Duvidas Preparação Audi A3 180

Sader

Novato
Bom galera, tou querendo dar um upgrade no meu A3 T.

O lance é que experiência com preparação tive apenas com carros aspirados, já que tive carro aspirado, mas é a primeira vez que vou iniciar o projeto de preparação de um Turbo. Estou em um impasse, pois fui com o meu preparador e ele me recomendou um projeto e algumas pessoas que tem experiência com A3, Golf e alguns turbos originais me recomendaram outra diferente.

Primeiramente, quero dizer que não quero fazer algo nas coxas e sem margem de segurança, pra mim não adianta ter 450 cavalos e ter quebras constantes, é por isso que quero fazer algo de qualidade, não quero um carro de pista, de comportamento ostil e incomodativo... apenas quero um A3 bem preparado e de forma conciente. Estou querendo chegar aos 350 cavalos.

O preparador me recomendou botar uma Turbina K24, Pistões e Bielas Forjadas, Intercooler Grande, Coletor em Inox, Escape em Inox 2,5'', Bico suplementar, Chip, Bomba de Combustivel de Alto Desempenho, pressurização em inox.

Outra recomendação que tive por parte de amigos, eu considerei um pouco simplista, me falaram que essa receita que o preparador me deu é furada, que o carro vai viver quebrando ( não entendi o por que, mas tudo bem ), que forjar os motores da Audi é furada e que vai ficar com funcionamento muito aspero, ostil e etc.... E me recomendaram uma KKK04, Intercooler do S3, Inlet, Downpipe, Escape de 3'', Unichip. Achei um pouco subdimensionada.

Bom, pra mim, creio que a receita do preparador seja mais completa e confiavel, mas queria saber a opinião da galera daqui do A3 Clube, tou precisando dessa ajuda gente heauseas.

Obs: estou deixando de foras ups obvios como Embreagem e Filtro de Ar... não irei ficar usando o carro no dia a dia e usarei de maneiras esporadicas.

Um grande abraço a todos !
 

chedid

Administrador
esta de usar k004 é coisa que ouvi muito falar há uns tempos atrás, num clube que nem vou comentar o nome, mas que tudo indicava que queriam empurrar equipamentos que um user vendia lá dentro...
isso é tudo besteira.
até 350hps o motor guenta de boa, mas para ter segurança forja já de uma vez, pois o motor vai estar próximo do limite. Se bem feito, o motor fica igual ao original, só que mais resistente... turbina k24 é que vou por no carro, fica bem legal ela.. o projeto que seu preparador falou é bem legal e fica um carro bom para cidade e estrada, se bem feito num via ficar quebrando.
O que vou usar no meu projeto: bielas forjada crower, pistão iapel cabeça reta (taxa 10,5), k24 com eixo 49,5 e rotor 48, carcaça quente eu num sei, coletor spa t03.. embreagem CUIDADO, tem muita M por ai, eu to no 4 kit de embreagem de cerâmica, agora to usando displato, vamos ver se aguenta... corre das embreagem reapladis, displatec e maxfort. Se tiver grana compra empregem gringa...
uma sugestão seria usar uma turbina roletada GT28, fica nota 10, mas é caro.........
 

madmax

Membro
Bem vindo ao clube....

Sobre o A3 de turbo de 180cv eu tenho a seguinte opinião, eu vc faz apenas reprogramação, filtro e escape, para ter entre 215 a 230cv, com a motor praticamente original, ou vc ter que partir para uma turbina maior, no mínimo uma k16... Pois colocar a k04 é besteira, apenas se a sua turbina original for pro saco, não para upgrades, pois a diferença da k04 para k03s é pequena, pois como disse o a3 de 180cv chipado fica entre 215cv a 230cv, e com tudo o que vc disse, k04, intercooler do S3, et vc vai ter etre 245cv a 260cv, o a investimento é grande para pouco resultado, onde com este valor vc coloca uma k16 ou uma gt25, e tem 300cv. Sobre a potência máxima que o motor aguenta é bem discutível, pois as preparações no Brasil sempre consideram que um motor aguenta até o dobro da potência original sem quebra, onde o 180cv aguentaria até 360cv, já as preparações americanas e européias consideram que um motor aguenta até 50% a mais de potência sem quebra, onde o audi de 180 aguentaria até 270cv. Eu não vou nem por uma e nem por outra, pois o dobro eu acho muito coisa, ainda mais se andar sempre forte, com certeza o motor vai quebrar, e 50% a mais é bem conservador, por isso no a3 de 180cv eu consideraria até 300cv com o "miolo" original, com uma embreagem boa, e o carro bem feito e acertado vc vai ter praticamente a mesma durabilidade de um original. Se quiser forjar eu iria de 350cv a no máximo 400cv, pois mais do que isso vc já tem que forjar cambio, pode ter problema com com transmissão, etc...
Sobre a "receita" do seu preparador parece ser boa, e sobre a k24, eu tive uma saveiro 2.0 mi, que esta rodando mais 4 anos com uma k24 com 0,8kg, onde nunca quebra ou fumou, e a turbina empurra dos 3000rpm até o corte na saveiro(6200rpm), onde no audi ela deve entrar nos mesmos 3000rpm e empurrar pelo menos até uns 6500rpm, e por ser uma turbina grandinha era não dá aquela pancada nas costas e depois para como uma original ou k04, o rpm sobre como se fosse uma aspirado, só que bem mais forte.
 
eu vou com o Chedid, entendo pouco de audi, mas razoavelmente bem de preparação p/ turbo. Não gosto do custo/benefício de Unichip e, como vc mesmo disse, essa 2ª receita aí parece muito subdimensionada. Embreagem, já usei displatec e displato num carro com 350hp, nunca tive problema com nenhuma das duas, mas o resto é tudo porcaria...

Pelo texto, senti que vc n tem problema em gastar um pouquinho a mais, então vai de turba roletada, mas tenta achar a duall ball bearing. A diferença é enorme, vc vai ter uma turbina grande, e que n pega só em altíssimas rotações...

Abraço,
 

chedid

Administrador
madmax disse:
Bem vindo ao clube....

Sobre o A3 de turbo de 180cv eu tenho a seguinte opinião, eu vc faz apenas reprogramação, filtro e escape, para ter entre 215 a 230cv, com a motor praticamente original, ou vc ter que partir para uma turbina maior, no mínimo uma k16... Pois colocar a k04 é besteira, apenas se a sua turbina original for pro saco, não para upgrades, pois a diferença da k04 para k03s é pequena, pois como disse o a3 de 180cv chipado fica entre 215cv a 230cv, e com tudo o que vc disse, k04, intercooler do S3, et vc vai ter etre 245cv a 260cv, o a investimento é grande para pouco resultado, onde com este valor vc coloca uma k16 ou uma gt25, e tem 300cv. Sobre a potência máxima que o motor aguenta é bem discutível, pois as preparações no Brasil sempre consideram que um motor aguenta até o dobro da potência original sem quebra, onde o 180cv aguentaria até 360cv, já as preparações americanas e européias consideram que um motor aguenta até 50% a mais de potência sem quebra, onde o audi de 180 aguentaria até 270cv. Eu não vou nem por uma e nem por outra, pois o dobro eu acho muito coisa, ainda mais se andar sempre forte, com certeza o motor vai quebrar, e 50% a mais é bem conservador, por isso no a3 de 180cv eu consideraria até 300cv com o "miolo" original, com uma embreagem boa, e o carro bem feito e acertado vc vai ter praticamente a mesma durabilidade de um original. Se quiser forjar eu iria de 350cv a no máximo 400cv, pois mais do que isso vc já tem que forjar cambio, pode ter problema com com transmissão, etc...
Sobre a "receita" do seu preparador parece ser boa, e sobre a k24, eu tive uma saveiro 2.0 mi, que esta rodando mais 4 anos com uma k24 com 0,8kg, onde nunca quebra ou fumou, e a turbina empurra dos 3000rpm até o corte na saveiro(6200rpm), onde no audi ela deve entrar nos mesmos 3000rpm e empurrar pelo menos até uns 6500rpm, e por ser uma turbina grandinha era não dá aquela pancada nas costas e depois para como uma original ou k04, o rpm sobre como se fosse uma aspirado, só que bem mais forte.

Mad, sua turba k24 é da modelo diesel? fez alguma modificação nela para rodar na gasolina? qual o eixo e rotor dela?
 

chedid

Administrador
freddymamede disse:
eu vou com o Chedid, entendo pouco de audi, mas razoavelmente bem de preparação p/ turbo. Não gosto do custo/benefício de Unichip e, como vc mesmo disse, essa 2ª receita aí parece muito subdimensionada. Embreagem, já usei displatec e displato num carro com 350hp, nunca tive problema com nenhuma das duas, mas o resto é tudo porcaria...

Pelo texto, senti que vc n tem problema em gastar um pouquinho a mais, então vai de turba roletada, mas tenta achar a duall ball bearing. A diferença é enorme, vc vai ter uma turbina grande, e que n pega só em altíssimas rotações...

Abraço,
eu acho péssimo custo benefício o uso de UNICHIP. tem muitooooooooo carro aqui no clube rodando perfeito com mais de 300Hps com injeção reprogramada (custo perto de 800,00), a maoria foi ouverspeed que fez (inclusive o meu).
 

chedid

Administrador
cara, mas tem certeza que os rotores são os mesmos? a que vi para comrpar é eixo (parte quente) 49,5mm, e roto frio 48mm... como é a sua?
 

paulobeto

Membro
a K24 tem uns 4 modelos... que nem a K16... tem K24 para 350, 400 e 500CV (mesma das porsche)

essa ai da puxa uns 400CV.

turba excelente ..como todas KKKs BorgWarner...
 

overspeed

Comerciante
relação custo beneficio: GT2560R + coletor SPA T2 + downpipe de 3" + escape em 2,5" + silencioso traseiro original + adaptar inlet pra GT25 e outlet pra pressurização original +intercooler mais largo+ bicos 440cc bosh top green (ou similares)+chip meu renderam 280cv com 1,2Bar na gasolina comum no Golf 180 de um cliente... tem o dina dele na parte de motores...note a potência média entre 4.500 e 6.800RPM...com um pouquinho mais de pressão (1,3Bar) e podium chega nos 300 dentro da curva da turbina e do motor com folgas... pegada excelente altissima confibilidade e durabilidade

K24 é uma boa, só que o espaço fisico acaba sendo um complicante... se puder colocar vem mais cv que GT2560R e a pegada sobe uns 400RPM
350cv no motor OEM na gasolina acho arriscado...iria de 300cv como disse acima..no alcool 350cv é sossegado se vc num assa constantemente
não precisa de nenhuma peça em Inox (é legal, mas naum imprescindível)
Esquece de bico suplementar... totalmente desnecessarío

Paulo...tem um conceito totalmente errado ai, porsche usa DUAS turbinas... a K24 que ele usa é do tamanho de uma K16 em fluxo e até menor fisicamente, ja usei num Golf 180 que limitava pressão a 1,2Bar...podia torcer o parafuso que num vinha mais em giro alto porque entrava em choke porque o desenho das pas não pera pr mais do que isso...
 

paulobeto

Membro
Fala Over,

nada como falar com o pai da matéria...

De fato essas porsches são bi-turbos e trabalham com turbas pequenas para ter pegada em baixa.

A K24 que falo é uma série que tem o PN 53249887005 e gera até 500CV onde vem com compressor de 40lbs/min e é vendido como UP (e homologada) para 996T e GT2.

Esta turba custa exatos USD 2.500 nas lojas de lá e por isso acho muito caro trazer pra cá. Mas vc está certo, as K24 OEM de série normal (que custam USD 1.500) malemal empurram 28 a 30lbs/min de fluxo ...

Abs,
PB
 

chedid

Administrador
paulobeto disse:
a K24 tem uns 4 modelos... que nem a K16... tem K24 para 350, 400 e 500CV (mesma das porsche)

essa ai da puxa uns 400CV.

turba excelente ..como todas KKKs BorgWarner...

Paulo, deturpando um pouco o tópico, um cara me ofereceu uma k24 nova (modelo diesel), por um preço incaculável de bom (R$1.000,00). Ele tem dois modelos, ambos possuem eixo (parte quente) 49,5mm, ai a parte fria que muda: uma delas é 48 e outra 51 já a carcaça quente ele não sabe dizer, falou que é padrão... e ai? qual pego? será serve e cabe no meu carro? é para no máximo 400hps, é carro de rua e de uso diário... já sei que num vou poder usar o coletor t2 que tenho, vou ter que por o t3...
 

paulobeto

Membro
a K24 é meio grandinha de tamanho portanto voce vai ter que adaptar seu coletor e escape, não é plug and play.

Rotor de 51mm é melhor pois ai vc garante até 400CV (não acho que passa muito disso) com pressão menor que os 49mm alem de não esquentar muito ar na pressurização.

Para a K24 acho que da par apor coletor 2,5 e não 3"assim a pegada fica mais em baixa e o preço ta bom mesmo.

Por falar em preço, defato 1k ta excelente , mas para vc n]ao compensa consertar a sua K16 colocando um eixo/rotor pouca coisa maior e garantir perto dos 400CV ... ai vc nem precisaria gastar grana mexendo no escape e coletor... e a pegada continuaria bem em baixa como vc gosta.

o que vc acha?
 

chedid

Administrador
ai que tá... tava analisando bem todo meu projeto.. 1º a saída de escape do jeito que é uma M... curva demais e vive quebrando (FEITO COM FERRO E SOLDA SEMPRE QUEBRA)... sem contar acho que o coletor t2 acho que vai restringir, pois no site da spa diz que é usado para up como no máximo 50% mais a potencia original... (que seria uns 300hps)... JÁ O T3 é indicado para ups mais fortes....
De fato eu teria que mexer muito menos se fizem em cima da k16, mas meu medo é que fique uma M? tipo coletor HÁ CUrestrigindo? e escape restringindo? E QUEBRANDO A SAÍDA DE ESCAPE (VI VÁRIOS CASOS DE QUEBRA, POIS NUM HÁ CURVA 180º PRONTA)? pensei em usar coletor t3 e montar a turbina invertida, ou seja, com a saída de escape pro lado do fitro de ar (tipo o kit up da spa), ai a saída de escape fica quase reto, é claro que tenho mudar o esquema da pressurização, bem como a entrada de ar do maf (isso gera gasto e estresse). Gastaria bem mais É claro, mas acho que fica bem mais certinho o projeto...além do que seria feito com turba nova, o que acham? QUERO CHEGAR NO MÁXIMO A 400HPS.. É CARRO DE RUA E DE DIA A DIA...

além de todas estas dúvidas... to na duvida se uso a turba com rotor frio 48 ou 51 (será que pegada num fica muito alta?)...
 

paulobeto

Membro
recomendo rotor de 51mm pois vai gerar mais fluxo para 400CV pois acho que o eixo de 49,1mm é relativamente pequeno.

Com rotor maior vc vai precisar de menos pressão no sistema. Para a pegada mais baixa ou ideal seria a parte quente com caixa .48 pois ai pega cedo mesmo, mesmo tendo pé T3.

Meu caso é o contrário, pé T3 e eixo 52mm e carcaça quente .86 portanto vai pra cima mesmo pegada porem a quarta e quinta marcha fica mosntro em estrada.

Qual é o AR desta k24?

0.42 / 0.63 , 0.50 x 0.63 ...?
 

chedid

Administrador
ai que tá eu num sei qual a carcaça quente da k24, o vendedor me informou que o fabricante num divulga o AR da turba... tenhos fotos, será vc indentifica? um amigo acha que é .48... ahh o eixo é 49,5 e não 49,1
 

paulobeto

Membro
fala Chedid,
me manda as fotos que vc tiver e dou uma olhada.

Outra coisa:
Precisa tomar cuidado (assim com as K16) pois existe as K24 das Porsches e das Audis S4 e S6 (com refluxo) e tambem tem várias K24 utilizadas em motor Diesel e máquinas agrícolas (turbas maiores + fortes).

Geralmente as K24 de Porsche são .50 / 63 com pé T2 invertido (usam 2 turbas dessa nos porsches... por isso o pé pequeno pra enche rápido).


Abaixo segue uns contatos no Sul para tirar duvidas (todos fornecedores de Turbas BorgWarner):

Estado: SC
Cidade: CONCORDIA
Empresa: AUTO PEÇAS 4R LTDA.
Telefone: (49) 3442 5141
Endereço: ROD. BR. 153 KM100 S/No.
Site/Email: [email protected]

Estado: SC
Cidade: MAFRA
Empresa: MECÂNICA STOEBERL LTDA.
Telefone: (47) 3643 0335
Endereço: ROD. BR 116, KM 08, S/Nº
Site/Email: [email protected]

Estado: SC
Cidade: RIO DO SUL
Empresa: SUL DIESEL BOMBAS INJETORAS LTDA.
Telefone: (47) 3525 1796
Endereço: R. DEP. WALTER ROUSSENG, 310
Site/Email: [email protected]

Estado: SC
Cidade: BIGUAÇU
Empresa: TURBO DIESEL CAPITAL CONS. E MAN. LTDA.
Telefone: (48) 3243 6073
Endereço: ROD. BR 101 - KM 198, 470 ANEXO POSTO ANPESSAN, C. P 76
Site/Email: [email protected]
 
Topo