lcmartines
Membro
Olá a todos os fãns de AUDI,
Sou mais um que fez a substituição das solenóides com sucesso aproveitando as informações desse tópico e de tópicos em fórums internacionais, e portanto quero relatar a minha experiência
nessa realização para colaborar com outros que precisarem.
Primeiro os sintomas:
Meu A3 é o Turbo 180 ano 2002 e está com 120.000KM, comprei o carro a cerca de 2 anos e as trocas de marcha estavam normais até 6 meses atrás, quando começou a ocorrer o seguinte:
1-Ao ligar o carro e colocar a alvanca em D, o carro começou a dar um tranco mais forte, coisa que antes era bem leve.
2-Começou a ocorrer um atraso na passagem de 2ª para 3ª, e nesse intervalo a rotação subia repentinamente por poucos segundos até que a marcha seguinte entrasse, resultando tb em trancos,
muito ruim..., mas só de 2ª para 3ª, em outras marchas não ocorria. Esse atraso também ocorria nas reduções de 3ª para 2ª.
3-Com o carro frio, as primeiras passagens de 2ª para 3ª eram quase normais, mas passados alguns minutos andando, o problema já aparecia.
Enquanto não fiz a manutenção, aprendí a andar com o carro desse jeito evitando a subida do giro e consequentemente evitando os trancos, mas nunca piorou, ficou nisso.
Acabei pesquisando muito e lendo muito a respeito até que decidí comprar o kit de solenóides e fluído novo. Comprei o kit dos Estados Unidos na The American Powertrain Warehouse
(http://www.americanpowertrainwarehouse.com/jf506e-09a-transmission-solenoid-kit-9-piece-gasket-fits-99-vw-audi-seat-jaguar-land-rover/), existem alguns outros sites internacionais como Cobra Transmission
que vendem mas foi o melhor preço + frete que encontrei, originais, todas com o símbolo da Mitsubishi, pelo trabalho que dá substituir, não recomendo tentar outra marca.
Valor: R$1.097,00 da peça (cerca de US288,00)+ R$88,00 de frete + R$600,00 do ridículo e injusto imposto brasileiro.
O óleo de transmissão usado é outro ponto que merece muita atenção, eu acabei usando o Febi 27001, que é exatamente o equivalente ao original G052990A2, há muita polêmica sobre o óleo, recomendo pesquisar
e ler muito a respeito, quem puder comprar o original ótimo, não terá dor de cabeça com isso, como eu não conseguí comprei o Febi que também é Alemão e não deixa nada a desejar.
Valor: R$80,00 o litro.
A substituição das solenóides:
Seguindo o roteiro do Skyhawk, criador do tópico, a parte de desmontagem é mais tranquila, eu recomendo remover o envolvente do parachoque, é rápido e ajuda muito a obter espaço.
Chamo atenção para a chave seletora do câmbio, recomendo tirar fotos da posição em que estava e após soltá-la não mexer mais nela até a hora da montagem. Para soltá-la, é preciso "travar" de alguma maneira
o eixo da porca, recomendo cuidado para não exagerar na força na hora de tentar soltar para não correr o risco de quebrá-la, uma dica é usar um WD40 ou similar para facilitar soltar a porca.
Para tirar o óleo atual do câmbio, há um parafuso sextavado de 24mm se não me angano, no meu caso saíram cerca de 4 litros.
A tampa das solenóides tem 20 parafusos, todos 10mm, recomendo ter disponível mais de um formato de chave, pois o espaço para removê-los é pequeno, e é necessário ter muuuuita paciência.
Para a troca das solenóides, os parafusos tb são 10mm, as N282 e N283 são simples (ver foto em outro post do tópico), é tirar as antigas e colocar as novas, o espaço para trabalhar nelas é bom.
A N92 é presa por uma porca 10mm, recomendo cuidado nessa, pois já ví em tópicos internacionais um cara que deixou a rosca "entrar" no câmbio, aí vc vai chorar... rsrsrs
A N89 tb é tranquila.
O problema começa agora, para trocar a N90, é preciso tirar a N91 e a N281, e aí o bicho pega, tem parafusos de tamanhos diferentes e é preciso desconectar os plugs de todas elas para
poder ter espaço, recomendo atenção redobrada aí.
A N93 tb é muito complicada de trocar, pois quase não há espaço para a chave soltar e apertar, e ela ainda tem um fio terra que precisa ser fixado por um parafuso.
A N88 é tranquila.
É fundamentar checar e revisar todos os conectores antes de fechar.
Aí, quando vc pensa que o pior já passou, recolocar a tampa e a junta naquele pouco espaço exige uma paciência extraterrestre, se vc estiver cansado é melhor deixar para o dia seguinte, eu
comecei lá pelas 10:00hs da manhã e fui até depois das 22:00hs...
Outro ponto importante, usar uma junta pronta é o ideal, pois usar um silicone na vedação será muito difícil de aplicar, tem kits que vem com a junta, ou compra-se separado no eBay.
Finalmente, colocar o óleo novo na mesma medida do retirado, colocando alguns MLs a mais para compensar as perdas, ver se não há vazamentos e checar o nível depois.
Resultados:
Câmbio perfeito novamente!!!, depois do trabalho que dá a satisfação é indescritível, todas as subidas e reduções de marcha perfeitas.
Uma coisa que fiz tb, medí com multímetro a resistência ohmica de todas as solenóides, antigas e novas, e todas estavam com o mesmo valor, por isso não havia erros registrados na Central, se vê que o problema era um desgaste
que prejudicava o funcionamento delas.
Em resumo:
Dá muito trabalho realizar, é para quem está acostumado a desmontar e montar as coisas sem sobra de peças... rsrsrs
Sou mais um que fez a substituição das solenóides com sucesso aproveitando as informações desse tópico e de tópicos em fórums internacionais, e portanto quero relatar a minha experiência
nessa realização para colaborar com outros que precisarem.
Primeiro os sintomas:
Meu A3 é o Turbo 180 ano 2002 e está com 120.000KM, comprei o carro a cerca de 2 anos e as trocas de marcha estavam normais até 6 meses atrás, quando começou a ocorrer o seguinte:
1-Ao ligar o carro e colocar a alvanca em D, o carro começou a dar um tranco mais forte, coisa que antes era bem leve.
2-Começou a ocorrer um atraso na passagem de 2ª para 3ª, e nesse intervalo a rotação subia repentinamente por poucos segundos até que a marcha seguinte entrasse, resultando tb em trancos,
muito ruim..., mas só de 2ª para 3ª, em outras marchas não ocorria. Esse atraso também ocorria nas reduções de 3ª para 2ª.
3-Com o carro frio, as primeiras passagens de 2ª para 3ª eram quase normais, mas passados alguns minutos andando, o problema já aparecia.
Enquanto não fiz a manutenção, aprendí a andar com o carro desse jeito evitando a subida do giro e consequentemente evitando os trancos, mas nunca piorou, ficou nisso.
Acabei pesquisando muito e lendo muito a respeito até que decidí comprar o kit de solenóides e fluído novo. Comprei o kit dos Estados Unidos na The American Powertrain Warehouse
(http://www.americanpowertrainwarehouse.com/jf506e-09a-transmission-solenoid-kit-9-piece-gasket-fits-99-vw-audi-seat-jaguar-land-rover/), existem alguns outros sites internacionais como Cobra Transmission
que vendem mas foi o melhor preço + frete que encontrei, originais, todas com o símbolo da Mitsubishi, pelo trabalho que dá substituir, não recomendo tentar outra marca.
Valor: R$1.097,00 da peça (cerca de US288,00)+ R$88,00 de frete + R$600,00 do ridículo e injusto imposto brasileiro.
O óleo de transmissão usado é outro ponto que merece muita atenção, eu acabei usando o Febi 27001, que é exatamente o equivalente ao original G052990A2, há muita polêmica sobre o óleo, recomendo pesquisar
e ler muito a respeito, quem puder comprar o original ótimo, não terá dor de cabeça com isso, como eu não conseguí comprei o Febi que também é Alemão e não deixa nada a desejar.
Valor: R$80,00 o litro.
A substituição das solenóides:
Seguindo o roteiro do Skyhawk, criador do tópico, a parte de desmontagem é mais tranquila, eu recomendo remover o envolvente do parachoque, é rápido e ajuda muito a obter espaço.
Chamo atenção para a chave seletora do câmbio, recomendo tirar fotos da posição em que estava e após soltá-la não mexer mais nela até a hora da montagem. Para soltá-la, é preciso "travar" de alguma maneira
o eixo da porca, recomendo cuidado para não exagerar na força na hora de tentar soltar para não correr o risco de quebrá-la, uma dica é usar um WD40 ou similar para facilitar soltar a porca.
Para tirar o óleo atual do câmbio, há um parafuso sextavado de 24mm se não me angano, no meu caso saíram cerca de 4 litros.
A tampa das solenóides tem 20 parafusos, todos 10mm, recomendo ter disponível mais de um formato de chave, pois o espaço para removê-los é pequeno, e é necessário ter muuuuita paciência.
Para a troca das solenóides, os parafusos tb são 10mm, as N282 e N283 são simples (ver foto em outro post do tópico), é tirar as antigas e colocar as novas, o espaço para trabalhar nelas é bom.
A N92 é presa por uma porca 10mm, recomendo cuidado nessa, pois já ví em tópicos internacionais um cara que deixou a rosca "entrar" no câmbio, aí vc vai chorar... rsrsrs
A N89 tb é tranquila.
O problema começa agora, para trocar a N90, é preciso tirar a N91 e a N281, e aí o bicho pega, tem parafusos de tamanhos diferentes e é preciso desconectar os plugs de todas elas para
poder ter espaço, recomendo atenção redobrada aí.
A N93 tb é muito complicada de trocar, pois quase não há espaço para a chave soltar e apertar, e ela ainda tem um fio terra que precisa ser fixado por um parafuso.
A N88 é tranquila.
É fundamentar checar e revisar todos os conectores antes de fechar.
Aí, quando vc pensa que o pior já passou, recolocar a tampa e a junta naquele pouco espaço exige uma paciência extraterrestre, se vc estiver cansado é melhor deixar para o dia seguinte, eu
comecei lá pelas 10:00hs da manhã e fui até depois das 22:00hs...
Outro ponto importante, usar uma junta pronta é o ideal, pois usar um silicone na vedação será muito difícil de aplicar, tem kits que vem com a junta, ou compra-se separado no eBay.
Finalmente, colocar o óleo novo na mesma medida do retirado, colocando alguns MLs a mais para compensar as perdas, ver se não há vazamentos e checar o nível depois.
Resultados:
Câmbio perfeito novamente!!!, depois do trabalho que dá a satisfação é indescritível, todas as subidas e reduções de marcha perfeitas.
Uma coisa que fiz tb, medí com multímetro a resistência ohmica de todas as solenóides, antigas e novas, e todas estavam com o mesmo valor, por isso não havia erros registrados na Central, se vê que o problema era um desgaste
que prejudicava o funcionamento delas.
Em resumo:
Dá muito trabalho realizar, é para quem está acostumado a desmontar e montar as coisas sem sobra de peças... rsrsrs