DIY - Trocando solenóides do câmbio JF506E

lcmartines

Membro
Olá a todos os fãns de AUDI,
Sou mais um que fez a substituição das solenóides com sucesso aproveitando as informações desse tópico e de tópicos em fórums internacionais, e portanto quero relatar a minha experiência
nessa realização para colaborar com outros que precisarem.

Primeiro os sintomas:
Meu A3 é o Turbo 180 ano 2002 e está com 120.000KM, comprei o carro a cerca de 2 anos e as trocas de marcha estavam normais até 6 meses atrás, quando começou a ocorrer o seguinte:
1-Ao ligar o carro e colocar a alvanca em D, o carro começou a dar um tranco mais forte, coisa que antes era bem leve.
2-Começou a ocorrer um atraso na passagem de 2ª para 3ª, e nesse intervalo a rotação subia repentinamente por poucos segundos até que a marcha seguinte entrasse, resultando tb em trancos,
muito ruim..., mas só de 2ª para 3ª, em outras marchas não ocorria. Esse atraso também ocorria nas reduções de 3ª para 2ª.
3-Com o carro frio, as primeiras passagens de 2ª para 3ª eram quase normais, mas passados alguns minutos andando, o problema já aparecia.

Enquanto não fiz a manutenção, aprendí a andar com o carro desse jeito evitando a subida do giro e consequentemente evitando os trancos, mas nunca piorou, ficou nisso.

Acabei pesquisando muito e lendo muito a respeito até que decidí comprar o kit de solenóides e fluído novo. Comprei o kit dos Estados Unidos na The American Powertrain Warehouse
(http://www.americanpowertrainwarehouse.com/jf506e-09a-transmission-solenoid-kit-9-piece-gasket-fits-99-vw-audi-seat-jaguar-land-rover/), existem alguns outros sites internacionais como Cobra Transmission
que vendem mas foi o melhor preço + frete que encontrei, originais, todas com o símbolo da Mitsubishi, pelo trabalho que dá substituir, não recomendo tentar outra marca.
Valor: R$1.097,00 da peça (cerca de US288,00)+ R$88,00 de frete + R$600,00 do ridículo e injusto imposto brasileiro.

O óleo de transmissão usado é outro ponto que merece muita atenção, eu acabei usando o Febi 27001, que é exatamente o equivalente ao original G052990A2, há muita polêmica sobre o óleo, recomendo pesquisar
e ler muito a respeito, quem puder comprar o original ótimo, não terá dor de cabeça com isso, como eu não conseguí comprei o Febi que também é Alemão e não deixa nada a desejar.
Valor: R$80,00 o litro.

A substituição das solenóides:
Seguindo o roteiro do Skyhawk, criador do tópico, a parte de desmontagem é mais tranquila, eu recomendo remover o envolvente do parachoque, é rápido e ajuda muito a obter espaço.

Chamo atenção para a chave seletora do câmbio, recomendo tirar fotos da posição em que estava e após soltá-la não mexer mais nela até a hora da montagem. Para soltá-la, é preciso "travar" de alguma maneira
o eixo da porca, recomendo cuidado para não exagerar na força na hora de tentar soltar para não correr o risco de quebrá-la, uma dica é usar um WD40 ou similar para facilitar soltar a porca.

Para tirar o óleo atual do câmbio, há um parafuso sextavado de 24mm se não me angano, no meu caso saíram cerca de 4 litros.

A tampa das solenóides tem 20 parafusos, todos 10mm, recomendo ter disponível mais de um formato de chave, pois o espaço para removê-los é pequeno, e é necessário ter muuuuita paciência.

Para a troca das solenóides, os parafusos tb são 10mm, as N282 e N283 são simples (ver foto em outro post do tópico), é tirar as antigas e colocar as novas, o espaço para trabalhar nelas é bom.

A N92 é presa por uma porca 10mm, recomendo cuidado nessa, pois já ví em tópicos internacionais um cara que deixou a rosca "entrar" no câmbio, aí vc vai chorar... rsrsrs

A N89 tb é tranquila.

O problema começa agora, para trocar a N90, é preciso tirar a N91 e a N281, e aí o bicho pega, tem parafusos de tamanhos diferentes e é preciso desconectar os plugs de todas elas para
poder ter espaço, recomendo atenção redobrada aí.

A N93 tb é muito complicada de trocar, pois quase não há espaço para a chave soltar e apertar, e ela ainda tem um fio terra que precisa ser fixado por um parafuso.

A N88 é tranquila.

É fundamentar checar e revisar todos os conectores antes de fechar.

Aí, quando vc pensa que o pior já passou, recolocar a tampa e a junta naquele pouco espaço exige uma paciência extraterrestre, se vc estiver cansado é melhor deixar para o dia seguinte, eu
comecei lá pelas 10:00hs da manhã e fui até depois das 22:00hs...

Outro ponto importante, usar uma junta pronta é o ideal, pois usar um silicone na vedação será muito difícil de aplicar, tem kits que vem com a junta, ou compra-se separado no eBay.

Finalmente, colocar o óleo novo na mesma medida do retirado, colocando alguns MLs a mais para compensar as perdas, ver se não há vazamentos e checar o nível depois.

Resultados:
Câmbio perfeito novamente!!!, depois do trabalho que dá a satisfação é indescritível, todas as subidas e reduções de marcha perfeitas.

Uma coisa que fiz tb, medí com multímetro a resistência ohmica de todas as solenóides, antigas e novas, e todas estavam com o mesmo valor, por isso não havia erros registrados na Central, se vê que o problema era um desgaste
que prejudicava o funcionamento delas.

Em resumo:
Dá muito trabalho realizar, é para quem está acostumado a desmontar e montar as coisas sem sobra de peças... rsrsrs
 
Boa noite!

Com ajuda desse post e do amigo @Icmartines também efetuei a troca das solenóides.
Ocorrendo tudo muito bem!
Utilizei o óleo Febi, comprado na Bull óleos.

Carro tá redondo.

Obrigado a todos!
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Skyhawk

Novato
Olá amigos, eu fiquei sem acessar este fórum até hoje e achei muito legal que este post está ajudando outros colegas!
Bacana que estão enriquecendo com mais informações sobre o procedimento. O meu carro está redondinho até hoje!

Só pra complementar, as minhas solenóides comprei na Cobra Transmission em Miami. Peguei pessoalmente lá mas eles enviam também sem problemas.
O fluido original G052990A2 comprei na ECS Tunning e chegou direitinho.

Abraco
 

jorcof

Novato
Marcos Reunidas disse:
Pessoal sou novo aqui no fórum, meu carro quando engato a ré da um tranquinho, vcs acham que pode ser solenoide? sou de Itapecerica da serra, não conheço ninguém na região que mexa com cambio automático, eu vi que tem um vazamento no parafuso do resfriador do óleo, peguei esse carro a a 3 meses o antigo dono disse que tinha trocado o óleo do cambio, o que vcs me dizem ?
Amigo, ja tive este problema, era apenas uma folga na trizeta. Compre o jogo completo, tulipa + trizeta. Creio que resolve
 
Amigo, poderia passar o link de onde adquiriu os solenóides lá fora? Cacei por aqui mas não encontrei nada!

Obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

GILMARLEY

Novato
BOA NOITE A TODOS ESTOU COM UPROBLEMANO MEU A3 TIPTRONIC 180CV ELE ENGATAVA AS MARCHAS PERFEITAMENTE MENOS A RÉ QUE NÃO ESTAVA FUNCIONANDO ENTÃO RESOLVI ABRIR A CAIXA EU MESMO PARA TROCAR A CINTA DE RÉ E O FILTRO INTERNO POIS PENSEI QUE ESSE FOSSE O PROBLEMA DA RÉ MAS AGORA QUE ESTA TUDO MONTADO O CARRO SÓ ANDA PRA FRENTE EM TODAS AS MARCHAS SÓ NÃO NO PARKING MAS ATÉ NO NEUTRO E NA RÉ TA ANDANDA PRA FRENTE ALGUÉM PODE ME AJUDAR OU QUE SAIBA COMO SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA
 
boa tarde Argolas… tô com um problema que tá tirando meu sono. Meu câmbio começou a não engatar a ré e mudanças de marcha completamente fora do tempo. Quando o carro esquenta a ré volta a funcionar, as marchas começam a passar melhor mas longe do ideal. VCDS acusa erro 652 Gear Monitoring 27-10
Implausible signal - intermittent. Alguém pode me dar uma luz? Já troquei óleo parcial e nada.
 
Topo