Dexron 6 no Cambio 09A pode?

halison

Membro
Fui em várias oficinas e me ofereceram uma variedade de óleos "compatíveis" para a troca de fluido do meu câmbio, o "mais indicado" seria esse dexon 6, pode ser?

A troca do filtro é obrigatória?

Carro com 140mil sem nenhum sintoma de câmbio defeituoso.
 

halison

Membro
Passei um bom tempo estudando viscosidade e as propriedades dos fluidos ATF. Cheguei a simples conclusão:
dex 6 é o sintético do dex/merc 3, e tem "vida longa".

O produto homologado ATF1 (G052 990 A2) tem essas especificações:

Density at 20°C 850 kg/m³
Kinematic Viscosity at 100ºC 7.6 mm²/s
Kinematic Viscosity at 40ºC 38.0 mm²/s
Viscosity Index 171
Dynamic Viscosity at -40ºC 14000 mPa*s

O Dexron III tem essas especificações:
Density at 20°C (68°F)
ASTM1298 0.845
Viscosity at 40°C (104°F) = 36.2 mm2 /s
Viscosity at 100°C (212°F) = 7.6 mm2 /s
Viscosity Index = 185
Flash Point = 218°C / 414.4°F

Ou seja, as mesmas propriedades, então pode se usar Dexron III :nelson:

Dexron VI é especialmente formulado para proporcionar o dobro da vida de um serviço DEXRON®-III (H) ATF e oferece maior desempenho para os novos e mais velhos transmissões:

Propriedades do Dexron VI:


Viscosity

0.846 (o mesmo)

cSt @ 40ºC

29.5

cSt @ 100ºC

5.83

cP @ -40ºC

11,500

Viscosity Index

145

Flash Point, ºC (ºF)

220 (428)

Gravity, API

35.76
 
A questão não é só viscosidade, a questão também é aditivação especialmente pq no câmbio automático o óleo é o meio de trabalho... Se vc sabe qual o óleo correto, pq vai tentar outros? Ainda mais em uma transmissão sensível como a Tip dos A3? Acha que vale a pena daqui há uns 10mil km estar com sua transmissão ferrada por utilizar outro óleo?
 
Siga o padrão original amigo ......
esses dias colocaram um fluido diferenciado em uma sportback o carro ficou todo louco ..

já vi muitas transmissão dar pau por causa disso .. fluido incorreto ou parecido na transmissão ..

se usando o correto já da problema .. imagina então o que parece ser igual ..
 
halison disse:
Passei um bom tempo estudando viscosidade e as propriedades dos fluidos ATF. Cheguei a simples conclusão:
dex 6 é o sintético do dex/merc 3, e tem "vida longa".

O produto homologado ATF1 (G052 990 A2) tem essas especificações:

Density at 20°C 850 kg/m³
Kinematic Viscosity at 100ºC 7.6 mm²/s
Kinematic Viscosity at 40ºC 38.0 mm²/s
Viscosity Index 171
Dynamic Viscosity at -40ºC 14000 mPa*s

O Dexron III tem essas especificações:
Density at 20°C (68°F)
ASTM1298 0.845
Viscosity at 40°C (104°F) = 36.2 mm2 /s
Viscosity at 100°C (212°F) = 7.6 mm2 /s
Viscosity Index = 185
Flash Point = 218°C / 414.4°F

Ou seja, as mesmas propriedades, então pode se usar Dexron III :nelson:

Dexron VI é especialmente formulado para proporcionar o dobro da vida de um serviço DEXRON®-III (H) ATF e oferece maior desempenho para os novos e mais velhos transmissões:

Propriedades do Dexron VI:
Viscosity 0.846 (o mesmo) cSt @ 40ºC 29.5 cSt @ 100ºC 5.83 cP @ -40ºC 11,500 Viscosity Index 145 Flash Point, ºC (ºF) 220 (428) Gravity, API 35.76
halison, troquei do meu e coloquei o dexron VI. além de resolver o problema de patinar de 2ª pra 3ª, a 1ª marcha agora entra com manteiga quente.

Ontem tava lendo mais sobre este assunto no BobsTheOilGuy, e dizem lá que o Dexron VI resolve os problemas da JF506E da Mazda.

Eu vou discordar sobre a questão de ter que seguir apenas a recomendação do fabricante. Fosse assim, não colocariam Pentosyn na mercedes, nem Mobil na Ford. Mercedes tem óleo marca (e especifícação) própria, e ford é Motorcraft.

O Febi que se usa aqui no tiptronic pode ser usado no lugar do VW TL 521 62, que é a mesma especificação do fluido original do tiptronic do A3 (52990), assim, como do Mobil 71141 ou o Mobil Mercon V Sintético.

Sei que muita gente (eu inclusive) torce o nariz quando o assunto é gastar com manutenção do carro, especialmente das preventivas.

Mas o fato é de que se as pessoas soubessem que podem gastar 500 reais numa troca de óleo a cada 40 mil km usando, por exemplo, o Dexron VI que custa 33 reais o litro, e não R$1300,00 usando o Pentosyn que custa R$110,00 , com certeza não teríamos tantos problemas ocasionados por falta de manutenção da caixa.
 

Reinaldo.a3

Membro
eduardo teodoro disse:
halison, troquei do meu e coloquei o dexron VI. além de resolver o problema de patinar de 2ª pra 3ª, a 1ª marcha agora entra com manteiga quente.

Ontem tava lendo mais sobre este assunto no BobsTheOilGuy, e dizem lá que o Dexron VI resolve os problemas da JF506E da Mazda.

Eu vou discordar sobre a questão de ter que seguir apenas a recomendação do fabricante. Fosse assim, não colocariam Pentosyn na mercedes, nem Mobil na Ford. Mercedes tem óleo marca (e especifícação) própria, e ford é Motorcraft.

O Febi que se usa aqui no tiptronic pode ser usado no lugar do VW TL 521 62, que é a mesma especificação do fluido original do tiptronic do A3 (52990), assim, como do Mobil 71141 ou o Mobil Mercon V Sintético.

Sei que muita gente (eu inclusive) torce o nariz quando o assunto é gastar com manutenção do carro, especialmente das preventivas.

Mas o fato é de que se as pessoas soubessem que podem gastar 500 reais numa troca de óleo a cada 40 mil km usando, por exemplo, o Dexron VI que custa 33 reais o litro, e não R$1300,00 usando o Pentosyn que custa R$110,00 , com certeza não teríamos tantos problemas ocasionados por falta de manutenção da caixa.
O óleo pentosin nao é tão caro na minha opinião...pro meu cambio por exemplo ta R$74,90/l e troco sempre a cada 40mil km ou 3 anos.

http://lubnet.com.br/produto/pentosin-atf1-1-l-oleo-de-cambio-automatico-sintetico.html
 
ReinaldoDiasA3 disse:
O óleo pentosin nao é tão caro na minha opinião...pro meu cambio por exemplo ta R$74,90/l e troco sempre a cada 40mil km ou 3 anos.

http://lubnet.com.br/produto/pentosin-atf1-1-l-oleo-de-cambio-automatico-sintetico.html

Eu concordo com você que 79 (ou 89 no caso do óleo do TIP) não é caro. Mas isso é pra quem tem a cultura de fazer manutenção preventiva beeem enraizada na cabeça. É o cara que pega o carro zero ou quase zero, e não tem problemas em soltar 700 reais numa revisão onde basicamente só se troca óleo do motor, ou exige que se coloque peças originais em um carro com 4, 5 anos de uso.

O A3 é um carro que hoje custa barato e é popular. E quem compra um é porque quer um bom custo benefício. Basta olhar aqui no fórum mesmo que, sem muito esforço, dá pra ver gente reclamando do preço do fluido e que a mão de obra pra trocar é cara.

O meu ponto é que, assim como tem muita gente que coloca um disco de freio paralelo pra não ficar andando com um original que já tenha passado das medidas (o que é normal e mais seguro), é importante que saibamos que existem alternativas mais acessíveis pra manter o carro funcionando em condições aceitáveis.

Eu posso citar aqui pelo menos meia dúzia de lendas automotivas plantadas por quem desconhece ou age de má fé mesmo quando o assunto é mecânica. Pra quem já teve carro da Ford e tem um pouco mais de idade, talvez já tenha ouvido que o "o motor do focus Zetec não tem retífica", ou que "todo Marea quebra" ou que "motor multiválvulas dá muito problema - (coitado dos nossos 20v então)", ou então, "se a KM do carro for acima de 60 mil km, coloque óleo 20W60" (essa quando ouvi, tive que me meter na conversa).

Sem querer criar polêmica, acho que o objetivo de qualquer fórum, não só deste, é trocar experiências e procurar soluções pra problemas que todos temos. E acho que, especialmente nestes tempos difíceis que estamos vivendo (e que ainda vão piorar), não dá pra ficar esbanjando dinheiro.

E apenas pra atualizar minha experiência com ele, fiz uma viagem de 400km nesse feriado, andando forte na serra, e nenhum problema com o câmbio Tip + Dexron VI até agora.
 

diego4100

Membro
Eu fico com receio de arriscar, mas, mantenha-nos informados. Caso, a longo prazo, essa substituição se mostre compatível, será um ótima alternativa, já que o Dexron 6 custa a metade do preço.
 

halison

Membro
Tenho acompanhando de longe mas agradeço a todos que estão aqui colaborando.

Coloquei Dexron VI à 2 meses, já rodei 10mil KM, fui de Brasilia a SP pisando forte, dentro da cidade o carro está macio, passagem de marchas pelo tiptronic perfeitas...

Posso afirmar que sim, Dexron VI é um ótimo óleo para os Tiptronics.

Outra, durante um ano fiz vários orçamentos, inclusive tive propostas indecentes que teria que trocar meu cambio por completo. Tudo resolvido com um óleo moderno e mais barato.
 

diego4100

Membro
halison disse:
Tenho acompanhando de longe mas agradeço a todos que estão aqui colaborando.

Coloquei Dexron VI à 2 meses, já rodei 10mil KM, fui de Brasilia a SP pisando forte, dentro da cidade o carro está macio, passagem de marchas pelo tiptronic perfeitas...

Posso afirmar que sim, Dexron VI é um ótimo óleo para os Tiptronics.

Outra, durante um ano fiz vários orçamentos, inclusive tive propostas indecentes que teria que trocar meu cambio por completo. Tudo resolvido com um óleo moderno e mais barato.
Interessante esse relato, seu câmbio apresentava problemas antes da troca de óleo?
 
derek, é este mesmo. você acha mais barato em casas especializadas em óleo. paguei 33 reais no Valvoline sintético na MercadoCar aqui em SP. Tinha o Mobil também mas estava 38. Como comprei 8 litros, deu uma boa economia.
 

derek

Membro
eduardo teodoro disse:
derek, é este mesmo. você acha mais barato em casas especializadas em óleo. paguei 33 reais no Valvoline sintético na MercadoCar aqui em SP. Tinha o Mobil também mas estava 38. Como comprei 8 litros, deu uma boa economia.
Obrigado pelo retorno teodoro.
Achei aqui na net um explicativo dos fluídos e quase todos as equivalências e caixas automáticas.
Consta que os tiptronic (jf506e) utilizam originalmente Dextron III, Mercon 5 e um tal de Renault Matic.
Lendo as especificações do Dextron Vi ele substituí justamente o III.
Segue o link:
http://www.multicambios.com.br/ecommerce_site/categoria_32464_1450_FLUIDOS-LUBRIFICANTES
 
Sim sim.. nos fórums da gringolandia vi muitos relatos de uso do Mercon V. O Renault Matic é Dexron III..

Mas pra trocar do Dexron pro Mercon, precisa esgotar e limpar a caixa.
 

derek

Membro
eduardo teodoro disse:
Sim sim.. nos fórums da gringolandia vi muitos relatos de uso do Mercon V. O Renault Matic é Dexron III..

1
Mas pra trocar do Dexron pro Mercon, precisa esgotar e limpar a caixa.
E do original para o Dextron 6 não da zica 1sem drenar toda a caixa?
Troca direto?
Efetuei a compra do Dextron Vi da Valvoline 5lts, agora vou encomendar o jogo de solenoides tbm, o meu so entra 2 marcha depois de esquentar por uns 20min o motor
 
derek, é que é dificil ter certeza do óleo que já está na caixa. no meu caso, tem a NF da troca anterior e eu sabia que havia sido colocado pentosin, então fiz sem medo. e no meu caso, eu vou ter que tirar a caixa fora pra trocar um retentor no conversor de torque, então, fiz sem medo.

o meu demorava pra entrar 1ª e ré quando frio, mas bem menos que 20 minutos hehehe... só uns 5 segundos. sumiu quando troquei o óleo.

Já que vc vai trocar solenoide, não seria menos arriscado já tirar a caixa fora, drenar, limpar e colocar tudo sem medo?
 

derek

Membro
eduardo teodoro disse:
derek, é que é dificil ter certeza do óleo que já está na caixa. no meu caso, tem a NF da troca anterior e eu sabia que havia sido colocado pentosin, então fiz sem medo. e no meu caso, eu vou ter que tirar a caixa fora pra trocar um retentor no conversor de torque, então, fiz sem medo.

o meu demorava pra entrar 1ª e ré quando frio, mas bem menos que 20 minutos hehehe... só uns 5 segundos. sumiu quando troquei o óleo.

Já que vc vai trocar solenoide, não seria menos arriscado já tirar a caixa fora, drenar, limpar e colocar tudo sem medo?
A principio quero fazer a troca de óleo por minha conta em risco, se não melhorar nada faço abtroca de solenoides, estão cobrando muito alto no kit master por aqui, e tenho certea que vai ser trocado.
Faço a primeira troca, encomendo o kit master e qua do chegar mais uma troca de óleo por garantia, lógico tudo correndo bem nos passos anteriores.
 

diegotwim

Novato
Vou desenterrar o topico porque trata de um assunto que eu to correndo atras. Estou providenciando a troca de oleo do meu cambio, um jf506e (tiptronic) e em varios lugares se le sobre usar o dexron VI pois é mais atual e ainda é sintetico. Ai que começa a minha duvida:

Aqui na minha cidade achei o ATF da Pentosin e da Mobil, o Dexron VI achei apenas o original na css da GM e na composição da embalagem consta que o mesmo é mineral. O vendedor me garantiu que todos são mineral, oleo sintetico GM é apenas para o motor.

E agora? Terei problemas ao usar esse oleo?
 
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