erasmo.monteiro
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Pessoal, a idéia deste tópico é alertar aos proprietário de motores 2.0 TSI Gen1 e Gen2 da família EA888, o qual possue um cavalete chamado internacionalmente de Camshaft Bridge ou Camshaft Bracket cujo o código comum é (06H103166G).
Uma vez que houve várias atualizações, ou seja, 06H103166F, 06H103144J, 06H103144K, ..., porém nenhuma delas resolveu o problema por definitivo que ocorre ao se romper um pré-filtro que há na peça. Filtro esse que segundo relatos tem a "função" de evitar a contaminação de partículas do óleo para o comando de admissão. O engraçado é que para os novos TSI ela foi removida!
Essa tela (screen) é chamada nos EUA de "O Beijo da Morte", pois é questão de tempo para se romper e quando acontece meu amigo, é um abraço, sendo os TSI que chegaram no Brasil começam a ter mais quilometragem, logo esse problema é uma bomba relógio, pois é fato que irá acontecer se não tentar se precaver.
O problema só foi resolvido para os Gen3 em diante onde foi removida a tela (pré-filtro) e a válvula de retorno, porém não é compatível com as gerações anteriores, uma vez que as novas gerações possuem os dois comandos (escape e admissão) variáveis.
O link abaixo fala um pouco sobre o problema:
http://www.minhsautocare.com/audi-vw-cam-bridge-screen-problem/
Abaixo um TSB que houve:
http://www.vagarena.fi/index.php?action=dlattach;topic=7992.0;attach=18843
Vamos lá, sintomas iniciais do problema:
1) Barulho por cerca de 2 segundos onde fica o cavalete originado do variador de fase do comando de admissão em toda a partida frio ou se o carro fica cerca de 20 minutos desligado, ou seja, tempo suficiente para o óleo descer completamente para o cárter, já que a peça já está danificada e o óleo não é retido mais na galeria do cavalete, ou porque a tela esta entre a válvula de retorno ou porque a esfera da válvula de retorno já se soltou com o rompimento da carcaça que a aloja.
2) O comando de admissão faz um barulho como uma máquina de costura, já é sinal que os cames possivelmente já foram danificados.
3) Erros como: P001600 ou P0341.
Lembrando que somente o comando de admissão é o mais danificado, já que o duto que passa o óleo para o comando de escape é livre onde não tem tela e nem válvula de retorno.
O que eu fiz para me precaver:
1) Removi a tela que é fixada por uma borda de metal que com uma chave de fenda sai tranquilamente.
Há casos onde a tela foi encontrada no cárter do motor, pois quando ocorre o problema em questão, não tem jeito, tem que desmontar o motor inteiro, pois é preciso ver todos os mancais e as bronzinas e claro virar do avesso em busca dos restos da tela e demais peças que vieram a se romper.
Segue abaixo o que ocorreu com a peça:
Figura A: Cavelete com problema onde tudo se rompeu, tela e válvula de retorno.
Figura B: Cavalete original com a tela
Figura C: Cavalete sem a tela,a qual eu removi
Figura D: Estado em que ficou a ponta do eixo do comando de admissão, a qual foi riscada chegando a derreter o alumínio do cavalete com problema
Figura E: Cavalete das novas versões do TSI, ficou claro que viram o problema e simplesmente removeram não só a tela como a válvula de retorno
Uma vez que houve várias atualizações, ou seja, 06H103166F, 06H103144J, 06H103144K, ..., porém nenhuma delas resolveu o problema por definitivo que ocorre ao se romper um pré-filtro que há na peça. Filtro esse que segundo relatos tem a "função" de evitar a contaminação de partículas do óleo para o comando de admissão. O engraçado é que para os novos TSI ela foi removida!
Essa tela (screen) é chamada nos EUA de "O Beijo da Morte", pois é questão de tempo para se romper e quando acontece meu amigo, é um abraço, sendo os TSI que chegaram no Brasil começam a ter mais quilometragem, logo esse problema é uma bomba relógio, pois é fato que irá acontecer se não tentar se precaver.
O problema só foi resolvido para os Gen3 em diante onde foi removida a tela (pré-filtro) e a válvula de retorno, porém não é compatível com as gerações anteriores, uma vez que as novas gerações possuem os dois comandos (escape e admissão) variáveis.
O link abaixo fala um pouco sobre o problema:
http://www.minhsautocare.com/audi-vw-cam-bridge-screen-problem/
Abaixo um TSB que houve:
http://www.vagarena.fi/index.php?action=dlattach;topic=7992.0;attach=18843
Vamos lá, sintomas iniciais do problema:
1) Barulho por cerca de 2 segundos onde fica o cavalete originado do variador de fase do comando de admissão em toda a partida frio ou se o carro fica cerca de 20 minutos desligado, ou seja, tempo suficiente para o óleo descer completamente para o cárter, já que a peça já está danificada e o óleo não é retido mais na galeria do cavalete, ou porque a tela esta entre a válvula de retorno ou porque a esfera da válvula de retorno já se soltou com o rompimento da carcaça que a aloja.
2) O comando de admissão faz um barulho como uma máquina de costura, já é sinal que os cames possivelmente já foram danificados.
3) Erros como: P001600 ou P0341.
Lembrando que somente o comando de admissão é o mais danificado, já que o duto que passa o óleo para o comando de escape é livre onde não tem tela e nem válvula de retorno.
O que eu fiz para me precaver:
1) Removi a tela que é fixada por uma borda de metal que com uma chave de fenda sai tranquilamente.
Há casos onde a tela foi encontrada no cárter do motor, pois quando ocorre o problema em questão, não tem jeito, tem que desmontar o motor inteiro, pois é preciso ver todos os mancais e as bronzinas e claro virar do avesso em busca dos restos da tela e demais peças que vieram a se romper.
Segue abaixo o que ocorreu com a peça:
Figura A: Cavelete com problema onde tudo se rompeu, tela e válvula de retorno.

Figura B: Cavalete original com a tela

Figura C: Cavalete sem a tela,a qual eu removi

Figura D: Estado em que ficou a ponta do eixo do comando de admissão, a qual foi riscada chegando a derreter o alumínio do cavalete com problema

Figura E: Cavalete das novas versões do TSI, ficou claro que viram o problema e simplesmente removeram não só a tela como a válvula de retorno
