[DIY] troca da correia e tensor Do Alternador Audi A3 1.8 20v

daniel.meza

Membro
Fala galera Blz ..

Sou novato aqui no Fórum, me chamo Daniel adquiri meu Argola A3 1.8T 180cv Manual a quase 3 meses to curtindo bastante; li bastante coisa aqui antes de pegar A3 muitas Duvidas rs
Mais resumindo sempre curti os Fórum pois ajuda de mais a Todos.. já fui membro do vectra clube, gol, etc.. dos carro que ja Tive.
Pois Bem estou curtindo de mais o Carro sensacional ! troquei meu Golf 2005 1.6 pelo audi 1.8T 180cv A3 2003 MT
O pessoal fala que sou loko, mais nao me arrependo Audi anda Muito..
Em fim Desculpa o Texto Vamos ao que interessa, Eu mesmo costumo fazer a manutenção preventiva dos meus carros
Se eu tiver as chaves e achar que consigo fazer eu mesmo faço o serviço ou reparo.

Hoje Fiz a Troca do Tensor e da Correia Do Alternador 00-06 Audi A3 1.8 20v, ia fazer um vídeo mais como estava sozinho na hora não foi possível; Apenas tirei muitas fotos. dai montei esse tutorial, espero que ajude a todos


troca da correia e tensor Do Alternador Audi A3 1.8 20v


Aqui Estão as Peças compradas no Ebay Alemanha chegou ontem.. (pode ser comprada aqui no Brasil Também, cada um compra onde achar mais barato)

Tensor Da Correia Do Alternador

Correia Poly-v Dupla (continental 6dpk 1195)

Dados da Compra no Ebay
Vendedor: euro-autoteile (Vendedor da Alemanha)
Link do Produto: http://www.ebay.com/itm/171060623037?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Valores Pago
Price: EUR 42.90

Frete: Shipping: EUR 20.00 (approx.US $27.29) Standard Int'l Versand

Aproximadamente um total de R$ 207,00 reais o Kit.
obs: Produto chegou sem Taxas alfandegarias

2dgrzfs.jpg




Ferramentas Utilizadas no serviço

1- Um parafuso ou prego de Aço Resistente para travar o Esticador.
2 - Chave 13MM
3- Alicate de Pressão

sbk5n9.jpg


Bom essa Foto mostra o Tensor do carro​

mwtgsj.jpg


Essa parte iremos Soltar essas mangueiras para facilitar o acesso no local, pode ser solto a mangueira de pressurização de entrada de ar do turbo para facilitar a retirada, Eu só soltei ela na hora de colocar o novo tensor

porque atrapalho um pouco..

54h9mp.jpg


2ue2qg9.jpg


fxbk28.jpg


21cwftk.jpg


Aqui já teremos acesso aos 3 parafusos 13mm​

15my4it.jpg


6ih3b8.jpg


Coloque o alicate de pressão no tensor e puxe ele em sentido horário

33w4m78.jpg


14cfhon.jpg


2cfbiap.jpg


Agora Importante e fazer um rascunho no papel antes de tirar a correia do carro, para que na hora de instalar a nova correia Não se a trabalhe na montagem.

9kuz2v.jpg


Correia Retira do Argola​


357plqd.jpg


30nk6ya.jpg


14lkdoi.jpg


Apos ter soltado os parafusos, basta retirar o tensor entre as mangueiras de combustível com cuidado para não danificar nada.

24fg3z7.jpg


Tensor retirado do Argola.​

29pyk95.jpg


8ycaqr.jpg


Agora vamos colocar a nova correia, seguindo o rascunho feito rs..​

2jdi25t.jpg


eg1zbc.jpg


Agora vamos colocar o novo tensor, seguindo os passo inverso (só ressaltando que pra colocar o tensor novo eu soltei a mangueira de entra de ar como vcs podem ver nas imagens a seguir )

2cdj39l.jpg


Pronto com novo tensor no lugar e fixado, confira se a correia encontra-se no seu devido lugar ok!
agora basta utilizar o alicate novamente fazendo pressão em sentindo Horário.

21docxu.jpg


Ate que o pino fique folgado e vc possa remover com facilidade​

rr18g7.jpg


Solte o alicate e pronto esta feito !

Agora Só não esqueça de fixar todas as mangueira que foram soltas p/ isso utilize o processo inverso.

Bom esse vídeo Foi Feito Apos a instalação do novo tensor e correia; Sem ruido no esticar e correia não Patina Mais [Resolvido]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JKgI7RgWGQs&feature=youtu.be[/youtube]

Bom espero que ajude o pessoal aqui..

Um forte abraço fique com Deus

atenciosamente,
Daniel Meza
 

DIEDE

Moderador
Muito bom o DIY, Daniel!
Em breve troco meu tensor + poly-v. Também estou com o problema de "patinar" ao sair de primeira com o volante totalmente esterçado...
Valeu!
 

daniel.meza

Membro
DIEDE disse:
Muito bom o DIY, Daniel!
Em breve troco meu tensor + poly-v. Também estou com o problema de "patinar" ao sair de primeira com o volante totalmente esterçado...
Valeu!
Valeu Obrigado Diede, isso mesmo o meu estava com esse mesmo problema que vc relato, embora a correia tivesse nova ainda ela patinava dai pra não ter mais problema, resolvi trocar o kit ... Rodei uns 70km depois que troquei, liguei o ar estercei o volante pros 2 lados na hora de manobrar pq fazia bastante! bom agora fico zero Bala.

Meu mecânico de confiança me pediu 90 reais pra trocar hehehe :hehehe2:
Gastei 30 min tirando foto ainda eu msm fiz rsrs

E isso ai um abraço
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Muito bom!!
recomendo altamente a postagem de DIY e experiencias próprias com a troca de peças, isso SEMPRE ajuda muito e da mais segurança pra quem gosta de fazer as manutenções por conta própria. Até inclusive acho que o pessoal deveria clicar mais em CURTIR nesses tipos de tópicos como incentivo pois da trabalho ficar tirando fotos a cada passo, depois mandar as fotos, descrever os passos e tudo mais..
 

gabrielm

Novato
@[member="Daniel Meza"]

meu velho, meus parabéns!!! grande iniciativa. tudo bem explicado e com boas fotos! ficou muito legal!

@[member="Andre_Hellspeed"] também acho, andré. não é qualquer um que tem paciencia de ficar tirando fotos e depois vir aqui e fazer tudo com calma. colocar as fotos, escrever o texto...

tem que dar os parabéns e apoiar pra aparecer mais diy da galera!
 
@[member="Daniel Meza"]


realmente muito bem explicado, com certeza isso ajuda muita gente que tem vontade de fazer isso... troquei o tensor e correia do meu.. a exatos 15 mil km... o meu tambem estava com ronco muito grande... e logo troquei.. abraço
 

daniel.meza

Membro
Olha tinha esquecido de colocar o link do vender do Ebay assim como valor das peças, estarei adicionado no [DIY] junto com vídeo do funcionamento...

um abraço...
 

daniel.meza

Membro
Ricardo Santos disse:
@[member="Daniel Meza"]


realmente muito bem explicado, com certeza isso ajuda muita gente que tem vontade de fazer isso... troquei o tensor e correia do meu.. a exatos 15 mil km... o meu tambem estava com ronco muito grande... e logo troquei.. abraço

gabrielm disse:
@[member="Daniel Meza"]

meu velho, meus parabéns!!! grande iniciativa. tudo bem explicado e com boas fotos! ficou muito legal!

@[member="Andre_Hellspeed"] também acho, andré. não é qualquer um que tem paciencia de ficar tirando fotos e depois vir aqui e fazer tudo com calma. colocar as fotos, escrever o texto...

tem que dar os parabéns e apoiar pra aparecer mais diy da galera!

Andre_Hellspeed disse:
Muito bom!!
recomendo altamente a postagem de DIY e experiencias próprias com a troca de peças, isso SEMPRE ajuda muito e da mais segurança pra quem gosta de fazer as manutenções por conta própria. Até inclusive acho que o pessoal deveria clicar mais em CURTIR nesses tipos de tópicos como incentivo pois da trabalho ficar tirando fotos a cada passo, depois mandar as fotos, descrever os passos e tudo mais..

Thomas disse:
Parabéns !!! Legal ter esse tipo de contribuição no Fórum!
Abração
Valeu Pessoal pelo incentivo...

Realmente sempre gostei dessa parte do Forum que sempre me ajudou muito, na verdade ajuda todo mundo que gosta de mexer no carro fazer esse tipo de serviço, Evita quebra peças travas etc.. sempre bom compartilhar nossas experiencias aqui !

Realmente da trabalho pra fazer tudo bem explicado rs hehe bom pra trocar e tirar as fotos foi fácil, gastei uns 30min
agora pra editar as imagens montar passo a passo e upar ela no servidor foi quase 4 horas de trampo hehe
Mais ficando bem explicado para que todos consiga entender já fico satisfeito e fazer minha contribuição aqui tbm. :valeu:
assim que trocar algum outra peça ou fazer uma preventiva no argola pode deixar que irei montar outros [DIYs] aqui rs..

Obrigado Pessoal, Um forte abraço
 
cara troquei a junta da tampa de válvulas no último domingo.. mas graças a patroa... não tirei fotos para fazer um tutorialzinho desse... acredito que iria ser de grande avalia... pois qdo comecei a mexer ela falou "... cara vc já é meio doido de mexer nesse carro, ainda ficar tirando fotos?! vc que mostra isso para quem?! ou quer sair falando para as piriguetes na rua que além de andar de audi vc faz a própria manutenção.?! " afffff... cara sem comentários kkkkkkkkkk

enfim... é um passatempo muito bom, além de vc mesmo fazendo vc faz com todo o tempo do mundo e tomando muito cuidado... meu mecânico havia mechido por duas vezes na junta e sem chance.. e como comprei a junta original "victor heinz" e o selante... eu mesmo resolvi fazer e cara.. não é por nada serviço de primeira categoria kkkkkk eu não ia gastar 190 conto em uma junta e o cara fazer de qq jeito... graças a deus acabou meu problema de melação de oléo por conta da junta...
 

daniel.meza

Membro
Ricardo Santos disse:
cara troquei a junta da tampa de válvulas no último domingo.. mas graças a patroa... não tirei fotos para fazer um tutorialzinho desse... acredito que iria ser de grande avalia... pois qdo comecei a mexer ela falou "... cara vc já é meio doido de mexer nesse carro, ainda ficar tirando fotos?! vc que mostra isso para quem?! ou quer sair falando para as piriguetes na rua que além de andar de audi vc faz a própria manutenção.?! " afffff... cara sem comentários kkkkkkkkkk

enfim... é um passatempo muito bom, além de vc mesmo fazendo vc faz com todo o tempo do mundo e tomando muito cuidado... meu mecânico havia mechido por duas vezes na junta e sem chance.. e como comprei a junta original "victor heinz" e o selante... eu mesmo resolvi fazer e cara.. não é por nada serviço de primeira categoria kkkkkk eu não ia gastar 190 conto em uma junta e o cara fazer de qq jeito... graças a deus acabou meu problema de melação de oléo por conta da junta...
Ricardo

kkkkkkkkkkk, nossa acredito sim minha namorada fala a mesma coisa, começo a mexer no carro as vezes passo horas hehe ele não gosta nem um pouco.. mais faço quando ela esta trabalhando etc.. Dai ela fala das Piriguetes tbm rsrs Ontem msm enquanto montava o Tutorial aqui ela já acho estranho ficar muito tempo no PC rsrs..

Aproxima coisa que vou fazer e Troca da Junta da tampa de Válvula tbm, se vc tivesse feito um tutorialzinho ja iria me ajudar muito rsrs
Odeio levar o carro no Mecânico e os cara não toma cuidado, não sabe tirar os conector que tem as travinhas, quebra tudo! fico loko com isso ... :pedala2:
quando peguei o carro a junta da tampa de Válvula tinha sido trocada tbm , mais agora já ta tudo melado de óleo de novo, no minimo foi um porcanico que fez hehe nao chega a pigar no chão mais deixo o motor todo sujo e melado.

Por isso eu mesmo vou trocar a minha tbm estava pesando e colocar essa Junta vc já ouvi falar?

2w7fn20.jpg

Audi / Golf / Passat 1.8 20v Turbo / Aspirado Material da junta SILICONE maior vedação não resseca com a caloria do motor
 
Daniel Meza disse:
Ricardo

kkkkkkkkkkk, nossa acredito sim minha namorada fala a mesma coisa, começo a mexer no carro as vezes passo horas hehe ele não gosta nem um pouco.. mais faço quando ela esta trabalhando etc.. Dai ela fala das Piriguetes tbm rsrs Ontem msm enquanto montava o Tutorial aqui ela já acho estranho ficar muito tempo no PC rsrs..

Aproxima coisa que vou fazer e Troca da Junta da tampa de Válvula tbm, se vc tivesse feito um tutorialzinho ja iria me ajudar muito rsrs
Odeio levar o carro no Mecânico e os cara não toma cuidado, não sabe tirar os conector que tem as travinhas, quebra tudo! fico loko com isso ... :pedala2:
quando peguei o carro a junta da tampa de Válvula tinha sido trocada tbm , mais agora já ta tudo melado de óleo de novo, no minimo foi um porcanico que fez hehe nao chega a pigar no chão mais deixo o motor todo sujo e melado.

Por isso eu mesmo vou trocar a minha tbm estava pesando e colocar essa Junta vc já ouvi falar?

2w7fn20.jpg

Audi / Golf / Passat 1.8 20v Turbo / Aspirado Material da junta SILICONE maior vedação não resseca com a caloria do motor

cara seguinte... ja usei duas marcas que dizem de auto desempenho... mais sem chance... 2 a 3 meses volta a vazar principalmente naquela partizinha que tem a ondulação (vc de frente para o carro, do lado direito, por onde passa o chicote q vai no TBI)... ali é embaçado... então fui de victor heinz com selante victor heinz tambem... o selante já tinha e a junta... R$ 195,00 ja via entrega por motoboy no mesmo dia... comprei desses cara... tenho ate o telefone 16 7813-7114

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533510576-junta-da-tampa-de-valvulas-audi-a3-18-t-1996-2003-original-_JM
 

gabrielm

Novato
pro cara que troca a correia e o tensor, trocar a junta é fichinha....tipo nivel very easy! :rofl:

eu recomendaria da victor também.
 

daniel.meza

Membro
Ricardo Santos disse:
cara seguinte... ja usei duas marcas que dizem de auto desempenho... mais sem chance... 2 a 3 meses volta a vazar principalmente naquela partizinha que tem a ondulação (vc de frente para o carro, do lado direito, por onde passa o chicote q vai no TBI)... ali é embaçado... então fui de victor heinz com selante victor heinz tambem... o selante já tinha e a junta... R$ 195,00 ja via entrega por motoboy no mesmo dia... comprei desses cara... tenho ate o telefone 16 7813-7114

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533510576-junta-da-tampa-de-valvulas-audi-a3-18-t-1996-2003-original-_JM
E realmente junta victor Reinz deve ser top mesmo, e vc fez o certo usou a junta e o selante Original, tem um colega meu que falo que utilizou essa junta de silicone no Fiat marea e resolveu problema..
Bom mais se vc tão boa assim já tinha ouvido falar dela antes, não achei nada na internet a respeito dessa juntas 100% silicone
Ela custa cerca de 69,00 reais, bom tavéis eu compre ela pra fazer o teste monto um tutorial e posto pra gente ver quanto tempo dura etc... kkkkkkkkk

Valeu Ricardo
 

daniel.meza

Membro
gabrielm disse:
pro cara que troca a correia e o tensor, trocar a junta é fichinha....tipo nivel very easy! :rofl:

eu recomendaria da victor também.
kkkkkkk verdade Gabriel só tamanho da tampa de válvula grandona que assusta, Mais tranquilo da pra fazer em casa ! já troquei a junta da tampa de válvula do meu antigo vectra 2.2 8v dele foi suave rs.. do argola só deve ser um pouco mais trabalhoso
Mais assim que fizer o serviço Posto aqui pra gente

Valeu um abraço
 

Tang

Membro
Onde encontrou a junta de silicone? O correto ao trocar a junta é aplicar silicone de alta temperatura em alguns pontos críticos. Pode ser o silicone original mas recomendo fortemente o loctite 598. É bom trocar a junta do tensor do comando tbm. O meu na tampa zerou o vazamento mas ali no tensor tá melado.
Ótimo tutorial. Eu sempre mexo no meu carro, só ñ tive tempo pra fazer os diy. Já troquei solenoides do tiptronic, semi eixos, bomba de combustível, inlet, downpipe, refiz mangueiras do respiro, troquei junta do coletor de admissão por powergasket, discos e pastilhas, etc.
Quando der faço uns tutoriais, mas pra quem manja de inglês ou vai bem no tradutor, eu pego mto tutorial no vwvortex, etc. Ou então uso a versão pdf do manual bentley pro 1.8t.

Abç!

Sent from my LG-E977 using Tapatalk
 

daniel.meza

Membro
Tang disse:
Onde encontrou a junta de silicone? O correto ao trocar a junta é aplicar silicone de alta temperatura em alguns pontos críticos. Pode ser o silicone original mas recomendo fortemente o loctite 598. É bom trocar a junta do tensor do comando tbm. O meu na tampa zerou o vazamento mas ali no tensor tá melado.
Ótimo tutorial. Eu sempre mexo no meu carro, só ñ tive tempo pra fazer os diy. Já troquei solenoides do tiptronic, semi eixos, bomba de combustível, inlet, downpipe, refiz mangueiras do respiro, troquei junta do coletor de admissão por powergasket, discos e pastilhas, etc.
Quando der faço uns tutoriais, mas pra quem manja de inglês ou vai bem no tradutor, eu pego mto tutorial no vwvortex, etc. Ou então uso a versão pdf do manual bentley pro 1.8t.

Abç!

Sent from my LG-E977 using Tapatalk
Tang,

Olha ajunta de silicone vc encontra no Motorila segue link: http://www.motorila.com.br/Junta-Tampa-De-Valvula-Audi-A3-Passat-Golf-1-8-20v-Turbo-Aspirada/prod-505335/
Falei com cara ele disse que tinha acabado a junta dele e chegaria mais essa semana.

Ajunta que vc falo Tensor Corrente Comando Audi A3 seria essa aqui neh ?
2wm2ltz.jpg
2qb6c6d.jpg
Mais pelo que vi pra trocar essa junta já seria bem mais complicado neh.. assisti um vídeo da High torque
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LrbEmKrZHDE[/youtube]​
Tbm faço bastante coisa no carro e que nem sempre da tempo de montar Uns tutorial bem explicado e tal, mais sempre que tenho tempo tiro umas fotos depois monto o Diy, agora na medida que for fazendo as preventiva no argola vou postar no forum ..

Valeu um abraço
 

Tang

Membro
Valeu pelo link, realmente trocar essa junta do comando é mais complicado mas vale a pena, seria bom já trocar as "sapatas" do tensor, já fica tudo zerado.

Abç!

Sent from my LG-E977 using Tapatalk
 
Topo