(Discussão) Preparação para TrackDays

alexsp91

Membro
Bom galera...como muitos sabem...meu carro vai pra pista sem dó hahaha....por mais que falem que isso só fode o carro e lah lah lah

Tenho conversado muito com uma galera que participa/organiza/corre em trackdays...recebi muitas dicas e como sei que alguns users também possa vir ou tem interesse de fazer o mesmo que eu, então venho compartilhar umas dicas...

No momento oque eu posso dizer é que se você nunca botou seu carro na pista, não adianta nada sair fazendo 500mils Ups de suspensao, freio e afins...
Pq? Pelo simples fato de que fazer uma curva na rua/rodovia que alem de ser inseguro, nao chegam nem perto da forma que se faz na pista por varios fatores como o aquecimento do pneu...

Não adianta falar que sabe que nossos carro tem problema de Understeer (saida de frente), pq jah conversei com pessoas que andaram em A3 e fazia o carro perder a traseira na curva, pois como todos sabem ninguem dirige da mesma forma que o outro e é nisso que muda alguns detalhes de ups de um piloto para o outro...

Então em primeiro lugar, compra um jogo de slick ($950 pila usado mas com bastante carne), pergunte aos organizadores do evento se vai ter montagem de pneu no evento...senao vai ter que arranjar um jogo de rodas reserva...e faça alguns trackdays

Geralmente no primeiro vc está tão ansioso que acaba nao percebendo as reações do carro e no que ele está deixando a desejar por isso recomendam mais de 1...

Qnt a TDs...temos os da Fasp (Interlagos) meio periodo por $500 pila e temos os da NDA (Capuava) periodo completo dividido por baterias valor ainda nao divulgado.

Agora vou ali contar as minhas moedinhas pq tenho um desafio e esperando nas pistas hahaha

Abrass... e vamos desenvolvendo o tópico =]

Bom galera...como muitos sabem...meu carro vai pra pista sem dó hahaha....por mais que falem que isso só fode o carro e lah lah lah

Tenho conversado muito com uma galera que participa/organiza/corre em trackdays...recebi muitas dicas e como sei que alguns users também possa vir ou tem interesse de fazer o mesmo que eu, então venho compartilhar umas dicas...

No momento oque eu posso dizer é que se você nunca botou seu carro na pista, não adianta nada sair fazendo 500mils Ups de suspensao, freio e afins...
Pq? Pelo simples fato de que fazer uma curva na rua/rodovia que alem de ser inseguro, nao chegam nem perto da forma que se faz na pista por varios fatores como o aquecimento do pneu...

Não adianta falar que sabe que nossos carro tem problema de Understeer (saida de frente), pq jah conversei com pessoas que andaram em A3 e fazia o carro perder a traseira na curva, pois como todos sabem ninguem dirige da mesma forma que o outro e é nisso que muda alguns detalhes de ups de um piloto para o outro...

Então em primeiro lugar, compra um jogo de slick ($950 pila usado mas com bastante carne), pergunte aos organizadores do evento se vai ter montagem de pneu no evento...senao vai ter que arranjar um jogo de rodas reserva...e faça alguns trackdays

Geralmente no primeiro vc está tão ansioso que acaba nao percebendo as reações do carro e no que ele está deixando a desejar por isso recomendam mais de 1...

Qnt a TDs...temos os da Fasp (Interlagos) meio periodo por $500 pila e temos os da NDA (Capuava) periodo completo dividido por baterias valor ainda nao divulgado.

Agora vou ali contar as minhas moedinhas pq tenho um desafio e esperando nas pistas hahaha

Abrass... e vamos desenvolvendo o tópico =]

Meu carro não sai de frente, sai de traseira, quando não com as 4, mas é da minha tocada. Se eu quiser fazer ele sair de frente consigo, mas evito de fazê-lo.
Track Day é um lugar bacana de conhecer o carro sem riscos. É claro que se o cara acha que tá no videogame ele pode se dar mal. E se ele quiser tocar o carro como carro de pista terá gasto de carro de pista. Não concordo que Track Day detona carro é o piloto que o faz ele vai determinar até onde ele quer chegar. Quer fazer tempo baixo, tem que ter slick, suspensão, freios, estrutura, motor e câmbio, quer acelerar nas retas e entrar manso nas curvas não precisa disso tudo. É bom começar devagar senão nunca começará.

DouglasM

Novato
Não concordo que Track Day detona carro é o piloto que o faz ele vai determinar até onde ele quer chegar.
Vai nessa . hehe
A pista diz muito isso . Em Jacarepagua eu desisti de participar vendo videos de Audi no youtube .
Frequentava todos os TD que tinham aqui, não é pista para Audi . É muito travada, só não abusaria do carro se passeasse de 5ª igual mamãe fazendo compras .
Uma pergunta que define bem o caminho ao ser seguido Alex, o A3 é o seu 2º carro, ou é o principal ?

Abs !

Vai nessa . hehe
A pista diz muito isso . Em Jacarepagua eu desisti de participar vendo videos de Audi no youtube .
Frequentava todos os TD que tinham aqui, não é pista para Audi . É muito travada, só não abusaria do carro se passeasse de 5ª igual mamãe fazendo compras .
Uma pergunta que define bem o caminho ao ser seguido Alex, o A3 é o seu 2º carro, ou é o principal ?

Abs !

Pô mas se você quer andar comendo zebra, moendo até o toco. Aí pode ser no autódromo ou na rua, o gasto é grande. É claro que no autódromo a galera quer abusar, aí precisa de algo que corresponda. Mas pra andar "socialmente" sem exigir ao máximo dá pra manter.
Vai ter um track day esse mês aqui em Brasília, se eu for, vou fazer um vídeo andando na maciota, pra te incentivar ehehehe.
Abs!

DouglasM

Novato
Pô mas se você quer andar comendo zebra, moendo até o toco. Aí pode ser no autódromo ou na rua, o gasto é grande. É claro que no autódromo a galera quer abusar, aí precisa de algo que corresponda. Mas pra andar "socialmente" sem exigir ao máximo dá pra manter.
Vai ter um track day esse mês aqui em Brasília, se eu for, vou fazer um vídeo andando na maciota, pra te incentivar ehehehe.
Abs!
Eu estava pilhadão em ir pra Brasilia ..
Pessoal da Podium já deu cegonha grátis aqui pro RJ nos últimos 2 eventos ..
Com meu carro não vai rolar mesmo, em breve estarei pegando um VTS pra brincar .

Abs !

alexsp91

Membro
Abs!

Realmente quem fode o carro é o piloto, vc pode ate pegar uma zebrinha e tal...mas isso se for naquela volta que é pra fzr o tempo msm... se manter a calma, trocar as marchas direitinho e tal...vai pneu, freio...

Se for usando muita zebra ai comeca desgaste dos coxins, buchas e afins

Alessio

Novato
Já leio a Oktane e vou nos eventos sempre que posso para ver, aí vc tem q pensar: quero fazer bonito ou quer se divertir?

Se divertir tenho como exemplo um 205 q o cara montou motor de Xsara 2.0 e se diverte de mais, faz tempo razoável, mas nunca vi quebrar, Capuava deu umas 80 voltas, investimento razoável, mas pagável.

Se quer fazer bonito, pode preparar o bolso, uns 350cv, freios bons, ótima suspensão, cambio trocar o diferencial pelo do 2.0, 1.8T é muito longo, barras e tudo mais que precisa, vai um puta investimento e uma boa manutenção.

Aí vai do gosto e bolso do fregues.

freple

Membro
eu diria q é um play de gente grande....se EU for andar será numa tocada moderada evitando apoiar toda hora nas zebras...

um detalhe q o pessoal não mencionou....qq alívio de peso faz uma puuuuuta diferença....rodas leves, policarbonato, ao invés de vidros, "pelar" o coitado por dentro deixando só um concha pra vc....

Stack

Membro
Ótimo tópico.
Sempre fui fissurado por velocidade, já fiz muita, muita besteira na rua e agora que to ficando mais velho, responsável e com um pouco de grana a mais a ideia é outra. Estou comprando um S3 exatamente para track-days, o carro vai permanecer original com certeza vou fazer UP de freio e no máximo vai ter kit-cochinha depois de pegar a manha de tocar seus 225cv de fábrica.
Vou deixar ele original exatamente para evitar quebras, no máximo um pouco mais pra frente, com o desgaste "natural" vou colocar pistões, bielas forjadas, talvez uma turbina nova e um intercooler um pouco maior caso tenha necessidade... mas sempre vou manter a cavalaria próximo ao original e é claro uma preventiva FODIDA... O último dono do carro é super cuidadoso, mais pelo sim, pelo não, já estou com uns litros de oleo pra haldex, pra cambio, pros freios, pro motor e todos kits de correias pra trocar... :D
O Carro ta com 80k km... se alguem souber o que é bom trocar a mais também... de um toque hehe

A ideia não é moer a suspensão nas zerbas, mas sempre andar no limite do 'meu braço' hehehe

[]s

MarceloA3T

Membro
Bom o que eu alertei o Alex em um encontro que conversamos foi o seguinte. Eu converso com o pessoal que tem experiencia em TD.

Ja ouve casos em Audi e Golf da Direção Hidráulica dependendo da temperatura do dia e uso na pista, ferver o fluído de tanto que aquece alguns retiram o sistema hidráulico e adaptam de outro carro que tenha um sistema elétrico.

Sem contar que vc deverá trocar oleo do motor antes do TD e logo que sair do TD trocar novamente, pois esse sim o uso é severo. O motor trabalhando em regime de alto RPM por muito tempo, vão aparecer limalhas no motor e cambio.
Trocar Fluido de freio por dot 5.1 com frequencia.

Mexer em Cambagem antes e depois do evento..

Turbina dependendo do uso, uma pequena e com altas temperaturas vai pro saco em poucos TDs.

Alivio de peso geral do carro, retirada do Ar condicionado, Bancos, Sistema de som, etc como citou o Fred...

Bom é aquele velho ditado... hj em dia no TD quem pode mais chora menos. Ai vai da profundidade do bolso de cada corredor.

Na Minha opnião acho muito Top, e tb gostaria muito de dar umas voltas em um TD.
Quem sabe um dia nesse de Interlagos que é um sonho pilotar nesse autódromo. O duro são os gastos e manutenções que vão aparecer antes e depois do evento.
Mais é isso ... Nesse forum são poucos usuarios que ja participaram de TD. E nunca ouve um tópico específico relacionado a esse assunto.
No Golf Club tem o Lauro, o Esteba, Henrique que participam e podem falar um pouco mais sobre isso. As experiencias com os carros e possiveis problemas. Uma pena que eles não participam aqui.

DouglasM

Novato
Hoje
e
qual foia experiencia de andar de carona? e oq seu pai disse?
Cara, é uma experiência única . É de deixar louco .

Hoje em dia se tivesse um carro só pra TD faria assim ..

Ford Fiesta - R$5.500
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-468185372-ford-fiesta-13-1995-azul-2-portas-bancos-de-couro-_JM

Alivio total de peso
Gaiola e reforço na estrutura - R$2.000
Suspensão Coilover Impacto para pista - R$1.600 ~ R$2.000
Motor Duratec + caixa passado pra alcool, cai e escape completo, incluindo adaptação - R$12.000
Freios - R$2.000
Rodas 15 com Slick - R$2.000

Total= R$25.000
Vou ter um capeta, carro foda de curva, motor inquebrável . Vira tempo bom principalmente em pista travada .

Abs !

alexsp91

Membro
meudelz gente...

vc soh vai em um trackday pra tentar andar na frente de um gtr???

fzr q nem o herrera q monta carro q vai mta grana?

Cada um sabe o limite de orçamento e diversao que seu bolso te propoe a brincar...

A faixa dos 200cv é a que mais propoe disputas em pista...tanto de tempo qnt travar umas curvinhas, cada um tem seu limite...
Se vc correr uma vez na pista vai te mostrar umas coisas que seu carro precisa fzr de manutencao é só saber seu limite... se vc quer descer o pau na pista desca conscientemente....

agora falar que TD só fode e bla bla bla....tem montar o caralho a 4 e bla bla bla...cada um monta com o q tem...se seu freio nao suporta frear no 50mt...continue com o seu original freando nos 200mt....se vc ta doido pra frear nos 100mt mexa no freio....

Pra mim...a pratica do TD é um aumento da confiabilidade entre vc e o carro, desenvolvimento de direção pra vc e de rendimento pro carro...

Faltam uns porra loca nesse forum...

Porra loca é nóisssss mano.
ahahhahahah

só não andei em TD por falta de $$ .. acho abusivo o valor pedido.. fora os gastos com combustivel, pneus, freios, óleo.. enfim..

freple

Membro
Freio OEM perde a eficiência com os "purretes" seguidos....se no começo vc freia a 200m da curva...no final do TD vc ta freiando a 500m...
embreagem OEM idem....todos itens de fricção, q não forem dimensionados pra pista sentirão e muito o peso do abuso...aí vc acaba não aproveitando tanto o TD....paga 500tão pra meio período e roda bem só 1/4 de período....