halison, troquei do meu e coloquei o dexron VI. além de resolver o problema de patinar de 2ª pra 3ª, a 1ª marcha agora entra com manteiga quente.halison disse:Passei um bom tempo estudando viscosidade e as propriedades dos fluidos ATF. Cheguei a simples conclusão:
dex 6 é o sintético do dex/merc 3, e tem "vida longa".
O produto homologado ATF1 (G052 990 A2) tem essas especificações:
Density at 20°C 850 kg/m³
Kinematic Viscosity at 100ºC 7.6 mm²/s
Kinematic Viscosity at 40ºC 38.0 mm²/s
Viscosity Index 171
Dynamic Viscosity at -40ºC 14000 mPa*s
O Dexron III tem essas especificações:
Density at 20°C (68°F)
ASTM1298 0.845
Viscosity at 40°C (104°F) = 36.2 mm2 /s
Viscosity at 100°C (212°F) = 7.6 mm2 /s
Viscosity Index = 185
Flash Point = 218°C / 414.4°F
Ou seja, as mesmas propriedades, então pode se usar Dexron III :nelson:
Dexron VI é especialmente formulado para proporcionar o dobro da vida de um serviço DEXRON®-III (H) ATF e oferece maior desempenho para os novos e mais velhos transmissões:
Propriedades do Dexron VI:
Viscosity 0.846 (o mesmo) cSt @ 40ºC 29.5 cSt @ 100ºC 5.83 cP @ -40ºC 11,500 Viscosity Index 145 Flash Point, ºC (ºF) 220 (428) Gravity, API 35.76
O óleo pentosin nao é tão caro na minha opinião...pro meu cambio por exemplo ta R$74,90/l e troco sempre a cada 40mil km ou 3 anos.eduardo teodoro disse:halison, troquei do meu e coloquei o dexron VI. além de resolver o problema de patinar de 2ª pra 3ª, a 1ª marcha agora entra com manteiga quente.
Ontem tava lendo mais sobre este assunto no BobsTheOilGuy, e dizem lá que o Dexron VI resolve os problemas da JF506E da Mazda.
Eu vou discordar sobre a questão de ter que seguir apenas a recomendação do fabricante. Fosse assim, não colocariam Pentosyn na mercedes, nem Mobil na Ford. Mercedes tem óleo marca (e especifícação) própria, e ford é Motorcraft.
O Febi que se usa aqui no tiptronic pode ser usado no lugar do VW TL 521 62, que é a mesma especificação do fluido original do tiptronic do A3 (52990), assim, como do Mobil 71141 ou o Mobil Mercon V Sintético.
Sei que muita gente (eu inclusive) torce o nariz quando o assunto é gastar com manutenção do carro, especialmente das preventivas.
Mas o fato é de que se as pessoas soubessem que podem gastar 500 reais numa troca de óleo a cada 40 mil km usando, por exemplo, o Dexron VI que custa 33 reais o litro, e não R$1300,00 usando o Pentosyn que custa R$110,00 , com certeza não teríamos tantos problemas ocasionados por falta de manutenção da caixa.
Bolaturbo disse:E qual oleo "pode" usar no tip ?
ReinaldoDiasA3 disse:O óleo pentosin nao é tão caro na minha opinião...pro meu cambio por exemplo ta R$74,90/l e troco sempre a cada 40mil km ou 3 anos.
http://lubnet.com.br/produto/pentosin-atf1-1-l-oleo-de-cambio-automatico-sintetico.html
Interessante esse relato, seu câmbio apresentava problemas antes da troca de óleo?halison disse:Tenho acompanhando de longe mas agradeço a todos que estão aqui colaborando.
Coloquei Dexron VI à 2 meses, já rodei 10mil KM, fui de Brasilia a SP pisando forte, dentro da cidade o carro está macio, passagem de marchas pelo tiptronic perfeitas...
Posso afirmar que sim, Dexron VI é um ótimo óleo para os Tiptronics.
Outra, durante um ano fiz vários orçamentos, inclusive tive propostas indecentes que teria que trocar meu cambio por completo. Tudo resolvido com um óleo moderno e mais barato.
Obrigado pelo retorno teodoro.eduardo teodoro disse:derek, é este mesmo. você acha mais barato em casas especializadas em óleo. paguei 33 reais no Valvoline sintético na MercadoCar aqui em SP. Tinha o Mobil também mas estava 38. Como comprei 8 litros, deu uma boa economia.
E do original para o Dextron 6 não da zica 1sem drenar toda a caixa?eduardo teodoro disse:Sim sim.. nos fórums da gringolandia vi muitos relatos de uso do Mercon V. O Renault Matic é Dexron III..
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Mas pra trocar do Dexron pro Mercon, precisa esgotar e limpar a caixa.
A principio quero fazer a troca de óleo por minha conta em risco, se não melhorar nada faço abtroca de solenoides, estão cobrando muito alto no kit master por aqui, e tenho certea que vai ser trocado.eduardo teodoro disse:derek, é que é dificil ter certeza do óleo que já está na caixa. no meu caso, tem a NF da troca anterior e eu sabia que havia sido colocado pentosin, então fiz sem medo. e no meu caso, eu vou ter que tirar a caixa fora pra trocar um retentor no conversor de torque, então, fiz sem medo.
o meu demorava pra entrar 1ª e ré quando frio, mas bem menos que 20 minutos hehehe... só uns 5 segundos. sumiu quando troquei o óleo.
Já que vc vai trocar solenoide, não seria menos arriscado já tirar a caixa fora, drenar, limpar e colocar tudo sem medo?