Dexron 6 no Cambio 09A pode?

Diego, Dexron, qualquer que seja a geração, é uma especificação própria da GM pra uma classe de fluidos de transmissão automatica. Não quer dizer que seja específico pra cambios GM, até porque a GM não fabrica câmbios. Na verdade, não fabrica nada hehehe... Só monta com componentes de outros fabricantes.

Inclusive, o fluido oem pra essa transmissão do A3 é um DEXRON III, se não me falha a memoria, do mesmo tipo que o Pentosin ATF1 também é.

Eu não comprei o da móbil porque ele não é sintético. Comprei o valvoline, que é um pouco mais caro, mas é 100% sintético (pelo menos é o q está na embalagem)
http://www.valvoline.com.br/imagens/Dexron%20VI.pdf

Abraços!
 

ivanpedro

Novato
Bom dia, galera coloquei o DEXRON VI Genuino GM (que na verdade agora é Mobil semisintetico e não mais Texaco 100% sintetico) no meu cambio 09A TIPTRONIC. minhas primeiras impressões foram:
- quando coloco a alavanca em D ou R , ou seja quando engato uma marcha ,o cambio traciona ou engata a marcha com menos força ou seja aquele leve tranco que eu sentia no carro esta mais fraco quando engato uma marcha(concluo que por o indice de viscosidade do dexron VI ser menor que o Dexron III(Febi Ou ATF1) a pressão aplicada nas válvulas são menores por isso essa diferença).
- na estrada o carro esta mais fraco, costumava chegar na casa dos 240 km/h na bandeirantes , essa ultima vez cheguei só a 210 km/h(acredito que pela viscosidade a 100ºc ser menor do dexron vi ele não consiga trabalha na pressão maxima para ter todo seu desempenho)
- na estrada quando reduzo o carro não tem mais toda aquela força , aquela retomada forte que tinha antes com o ATF1(creio que devido a mesmo motivo que citei acima).

CONCLUSÃO: O carro não apresenta problemas, kickdown normal, troca de marcha normais, tudo normal, oque afetou foi o desemprenho por o fluido ser mais fino, e acredito que os aditivos anti-desgate, anti-corrosão, e por ai vai, sejam até melhores ou iguais ao Pentosin, porem, por o oleo ser menos viscoso ele trabalha em uma pressão menor , não gerando o máximo desempenho do cambio.

Para dar uma rápida noção :

--Índice de Viscosidade___ 171(ATF1)
--Índice de Viscosidade___ 185(MULTI ATF MOTUL)
--Índice de Viscosidade____147(DEXRON VI HAVOLINE)
--Índice de Viscosidade____155(DEXRON VI VALVOLINE)
--Índice de Viscosidade____145(DEXRON VI MOBIL)


http://www.pentosin.net/specsheets/Pentosin_ATF1.pdf

https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/81736/original/MULTI_ATF.pdf?1405590127

https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=381570&docFormat=PDF

http://www.valvoline.com.br/imagens/Dexron%20VI.pdf

http://mobil.cosan.com/sites/default/files/mobil_dexron-vi_atf_pds_2013.pdf
 

diego4100

Membro
Pra relatar:

Estou usando o Dexron VI há 3 meses. As trocas ficaram mais suaves, câmbio funcionando perfeitamente. Ainda dá um pequeno tranquinho da 2ª para 3ª, na primeira vez que passa a marcha, durante o resto do dia fica normal, mesmo assim reduziu bastante, tem dias que nem percebo, muito bom.
 

ivanpedro

Novato
Boa noite, galera depois de 5 mil KM que troquei o óleo original por Dexron VI, tirei todo o fluido para inspecionar o mesmo ,e o bujão magnético do cambio.
IMPRESSÕES SOBRE O ÓLEO:
-Óleo continua limpo sem apresentar nenhuma impureza ou escurecimento na sua coloração.
-O cheiro continua o mesmo, sem cheiro de queimado.
-O óleo não apresenta nenhuma espuma.
-Não evaporou 1 ml, o 5 litros que eu coloquei eu tirei.
-Porem no Bujão do cambio, percebi que tinha uma quantidade considerável de pó de alumínio (lembrando que limpei o mesmo antes de trocar o oleo a 5 mil KM).
Portanto devido ao problema que relatei sobre a falta de pressão ideal do cambio e agora ao desgaste, que percebi devido o pó de alumínio no bujão, conclui que o Dexron VI não resiste ao atrito e a alta pressão do cambio.

Então como eu uso o Bardahl B12 no motor, decidi usar no cambio, afinal confio na bardahl e na embalagem do B12 esta descriminado que ele é compatível com qualquer óleo, resiste a altas pressões e reduz o atrito, alem de sua composição conter um melhorador de índice de viscosidade que no meu intendimento faz o óleo chegar mais perto do índice de viscosidade de Pentosin e Motul.
Tirei os 5 litros do cambio e coloquei 3,5 litros (dos 5 litros que eu tirei) mais 1.5 litros do B12 para dar 16.6% da capacidade total do cambio_Os 1,5 litros do Dexron vi que sobraram eu descartei. E misturei tudo em vasilhame antes de colocar no cambio, para entrar uma mistura homogênea.

Primeiras impressões com Dexron VI(mobil) com Bardahl B12:
-O tranco que dava quando fazia um kick-down, ficou muito macio, quase não si sente.
-Como tinha dito o cambio demorava um pouco mais para trocar de marchas, agora troca bem mais rapido , como si atingisse a pressão ideal mais rapidamente.
-Senti o carro bem mais forte, parece que o carro estava carregando algo muito pesado, agora o motor empurra o carro como si fosse nada.
-Alem de que agora o carro faz 7,5 dentro da cidade e não mais 6,5 como antes.

Vou continuar os teste e posto aqui. Agora estou com 122000km quando chegar aos 125000 vou trocar o oleo do motor , e quando fizer isso tambem vou tirar o oleo do cambio para inspeção.
 
ivanpedro disse:
Boa noite, galera depois de 5 mil KM que troquei o óleo original por Dexron VI, tirei todo o fluido para inspecionar o mesmo ,e o bujão magnético do cambio.
IMPRESSÕES SOBRE O ÓLEO:
-Óleo continua limpo sem apresentar nenhuma impureza ou escurecimento na sua coloração.
-O cheiro continua o mesmo, sem cheiro de queimado.
-O óleo não apresenta nenhuma espuma.
-Não evaporou 1 ml, o 5 litros que eu coloquei eu tirei.
-Porem no Bujão do cambio, percebi que tinha uma quantidade considerável de pó de alumínio (lembrando que limpei o mesmo antes de trocar o oleo a 5 mil KM).
Portanto devido ao problema que relatei sobre a falta de pressão ideal do cambio e agora ao desgaste, que percebi devido o pó de alumínio no bujão, conclui que o Dexron VI não resiste ao atrito e a alta pressão do cambio.

Então como eu uso o Bardahl B12 no motor, decidi usar no cambio, afinal confio na bardahl e na embalagem do B12 esta descriminado que ele é compatível com qualquer óleo, resiste a altas pressões e reduz o atrito, alem de sua composição conter um melhorador de índice de viscosidade que no meu intendimento faz o óleo chegar mais perto do índice de viscosidade de Pentosin e Motul.
Tirei os 5 litros do cambio e coloquei 3,5 litros (dos 5 litros que eu tirei) mais 1.5 litros do B12 para dar 16.6% da capacidade total do cambio_Os 1,5 litros do Dexron vi que sobraram eu descartei. E misturei tudo em vasilhame antes de colocar no cambio, para entrar uma mistura homogênea.

Primeiras impressões com Dexron VI(mobil) com Bardahl B12:
-O tranco que dava quando fazia um kick-down, ficou muito macio, quase não si sente.
-Como tinha dito o cambio demorava um pouco mais para trocar de marchas, agora troca bem mais rapido , como si atingisse a pressão ideal mais rapidamente.
-Senti o carro bem mais forte, parece que o carro estava carregando algo muito pesado, agora o motor empurra o carro como si fosse nada.
-Alem de que agora o carro faz 7,5 dentro da cidade e não mais 6,5 como antes.

Vou continuar os teste e posto aqui. Agora estou com 122000km quando chegar aos 125000 vou trocar o oleo do motor , e quando fizer isso tambem vou tirar o oleo do cambio para inspeção.
Lendo isso acabo ficando em dúvida, se faço ou não o swap para manual..... que dúvida vc ta me deixando.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

ivanpedro

Novato
Diego Miranda disse:
Lendo isso acabo ficando em dúvida, se faço ou não o swap para manual..... que dúvida vc ta me deixando.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Brother ,estou andando faz uns 15 dias e vou te falar que esta perfeito. Mas como disse, assim que passar os 5 mil km eu tiro inspeciono e relato o estado do oleo.
 

ivanpedro

Novato
E os testes continuam... depois de mil km fiz duas viagens, uma para itupeva via bandeirantes e um bate volta até Mogi das Cruzes pela Ayrton Senna.
Primeiras impressões:
-o carro continua como descrevi acima porem ele passa dos 200km/h com dificuldade.

Como sou muito ansioso, depois do bate volta até Mogi das cruzes, esgotei todo o oleo do cambio, continua da mesma forma como tinha descrito, porem um problema ainda continua, o problema da limalha, mesmo sendo pouca coisa dessa vez mas não deveria ter nada, então coloquei mais 500 ml de Bardahl B12 e adicione um frasco de Militec-1.
Creio que agora o problema do desgaste que foi o único a persistir sera sanado.

Continuo informando.
 

ivanpedro

Novato
Agora sim posso dar uma resposta correta, estou usando bardahl B12 plus ,militec 1 e o Mobil 3309 a 15 mil km, o carro perdeu um pouco de força na saída devido a diminuição de atrito entre os disco de composite,porem trocas se marchas perfeitas,sem trancos, e o carro não passava dos 200 km/h por causa da válvula de prioridade, coloquei a válvula original, acabou o problema.
 

Andre LPC

Novato
Bom dia... fiz a troca de óleo pelo Dexron VI onde comprei o kit Master Hall, filtro e óleo diferencial assim feito uma revisão completa no câmbio. Tô a 4 meses e rodado 8 mil km com esse óleo e tenho a falar o câmbio tá beleza as trocas ficaram mais suaves o kick Dow ok o carro tá mais solto fiz a medição e não abaixou nada.
Conclusao: pelo q analisei ser um óleo mais avançado que o Dexron 3(Pentosin Atf1) e no carro notei a diferença mínima porém de melhoria e rodei 8mil pra mim APROVADO. ..
 

Freys

Membro
Afinal de contas, como sei quando é a hora de parar de colocar óleo ? Dreno o óleo do cárter com o carro desligado? Ou tem que ligar pra efetuar a drenagem?
 

Freys

Membro
ivanpedro disse:
Agora sim posso dar uma resposta correta, estou usando bardahl B12 plus ,militec 1 e o Mobil 3309 a 15 mil km, o carro perdeu um pouco de força na saída devido a diminuição de atrito entre os disco de composite,porem trocas se marchas perfeitas,sem trancos, e o carro não passava dos 200 km/h por causa da válvula de prioridade, coloquei a válvula original, acabou o problema.
E aí Ivan, teu cambio continua legal? Tô ficando encarnado em colocar o b12 tamem. ... tá fraco ainda de saída o seu carro?ou melhorou? Tô acompanhando
 

ivanpedro

Novato
Freys disse:
E aí Ivan, teu cambio continua legal? Tô ficando encarnado em colocar o b12 tamem. ... tá fraco ainda de saída o seu carro?ou melhorou? Tô acompanhando
Fala querido, então vendi minha audi, estou com um golf agora, porem o rapaz que comprou esta super feliz, e não teve problemas, usa o dexron 6 ou 3309 com militec sem medo.
Porem o meu relato sobre perda de potencia, não tinha nada haver com o cambio e sim com a valvula de prioridade ou valvula de refluxo, nos 180cv é um sistema bem diferente do 150cv, a abertura da valvula usa algumas solenoides e uma reservatório de vacuo, porem com os anos esses sistema da problema e deve ser removido, ligando a mangueira que aciona a valvula de refluxo direto no coletor, de preferencia junto com a tomada de vacuo para o regulador de pressão, pois quanto mais longe do TBI ficar a mangueira da valvula de refluxo,mais suave vai ser a abertura da valvula. Assista esse video para você intender https://www.youtube.com/watch?v=wP_9ACOci_4
 
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