Defeito Cavalete (Camshaft Bridge) EA888 2.0 TSI Gen1 e Gen2 - Risco PT no Motor

Pessoal, a idéia deste tópico é alertar aos proprietário de motores 2.0 TSI Gen1 e Gen2 da família EA888, o qual possue um cavalete chamado internacionalmente de Camshaft Bridge ou Camshaft Bracket cujo o código comum é (06H103166G).
Uma vez que houve várias atualizações, ou seja, 06H103166F, 06H103144J, 06H103144K, ..., porém nenhuma delas resolveu o problema por definitivo que ocorre ao se romper um pré-filtro que há na peça. Filtro esse que segundo relatos tem a "função" de evitar a contaminação de partículas do óleo para o comando de admissão. O engraçado é que para os novos TSI ela foi removida!
Essa tela (screen) é chamada nos EUA de "O Beijo da Morte", pois é questão de tempo para se romper e quando acontece meu amigo, é um abraço, sendo os TSI que chegaram no Brasil começam a ter mais quilometragem, logo esse problema é uma bomba relógio, pois é fato que irá acontecer se não tentar se precaver.
O problema só foi resolvido para os Gen3 em diante onde foi removida a tela (pré-filtro) e a válvula de retorno, porém não é compatível com as gerações anteriores, uma vez que as novas gerações possuem os dois comandos (escape e admissão) variáveis.

O link abaixo fala um pouco sobre o problema:
http://www.minhsautocare.com/audi-vw-cam-bridge-screen-problem/

Abaixo um TSB que houve:
http://www.vagarena.fi/index.php?action=dlattach;topic=7992.0;attach=18843

Vamos lá, sintomas iniciais do problema:

1) Barulho por cerca de 2 segundos onde fica o cavalete originado do variador de fase do comando de admissão em toda a partida frio ou se o carro fica cerca de 20 minutos desligado, ou seja, tempo suficiente para o óleo descer completamente para o cárter, já que a peça já está danificada e o óleo não é retido mais na galeria do cavalete, ou porque a tela esta entre a válvula de retorno ou porque a esfera da válvula de retorno já se soltou com o rompimento da carcaça que a aloja.

2) O comando de admissão faz um barulho como uma máquina de costura, já é sinal que os cames possivelmente já foram danificados.

3) Erros como: P001600 ou P0341.

Lembrando que somente o comando de admissão é o mais danificado, já que o duto que passa o óleo para o comando de escape é livre onde não tem tela e nem válvula de retorno.

O que eu fiz para me precaver:

1) Removi a tela que é fixada por uma borda de metal que com uma chave de fenda sai tranquilamente.

Há casos onde a tela foi encontrada no cárter do motor, pois quando ocorre o problema em questão, não tem jeito, tem que desmontar o motor inteiro, pois é preciso ver todos os mancais e as bronzinas e claro virar do avesso em busca dos restos da tela e demais peças que vieram a se romper.

Segue abaixo o que ocorreu com a peça:

Figura A: Cavelete com problema onde tudo se rompeu, tela e válvula de retorno.

V42mZjU.jpg



Figura B: Cavalete original com a tela
9iKPryp.jpg



Figura C: Cavalete sem a tela,a qual eu removi
fHrX6g2.jpg



Figura D: Estado em que ficou a ponta do eixo do comando de admissão, a qual foi riscada chegando a derreter o alumínio do cavalete com problema
NjohuGNh.jpg



Figura E: Cavalete das novas versões do TSI, ficou claro que viram o problema e simplesmente removeram não só a tela como a válvula de retorno
csnIba8h.jpg
 

damiel

Membro
tenho um A3 sport 2010 com 72mil km, o que preciso para fazer esta preventiva? eu li tudo mas nao entendo de mecanica.. vou imprimir e levar para meu mecanico... ele abrindo o motor e removendo a tela resolve em partes? pelo que entendi é "só" remover a tela? e como fica as impurezas?

já fiz preventiva da corrente superior e tensor do motor e cambio...

Abraços e obrigado
 
Damiel disse:
tenho um A3 sport 2010 com 72mil km, o que preciso para fazer esta preventiva? eu li tudo mas nao entendo de mecanica.. vou imprimir e levar para meu mecanico... ele abrindo o motor e removendo a tela resolve em partes? pelo que entendi é "só" remover a tela? e como fica as impurezas?

já fiz preventiva da corrente superior e tensor do motor e cambio...

Abraços e obrigado
Fala Damiel tudo bem, que bom que já efetuou a troca do tensor, deixei o link acima do TSB onde faz uma breve explicação sobre a troca. Não é preciso abrir o motor, a retirada do cavalete é simples, porém leva 4h de serviço, estimando com tranquilidade, uma vez que o chato são os procedimentos para se ter espaço para retirar a tampa plástica lateral superior (em vermelho) e o coxim (em azul), vou tentar colocar uma explicação breve:

u6Vh5oXh.png


1) Remover a protetor de cárter e logo em seguida colocar um macaco hidráulico (tipo jacaré) com uma borracha rígida o suficiente para apoiar o cárter bem de leve para que possamos posteriormente retirar o coxim (em azul) superior do motor;

2) Remover o reservatório de água (não é preciso retirar a mangueira neste caso), é apenas para deslocá-lo;

3) Remove o coxim superior (em vermelho) com a base acoplada no calço do motor;

4) Remover as mangueiras de água que passam na frente da tampa;

5) Remover o válvula magnética (já na tampa lateral) e logo em seguida a vareta de óleo;

6) Remover a solenóide N205 ("parafuso" o qual é acionado pelo sensor magnético que gerencia o fluxo de óleo para o variador de fase do comando) que vai no eixo do comando de admisão, é preciso ferramenta especial (http://www.ravenferramentas.com.br/Produtos/Ferramenta/111037);

7) Enfim remover a tampa lateral e logo em seguida o famoso cavalete.

8) Com o cavalete em mãos, pegue uma chave de fenda, perfure a tela e remova-a, logo em seguida com a chave de fenda remova o anel metálico (em vermelho) que serve de base para a tela e sua parte plástica. Liberando assim com mais facilidade o fluxo de óleo que passa pela válvula de retorno e eliminando a possibilidade da parte plástica se soltar do anel metálico.

PcrGAKWh.jpg


Damiel, em partes vai evitar 99% a chance de quebra da peça com certeza, uma vez que só sobrou a válvula de retorno a qual é de extrema necessidade para controlar o fluxo e não deixar que o óleo retorne para o cárter, sendo primordial principalmente nas partidas a frio. Mas claro, qualquer um dos sintomas citados acima no tópico e na manutenção periódica da troca do tensor e corrente, é necessário verificar a peça de imediato para analisar o estado da válvula de retorno e a carcaça que a prende.

Com relação as impurezas, sinceramente, pra mim foi uma tremenda falha de projeto, uma vez que o óleo já é filtrado pelo filtro de óleo, não tem a menor lógica, senão até o óleo que vai para os mancais do cabeçote teria que ter um pré-filtro para cada saída de mancal. E fato que na nova versão foi totalmente removida tanto a tela quanto a válvula de retorno.
E outra, é o tipo da peça que não se consegue se inspecionar facilmente para ver se a tela esta boa ou não, pois quando se rompe, tem que rezar para não ter saído do cavalete, caso contrário, pode começar a desmontar o motor até encontrar. Olha o link de um camarada que teve que começar a desmontar o motor e teve sorte de achar a tela no pescador da bomba de óleo (http://www.audizine.com/forum/showthread.php/709550-DIY-Motor-work-Timing-tensioner-or-anything-with-the-motor-and-front-end).
 

damiel

Membro
muito obrigado, vou passar para meu mecanico tudo que voce explicou mais o do tópico.. e vamos ver o custo de tudo isso.... valeu.. brigado!
 

Th!@go

Membro
Que caramba viu! Desmontei essa parte em Dezembro para trocar o kit tensor e corrente, importei até as juntas novas, agora abrir de novo é foda, juntas novinhas perfeitas!
 
Th!@go disse:
Que caramba viu! Desmontei essa parte em Dezembro para trocar o kit tensor e corrente, importei até as juntas novas, agora abrir de novo é foda, juntas novinhas perfeitas!
Thiago, se a junta da tampa lateral for nova, não precisa trocar ela não, só tirar sem rasgar claro, na primeira vez que troquei o tensor eu aproveitei ela e não vazou uma gota e era original ainda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

LEO SAN

Novato
Erasmo, mas se essa valvula serve para impedir que o óleo "desça" e fique ali para uma lubrificação mais rapida do comando nas partidas, principalmente a frio, se remove-la será que com o tempo e essas partidas ' a seco " não vão prejudicar o comando? retira-se um problema a curto prazo mas gera outro a longo ou medio prazo!?
 
LEO SAN disse:
Erasmo, mas se essa valvula serve para impedir que o óleo "desça" e fique ali para uma lubrificação mais rapida do comando nas partidas, principalmente a frio, se remove-la será que com o tempo e essas partidas ' a seco " não vão prejudicar o comando? retira-se um problema a curto prazo mas gera outro a longo ou medio prazo!?
Léo, mas não é retirada a válvula de retorno e sim somente a tela. A válvula de retorno obrigatoriamente tem que permanecer no cavalete pois ela é essencial nas partidas a frio, repito, em hipótese alguma deve-se retirar a válvula de retorno, até porque pra retirar a válvula só quebrando a peça o que não deve ser feito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

damiel

Membro
erasmo.monteiro disse:
Léo, mas não é retirada a válvula de retorno e sim somente a tela. A válvula de retorno obrigatoriamente tem que permanecer no cavalete pois ela é essencial nas partidas a frio, repito, em hipótese alguma deve-se retirar a válvula de retorno, até porque pra retirar a válvula só quebrando a peça o que não deve ser feito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

só para confirmar e deixar super claro... se eu quero fazer a preventiva no meu a3 sport 2010 entao o certo é retirar apenas a tela, certo?
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Concordo que o defeito existe mas acho que o risco disso acontecer e bem menor que o tensor falhar por exemplo. Não vi muitos problemas relacionados à telinha na minha experiência. (E acompanho bastante fóruns nacionais e gringos, grupos no face etc)
A telinha até pode romper mas não chega a prejudicar o motor na grande maioria dos casos.
Minha humilde opinião ..


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
O problema que é questão de tempo para ocorrer e é fato que vai ocorrer devido há um erro de projeto, eu vejo nos fóruns brasileiros e os EA888 que tem, são poucos que passaram de 100.000km a 120.000km. E quando a tela se rompe ela pode entupir tanto a saída para o comando de admissão quanto para o comando de escape, podendo ser sugada em pedaços para ambos os eixos e de forma silenciosa e devagar vai destruindo eixos, mancais e até bronzinas, nos fóruns gringos onde mais se acha a tela depois de ter destruído o cabeçote é no cárter.
Isso quando não fica presa na válvula de retorno e simplesmente estoura a carcaça que aloja a válvula de retorno e sua mola, o que ocorre muitas vezes também.
O que eu mais ouvi dos mecânicos gringos foi remover a tela de imediato pra resolver de forma definitiva qualquer possibilidade de obstrução por ela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
erasmo.monteiro disse:
O problema que é questão de tempo para ocorrer e é fato que vai ocorrer devido há um erro de projeto, eu vejo nos fóruns brasileiros e os EA888 que tem, são poucos que passaram de 100.000km a 120.000km. E quando a tela se rompe ela pode entupir tanto a saída para o comando de admissão quanto para o comando de escape, podendo ser sugada em pedaços para ambos os eixos e de forma silenciosa e devagar vai destruindo eixos, mancais e até bronzinas, nos fóruns gringos onde mais se acha a tela depois de ter destruído o cabeçote é no cárter.
Isso quando não fica presa na válvula de retorno e simplesmente estoura a carcaça que aloja a válvula de retorno e sua mola, o que ocorre muitas vezes também.
O que eu mais ouvi dos mecânicos gringos foi remover a tela de imediato pra resolver de forma definitiva qualquer possibilidade de obstrução por ela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
qdo ela entupe um dos dutos de oleo e de menos - o switch que fica em baixo do filtro de oleo sente falta de pressão e o motor entra em proteção. o pior e qdo um dos eixos balanceadores mastiga essa telinha e trava (so vi um caso disso acontecer ate hoje).

Eu concordo que e um design problemático porem na minha visao isso não se compara com o defeito do tensor em questao de perigo imediato. e algo a se pensar a fazer mas e bem menos frequente.
 
Concordo que por enquanto é menos frequente, contudo conforme a kilometragem aumentar desses TSI que estão rodando, será a bola da vez esse cavalete aqui no Brasil, no eBay já vende que nem água esse cavalete.
E no meu caso o motor não entrou em proteção não, se quer acendeu a luz do óleo, o que aconteceu foi acender a luz de injeção com os mesmos erros do TSB da Volks, mas quando acende a luz já era, já deixa de ser preventivo, pois o estrago já foi feito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
erasmo.monteiro disse:
Concordo que por enquanto é menos frequente, contudo conforme a kilometragem aumentar desses TSI que estão rodando, será a bola da vez esse cavalete aqui no Brasil, no eBay já vende que nem água esse cavalete.
E no meu caso o motor não entrou em proteção não, se quer acendeu a luz do óleo, o que aconteceu foi acender a luz de injeção com os mesmos erros do TSB da Volks, mas quando acende a luz já era, já deixa de ser preventivo, pois o estrago já foi feito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
entendi, legal.. e uma boa preventiva sim. essa tela e praticamente inutil
mas EU so faria mexendo em outras coisas pra aproveitar o MO
 
To com esse B.O, a esfera se soltou. Porem visto em fotos, meu carro n deu os erros, so ficou fazendo muito barulho, pois o suporte da esfera quebrou. Segue as fotos. Sera q esse meu eixo esta condenado ?IMG_0649.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
To com esse B.O, a esfera se soltou. Porem visto em fotos, meu carro n deu os erros, so ficou fazendo muito barulho, pois o suporte da esfera quebrou. Segue as fotos. Sera q esse meu eixo esta condenado ?Visualizar anexo 2091


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pela foto parece haver ranhuras consideráveis, logo se colocar outro cavalete a ponta do eixo poderá comer o mancal desse novo cavalete. Infelizmente nesses casos o melhor é abrir o motor e verificar do mancal da tampa de válvulas até as bronzinas pois pode ter descido os detritos do cavalete pro cárter.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Meu mecanico cerificou-se disso... o comando esta zerado, apenas arranhou essa ponta, a pecinha ficou presa no cavalete... até então ele montou o cavalete na bancada... miúdos pedaços q faltou... mais o grosso mesmo aparentemente não desceu. Realmente a ponta ficou com minúsculas fresas. Vc acha q isso seria agravante ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Meu mecanico cerificou-se disso... o comando esta zerado, apenas arranhou essa ponta, a pecinha ficou presa no cavalete... até então ele montou o cavalete na bancada... miúdos pedaços q faltou... mais o grosso mesmo aparentemente não desceu. Realmente a ponta ficou com minúsculas fresas. Vc acha q isso seria agravante ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Se o mancal do cavalete não chegou a arranhar, a pressão de óleo está ok em 1.1bar na lenta com a temperatura a 90c e o mecânico já se “certificou”, vc pode tentar colocar outro correndo esse risco, não deixa de ser uma alternativa.
Mas o que eu sempre vejo nesses casos é ter danificado o cabeçote ou bronzinas e as e vezes entope os dutos de óleo tb devido aos detritos.
Contudo para o mecânico poder dar um veredito desses não há outro jeito a não ser abrindo todo o motor e não apenas vendo pedaços de peças que ficaram de fora.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Certo, vou passar esse feedback a ele... ele me disse q colocando n teria B.O. Vou falar com ele pra me precaver de problemas com ele.... Se ele me garantir né... se não quem vai abrir esse motor é ele.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo