB 1.8 20V - Troca Ordinária
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DESCRICÃO: JTA SAIDA ESC NEW BEETLE GOLF TB 20V AJH AGU ARZ VARIANT PST - Troca Ordinária
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DESCRICÃO: JTA DIST VW PASSAT ADR AFY PASSAT TURBO AEB 1.8 20V - Troca ordinaria
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DESCRICÃO: JTA SUP FILTRO OLEO GOLF BORA NEW BEETLE APF AEH AKL AGN AJH - Troca face abertura
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DESCRICÃO: KIT RET MTR GOLF AJH AGU ARY AGN ARZ 1.8 20V TB VARIANT PST - Troca manutenção cabeçote e pelo vazamento no retentor do comand de valvulas (esse vazamento é responsavel pela avaria do sensor hall)
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- KIT ANEL DE SEGMENTO - Acredito que seja o responsavél pela baixa do oleo do motor - Comprado

- SENSOR HALL - Avariado pelo oleo do vazamento do retentor do comando de valvulas, já acusado no Vag - Comprado

- OLÉO MOTOR - 10W40 Shell Helix HX7 SINTETICO - Vscosidade recomendado pela VW para veículos ano 2000 (nota tecnica) - Comprado

- FILTRO de OLEO - Man w719/5 - Troca Ordinária - Comprado

- FILTRO de COMBUSTIVÉL - Man wk730/1 - Troca Ordinária - Comprado

- FILTRO de AR - Man C37153 - Troca Ordinária - Comprado

- SENSOR DE TEMPERATURA - MTE 4018 - Painel parou de marca a temperatura - Comprado

- MANGUEIRA RESPIRO DO MOTOR - A minha é um "armengue" - Quetão de honra - Comprado

- CORREIAS - Comprado

* Dentada: Contitech CT909
* Poli-V: Contitech 6DPK 1195

- LIQUIDO ARREFECIMENTO - Maxflu atende a recomendação VW G12 - Comprado

- BOMBA D'ÁGUA - Schadek 20134 (rotor de metal) - Comprado

- PIVO DA BANDEJA - Nakata (2 lados) - Comprado

- COLAR DA EMBREAGEM (ROLAMENTO) - SKF - Comprado

- CABEÇOTE AGN - O meu já ta com corrosão nas passagens de agua .. resolvi colocar outro - Comprado

- ENCAMISAMENTO DO BLOCO STD - Feito

- JOGO DE PISTÕES STD - Comprado

- BRONZINAS (MOVÉIS E FIXAS) - Comprado

- RETIFICA DO VIRABREQUIM - Feito

- EMBUCHAMENTO DAS BIELAS - Feito

- TROCA ROLAMENTO TENSOR HIDRAULICO - Feito

- TROCA ROLAMENTO TENSOR CORREIA POLI-V - Feito

- ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM - Foi diganosticado principio de rachamento - Trocada

- CANO DE ARREFECIMENTO - Totalmente com corrosão - Valclei 123H - Comprado

- MANGUEIRA LINHA DE COMBUSTIVÉL - Ressecadas - Trocadas


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Finalizada ... :calor: :calor:

:eek:k: :eek:k:
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Deixa eu colocar isso aqui pra rola .. vamos lá....

Ontem tive a visita do meu amigo que trabaha em uma oficina aqui que é especializada em Audi e importados, ele faz algumas preparações e ja trabalhou na concessionaria da VW .. resumindo ja perdeu as contas de quantos A3 ele já desmontou, junto com ele outro camarada que é especialista em cambios (principalmente automaticos) e outro que é bicho solto no ramo de suspensão. Diante da peleja e do que eu queria fazer aliado ao meu interesse na mecanica do carro .. tive uma proposta do Elton (mecanico) "que tal desmontar-mos aqui em sua garagem" .. sinceramente eu fiquei com um frio na barriga ... mas como muitos aqui sabem que eu adoro fazer, observar, fotografar e apender, juntando ainda com a experencia do cabloco e depois de muiiita conversa .. resolvi aceitar.

Bem, o carro foi levantado e escorado com preguiças e ficou em uma altura boa para os trabalhos e ai começou o depenamento do bichinho ... vou editar depois com as fotos, certamente a tarde .... e fomos nos deparando com os problemas que já relatei em situação da troca das peças mas em resumo tenho:

Meu motor está totalmente STD a parte de força tá uma maravilha, sem borra nenhuma e tudo limpinho e nos conformes .. minha surpresa maior foi 2:

Cabeçote
Conjunto Alavanca e Rolamento da embreagem

O cabeçote foi o que mais me preocupou ele tava com muita corrosão e depois de uma analise chegamos a conclusão da troca, ja to aqui a procura do danado.

Bem, mais tarde posto as fotos da desmontagem e que posso dizer é que vcs não tem idéia de minha alegria em praticamente fazer a desmontagem do motor do meu carro - isso sim e faça vc mesmo - mas, contudo, com uma boa acessoria ... MAIS TARDE TEM MAIS
 

chedid

Administrador
Pessoal, tendo em vista que o Roxo sempre ajuda o pessoal, que puder procurar este cabeçote para ele na sua cidede ajudaria muito..quem achamos um em excelente estado e com bom preço? aqui na minha região num tem nenhum 20V...
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Como prometido algumas fotos do momento da desmontagem ... nao liguem pra sujeira que o carro tá e pq em minha casa tá em reforma e a poeira tha fd....

Aqui o bicho da cara preta levantado ....

dsc05740cz.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

parcial do motor ... imundo ...rsrsrsr

dsc05741s.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

dsc05742jg.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

dsc05743y.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

Parcial da desmontagem, a chave comendo no birro 30 em perfil o Helton (Lord dos Argolas)

dsc05746d.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

dsc05745x.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

dsc05744a.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

Aqui o bem dito Cabeçote .... :puto: :puto: :puto:

dsc05747e.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

Aqui um exemplo do correto uso e troca do lubrificante correto.. olha como tava o menino:

dsc05748c.jpg

By fabioroxo at 2011-02-14

:joselito: :joselito:
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Atualizando a peleja .... hoje tava na procura do cabeçote ... achei alguns e fiquei intrigado quanto a diferença de cada .... particularmente eu só vejo diferença no que tange ao Aspirado e ao Turbo de resto todos aspirados, mesmo com letras diferentes, é igual .... se alguem aqui tiver um posicionamento coloca ai sobre isso ....

Ai pra descarrego de conciencia levei em uma retifica de renome aqui da cidade, o bloco, virabrequim e os pistões com as bielas .... depois de 2 horas de mede e mede ... o tecnico me disse que os cilindros, vira e pistões estavam com desgaste acima do toleravél e que seria viavél eu pular logo para 0,50 e no vira 0,25. Liguei para um amigo que ja fez muiiita preparação e tem conhecimento desse motor do argolas e ele me disse para encamisar os cilindros para STD e colocar nosvos pistões STD, quanto ao virabrequim, sem problemas pular para 0,25. Resumo: Encamisamento dos cilindros; Novos pistões STD; Virabrequim pulando para 0,25 e troca das bronzinas (fixas e movéis), Arruelas de encosto e aproveitei para embuchar as bielas, pra fechar logo o caixão. Amanhã vou postar as fotos das peças desmontadas, e de novos procedimentos tomados.

:calor: :calor: :calor:
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Desde a quinta feira que tenho meu motor montado, depois de muito trabalho e horas noite a dentro (principalmente na limpeza das peças) colocamos o motorzão no lugar e o bicho roncou bonito.

No inicio pensei que a coisa poderia ser didatica, com muiiitas fotos e posteriormente compartilha-las aqui com vcs, mas no decorrer do trabalho percebi que varios fatores impediam esse "sonho" principalmente no que diz respeito ao tempo ... e como eu estava literalmente incluido na montagem do bolido, não podia desprender a atenção em outra coisa, pois, no trabalho que envolve uma peça tão imporante e cheia de manhas ... sempre é bom estar atento, pois o que eu aprendi e vi seria de muiiito mais valia aqui no forum.

Com o tempo vou aqui postando a experiencia das etapas, valores das peças, testes, dicas e compratilhar o que eu vi e o que pude aprender nesse trabalho. O que posso dizer iniciamente é que NÃO TENHAM MEDO se alguem aqui pensa em fazer a mesma coisa que fiz e tem tempo e votade e principalmente paciencia ... jogue duro e se jogue mesmo... depois de pronto não tem coisa melhor de vc sber que foi vc quem fez e fez bem feito.

Aqui também não poderia de deixar registrado a ajuda dos amigos aqui do forum .. principalemnte o Rodrigo Cortizo que me deu uma ajuda trazendo umas peças de Salvador até Feira e tendo esse contato pessoal com essa figuraça .... muito obrigado amigo ... e nào esqueci das Bhoemias não.

No mais durante a semana vou contando essa história aqui para vcs e divulgando as fotos que pude tirar e explicando melhor os procedimentos e tecnicas executadas.
 
Alguém poderia me esclarecer se vale a pena pegar um A3 1.8 apirado 125cv? Quero saber em relação a desempenho-economia! Já ouvi dizer que o 1.8T, sem ser apirado, é mais beberrão...isso procede?Obrigado.
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Vou colocar mais umas fotinhas aqui pra ilustrar ... depois vou colocando mais ... eu tava pensando aqui e resolvi fazer o seguinte:

Tem muita coisa que eu posso tranformar em Diy .. ai vou criando aos poucos .. neste espaço vou reservar a postar fotos da desmontagem e resultados ...

Vou relatar o seguinte .. após rodar 500km com o argolas ... e costatar o vazamento do oleo, pelo fato do filtro de oleo nao ter sido apertado, ontem fz uma viajem mais curta de 100km e novamente o vazamento lá .. bem menor .. mas tá ... hoje levantei o bicho e estou desconfiando que é o retentor do volante, essa peça eu nào troquei, mas fui alertado para a troca .. mas resolvi arriscar. O vazamento se concentra entre a caixa seca do cambio e o volante ... o oleo ta saindo pela rosca dos parafusos e pela chapa metalica que tem ali .... como eu vou retirar o carter novamente (limpeza do pescador e troca do oleo) vou aproveitar e trocar esse retentor e melhorar a vedação com loctite 506. Outro pequeno vazamento foi a tampa de valvula .. bem atraz ... coisa pouca .. supeito de 2 coisas ... selante foi aplicado errado (essa parte eu nao fiz ... ou o torque da porca que aperta foi pouco ou a propia porca pode ter folgado ....

Acredito que na semana que vem zero o bicho ... fora isso tá beleza ... vou revisar as mangueiras e a admissão ( tá uma barulho de aspiração de ar ...



dsc05801w.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

dsc05800x.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Aqui o Bloco sendo montado .. eu tava no capricho aqui ....

dsc05799s.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Aqui a bomba DÁgua Shardeck já com rotor de metal, a antiga era com rotor de plastico e tava deprimente ...

dsc05782m.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

dsc05783v.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Aqui o tubo de agaua que tava com bastante corrosão ....

dsc05781z.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Aqui é o rolamento da embreagem que aproveitei e troquei .....

dsc05780ii.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

dsc05778e.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Na sequencia temos ai os eixos e a deslizante, desmontei tudo, limpei, troquei as travas e aneis de batente,engraxei e coloquei coifas novas ... é um trabalho que suja muiiito .. mas vale a pena e não tem muito segredo não

dsc05789z.jpg

By fabioroxo at 2011-02-27

Aqui é uma ferramenta fundamental .... :rofl: :rofl:
 

AdrianoY

Membro
Roxo, esse tubo de agua vc teve que trocar, né? Cara, eu fico impressionado com essa dedicação, imagino a sua satisfação depois de tudo pronto, e o mais legal que vc tem certeza que o trampo foi feito tudo de acordo, fora a experiência que vc adquiriu em mexer no coração do carango. Parabéns novamente pela atitude...
 

chedid

Administrador
sim, isso é fato, o pouco que converso com Roxo, percebo que ele é bem dedicado e não é do tipo que rasga dinheiro e aceita qualquer explicação... acho isso super importante, o cara vai atrás da informação e não aceita tudo que falam com uma verdade absoluta... eu mesmo consegui arrumar meu airbag assim, fui atrás, peguei as informações que achei e fui além... fiz vários testes e descobri como corrigir uma zica do airbag do golf por cerca de 350,00 reais.

é assim que a coisa cresce. nada de achismo, nada de pretensionismo, nada de se acomodismo.... por isso amo este forum... aqui a coisa anda, e o pessoal é nota 10.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Obrigado pelos elogios .. eu penso assim .. se foi o homem que fez, então eu posso fazer pois sou da raça humana ... realmente eu sou chato quando quero fazer algo, procuro mesmo a informação, segredos, dicas, valores ... e me cerco de pessoas que posso confiar. Se eu ficasse imaginando em mecher num motor de um Audi eu mesmo, eu nunca faria, pelo medo ou receio ... mas achar um profissional que tenha o conhecimento é complicado. Eu não sou mecanico ou engenheiro mecanico, mas eu tenho a afinidade com mecanica de carros, sempre tive, fora a idéia que posso fazer o que eu quero e bem, acho que peguei isso do meu coroa que é um dos melhores armeiros da Bahia.

O que quero aqui com esse post, é mostrar aos amigos que sim é possivél vc fazer qualquer reparo em seus argolas, e saber que foi vc quem fez e poder ajudar outros através do forum. Basta ter Vontade, curiosidade, paciencia e dedicação ... ai nobres o argolas agradeçe.

Agora que a baixaria acabou na Bahia ... eu vou ter mais tempo para postar mais coisas .... sei que to devendo a galera aqui .. mas vou pagar com juros ..rsrsrsrsrs...
 

alexandresk

Novato
esse cano é da sua casa né? tava atraz do tanque de lavar roupa certo? huahauhuah poutz tava feio hein. fiquei imaginando o meu.

cara, o motor ta ficando otimo, muito massa mesmo.

parabens.
 
Topo