[DIY] Forro do Teto solar (com fotos e vídeo)

ninjakyok

Novato
Olá pessoal, recentemente tive problema com o forro (protetor solar) do meu teto solar.

Como ainda estou arrumando a mecânica de minha Audi, não posso gastar muito cash, o ideal seria fazer o forro do teto completo, custo médio de R$ 350 à R$ 450 (dependendo do local), se fazer somente o teto solar seria mais barato, porém, teria diferença na cor do tecido.

Como o restante do forro do teto aparentemente está ok, sem bolhas e sem problemas aparentes, minha esposa e eu tentamos arrumar o forro do teto solar e parece que deu certo!

(ANTES)
15122011160.jpg

Retirando o Forro do protetor solar

1) Deixe o teto solar na posição "paga-pau";
2) Retire as borrachas laterais, elas são apenas encaixadas;
3) Desparafuse o vidro pelo lado de dentro do veículo;
4) Retire o vidre pelo lado de fora do veículo;
5) Feche o forro (protetor solar)
6) Desparafuse o protetor solar e retire por cima do veículo.

Achei um video no youtube que é o mesmo esquema.

Vídeo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TATFSv8CIsI[/youtube]

Fotos do meu forro (antes):
25122011010.jpg

25122011011.jpg

Lavando o forro

1) Colocamos o protetor embaixo do chuveiro;
25122011016.jpg

2) Desmontamos o protetor, é só deslacrar as travinhas;
25122011018.jpg

3) Retiramos a esponja vermelha que já estava toda espedaçada;
25122011019.jpg

4) Usamos veja multi-uso com um pano, na foto abaixo só haviamos limpado a metade;
25122011024.jpg

5) Colocamos o tecido de molho com sabão em pó (olhem a cor da água eca);
Obs.: Repetimos esse processo 3x até a agua permanecer incolor!
25122011028.jpg

6) Deixamos o tecido e o teto secando;
25122011030.jpg

7) Prontinho, tudo limpinho!
25122011033.jpg

Fixando o tecido do forro
Agora é só colar o tecido, irei utilizar o Spray 76 da 3M que foi recomendado pelos usuários PatrickMello1969, roxo e wossp em outro tópico, valor médio R$ 35 a R$ 45.

Não comprei a cola ainda por causa do Natal, assim que eu colar e colocar o teto novamente eu mostrarei o resultado!

Abraço!

AdrianoY

Membro
Não é a toa o seu nick, hein? C é ninja mesmo, parabéns... Fico zerada!!! Se atente apenas num detalhe agora, como o tecido não tem mais espuma, a superficie tem que estar lisa lisa, pq senão passa a imperfeição para o tecido. Quando o tecido tem espuma, ele dá uma suavizada nas imperfeições do material.
De mais, tá perfeito... Abrçs...

ninjakyok

Novato
AdrianoY disse:
Não é a toa o seu nick, hein? C é ninja mesmo, parabéns... Fico zerada!!! Se atente apenas num detalhe agora, como o tecido não tem mais espuma, a superficie tem que estar lisa lisa, pq senão passa a imperfeição para o tecido. Quando o tecido tem espuma, ele dá uma suavizada nas imperfeições do material.
De mais, tá perfeito... Abrçs...

vlw pela dica AdrianoY, assim que eu colar e colocar de volta postarei as fotos :legal:

pedrolimaumturbo disse:
Ótimo DIY, parabéns.

Vlw pedrolimaumturbo :legal:

della

Membro
Belas instruções ninja! Acho que vc vai ter de limpar o resto do teto, deve ficar bem diferente uma parte da outra agora...

ninjakyok

Novato
della disse:
Belas instruções ninja! Acho que vc vai ter de limpar o resto do teto, deve ficar bem diferente uma parte da outra agora...

Sim, pegamos um pano branco seco com umas gotinhas de Veja multi-uso, sem esfregar e sem sacrificio saiu as manchinhas, ta zero agora!

Breve postarei as fotos, não estou encontrando o Spray 76 3M para vender por aqui, vou ter que comprar pela Internet...

Abraço :legal:

PARE E LEIA ESSE POST!!!!!! hehehehe

Amigão, a cerca de um mês fiz o mesmo! desmontei o carro todo pra arrumar o teto. Consegui o tecido original em SP com um amigo, desmontei tudo e mandei colar.

NÃO USE COLA SPRAY!! Colei o couro das laterais de porta com a cola 76 da 3M. Ficou excelente de início, mas com o carro no sol.... em 2 meses tava tudo despencado de novo. Tive que fazer tudo de novo usando cascola. Pro teto vale o mesmo! Tem q ser a cascola ou similar. SE COLAR COM COLA SPRAY VAI CAIR!!!! Em tapeçarias especializadas, usam cola aplicada com revolver, na diluição correta, que nada tem a ver com a cola spray da 3M.

NÃO USE O MESMO TECIDO!! O tecido original vem com uma espuminha colada nele (é a meleca laranja que você tirou). Se você aplicar QUALQUER cola neste tecido, a cola vai vazar de um lado pro outro. ACREDITE EM MIM, eu também queria colar o tecido original.

Enfim, o meu já tem uma curva descolando. Acredito que o melhor a fazer é colocar um tecido bonito qualquer SEM A ESPUMINHA. Já vi serviço feito em outro A3 que ficou muito bom.

Amanha posto umas fotos aqui pra vocês terem idéia.

Abs!!!

chedid

Administrador
melhorado a perguna: vc tirou o vidro do teto para poder ter acesso ao protetor de sol... mas eu quero tirar tudo.... para ver o vazamento (PELA TERCEIRA VEZ ESTÁ ENTRANDO ÁGUA), assim imaginei que no meu caso tirando o forro do teto todo, não precisaria tirar o vidro do teto solar! é esta a minha dúvida!

ninjakyok

Novato
albertolanzoni disse:

Amigão, a cerca de um mês fiz o mesmo! desmontei o carro todo pra arrumar o teto. Consegui o tecido original em SP com um amigo, desmontei tudo e mandei colar.

NÃO USE COLA SPRAY!! Colei o couro das laterais de porta com a cola 76 da 3M. Ficou excelente de início, mas com o carro no sol.... em 2 meses tava tudo despencado de novo. Tive que fazer tudo de novo usando cascola. Pro teto vale o mesmo! Tem q ser a cascola ou similar. SE COLAR COM COLA SPRAY VAI CAIR!!!! Em tapeçarias especializadas, usam cola aplicada com revolver, na diluição correta, que nada tem a ver com a cola spray da 3M.

NÃO USE O MESMO TECIDO!! O tecido original vem com uma espuminha colada nele (é a meleca laranja que você tirou). Se você aplicar QUALQUER cola neste tecido, a cola vai vazar de um lado pro outro. ACREDITE EM MIM, eu também queria colar o tecido original.

Enfim, o meu já tem uma curva descolando. Acredito que o melhor a fazer é colocar um tecido bonito qualquer SEM A ESPUMINHA. Já vi serviço feito em outro A3 que ficou muito bom.

Abs!!!

Ainda bem que eu não colei ainda kkkk
Fiz teste antes de colar e não rolou mesmo, e outras colas mancham o tecido...
Vou passar num tapeceiro e ver se ele faz esse serviço, deve sair baratinho.
Posta ae as fotos rs
Abraço!

chedid disse:
melhorado a perguna: vc tirou o vidro do teto para poder ter acesso ao protetor de sol... mas eu quero tirar tudo.... para ver o vazamento (PELA TERCEIRA VEZ ESTÁ ENTRANDO ÁGUA), assim imaginei que no meu caso tirando o forro do teto todo, não precisaria tirar o vidro do teto solar! é esta a minha dúvida!

Então, eu nunca tentei, mas pelo que eu entendi, tem que tirar os forros das "pilastras" laterais, depois tirar o forro do teto inteiro saindo pelo porta mala, eu tinha visto um video no youtube de um golzinho acredito ser parecido, vou procurar e posto. Abraço!

Pra desmontar, tive que desmontar o carro todo.

1) Tem que tirar todas as colunas. Como o meu é 2P, tive que tirar as laterais traseiras tb! Se for 4P é mais fácil.
2) Tire td q vai no teto (luzes, alças PQP, para-sóis). Pra tirar a trava fixa do quebra-sol tem uma manha: tem uma capinha que vc tira enfiando uma chave de fenda fina pela fenda da trava. Depois que tira a capinha, aparecem 2 parafusos.
3) Solte a moldura do teto solar. Coloque uma chave de fenda até encontrar os grampos. Com cuidado sai fácil. Faça com o teto aberto totalmente.
4) Solte as borrachas das portas / vidro traseiro que a forração vai sair na sua cabeça!! hehehe

Teto solar: pra tirar a forração tem que tirar o teto fora, com vidro, armações e tudo. Fiz tudo sozinho. Se fizer em 2 facilita muito. Feche o teto solar antes de tirar.
1) Desconecte toda a parte elétrica. Tem 2 chicotes.
2) Solte os dutos de água (2 na frente e 2 atrás).
3) A fixação é feita por 4 parafusos e 6 porcas que se retira com chave 10 mm. Use chave canhão ou parafusadeira eletrica. Com chave fixa vai ser mais difícil.
4) Solte os parafusos, deixando 2 nas laterais e 2 na frente por último.
5) Ao retirar esses ultimos parafusos o teto vai cair, então esteja preparado para segurar (deve pesar uns 15 kilos, mas é desajeitado) ou peça para o seu ajudante segurar.
6) Retire ele do carro pela porta com cuidado para não estragar nada.

Pra tirar a veneziana são 4 parafusos philips pequenos nas laterais.

Aproveite pra lubrificar os trilhos com vaselina sólida!!! Vai ficar mais rápido e macio.

Depois de montar tudo, entre no carro e peça pra alguem mandar agua pra valer nas laterais do teto e veja se vaza água. O meu vazava um pouco nas traseiras. Tirei a ponteira branca da mangueira verde e colei ela novamente com bastante silicone! Ficou perfeito.

Abs!

O tecido do meu estava impecável, até que outro dia, caiu tudo, despencou tudo de uma vez, que beleza (o meu não tem teto solar), pediram 200,00 pra clocar colocar novo, vou fazer em Janeiro.

chedid

Administrador
valeu galera! deu certo, desmotei tudo... para tirar o forro para ter acesso aos vazamentos, não precisa tirar o vidro do teto... gente, tem colar todas as 4 saídas do teto, coisa porca e mal feita! desculpe falar, mas é um lixo este sistema!. o que fiz: tirei o forro do teto, ai tirei as 4 mangueiras e analisei uma a uma, depois colei todas com cola de parabrisa! fiz isso tanto no teto quanto nas mangotes (borrachas de saída) que saem na portas bem como no parachoque traseiro! e fiz mais,abri mais as borrachas, é um pequeno furo e entope fácil, ai abri mais ainda...

eh isso aí Chedid! a sequencia que postei é pra quem quer trocar o teto... pra ver as borrachas não precisa mesmo!

as mangueiras da frente são melhores, pois é tudo de borracha. já as traseiras tem um conector abaulado que é fixado termicamente na magueira verde. e isso é uma merda. vaza entre o conector branco e a mangueira verde!

Se meteu cola em tudo já era! não vaza mais!!

abs!

chedid

Administrador
albertolanzoni disse:
eh isso aí Chedid! a sequencia que postei é pra quem quer trocar o teto... pra ver as borrachas não precisa mesmo!

as mangueiras da frente são melhores, pois é tudo de borracha. já as traseiras tem um conector abaulado que é fixado termicamente na magueira verde. e isso é uma merda. vaza entre o conector branco e a mangueira verde!

Se meteu cola em tudo já era! não vaza mais!!

abs!
vazava por tudo!!!!!!!

ninjakyok

Novato
O passo a passo do albertolanzoni está correto!
Só para completar, estou postando um vídeo "parecido".

albertolanzoni disse:
Pra desmontar, tive que desmontar o carro todo.

1) Tem que tirar todas as colunas. Como o meu é 2P, tive que tirar as laterais traseiras tb! Se for 4P é mais fácil.
2) Tire td q vai no teto (luzes, alças PQP, para-sóis). Pra tirar a trava fixa do quebra-sol tem uma manha: tem uma capinha que vc tira enfiando uma chave de fenda fina pela fenda da trava. Depois que tira a capinha, aparecem 2 parafusos.
3) Solte a moldura do teto solar. Coloque uma chave de fenda até encontrar os grampos. Com cuidado sai fácil. Faça com o teto aberto totalmente.
4) Solte as borrachas das portas / vidro traseiro que a forração vai sair na sua cabeça!! hehehe

Teto solar: pra tirar a forração tem que tirar o teto fora, com vidro, armações e tudo. Fiz tudo sozinho. Se fizer em 2 facilita muito. Feche o teto solar antes de tirar.
1) Desconecte toda a parte elétrica. Tem 2 chicotes.
2) Solte os dutos de água (2 na frente e 2 atrás).
3) A fixação é feita por 4 parafusos e 6 porcas que se retira com chave 10 mm. Use chave canhão ou parafusadeira eletrica. Com chave fixa vai ser mais difícil.
4) Solte os parafusos, deixando 2 nas laterais e 2 na frente por último.
5) Ao retirar esses ultimos parafusos o teto vai cair, então esteja preparado para segurar (deve pesar uns 15 kilos, mas é desajeitado) ou peça para o seu ajudante segurar.
6) Retire ele do carro pela porta com cuidado para não estragar nada.

Pra tirar a veneziana são 4 parafusos philips pequenos nas laterais.

Aproveite pra lubrificar os trilhos com vaselina sólida!!! Vai ficar mais rápido e macio.

Depois de montar tudo, entre no carro e peça pra alguem mandar agua pra valer nas laterais do teto e veja se vaza água. O meu vazava um pouco nas traseiras. Tirei a ponteira branca da mangueira verde e colei ela novamente com bastante silicone! Ficou perfeito.

Abs!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-MmT72NDtTs[/youtube]

velton21

Membro
O forro do teto do meu carro soltou hoje. O tópico vai me ajudar muito. Qualquer coisa adicional que conseguir posto por aqui.

albertolanzoni disse:

Abs!!!

Alberto, tem que ser com a cola em SPRAY.Qualquer outra o acabamento ficará péssimo, uma vez que a cola irá "melar" todo o tecido.
O segredo do trabalho é a raspagem de todo o pré-moldado e após isso, lixar bastante para que fique tudo impecavelmente liso e uniforme, o que tornará o trabalho de adesão perfeito.Ele disse que tem um "segredinho" para aplicar a cola, mas isso ele não quis dizer...Eu ACHO que este segredo tem a ver com o tempo de secagem da cola.Não é para aplicar a cola e logo depois colar o tecido.Acho que após aplicar a cola, deve-se aguardar um pouco antes de colar o tecido.Esse "pouco" é que é o segredo desse negócio.Eu ACHO que é isso...

Colas recomendadas pelo capoteiro da antiga Audi TECH:

3M Spray 76
3M Spray 90 ( está é um pouco mais forte ).

Outro detalhe: o tecido tem que ter a "espuminha" por trás e é ela que não deixa a cola chegar no tecido, além de dar um acabamento muito mais elegante e original.

Abs,

Patrick Mello