Da onde vem esses 13 cv a mais???

jaltinier

Plantonista
cara, eu não uso comum nem ferrando, só VPower da Shell e sempre abasteço no mesmo posto..só quando viajo que num dá neh....
 
A vpower é uma gasolina aditivada "detergente "a podiun é uma gasolina com maoir octanagem "mais pura " a vpower nao te dá mais octanagen , e por ser aditivada éla até diminui minina coisa a octanagen . este aditivo serve só pra manter as vias de combustao mais limpas, A podiun sim por ter mais octanagem te da uma potencia melhor , isso pra qqr tipo de motor, o carro anda mais solto ,com mais desempenho e menos consumo ! Qaui no brasil só temos a podiun com esta caracteristica , pelo menos até onde eu sei .
 
Utilizar gasolina aditivada é a mesma coisa que utilizar óleo errado pro motor, e não dói tanto no bolso não, ele faz mais media com a Podium, pode ser que mesmo assim custe mais, mas a diferença é muito pequena, sem contar o menor esforço do motor.
 

RafaPR

Consultor Técnico
fabiomagno disse:
A vpower é uma gasolina aditivada "detergente "a podiun é uma gasolina com maoir octanagem "mais pura " a vpower nao te dá mais octanagen , e por ser aditivada éla até diminui minina coisa a octanagen . este aditivo serve só pra manter as vias de combustao mais limpas, A podiun sim por ter mais octanagem te da uma potencia melhor , isso pra qqr tipo de motor, o carro anda mais solto ,com mais desempenho e menos consumo ! Qaui no brasil só temos a podiun com esta caracteristica , pelo menos até onde eu sei .

Existe a ALE Premium (da bandeira ALE), a esso MaxxiGold e acho que tem também as gasolinas Premium da Ipiranga e Texaco...

Só uma pequena correção: a Podium tem mais octanagem, mas não é mais "pura", ela mantém a proporção de 25% de álcool como as demais gasolinas! :legal:
 

Alex

Novato
3) Qual é a diferença entre a gasolina Podium e as gasolinas de 89 e 93 octanas, vendidas nos EUA e na Europa?
A gasolina Petrobras Podium, possui um Índice antidetonante (IAD) mínimo de 95 unidades, portanto maior que os valores de 91 e 93 de gasolinas vendidas nos EUA e na Europa, respectivamente.

A grande diferença entre as gasolinas vendidas nos EUA/Europa e no Brasil é a adição obrigatória (por força de lei federal) de álcool anidro em toda a gasolina brasileira automotiva, em percentual que pode variar de 20 a 25%. Nos EUA não é obrigatória à adição de álcool.


13) A gasolina Petrobras Podium é aditivada?
Sim. Como a gasolina aditivada, a Petrobras Podium também recebe a adição de aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Vale lembrar que nos EUA toda gasolina é aditivada.

Cada distribuidora possui o seu aditivo, considerado segredo comercial e revelado só para a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Retirado do site da petrobras.
 

jaltinier

Plantonista
Enfim, aqui no Brasil agente CAGA a gasolina adicionando o alcool....meu pai voi até Uruguai e Argentina de carro, quando passou pra esses países o carro andou mto mais e a média subiu absurdamente....pois não adicionam o alcool na gasola...

acho que a porcentagem de alcool na gasolina já não e mais entre 20 a 25%, acho que está em 27% é adicionado em todos os tipos de gasolina desde a mais furraca até a podium....

os cara enfiam alcool até o limite permitido para baratear...pelo menos foi o que um colega meu dono de posto falou....
 

chedid

Administrador
cara, num é assim acredite o que estraga nossa gasolina num é alcool não... acredite isso melhora nossa gasolina, dá mais octagem a ela (se comparado a que num tem alcool e com mesma caracteristica).

o problema do alcool é que o carro precisa "saber isso", ou seja, ele precisa aumentar um pouco a quantidade de combustível e subir o ponto para o combustível ser bem aproveitado...

mas não se iludam, o alcool melhora nossa mijolina... seria pior sem ele.
 

jaltinier

Plantonista
mijolina...rsrsrs...essa foi boa...então o problema está nos postos que adulteram demais o combusta...já tinha ouvido falar sobre o alcool melhorar a octanagem, mas a gasolina do Uruguai e Argentina deixou o carro mto melhor...seja no desempenho seja no consumo...aí só podemos deduzir que é a cana...
 

chedid

Administrador
o consumo sim, porque o alcool vc gasta mais 40%.... quando ao desempenho depedende vários fatores... mas em tese o alcool melhoria a potencia..
 

RafaPR

Consultor Técnico
jaltinier disse:
Enfim, aqui no Brasil agente CAGA a gasolina adicionando o alcool....meu pai voi até Uruguai e Argentina de carro, quando passou pra esses países o carro andou mto mais e a média subiu absurdamente....pois não adicionam o alcool na gasola...

acho que a porcentagem de alcool na gasolina já não e mais entre 20 a 25%, acho que está em 27% é adicionado em todos os tipos de gasolina desde a mais furraca até a podium....

os cara enfiam alcool até o limite permitido para baratear...pelo menos foi o que um colega meu dono de posto falou....

O álcool aumenta a octanagem da gasolina, ao contrário do que o pessoal imagina.

Quanto mais pura for a gasolina, menor é a octanagem.

Aqui no Brasil adicionamos álcool, em outros países adicionavam CHUMBO (extremamente nocivo à camada de ozônio) e hoje adicionam um composto químico chamado MTBE. Em qualquer lugar, a gasolina tem que ter o que se chama de "componente oxigenador" pra aumentar a octanagem, que no nosso caso é o álcool anidro!

Agora em contrapartida, apesar da maior octanagem, o poder calorífico do álcool é menor. Por isso o consumo aumenta em relação à gasolina pura. Agora dizer que os carros daqui andam mais com a gasolina Uruguaia ou Argentina (que possuem octanagem MENOR), é puro efeito psicológico em razão da crença de que quanto mais pura a gasolina, melhor é!

Inclusive, a Europa importa álcool brasileiro e já estão adicionando na gasolina deles também, na proporção de 5%, sendo que o plano é chegar aos 15% num curto espaço de tempo...

Mas sobre o que o seu amigo dono de posto falou, com certeza devem fazer aos montes por aí, ainda mais hoje com uma grande quantidade de carros flex, fica muito mais difícil descobrir se a gasolina está de fato adulterada ou não...

Mesmo nos motores só a gasolina, a capacidade de adaptação/adequação das injeções modernas ao combustível é muito grande, mesmo com grande quantia de álcool no combustivel vc acaba não percebendo comportamento estranho no motor...

Mas isso já foge da questão da legislação etc, aí já é uma outra discussão que envolve o famoso "jeitinho" e picaretagem do brasileiro... :duvida:
 

chedid

Administrador
RafaPR disse:
jaltinier disse:
Enfim, aqui no Brasil agente CAGA a gasolina adicionando o alcool....meu pai voi até Uruguai e Argentina de carro, quando passou pra esses países o carro andou mto mais e a média subiu absurdamente....pois não adicionam o alcool na gasola...

acho que a porcentagem de alcool na gasolina já não e mais entre 20 a 25%, acho que está em 27% é adicionado em todos os tipos de gasolina desde a mais furraca até a podium....

os cara enfiam alcool até o limite permitido para baratear...pelo menos foi o que um colega meu dono de posto falou....

O álcool aumenta a octanagem da gasolina, ao contrário do que o pessoal imagina.

Quanto mais pura for a gasolina, menor é a octanagem.

Aqui no Brasil adicionamos álcool, em outros países adicionavam CHUMBO (extremamente nocivo à camada de ozônio) e hoje adicionam um composto químico chamado MTBE. Em qualquer lugar, a gasolina tem que ter o que se chama de "componente oxigenador" pra aumentar a octanagem, que no nosso caso é o álcool anidro!

Agora em contrapartida, apesar da maior octanagem, o poder calorífico do álcool é menor. Por isso o consumo aumenta em relação à gasolina pura. Agora dizer que os carros daqui andam mais com a gasolina Uruguaia ou Argentina (que possuem octanagem MENOR), é puro efeito psicológico em razão da crença de que quanto mais pura a gasolina, melhor é!

Inclusive, a Europa importa álcool brasileiro e já estão adicionando na gasolina deles também, na proporção de 5%, sendo que o plano é chegar aos 15% num curto espaço de tempo...

Mas sobre o que o seu amigo dono de posto falou, com certeza devem fazer aos montes por aí, ainda mais hoje com uma grande quantidade de carros flex, fica muito mais difícil descobrir se a gasolina está de fato adulterada ou não...

Mesmo nos motores só a gasolina, a capacidade de adaptação/adequação das injeções modernas ao combustível é muito grande, mesmo com grande quantia de álcool no combustivel vc acaba não percebendo comportamento estranho no motor...

Mas isso já foge da questão da legislação etc, aí já é uma outra discussão que envolve o famoso "jeitinho" e picaretagem do brasileiro... :duvida:


matou a pau!!!!!!!!!! parabéns.. excelente explicação... melhor ainda sua consideração acerca do brasileiro!! aliás, o que esperava de um pais onde o povo pouco se importa se o governo é corrupto?
 

jaltinier

Plantonista
legal cara, entendi sobre a octanagem, então a gasola pura só pe legal para consumo...

mas tem mais uma coisa (caralho...to parecendo um chato já...rsrsrs) a gasola tem alcool e o alcool tem água, isso acaba detonando mais o motor se ele não estiver abrasileirado neh?
 

RafaPR

Consultor Técnico
jaltinier disse:
legal cara, entendi sobre a octanagem, então a gasola pura só pe legal para consumo...

mas tem mais uma coisa (caralho...to parecendo um chato já...rsrsrs) a gasola tem alcool e o alcool tem água, isso acaba detonando mais o motor se ele não estiver abrasileirado neh?

Não, o álcool anidro possui 0% de água!

O álcool que é adicionado na gasolina (anidro) é diferente do Etanol comum, vendido na bomba de posto pros carros à álcool ou flex! :legal:
 

jaltinier

Plantonista
sei que alcool é esse, meu tio mora no interiror de sampa e ele pega alcool direto da usina...ele já me falou desse alcool...só não sabia que era o anidro...o alcool comum das bombas é contem água neh...
 

overspeed

Comerciante
Só pra constar... o motivo do Golf 180 render 193cv com podium nacional é justamente o fato de usar alcool, aumentou a octanagem e ainda por cima deu uma uma "emagrecida", originalmente o arquivo usado nos Golf pede um fator lambda extremamente rico (pra proteção qto a temperatura) ficando mais perto do valor que da mais potência.

Em média um carro turbo a alcool consegue entre uns 10 e 15% a mais de potencia do que se usasse gasolina, tanto pela maior octanagem qto o fato de gerar menos calor, e portanto pedir menor enriquecimento pra segurança.
 

Emanuel

Membro
Eh o Amigo entende de alcool mesmo, e ele esta totalmente certo, o alcool anidro eh qse puro, coisa de 99,3 a 99,7% de etanol, que eh nome real da substancia. Pois Hidratado jah diz!! que nao eh puro ele eh hidratado com cerca de 7,2 de solventes e aguá, mas qm jah trabalhou em usina e teve previlegio de colocar alcool anidro em seu carro viu, sentiu a diferença no escape e no motor muito mais agil.
Jah existe tecnologia para carros andarem bem no alcool e com economia, mas nao eh interesse da (ANP), pois existem petroleo e a corja por tras!!!

Soh pergunto a vcs! jah imaginaram um carro de motor 1.8 a 2.0 andando a alcool e fazendo e torno de 20 a 25 km por litro...
isso jah eh possivel, mas nao viavel pelas fabricantes. (Por causa de acordo com petroliferas)
existe uma tecnologia desenvolvida no brasil, onde transforma alcool liquido e gás antes de entrar na camara de combustao, e o alcool em gás fica um mistura mais rica, essa tecnologia foi exibida em 2000 na tv tem interior de sao paulo, onde um engenheiro mecanico desenvolveu esse sistema num monza 95 2.0 mpfi, conseguiu rendimentos de 27km/l.
Era meu primeiro ano como analista de laboratoria numa usina!!!
o Mau do brasil eh o interesses dos grandes, senao teriamos uma tecnologia invejavel pelo paises, da europa e etc... sem falar q a emissao de gazes, seria mais baixo ainda, do q dos sistema atual...
 

jaltinier

Plantonista
legal...é que o único alcool que eu entendo é a pinga...rsrsr...brincadeira...

o esquema do alcool na gasola é bom..pena que mtos postos adulteram o combustível...

abraço
 

kikohonda

Membro
pliniodemarco disse:
kikohonda disse:
No A3 150cv com Unichip será que a Podium vai fazer diferença?
Tira fora esse Unichip e usa só Podium.

já fiz esse teste...mesmo com gasolina comum e unichip o carro anda muito mais do que ele original só com podium... não tem comparação... agora já testei no Gtech pro RR o carro com unichip andado com comum e podium e deu uma boa diferença... inclusive abri um tópico sobre isso onde vou colocar os resultados... vc poderá ver lá...
Abs
 

House

Fundador do A3Clube
tem um civic SI no hondaclube com unichip que andou menos que o accord V6 sendo que um original anda andou igual com o mesmo accord.

Eu sou fortemente contra o uso de aparelhos que enganam a injeção....os riscos de quebra sao altos e no melhor dos casos seu consumo vai as alturas.

Mas isso é uma discussão que tende ao infinito...é igual time de futebol...cada um defende um....só digo uma coisa se com seu conhecimento tecnico é vc acha bom use...com o meu conhecimento eu nao usaria.
 
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