Dexron 6 no Cambio 09A pode?

derek

Membro
diegotwim disse:
Vou desenterrar o topico porque trata de um assunto que eu to correndo atras. Estou providenciando a troca de oleo do meu cambio, um jf506e (tiptronic) e em varios lugares se le sobre usar o dexron VI pois é mais atual e ainda é sintetico. Ai que começa a minha duvida:
Aqui na minha cidade achei o ATF da Pentosin e da Mobil, o Dexron VI achei apenas o original na css da GM e na composição da embalagem consta que o mesmo é mineral. O vendedor me garantiu que todos são mineral, oleo sintetico GM é apenas para o motor.

E agora? Terei problemas ao usar esse oleo?
Como te falei, comprei 5lts de Dexron VI da Valvoline e na embalagem esta escrito Fully Sintetic.
 

diegotwim

Novato
derek disse:
Como te falei, comprei 5lts de Dexron VI da Valvoline e na embalagem esta escrito Fully Sintetic.
Então, mas todos Dexron VI são iguais? Porque na embalagem ta escrito que é mineral, vou tirar uma foto depois. To com a pulga atras da orelha, mecanico ainda não trocou o oleo, acho que ficou enrolado de serviço, vou fazer em casa mesmo.
 

derek

Membro
diegotwim disse:
Então, mas todos Dexron VI são iguais? Porque na embalagem ta escrito que é mineral, vou tirar uma foto depois. To com a pulga atras da orelha, mecanico ainda não trocou o oleo, acho que ficou enrolado de se
rviço, vou fazer em casa mesmo.
Vc pegou qual? Oque comprei era sintético, devo ter a caixa dele aqui ate hj ainda.
 

diego4100

Membro
eduardo teodoro disse:
diego, pra trocar o filtro da jf506e tem que baixar o cambio
Como está o seu câmbio, tudo normal com o Dexron VI? O meu câmbio da um tranquinho de primeira pra segunda quando frio, então estou pensando em jogar o Dexron VI e ver como fica.
 
Quando fiz a troca das solenóides do cambio, que apresentava problema na troca da 1ª pra 2ª marcha quando frio, coloquei o Tutela GI/MV da Petronas, as especificações são bem parecidas com as do pentosin e tem um preço bem em conta. Rodei pouco tempo, mas está me parecendo um boa alternativa de baixo custo.
 

diego4100

Membro
Só pra complementar o tópico...

Achei alguns fóruns gringos, onde o pessoal comenta que ao utilizar o Dexron VI, sanou-se alguns problemas do câmbio, no caso do Mazda, mas é o mesmo jatco JF506 do A3 tip.

"A transmissão automática JATCO JF506E no meu Mazda MPV foi originalmente spec'ed para Mazda M -3 ATF, que é declaradamente um clone de Dexron II. No MPV, a transmissão JATCO JF506E tem sérios problemas com choque de troca, mas muitos proprietários MPV relatam que reabastecer a transmissão com Dexron VI elimina quase por completo o problema. Atualmente, estou usando Mercon / Dexron III aumentada por Lubegard vermelho com bons resultados, mas eu pretendo mudar para Dexron VI na minha próxima troca de fluido. Eu nunca vou usar Valvoline MaxLife ATF."

http://www.bobistheoilguy.com/forums/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=1571357

Na próxima troca vou de Dexron VI mesmo. Num câmbio com 150 mil km rodados, não tem muito o que arriscar.
 

derek

Membro
diego4100 disse:
Como ficou o funcionamento do seu câmbio? A troca de óleo resolveu o problema?
O cambio estava flutuando as trocas de 2 para 3 em rotaçoes acima de 3000rpm, ai tinha que aliviar o acelerador para trocar.
Depois começou a não engatar 2 marcha pela manhã, tinha que deixar em neutro ou P por 10 a 15min para poder sair com o carro.
Após a troca e alguns km rodado, descobri que tinha um vazamento na tulipa lado motorista e fpi melhorando gradualmente o problema pela manhã, caiu para 7min de espera, 5, 2 até que depois de uma semana da troca podia sair com o carro frio que engatava normalmente.
Porém a flutuação continuou em menor escala mas continuou, não fiz mais testes pois o vazamento fez baixar o nível de óleo e encostei o carro para não acabar ferrando de vez a caixa e já fiz o swap nele.
Conclusão que tive é que o Dexron 6 eliminou um dos problemas da minha caixa e creio que se fizesse mais uma troca após alguns km poderia melhorar ainda mais, mas como já estava fe saco cheio e com as peças do manual em.mãos já saquei fora.
 

diego4100

Membro
Interessante o relato. O meu só da um tranquinho de segunda pra terceira, na primeira passada pela manhã, depois fica normal. Se eu acelero bem pouquinho ou acelero forte na hora que vai passar, ele troca normal.
Vou fazer a troca do óleo usando o Dexron VI. Bom, minha caixa já tem 150.000km rodados e solenoides novas, acredito que não vá causar nenhum problema. O máximo que poderá acontecer é piorar o funcionamento, ai eu voltaria pro Pentosin ATF1 (trocado ano passado, junto com o kit de solenoides).


obs. Pessoal do fórum do citroen também tava resolvendo alguns problemas da caixa 4L do C4 Pallas usando o Dexron VI, essa caixa também usa originalmente o ATF1.
 

derek

Membro
diego4100 disse:
Interessante o relato. O meu só da um tranquinho de segunda pra terceira, na primeira passada pela manhã, depois fica normal. Se eu acelero bem pouquinho ou acelero forte na hora que vai passar, ele troca normal.
Vou fazer a troca do óleo usando o Dexron VI. Bom, minha caixa já tem 150.000km rodados e solenoides novas, acredito que não vá causar nenhum problema. O máximo que poderá acontecer é piorar o funcionamento, ai eu voltaria pro Pentosin ATF1 (trocado ano passado, junto com o kit de solenoides).


obs. Pessoal do fórum do citroen também tava resolvendo alguns problemas da caixa 4L do C4 Pallas usando o Dexron VI, essa caixa também usa originalmente o ATF1.
Não acredito que vá piorar, de quem já li que trocou o pior que aconteceu foi ficar igual ao que estava.
Como disse acima o meu teve melhora gradativa ao andar, acredito que vc verá melhora se tiver ao longo dos dias tbm.
Rode um pouco e faça outra troca novamente é para zerar.
 
Atualizando o tópico.

20 mil km aproximadamente com Dexron VI no câmbio e desapareceram todos os incomodos de quando peguei o carro.

Pra contextualizar, peguei este A3 com 149 mil km, sendo que aos 120k foram trocados solenoides e fluido.

Fiz um flush com ATF1 pois o carro estava dando tranco de 2 pra 3, e as primeiras trocas do dia demoravam um pouco pra entrar no frio.

Continuou absolutamente igual

Lendo num fórum especifico sobre óleos, as pessoas falam que o Dexron VI é melhor pro JF506E e resolvi trocar. De cara, já percebi que as trocas ficaram mais suaves.

Isso foi há exatos 20 mil km, e hoje, o cambio não dá mais tranco, não escapa de segunda pra terceira, e as marchas entram suaves em qualquer situação.
 
eduardo teodoro disse:
Atualizando o tópico.

20 mil km aproximadamente com Dexron VI no câmbio e desapareceram todos os incomodos de quando peguei o carro.

Pra contextualizar, peguei este A3 com 149 mil km, sendo que aos 120k foram trocados solenoides e fluido.

Fiz um flush com ATF1 pois o carro estava dando tranco de 2 pra 3, e as primeiras trocas do dia demoravam um pouco pra entrar no frio.

Continuou absolutamente igual

Lendo num fórum especifico sobre óleos, as pessoas falam que o Dexron VI é melhor pro JF506E e resolvi trocar. De cara, já percebi que as trocas ficaram mais suaves.

Isso foi há exatos 20 mil km, e hoje, o cambio não dá mais tranco, não escapa de segunda pra terceira, e as marchas entram suaves em qualquer situação.
Eduardo esse óleo não é o Mobil específico para GM?
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