[DIY] Adaptação DSG/02E

VCDS não tem como. Que eu conheço e já vi, é necessário um software específico ou conectores ODB2 com software embutidos (que costumam ser caros).
Oficinas especializadas em câmbio possuem o software que conecta com base de dados da montadora onde obtem as configurações originais do veículo pelo chassis e efetuam a gravação dos dados na ROM mecatrônica.
 

Holtz000

Membro
Sei que na Armada performance eles fazem upgrade de câmbio. Talvez eles possam por um mapa novo que vai substituir esse tosco aí.

Enviado de meu D6653 usando Tapatalk
 
Isso certamente é questão da relação diferente, além do limitador de giro, a central sabe que na velocidade X não pode usar uma marcha tão baixa, por exemplo a 130 que se eu não me engano o jetta vai em 2a é algo incoerente pro controle original, é de se esperar que o carro nunca vai permitir que isso ocorra pq ele espera no caso do a3 a 2a não passe de digamos 100km/h. As estratégias presentes em ECUS e toda a eletrônica original podem ser extremamente complexas, cruzam dados de todos os lados.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Te avisei sobre isso. Várias vezes. Ofereci soluções várias vezes também. Deixou na mão de um que não sabe mexer, o cara fez um frankenstein do seu cambio e agora vem o resultado...


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Tenho um A3 1.4 Tfsi 14/15 do qual percebi o
Câmbio fazendo barulhos em marcha lenta e em pisos irregulares, além disto também achei lenta a passagem de N para Re.

Neste tópico vi que mandaram um tipo de comando para regular está situação só não entendi como fazer.

Podem me auxilie meu cel é 0319 83581176
 
Amigo como faço isto?

Meu A3 1.4 Tfsi 14/15 faz muito barulho no câmbio quando estou em marcha lenta e em pisos irregulares.

Além disto a mudança de N par ré demora muito.

Não entendi como realizar este procedimento, pode
Me auxiliar?
Tel 031 9 8358-1176

della disse:
Esse processo vai ajudar quem sente alguns trancos nas mudanças de marchas do cambio DSG dos A3 sportback 2007 a 2012.

Pois bem, eu notava que no meu carro atual as mudanças não eram tão suaves quanto no anterior, às vezes dava para sentir um leve tranco nas mudanças, dependendo da situação (geralmente quando o giro está mais alto e motor com meia carga), subindo uma rampa em marcha baixa por exemplo, ou eventualmente parando nos semáforos, dava para sentir as embreagens desacoplando e fazia um "clec", ou ainda saindo num piso liso dava para sentir o carro vibrar beeem de leve...

Depois de realizar esse processo meu carro ficou ZERO!
Roda muito macio e não percebo mais as mudanças de marcha, ficou mto bom mesmo!

Amigo que possui um Jetta enfrentava problema semelhante e me deu a dica:

Atenção, é preciso ter VCDS para executar os procedimentos abaixo e o motor/cambio devem estar bem quentes, recomendo dar uma "tocada" esportiva no modo tiptronic antes de fazer o procedimento para garantir que tudo esteja aquecido, depois é só seguir o passo a passo abaixo:

6-Speed Direct Shift Gearbox (DSG/02E)



General Information about this Transmission can be found in the Wikipedia entry. Additional information can be found in theOfficial Factory Repair Information and sources such as Bentley Publisher's SSP (Self-Study Program) .


Contents [hide]
[*]2 Special Procedures
Basic Setting
Prerequisites:
  • Fluid Temperature 30...100 °C (86...210 °F), see Measuring Blocks, Group 019.
  • Selector Lever in P
  • Ignition ON
  • Engine ON (Idling) for one minute or more
  • Brake Pedal operated (hold for the whole procedure)
  • Throttle Pedal not operated
NOTE: Be sure to perform the following steps in the sequence shown, followed by the defined test drive.
[Select]
[02 - Transmission]
[Basic Settings - 04]Transmission Tolerances (Engaged Calibration)
Group 061
[Go!]
  • When you go to Basic Settings 061 and click GO the screen may look like this: Basic Settings 061
  • Wait until the numbers quit moving and the trans will quit making noises. Basic Settings switches to On when finished: Basic Settings 061
Wait until Basic Settings has switched to ON and all numbers have stopped moving. This may take one minute.Transmission Tolerances (Synch. Point. Measurement)
Group 060
[Go!]
  • When you go to Basic Settings 060 and click GO the screen may look like this: Basic Settings 060
  • Wait until the numbers quit moving and the trans will quit making noises. Basic Settings switches to On when finished: Basic Settings 060
Wait until Basic Settings has switched to ON and all numbers have stopped moving.Clutch Adaptation
Control Module Software Version < 0800:
Group 062
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]
Control Module Software Version >= 0800 :
Group 067
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]Reset Values (Clutch Safety Function)
Group 068
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]Reset Values (Pressure Adaptation)
Group 065
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]Reset Values (Steering Wheel Paddle Installation)
Group 063
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]Reset Values (ESP & Tip Cruise Control Installation)
Group 069
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]
[Done, Go Back]
Switch off Ignition, wait 10 Seconds and switch it back on.
[Fault Codes - 02]
Check and clear fault codes after successful test.
[Close Controller, Go Back - 06]
Perform the Defined Test Drive.

Special Procedures Defined Test Drive
Suggested test drive after replacing the mechatronic or successful basic setting.

Prerequisites:
  • Fluid Temperature 30...100 °C (86...210 °F), see Measuring Blocks, Group 019.
  • Do Not use Cruise Control.
Drive in Tiptronic Mode from stand still up to 6th Gear.
While doing that make sure to drive in Gears 3 or 5 for approx. 5 minutes and also in 4 or 6 for approx. 5 minutes.
The engine speed window for all gears is 1200 - 3500 RPM (for clutch calibration).
Perform one sharp braking followed by a full throttle acceleration (oil return check) while in Drive, Not Tiptronic Mode.
Evaluate creep and starting-off points.
Check for leaks.
NOTE: If the test drive cannot be performed in the recommended way or the necessary time, any remaining adaptations will be performed automatically during normal driving.Special Notes
  • Some modules do not require the use if the [ON/OFF/Next] button. If an Error is displayed after clicking the button, or the Basic Settings status does not switch to On, let the selected group and procedure finish on its own.
  • It is normal for the transmission to make noise while the tolerances are adapting. Do not exit or abort the Basic Settings sequence prematurely if you hear clacking noises.
  • Customers with TDI's have reported that an RPM range of 2000-2500 rpm is sufficient.
link do material no Ross Tech: http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/6-Speed_Direct_Shift_Gearbox_(DSG/02E)
 

damiel

Membro
alguém sabe ver o erro da minha transmissão? se tem como atualizar o firmware, software, ...


Código:
Thursday,05,April,2018,18:36:33:62939
VCDS Version: Release 12.12.0
                Address 02: Auto Trans
Control Module Part Number: 02E 300 043 
  Component and/or Version: GSG DSG         082 1126
           Software Coding: 0000020
            Work Shop Code: WSC 00046
                      VCID: D1A913CF481C6196CBD-8084
 
Advanced Identification
     Serial number: 00001104080884
     Identification: TFK-030
     Revision: 05308020
     Date: 08.04.11
     Test stand number: 8501
     Manufacturer number: 0884
Flash Status
     Programming Attempts: 1
     Successful Attempts: 1
     Programming Status: 00000000
     Required Conditions: 00000000
     Flash Tool Code: 00001 001 04926
     Flash Date: 00.00.00
Software
     000D            
Misc.
     Hardware number: 02E 927 770 AD
     Lot Number: C30
     Type Lock: 0001
VCDS Info:
       Labels: 02E-300-0XX.LBL
 
Pessoal, no meu carro eu não tenho nenhum dos sintomas.

O carro não patina, não sinto as trocas de marcha nem reduções, não escuto barulhos das marchas engrenando e também não tenho demora nos engates.

A única coisa é um ligeiro tranco quando o carro está quase parando e desacopla a primeira marcha.

Fiz ontem o procedimento, mas não consegui fazer o test drive completo, porque um trânsito inesperado as 10 horas da noite me pegou. haha

Logo depois o problema desses trancos parou, mas hoje de manhã tudo voltou a como estava. Alguma chance de não ter dado certo por conta da não realização do test drive? (faltava uns 3 minutos em 4 marcha) Algum problema em fazer o procedimento novamente?

Ou melhor aceitar esse negócio e bola pra frente?

Valeu!
 
Amigo, tive o mesmo sintoma, logo é difícil chegar a uma conclusão quando não há erro algum no VCDS, contudo no meu caso eu troquei as solenóides n215 e n216 e resolveu por definitivo os trancos. Contudo eu só cheguei a essa conclusão pois surgiram os erros abaixo:

17252 - Transmission Fluid Pressure Adaptation at Limit
P0868 - 001 - - Intermittent

18223 - Pressure Control Valve 1 (N215)
P1815 - 008 - Short to Plus - Intermittent - MIL ON

O primeiro erro (P0868) já aparecia a um ano e meio atrás, porém ainda era difícil de condenar alguma peça como bomba de óleo e solenóides pois não havia um meio de testar, logo eu troquei as duas pois quando dá um problema em uma é quase certo que a outra vai embora devido ao esforço ser similar das duas.
Pois depois do segundo erro (P1815) o câmbio entrou em modo emergência e só entrava a 3 marcha e a ré não funciona.
Essas solenóides (mais correto dizer válvulas de controle de pressão) n215 e n216 são as responsáveis pelo controle de pressão para os Clutchs k1(marchas 1, 3, 5 e ré) e k2(marchas 2, 4 e 6) são as que têm maior esforço mesmo sendo a n217 (a qual não apresentou problemas e não foi trocada) responsável pelo controle de pressão principal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigo, tive o mesmo sintoma, logo é difícil chegar a uma conclusão quando não há erro algum no VCDS, contudo no meu caso eu troquei as solenóides n215 e n216 e resolveu por definitivo os trancos. Contudo eu só cheguei a essa conclusão pois surgiram os erros abaixo:

17252 - Transmission Fluid Pressure Adaptation at Limit
P0868 - 001 - - Intermittent

18223 - Pressure Control Valve 1 (N215)
P1815 - 008 - Short to Plus - Intermittent - MIL ON

O primeiro erro (P0868) já aparecia a um ano e meio atrás, porém ainda era difícil de condenar alguma peça como bomba de óleo e solenóides pois não havia um meio de testar, logo eu troquei as duas pois quando dá um problema em uma é quase certo que a outra vai embora devido ao esforço ser similar das duas.
Pois depois do segundo erro (P1815) o câmbio entrou em modo emergência e só entrava a 3 marcha e a ré não funciona.
Essas solenóides (mais correto dizer válvulas de controle de pressão) n215 e n216 são as responsáveis pelo controle de pressão para os Clutchs k1(marchas 1, 3, 5 e ré) e k2(marchas 2, 4 e 6) são as que têm maior esforço mesmo sendo a n217 (a qual não apresentou problemas e não foi trocada) responsável pelo controle de pressão principal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Legal!

Foi checado estado das embreagens nessa verificação?

Posso perguntar qual foi o valor gasto para fazer essa substituição?

Não tenho nenhum erro gravado no câmbio do carro.
 
Sim, por incrível que pareça ainda estavam boas, mesmo com cerca de 155.000km rodados, mas isso é relativo pois viajo muito, logo só fico de 6ª o tempo todo nesses casos.
O serviço da solenoide ficou R$ 1.000,00 as duas solenóides mais R$600,00 de mão de obra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo