[DIY] Retrofit do piloto automático nos A3 8L motores APP e AUQ

Andr3T

Membro
Esse DIY por enquanto vai servir apenas para o pessoal que já é acostumado a mexer no A3, que tenha uma noção mínima do que está fazendo. Se você ler isso aqui e não se sentir confortável em fazer, NÃO O FAÇA. A instalação depende da remoção de peças de acabamento, chicotes (inclusive da ECU), do volante com AIRBAG e outras coisas delicadas. Se você quebrar algo fica ruim... então espere. Daqui uns dias eu vou fazer o procedimento no meu carro ai eu vou tirar TROCENTAS fotos, vídeos, e criar um material bem bacana, passo a passo, que qualquer vai poder seguir e fazer. Ok?

Informações



- Vocês vão precisar de uma chave de seta COM o piloto automático e COM o chicote do piloto automático. Uma dica é vocês irem em desmanches ai da sua cidade, pois nos lugares que vendem apenas a peça, geralmente os caras não vão ter com o chicote. Então vão em desmanches e procurem, essa chave de seta saiu em vários carros e não só no A3. Uma dica para vocês caso não saibam qual é o chicote do piloto automático. A chave de seta com piloto automático tem 1 chicote a mais, então procurem um carro que tenha a mesma chave de seta que não tenha piloto automático e vejam qual chicote ele tem a mais. Esse chicote a mais vai ser o chicote do piloto automático.

- Ferramentas para retirar o volante, acabamentos, limpador do parabrisa e etc. Não vou entrar em detalhes pois eu não lembro de cabeça quais ferramentas exatamente são. Quem tem muita ferramenta em casa vai desmontando e vai vendo, você que precisa comprar ferramentas para fazer, espere o DIY mais completo.

- Ferro de solda, pinos para conectores de chicotes, fios de sinal igual os da ECU (fios da fueltech são muito bons).

- Vocês também vão precisar de um cabo VAG ou VCDS para ativar o piloto automático. Não é caro e quem não tem é bom ter, não só para isso, mas para puxar os erros do log e etc. Vale a pena ter. Caso não queira comprar no momento, veja se alguém da sua cidade pode emprestar para você (http://www.a3clube.com/topic/5144-vcdsvag-com-localizacao-dos-usarios/).

Procedimento



Antes de começar, um detalhe importante!! O procedimento é praticamente igual tanto no motor APP quanto no AUQ. Porém no AUQ você vai ter menos trabalho :). No motor APP, a Audi nem colocou o chicote do piloto automático no carro. Portanto você deverá adicionar fios no chicote da ECU e puxar para dentro do carro. No motor AUQ, esses fios vão até dentro do carro, porém não são utilizados. Então eu vou separar esse DIY em duas partes, uma para cada motor.

- Motor APP:

1º passo: desmontar todo o caminho para que você possa puxar um fio da ECU para dentro do carro. Isso inclui a grelha que protege a ECU, o limpador de parabrisa, volante completo, acabamento abaixo do volante (que fica acima das pernas do motorista).

2º passo: fazer o novo chicote vindo da ECU. Olhando o carro de frente, desconecte e desmonte o conector do chicote da esquerda da ECU. São 4 pinos que vamos precisar inserir nesse conector. Utilize 4 fios de cores diferentes para facilitar depois. Anote qual cor você colocou em cada pino para não errar depois. Os pinos são: 76, 75, 57, 38. Os detalhes sobre como fazer isso, como inserir um pino em um conector, como identificar qual é o número de um pino, eu explico no DIY completo quando eu o fizer no meu carro.

3º passo: passe esse chicote para dentro do carro. O lugar que para passar fica no canto do lado do motorista, olhando o carro de frente, do lado direito.

4º passo: com a chave de setas na mão e o seu chicote do piloto automático, una os fios (de preferência com solda fria, depois isole bem) na seguinte ordem:

- Pino 76 da ECU no pino 5 da chave de seta;
- Pino 75 da ECU no pino 2 da chave de seta;
- Pino 57 da ECU no pino 3 da chave de seta;
- Pino 38 da ECU nos pinos 7 e 4 da chave de seta;
- Pino 6 da chave de seta no pós-chave do fusível 5. Esse fusível, como todos os outros, fica na caixa de fusíveis do carro.

A ligação está completa. É apenas isso! Não é difícil, porém envolvem peças delicadas. Basta ter atenção na hora de ligar os pinos nos lugares certos e pronto.
Agora basta remontar todas as peças no carro e fazer a ativação do piloto automático no VCDS.

- Motor AUQ:

Como eu já disse, o motor já tem os fios vindo da ECU para a chave de seta. Os fios vem pelo mesmo chicote do motor APP, o chicote conectado na parte esquerda da ECU.
As cores dos fios que vem de lá são assim:

- Pino 76 fio todo branco;
- Pino 75 fio azul com cinza;
- Pino 57 fio vermelho com amarelo;
- Pino 38 fio preto com branco;

O procedimento agora é quase igual ao do motor APP, com apenas uma diferença. Em vez de você ter que puxar os fios lá da ECU, você vai puxar já de dentro do carro direto para a chave de seta. O trabalho vai ser praticamente o mesmo, porém com a vantagem que não será preciso mexer na ECU e nem passar fio de lá para dentro do carro.

Com o código de cores e os pinos que eu falei, você vai ligar esses fios na chave de seta e partir para o último passo, ativar pelo VCDS.

Ativar o cruise control pelo VCDS



Esse é o passo mais fácil.
Espete o VCDS no notebook e no carro, deixe a ignição ligada (mas com motor desligado) e siga esses passos:

- Vá em módulos, depois selecione o modulo do motor (Engine), depois clique em Login, coloque o código 11463 no campo e clique em Do It!

Pronto é só isso. Desligue a ignição e ligue novamente, e já estará efetivo o piloto automático. Se você ligou todos os fios nos pinos corretos, eu te garanto que vai funcionar.




Viram que esse DIY foi bem por cima, pois eu não tive como fotografar tudo na hora. Esperem eu fazer esse procedimento no meu carro, ai eu vou editar esse DIY com milhares de fotos e todo o procedimento detalhado, parafuso por parafuso ok? Quem quiser se aventurar, esse DIY que eu fiz agora já serve, quem já mexe com mecânica e tal.

Espero que gostem e esperem o DIY definitivo, vai ficar muito bom.
 
Last edited:

Andr3T

Membro
Hoje eu comprei a chave de seta para o meu carro. Paguei 90,00 reais (porém sem o chicote). A pedida inicial na loja era de 250,00 e consegui por esse preço.
Logo em seguida começou a chover muito forte e nem fui atrás direito do chicote, mas logo eu compro ele também e já faço o DIY.

Qodoiyn.jpg
 

monte

Membro
Show!! Bela iniciativa e com certeza vale a pena. O meu 8L tinha o piloto automático já, e olha, que é muito bacana para viajar.
 

Andr3T

Membro
Mais novidades.
Hoje pela manha fui no local de desmanches aqui em Goiânia, e por indicação de um amigo, encontrei o chicote na primeira loja que fui.
Pediram 20 reais nele, porém não tinham troco, e eu tinha 16 reais trocados, ai aceitaram.

Segunda-feira vou atrás dos pinos para colocar no conector da central, fios, conduite e só. Semana que vem mesmo já instalo a bagaça no meu carro.
Até agora já gastei 106 reais.

44tAq7U.jpg

8lFr8u2.jpg
 

ArielRosar

Membro
Aqui em SC acho que esses itens valem mais que ouro! Tenho vontade de fazer isso, mas não acharei peças. Fui em um desmanche pra achar o parafuso que fixa o farol na parte de cima e o outro traseiro, em 3 desmanches nenhum tinha.
 

Andr3T

Membro
ArielRosar disse:
Aqui em SC acho que esses itens valem mais que ouro! Tenho vontade de fazer isso, mas não acharei peças. Fui em um desmanche pra achar o parafuso que fixa o farol na parte de cima e o outro traseiro, em 3 desmanches nenhum tinha.
Aqui em Goiânia tem uma região que você encontra qualquer peça de quase qualquer carro hehe. É um bairro inteiro só de desmanches.
Se você quiser, eu posso comprar aqui e mandar pra você por correio.
 

ArielRosar

Membro
André Dal Molin disse:
Aqui em Goiânia tem uma região que você encontra qualquer peça de quase qualquer carro hehe. É um bairro inteiro só de desmanches.
Se você quiser, eu posso comprar aqui e mandar pra você por correio.
Com certeza tenho interesse sim!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Andr3T

Membro
ArielRosar disse:
Com certeza tenho interesse sim!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu vou voltar lá daqui uns dias, até porque tem uns 3 amigos meus que também querem essa chave de seta para colocar no A3. Ai já vejo o preço e te falo.
 

Andr3T

Membro
Já fiz as soldas para unir os fios. Quem for fazer, não precisa soldar. Basta enrolar bem firme e isolar, não tem problema. Eu fiz com solda fria pois tenho aqui e fica mais firme.
Hoje a noite um amigo vai vir aqui em casa, vamos instalar no meu e no dele. Amanha eu posto o DIY completo com fotos.

eYyK9fL.jpg
 

Andr3T

Membro
Iuri disse:
Atualiza aí fii
Cara, eu não queria nem falar nada, pq até fiquei com vergonha kkkk. Instalei no meu carro aquele dia ainda, fiz algumas fotos, uns vídeos, ai passei tudo pra area de trabalho do PC. E eu tenho mania de excluir tudo segurando o shift, selecionei sem querer a pasta das fotos e mandei embora...

Resumindo, piloto automático tá zero no meu carro, até peguei uma estrada de 300km, tudo ok. E isso gastando 100 reais praticamente.
Ai assim, eu posso fazer duas coisas hehe.
Refazer o DIY aqui, mas sem fotos, porém bem mais detalhado, ou então vocês esperam que eu vou instalar o piloto no carro de um amigo meu lá pelo meio do ano, ai eu faço o DIY com fotos como eu tinha prometido.

Foi mal ai galera kkkkkkkkkk #vergonha
 

CoyDoggie

Membro
Refaça o DIY mais detalhado, depois vc adiciona as fotos do teu amigo (y)

Agradeço a colaboração :)

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
 
Show de bola

Parabéns pela iniciativa.

Vi um video do processo de instalação do cuise control... vou ver se encontro e posto aqui
 
Topo