[duvida] Militec x Carbono Puro x Molycote

Boa tarde senhores,

Antes de mais nada peço aos moderadores que tirem esse tópico se já existe! (procurei e não achei nada definitivo)

Queria saber o que vocês acham destes três produtos.
Não estou esperando ganho de potência deles.

Vi em alguns fóruns vários comentários sobre eles, mas sempre ficava no ar qual era ou não era!

Ouvi dizer que nos três casos eles criam "uma película" protetora nas partes móveis do motor, onde gera atrito.

Na partida pra carros turbos isso deve ser ótimo para a turbina certo? Se cria a tal "película" a turbina não fica "seca" na partida.
Ouvi relatos que o motor fica mais solto
Partida frio mais solta tbm..

http://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s

http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc

Queria colocar algum destes apenas para proteger um pouco meu motor.
Lembrando que ele não está original.
Ta 1.9 forjado.
Abraços

Cfacioli

Membros VIP
Cara, ngm conseguiu provar nada ainda c eles. O fato é que eles podem ajudar, mas não vao evitar uma quebra de motor

Eu uso molykote, pois tem mais referencias científicas sobre ele, já li inclusive relato de um engenheiro. Além de ser mais barato q militec, logo, dá pra usar em todas trocas (apesar de nao ser necessario)

O miltec é mais misterioso.

Teflon nunca vi.

Flavio

Novato
Ontem perguntei ao meu mecânico sobre o Militec. Ele me disse que em alguns casos a melhora é interessante no curto prazo com relação ao desempenho do motor (roda mais afinado), por outro lado não recomenda por haver relados de motores desgastarem mais rapidamente do que sem esse aditivo. Resumindo, ganha uma melhora no curto prazo, mas no longo a conta fica mais cara e a quebra é mais rápida.

Eu sinceramente desconheço, mas foi esta a informação que foi me passada de um mecânico que confio.

Caramba.
Será que ta certo essa informação do seu mecânico?
Pois onde você vê esses produtos eles até prometem um "vida mais longa" ao seu motor! o_O
Sei que não tem milagre, motor de 300mil km rodar 700mil.. Mas qualquer 10% ai ja é lucro hehe.

Sobre o molykote, vou colocar para ver o que acontece, mal não deve fazer...

Pesquisei por aqui, alguns carros de arrancada usa e recomenda o tal do Militec-1... porém é caro...
Acho que em custo x beneficio fica o molykote!

Northon

Membro
tenho medo dessas coisas embolorarem e formarem borra, ou algo do tipo. Vai que o óleo tem um componente que reage com esses?

Cfacioli

Membros VIP
molykote dá pra saber o que é (bissulfeto de molibdenio - é só pesquisar)

militec é uma formula mágica, q ngm conhece e pode até funcionar

pode usar molykote sem medo, uso em todos veículos lá de casa

Cfacioli

Membros VIP
Eu não coloco isso no meu não. O que eu faço é ser mais exigente ainda em relação as recomendações do fabricante. O manual indica a troca de oleo a cada 7500km nos nosso auderas, troco a cada 5000km ou 6 meses. Troco filtro de oleo junto. Estou sempre trocando filtro de ar, sempre cuidando do motor. Coloco oleo sintetico 5w40 (pentosin).
Se você fizer isso, esquece essas coisas ai, pra que ficar dando dinheiro de graça pra esse povo. Quem é desleixado com o carro pode usar kkkkkkk.

Não é bem assim... Dá uma pesquisada sobre especificamente o bissulfeto de molibdenio. Carros que são exigidos em condições normais, realmente nao carece. Se o carro é exigido além do normal, não vejo pq não "suplementar".

É desse aqui que você usa?
http://produto.merca...combustivel-_JM

É só jogar no motor e boa?

Exatamente. Compra na loja deles, a asllan. (googla)

G3ORG3

Membro
Acho que vou comprar um desse pra ver...

Por mais que troque o óleo certinho, filtros (ar,óleo e combustivel), se isso ajudar um pouquinho ja ta valendo hehe.

MarceloA3T

Membro
Fui a uma palestra uma vez sobre o militec e pude comprovar como funciona na pratica.

Havia um motor eletrico ligado girando um volante metalico e eles iam aproximando uma morsa com uma esfera metalica encostando e tentando fazer com que a esfera fizesse o motor para de girar ao colocar as duas peças em atrito e isso sendo medido com um torquimetro.

Faz muito tempo, mais pude ver bem de perto o teste e ainda podiamos operar a morsa, na qual eu e varios amigos operamos.

Resumindo sem o militec era parou de girar usando tantos KGF... E usando o militec foi preciso muito mais KGF para parar o motor com o atrito entre as peças metalicas... ou seja estava tão lubrificado que era preciso muito mais atrito para conseguir parar;

Na pratica funciona... ele cria uma camada lubrificante na parede da peça metalica para diminuir o atrito entre as peças...

Eu ja usei no Golf Turbo que tive, o mecanico usava nos carros dele de arrancada e recomendava aos clientes.

Ja usei no A3 ... o Bruno Bresciani aqui do forum tem loja de Troca de Oleo mobil e vende Militec aos clientes e muitos Subarus usam.

Da pra notar que o motor fica mais silencioso que o normal... e aparantemente fica mais solto... Diminuindo o atrito entre as peças metalicas internas do motor e gerando alguns miseros cv.

Cfacioli

Membros VIP
Nao sei se tem categoria que usa. Sei que mto usado em campeonatos de arrancada.

O fato é qu bissulfeto de molibdenio é conhecido há vários anos no meio industrial. Seja aplicado a graxas ou óleo. Tanto é que as melhores graxas do mercado são a base desse composto.

9. LUBRIFICAÇÃO COM BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO

Como vimos no capitulo anterior, o bissulfeto de molibdênio pertence aos lubrificantes secos> O produto é usado em pó ou misturado com graxas ou óleos. Ele é principalmente usado para dar solução a um problema onde métodos convencionais de lubrificação não dão resultados satisfatórios, como;
a. Onde a lubrificação regular é dificultada devido a inacessibilidade de peças a ser lubrificadas;
b. Onde as pressões de operações e as temperaturas são excessivas para os lubrificantes convencionais;
c. Onde houver possibilidade de mau trato e sobre carga do maquinário, ou onde ocorrem cargas de choque muito elevadas que vão além da capacidade de resistência.
As características de lubrificantes a base de bissulfeto de molibdênio são determinadas pelas dos seus componentes de bissulfeto de molibdênio e do seu veiculo (graxa ou óleo); nos capítulos anteriores já tratamos das características de graxas e óleos.
9.1. Características do Bissulfeto de Molibdênio:
O bissulfeto de molibdênio contido no mineral molibdênita tem a fórmula MoS2 e a aparência de grafite. É a fonte principal de molibdênio. A maior concentração do mineral é encontrada no Estado do Colorado, EE.UU...No minério de origem, a concentração média é de 0,5 a 1%. Também nos minérios de cobre são encontrados traços de MoS2 ultimamente explorados.
Para entender melhor as propriedades lubrificantes, podemos comparar uma molécula de MoS2 com a fatia de pão untada de manteiga de dois lados. A fatia de pão representa os átomos de molibdênio e a manteiga o enxofre. Uma tal estrutura tem tendência a aderir-se a uma superfície horizontal, e como a resistência da manteiga á separação é fraca, as camadas sucessivas deslizarão facilmente umas sobre as outras.
O MoS2 é ligeiramente mais untuoso do que grafite. Classifica-se entre 1,5 na escala de Moh. Seu peso especifico é de aproximadamente 5, ou seja, duas vezes a do grafite. O enxofre estamos combinado com o molibdênio, não reage com os metais, como o faria no estado livre, oxidando-se e formando ácido sulfúrico, que é bastante corrosivo.
Para ser usado como lubrificante a molibdênita deve ser sujeita a uma refinação para remover impurezas abrasivas.
Este processo é seguido por outro de diminuição de tamanho de partículas, que leva a um tamanho médio de 0,5 microns. Assim é possível, formar suspensões coloidais estáveis em óleos e graxas; estas não se separam por ação de armazenagem, calor, etc. Tais suspensões não são retidas nos filtros de óleo.
Podemos mencionar as seguintes características:
a. O bissulfeto de molibdênio resiste a pressões estremas. A eficácia como lubrificante, ao contrário do que acontece com os outros lubrificantes conhecidos aumenta com a pressão desenvolvida, assegurando a lubrificação em pressões superiores a 28.000 kg/cm², o que esta muito acima do limite elástico de qualquer metal.
b. A dureza do bissulfeto de molibdênio, medida na escala de Moh (que vai de para líquidos a 10 para diamante) é baixa: 1 a 1,5; no entanto, a dureza do próprio molibdênio chega a 8 o que é mais alto do que o aço e o que explica a resistência do bissulfeto de molibdênio contra desgaste.
c. Sua função como lubrificante é independente de temperatura para uma margem compreendida entre 68ºC a 450ºC.
Acima dessa temperatura, sua decomposição é rápida, mas na ausência de oxigênio a temperatura de decomposição pode ir até 1.100ºC. O resultado da oxidação ao ar é o trióxido de molibdênio, que não tem propriedades lubrificantes e até, devido ao tamanho de suas partículas, atua como abrasivo.
d. O bissulfeto de molibdênio possui uma estabilidade química notável. Resiste a ácidos, com exceção do ácido sulfúrico concentrado quente ácido nítrico e água régia. Não reage com gases salvo de flúor e cloro aquecidos.
e. Nas suas propriedades elétricas mostra grande resistência elétricas a baixa potencial, resistência que diminui com o aumento de potencial.
f. O coeficiente de atrito para bissulfeto de molibdênio fica 0,05 a 0,09. Seu efeito lubrificante é baseado na formação de um revestimento por camada finíssima sobre as superfícies metálicas.
O revestimento será mais aderente e mais efetivo quanto mais friccionado á superfície. Assim um forte esfregar mecânico, uma pressão ou uma aplicação por choque, permitem obter um revestimento mais uniforme e eficaz. Desta maneira, o produto é acumulado ou comprimido, o que assegura um contato intimo com metal nas cavidades extremamente reduzidas das superfícies.
Excessos na aplicação podem ser removidas por solventes sem atingir os revestimentos e o efeito lubrificante do MoS2.

Exatamente.
Pergunte para alguns PREPARADORES e não para os donos do carro, as vezes nem ele sabe que usa ahhahaha

Eles estão usando muito o MILITEC-1.

Obs: Troco meu óleo e filtro SEMPRE com 3.500km ou 6 meses, não deixo passar disso. Tanto que eu abri o motor com 100 e tantos mil e estava zero por dentro.. Bronzinas, tudooo. Meu vira ficou stander ainda, só mandei polir. O óleo ainda sai meio Cor de "mel" sem sujeiras...

Meu motor é Preparado como eu disse la em cima, então acho que qualquer ajuda seja de grande valor! Pois a 7500rpm pressão subindo pneu cantando e temperatura subindo, até onde onde eu vi esses "aditivos" ajudam em altas temperaturas tbm.

Achei esse tal do molykote A2, coloquei no meu carro ontem mesmo de noite!
O que eu percebi, Ronco do motor na lenta mudou, parece estar trabalhando mais tranquilo! E partida de manhã parece que turbinei meu arranque hehehehe.

Acho eu que por ter essa pelicula protetora deve ajudar o mancal da turbina.. Vai saber...

. Mais alguem usa, ou usou esses produtos? Ou sabem de relatos de alguem?
Abraços

Estou pensando em colocar esse Molykote no cambio. o que vcs acham?

Eu tbm tava pensando nisso..
Será que pode? Pois tem um Molykote pra câmbio, é tipo uma bisnaga de graxa...
Não sei se é a mesma coisa.. ja esse pra motor é mais "liquido" que o outro do câmbio..

Se puder eu vou por.. sobrou 50ml aki

marioaoliva

Moderador
Eu tbm tava pensando nisso..
Será que pode? Pois tem um Molykote pra câmbio, é tipo uma bisnaga de graxa...
Não sei se é a mesma coisa.. ja esse pra motor é mais "liquido" que o outro do câmbio..

Se puder eu vou por.. sobrou 50ml aki

Vamos pesquisar... Mas meu amigo ja usou em cambio ap do Sapinho...

MarceloA3T

Membro
No motor eu sempre estou usando ... troco o oleo a cada 5.000 KM e uso Militec, e o motor está perfeito e sem nenhuma borra !! No geral acho que vale a pena.

Com esses aditivos as partes metalicas estarão lubrificadas na parte mais crítica do motor que é na partida a frio quando a bomba de oleo não conseguiu mandar oleo lá pra cima e as peças entram em atrito com pouca lubrificação.

No cambio quando estava aberto e trocando o oleo o Bruno chegou a perguntar se eu nao ia colocar o Militec no cambio. Como não sabiamos a quantidade e nunca ouvi muitos relatos no oleo de cambio, não coloquei.
Porem só de trocar o oleo de cambio e colocar o Motul Gear300 o cambio já ficou bem mais macio e preciso nos engates.

Cfacioli

Membros VIP
Pessoal,

Só pra lembrar, alguns dos melhores lubrificantes do mundo usam bissulfeto de molibdênio em suas fórmulas. SNME o Mobil 1 usa.

Sobre o cambio:

- o militec pode usar, em certa proporçao (é o mesmo). É só pesquisar.
- o molykote é essa bisnaga que o rafaelmedeiros disse... Molykote FC. Eu comprei essa bisnaga, só nao sei como colocar.

Alguém sabe? O Rafaelmedeiros uma vez me disse que é difícil. Será que se eu colocar o conteúdo em uma seringa grande com uma mangueirinha fina eu nao consigo injetar ele dentro do cambio por algum lugar?

Cfacioli

Membros VIP
Ah, quem usar o molykote, vai perceber o óleo escuro qndo for trocar, e isso é normal. Ë por causa do MoS2, fica uma cor de grafite.

Mas nao entope nada, nem forma borra.

Pode ir na fé!

tira o protetor de carter, solta o bujao do câmbio (frontal, nao vai tirar o debaixo que vai cair todo o óleo hehe), e aperta a bisnaga la, meio apertado mas não impossivel!
Será que esse molykote A2 não funciona no câmbio tbm?? ou eh melhor não inventar moda?