Justamente...Se nao tiver com mapa do manual gravado não adianta nada. Mapa do automatico ta nem ai pro sensor de embreagem.
Bem esse cara sou eu... e te afirmo não deu certo.... você tem notícia de algo a respeito? Fui no Overspeed ontem e ele passou o meu módulo de injeção que era 06a906032HR para final HP segundo ele próprio, isso possibilitou a retirada do módulo de câmbio e então eu peguei o sinal de velocidade pelo pino 28 do painel de instrumentos, e até aí tudo bem, o carro tem velocímetro funcionando normal. O problema é na hora que entro no VCDS no módulo de injeção e vou no canal 066 onde fica o CC, pois lá a velocidade do carro fica SEMPRE IGUAL A 0 KM/H, mas está tudo ativado, mudando de 0 pra 1 quando se pressiona os botões da chave do Cruisin, e quando pisa no freio e embreagem também mudam os parâmetros de 0 pra 1, o que quer dizer que está tudo certo!O CC está ativado mesmo? Ao entrar no módulo do motor no VCDS, aparece a letra G ao lado do código da ECU?
Se sim, veja isso: http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Checking_Cruise_Control_using_Measuring_Values
Pro CC ativar, tem que passar completamente no teste.
Eu queria pegar algum cobaia aqui que fez esse swap pra testar se gravando mapa do manual + ligar fios pedal embreagem, etc, etc, etc, tudo certinho, se fica tudo perfeito. Como nunca apareceu nenhum aqui que fez esse swap, não sei te falar com exatidão.
E aí mano blz? Também estou nesse mesmo dilema... você conseguiu resolver isso? O meu tá tudocerto tudo puxado só falta achar o sinal da velocidade pro módulo de injeção....@derek você conseguiu fazer funcionar?
Ainda não puxei o fio da ECU no meu, que também é ex-tip, pensei que seria fácil, mas acredito que vou sofrer o mesmo que você.
Fui ontem no over mas não resolvi nada do Cruisin Control.... E você conseguiu algum êxito ???Justamente...
Tanto que deveria aparecer um erro, pela falta do interruptor da embreagem.
Vou mandar minha central pro @overspeed, mas só vai sobrar verba em Setembro.
Fala pessoal! Depois de anos esperando o milagre acontecer, eu vi ele acontecendo hahaha.
Alguns ai devem lembrar desse tópico de 2 anos atrás (http://www.a3clube.com/topic/8420-cruise-control-a3-8l-app-piloto-automatico/), onde eu cheguei a comprar o kit do eBay para instalar o piloto automático no A3 8L, porém eu não tive coragem de fazer a instalação e depois de 1 ano eu vendi o kit. Na época eu não tinha amigos com domínio na elétrica do carro e eu nunca quis arriscar uma coisa duvidosa.
Até que semana passada eu fui na oficina de uns amigos meus e eu pude acompanhar/ajudar a instalar o piloto automático em um A3 8L 180cv manual, porém sem kit nenhum vindo do eBay. Ou seja, o chicote a mais foi todo feito naquele dia, sendo que nós tínhamos a informação que a pinagem do motor APP é igual do motor AUQ, motor mais comum lá fora.
E todo o processo só foi possível por conta de 2 amigos meus que são muito feras na parte elétrica e geral do A3, os maiores agradecimentos são para eles, Darlan e Leandro aqui de Goiânia. Eles fizeram o processo todo no carro e eu fiquei só no computador com o VAG hehehe.
E antes de começar, só mais uma coisa. Esse DIY por enquanto vai servir apenas para o pessoal que já é acostumado a mexer no A3, que tenha uma noção mínima do que está fazendo. Se você ler isso aqui e não se sentir confortável em fazer, NÃO O FAÇA. A instalação depende da remoção de peças de acabamento, chicotes (inclusive da ECU), do volante com AIRBAG e outras coisas delicadas. Se você quebrar algo fica ruim... então espere. Daqui uns dias eu vou fazer o procedimento no meu carro ai eu vou tirar TROCENTAS fotos, vídeos, e criar um material bem bacana, passo a passo, que qualquer vai poder seguir e fazer. Ok?
Informações
- Vocês vão precisar de uma chave de seta COM o piloto automático e COM o chicote do piloto automático. Uma dica é vocês irem em desmanches ai da sua cidade, pois nos lugares que vendem apenas a peça, geralmente os caras não vão ter com o chicote. Então vão em desmanches e procurem, essa chave de seta saiu em vários carros e não só no A3. Uma dica para vocês caso não saibam qual é o chicote do piloto automático. A chave de seta com piloto automático tem 1 chicote a mais, então procurem um carro que tenha a mesma chave de seta que não tenha piloto automático e vejam qual chicote ele tem a mais. Esse chicote a mais vai ser o chicote do piloto automático.
- Ferramentas para retirar o volante, acabamentos, limpador do parabrisa e etc. Não vou entrar em detalhes pois eu não lembro de cabeça quais ferramentas exatamente são. Quem tem muita ferramenta em casa vai desmontando e vai vendo, você que precisa comprar ferramentas para fazer, espere o DIY mais completo.
- Ferro de solda, pinos para conectores de chicotes, fios de sinal igual os da ECU (fios da fueltech são muito bons).
- Vocês também vão precisar de um cabo VAG ou VCDS para ativar o piloto automático. Não é caro e quem não tem é bom ter, não só para isso, mas para puxar os erros do log e etc. Vale a pena ter. Caso não queira comprar no momento, veja se alguém da sua cidade pode emprestar para você (http://www.a3clube.com/topic/5144-vcdsvag-com-localizacao-dos-usarios/).
Procedimento
Antes de começar, um detalhe importante!! O procedimento é praticamente igual tanto no motor APP quanto no AUQ. Porém no AUQ você vai ter menos trabalho . No motor APP, a Audi nem colocou o chicote do piloto automático no carro. Portanto você deverá adicionar fios no chicote da ECU e puxar para dentro do carro. No motor AUQ, esses fios vão até dentro do carro, porém não são utilizados. Então eu vou separar esse DIY em duas partes, uma para cada motor.
- Motor APP:
1º passo: desmontar todo o caminho para que você possa puxar um fio da ECU para dentro do carro. Isso inclui a grelha que protege a ECU, o limpador de parabrisa, volante completo, acabamento abaixo do volante (que fica acima das pernas do motorista).
2º passo: fazer o novo chicote vindo da ECU. Olhando o carro de frente, desconecte e desmonte o conector do chicote da esquerda da ECU. São 4 pinos que vamos precisar inserir nesse conector. Utilize 4 fios de cores diferentes para facilitar depois. Anote qual cor você colocou em cada pino para não errar depois. Os pinos são: 76, 75, 57, 38. Os detalhes sobre como fazer isso, como inserir um pino em um conector, como identificar qual é o número de um pino, eu explico no DIY completo quando eu o fizer no meu carro.
3º passo: passe esse chicote para dentro do carro. O lugar que para passar fica no canto do lado do motorista, olhando o carro de frente, do lado direito.
4º passo: com a chave de setas na mão e o seu chicote do piloto automático, una os fios (de preferência com solda fria, depois isole bem) na seguinte ordem:
- Pino 76 da ECU no pino 5 da chave de seta;
- Pino 75 da ECU no pino 2 da chave de seta;
- Pino 57 da ECU no pino 3 da chave de seta;
- Pino 38 da ECU nos pinos 7 e 4 da chave de seta;
- Pino 6 da chave de seta no pós-chave do fusível 5. Esse fusível, como todos os outros, fica na caixa de fusíveis do carro.
A ligação está completa. É apenas isso! Não é difícil, porém envolvem peças delicadas. Basta ter atenção na hora de ligar os pinos nos lugares certos e pronto.
Agora basta remontar todas as peças no carro e fazer a ativação do piloto automático no VCDS.
- Motor AUQ:
Como eu já disse, o motor já tem os fios vindo da ECU para a chave de seta. Os fios vem pelo mesmo chicote do motor APP, o chicote conectado na parte esquerda da ECU.
As cores dos fios que vem de lá são assim:
- Pino 76 fio todo branco;
- Pino 75 fio azul com cinza;
- Pino 57 fio vermelho com amarelo;
- Pino 38 fio preto com branco;
O procedimento agora é quase igual ao do motor APP, com apenas uma diferença. Em vez de você ter que puxar os fios lá da ECU, você vai puxar já de dentro do carro direto para a chave de seta. O trabalho vai ser praticamente o mesmo, porém com a vantagem que não será preciso mexer na ECU e nem passar fio de lá para dentro do carro.
Com o código de cores e os pinos que eu falei, você vai ligar esses fios na chave de seta e partir para o último passo, ativar pelo VCDS.
Ativar o cruise control pelo VCDS
Esse é o passo mais fácil.
Espete o VCDS no notebook e no carro, deixe a ignição ligada (mas com motor desligado) e siga esses passos:
- Vá em módulos, depois selecione o modulo do motor (Engine), depois clique em Login, coloque o código 11463 no campo e clique em Do It!
Pronto é só isso. Desligue a ignição e ligue novamente, e já estará efetivo o piloto automático. Se você ligou todos os fios nos pinos corretos, eu te garanto que vai funcionar.
Viram que esse DIY foi bem por cima, pois eu não tive como fotografar tudo na hora. Esperem eu fazer esse procedimento no meu carro, ai eu vou editar esse DIY com milhares de fotos e todo o procedimento detalhado, parafuso por parafuso ok? Quem quiser se aventurar, esse DIY que eu fiz agora já serve, quem já mexe com mecânica e tal.
Espero que gostem e esperem o DIY definitivo, vai ficar muito bom.
Boa noite amigos, meu A3 (150cv 98 automático) tem piloto original de fábrica, de repente parou de funcionar! Já verifiquei toda a fiação, os quatro sinais dos fios já verifiquei e estão chegando no módulo (ECU), tem alguma dica pra me ajudar? Será algum problema na ECU?
Fala pessoal! Depois de anos esperando o milagre acontecer, eu vi ele acontecendo hahaha.
Alguns ai devem lembrar desse tópico de 2 anos atrás (http://www.a3clube.com/topic/8420-cruise-control-a3-8l-app-piloto-automatico/), onde eu cheguei a comprar o kit do eBay para instalar o piloto automático no A3 8L, porém eu não tive coragem de fazer a instalação e depois de 1 ano eu vendi o kit. Na época eu não tinha amigos com domínio na elétrica do carro e eu nunca quis arriscar uma coisa duvidosa.
Até que semana passada eu fui na oficina de uns amigos meus e eu pude acompanhar/ajudar a instalar o piloto automático em um A3 8L 180cv manual, porém sem kit nenhum vindo do eBay. Ou seja, o chicote a mais foi todo feito naquele dia, sendo que nós tínhamos a informação que a pinagem do motor APP é igual do motor AUQ, motor mais comum lá fora.
E todo o processo só foi possível por conta de 2 amigos meus que são muito feras na parte elétrica e geral do A3, os maiores agradecimentos são para eles, Darlan e Leandro aqui de Goiânia. Eles fizeram o processo todo no carro e eu fiquei só no computador com o VAG hehehe.
E antes de começar, só mais uma coisa. Esse DIY por enquanto vai servir apenas para o pessoal que já é acostumado a mexer no A3, que tenha uma noção mínima do que está fazendo. Se você ler isso aqui e não se sentir confortável em fazer, NÃO O FAÇA. A instalação depende da remoção de peças de acabamento, chicotes (inclusive da ECU), do volante com AIRBAG e outras coisas delicadas. Se você quebrar algo fica ruim... então espere. Daqui uns dias eu vou fazer o procedimento no meu carro ai eu vou tirar TROCENTAS fotos, vídeos, e criar um material bem bacana, passo a passo, que qualquer vai poder seguir e fazer. Ok?
Informações
- Vocês vão precisar de uma chave de seta COM o piloto automático e COM o chicote do piloto automático. Uma dica é vocês irem em desmanches ai da sua cidade, pois nos lugares que vendem apenas a peça, geralmente os caras não vão ter com o chicote. Então vão em desmanches e procurem, essa chave de seta saiu em vários carros e não só no A3. Uma dica para vocês caso não saibam qual é o chicote do piloto automático. A chave de seta com piloto automático tem 1 chicote a mais, então procurem um carro que tenha a mesma chave de seta que não tenha piloto automático e vejam qual chicote ele tem a mais. Esse chicote a mais vai ser o chicote do piloto automático.
- Ferramentas para retirar o volante, acabamentos, limpador do parabrisa e etc. Não vou entrar em detalhes pois eu não lembro de cabeça quais ferramentas exatamente são. Quem tem muita ferramenta em casa vai desmontando e vai vendo, você que precisa comprar ferramentas para fazer, espere o DIY mais completo.
- Ferro de solda, pinos para conectores de chicotes, fios de sinal igual os da ECU (fios da fueltech são muito bons).
- Vocês também vão precisar de um cabo VAG ou VCDS para ativar o piloto automático. Não é caro e quem não tem é bom ter, não só para isso, mas para puxar os erros do log e etc. Vale a pena ter. Caso não queira comprar no momento, veja se alguém da sua cidade pode emprestar para você (http://www.a3clube.com/topic/5144-vcdsvag-com-localizacao-dos-usarios/).
Procedimento
Antes de começar, um detalhe importante!! O procedimento é praticamente igual tanto no motor APP quanto no AUQ. Porém no AUQ você vai ter menos trabalho . No motor APP, a Audi nem colocou o chicote do piloto automático no carro. Portanto você deverá adicionar fios no chicote da ECU e puxar para dentro do carro. No motor AUQ, esses fios vão até dentro do carro, porém não são utilizados. Então eu vou separar esse DIY em duas partes, uma para cada motor.
- Motor APP:
1º passo: desmontar todo o caminho para que você possa puxar um fio da ECU para dentro do carro. Isso inclui a grelha que protege a ECU, o limpador de parabrisa, volante completo, acabamento abaixo do volante (que fica acima das pernas do motorista).
2º passo: fazer o novo chicote vindo da ECU. Olhando o carro de frente, desconecte e desmonte o conector do chicote da esquerda da ECU. São 4 pinos que vamos precisar inserir nesse conector. Utilize 4 fios de cores diferentes para facilitar depois. Anote qual cor você colocou em cada pino para não errar depois. Os pinos são: 76, 75, 57, 38. Os detalhes sobre como fazer isso, como inserir um pino em um conector, como identificar qual é o número de um pino, eu explico no DIY completo quando eu o fizer no meu carro.
3º passo: passe esse chicote para dentro do carro. O lugar que para passar fica no canto do lado do motorista, olhando o carro de frente, do lado direito.
4º passo: com a chave de setas na mão e o seu chicote do piloto automático, una os fios (de preferência com solda fria, depois isole bem) na seguinte ordem:
- Pino 76 da ECU no pino 5 da chave de seta;
- Pino 75 da ECU no pino 2 da chave de seta;
- Pino 57 da ECU no pino 3 da chave de seta;
- Pino 38 da ECU nos pinos 7 e 4 da chave de seta;
- Pino 6 da chave de seta no pós-chave do fusível 5. Esse fusível, como todos os outros, fica na caixa de fusíveis do carro.
A ligação está completa. É apenas isso! Não é difícil, porém envolvem peças delicadas. Basta ter atenção na hora de ligar os pinos nos lugares certos e pronto.
Agora basta remontar todas as peças no carro e fazer a ativação do piloto automático no VCDS.
- Motor AUQ:
Como eu já disse, o motor já tem os fios vindo da ECU para a chave de seta. Os fios vem pelo mesmo chicote do motor APP, o chicote conectado na parte esquerda da ECU.
As cores dos fios que vem de lá são assim:
- Pino 76 fio todo branco;
- Pino 75 fio azul com cinza;
- Pino 57 fio vermelho com amarelo;
- Pino 38 fio preto com branco;
O procedimento agora é quase igual ao do motor APP, com apenas uma diferença. Em vez de você ter que puxar os fios lá da ECU, você vai puxar já de dentro do carro direto para a chave de seta. O trabalho vai ser praticamente o mesmo, porém com a vantagem que não será preciso mexer na ECU e nem passar fio de lá para dentro do carro.
Com o código de cores e os pinos que eu falei, você vai ligar esses fios na chave de seta e partir para o último passo, ativar pelo VCDS.
Ativar o cruise control pelo VCDS
Esse é o passo mais fácil.
Espete o VCDS no notebook e no carro, deixe a ignição ligada (mas com motor desligado) e siga esses passos:
- Vá em módulos, depois selecione o modulo do motor (Engine), depois clique em Login, coloque o código 11463 no campo e clique em Do It!
Pronto é só isso. Desligue a ignição e ligue novamente, e já estará efetivo o piloto automático. Se você ligou todos os fios nos pinos corretos, eu te garanto que vai funcionar.
- Motor AUQ:
Como eu já disse, o motor já tem os fios vindo da ECU para a chave de seta. Os fios vem pelo mesmo chicote do motor APP, o chicote conectado na parte esquerda da ECU.
As cores dos fios que vem de lá são assim:
- Pino 76 fio todo branco;
- Pino 75 fio azul com cinza;
- Pino 57 fio vermelho com amarelo;
- Pino 38 fio preto com branco;
O procedimento agora é quase igual ao do motor APP, com apenas uma diferença. Em vez de você ter que puxar os fios lá da ECU, você vai puxar já de dentro do carro direto para a chave de seta. O trabalho vai ser praticamente o mesmo, porém com a vantagem que não será preciso mexer na ECU e nem passar fio de lá para dentro do carro.
Com o código de cores e os pinos que eu falei, você vai ligar esses fios na chave de seta e partir para o último passo, ativar pelo VCDS.
Viram que esse DIY foi bem por cima, pois eu não tive como fotografar tudo na hora. Esperem eu fazer esse procedimento no meu carro, ai eu vou editar esse DIY com milhares de fotos e todo o procedimento detalhado, parafuso por parafuso ok? Quem quiser se aventurar, esse DIY que eu fiz agora já serve, quem já mexe com mecânica e tal.
Espero que gostem e esperem o DIY definitivo, vai ficar muito bom.
----------------------------------------------------------pergunta-----------------------------------------------------------
AMIGO, SE O CHICOTE JÁ ESTÁ RPESENTE NO MOTOR AUQ E O CRUISE JÁ FUNCIONAVA, O QUE MUDOU?
Mais novidades.
Hoje pela manha fui no local de desmanches aqui em Goiânia, e por indicação de um amigo, encontrei o chicote na primeira loja que fui.
Pediram 20 reais nele, porém não tinham troco, e eu tinha 16 reais trocados, ai aceitaram.
Segunda-feira vou atrás dos pinos para colocar no conector da central, fios, conduite e só. Semana que vem mesmo já instalo a bagaça no meu carro.
Até agora já gastei 106 reais.
Boa noite André! Já conversei com vc uns 2 anos atrás! Sobre o instalar o piloto automático! E agora tomei coragem e vô querer instalar! Tava olhando pra comprar a chave de seta com piloto automático no eibay, a chave já vem com 1 chicote, mais lá no site tbm encontrei o outro chicote que seria da ecu pra caixinha embaixo do painel! Com o chicote tudo pronto fica mais fácil! O que vc acha! Tô louco pro piloto automático faz tempo!Mais novidades.
Hoje pela manha fui no local de desmanches aqui em Goiânia, e por indicação de um amigo, encontrei o chicote na primeira loja que fui.
Pediram 20 reais nele, porém não tinham troco, e eu tinha 16 reais trocados, ai aceitaram.
Segunda-feira vou atrás dos pinos para colocar no conector da central, fios, conduite e só. Semana que vem mesmo já instalo a bagaça no meu carro.
Até agora já gastei 106 reais.
O que ficou faltando no seu é ligar o pino 3 do conector que vai atrás do velocimetro (mesmo conector onde você adicionou o sinal do sensor ao pino 28) e ligar o fio ao pino 54 da ECU. Assim ela vai saber em qual velocidade o carro estáBem esse cara sou eu... e te afirmo não deu certo.... você tem notícia de algo a respeito? Fui no Overspeed ontem e ele passou o meu módulo de injeção que era 06a906032HR para final HP segundo ele próprio, isso possibilitou a retirada do módulo de câmbio e então eu peguei o sinal de velocidade pelo pino 28 do painel de instrumentos, e até aí tudo bem, o carro tem velocímetro funcionando normal. O problema é na hora que entro no VCDS no módulo de injeção e vou no canal 066 onde fica o CC, pois lá a velocidade do carro fica SEMPRE IGUAL A 0 KM/H, mas está tudo ativado, mudando de 0 pra 1 quando se pressiona os botões da chave do Cruisin, e quando pisa no freio e embreagem também mudam os parâmetros de 0 pra 1, o que quer dizer que está tudo certo!
Já no módulo do painel, em instruments, a velocidade aparece normal, outra curiosidade é que no módulo de injeção lá no canal 066 tem como fazer 0 a 100 km/h e 0 a 200metros e etc... E Tambem a velocidade não sai de zero....
Conclusão: o módulo do painel, funciona e recebe sinal vindo do pião do câmbio, (sensor de velocidade) mas o módulo de injeção não reconhece que o carro saiu da inércia de forma nenhuma... se achar isso, que eu creio ser coisa de 1 pino um jumper... isso se resolve
Os 150 (acelerador a cabo) também possuem esse interruptor de embreagem. No 150 fica mais difícil trocar o mapa porque o modulo não aceita reflash pelo OBD2. Se não me engano somente retirando a central.é possivel instalar apenas em carros com acelerador eletrônico?
Putz paguei 500 conto por essa informação kkķ mas tá bom,agora tenho um 180 manual com cruise control.... pqp bom demais.... vlw pelo retorno man, pena que acabou não dando tempo de vc responder antes kk grande abraço!!!O que ficou faltando no seu é ligar o pino 3 do conector que vai atrás do velocimetro (mesmo conector onde você adicionou o sinal do sensor ao pino 28) e ligar o fio ao pino 54 da ECU. Assim ela vai saber em qual velocidade o carro está
no meu caso é um aspirado 2006Os 150 (acelerador a cabo) também possuem esse interruptor de embreagem. No 150 fica mais difícil trocar o mapa porque o modulo não aceita reflash pelo OBD2. Se não me engano somente retirando a central.
Se for a 3.8.2 somente removendo a central e fazendo fora. Se for a 3.8.3 creio que aceite via OBDno meu caso é um aspirado 2006