fabiomagno disse:A vpower é uma gasolina aditivada "detergente "a podiun é uma gasolina com maoir octanagem "mais pura " a vpower nao te dá mais octanagen , e por ser aditivada éla até diminui minina coisa a octanagen . este aditivo serve só pra manter as vias de combustao mais limpas, A podiun sim por ter mais octanagem te da uma potencia melhor , isso pra qqr tipo de motor, o carro anda mais solto ,com mais desempenho e menos consumo ! Qaui no brasil só temos a podiun com esta caracteristica , pelo menos até onde eu sei .
jaltinier disse:Enfim, aqui no Brasil agente CAGA a gasolina adicionando o alcool....meu pai voi até Uruguai e Argentina de carro, quando passou pra esses países o carro andou mto mais e a média subiu absurdamente....pois não adicionam o alcool na gasola...
acho que a porcentagem de alcool na gasolina já não e mais entre 20 a 25%, acho que está em 27% é adicionado em todos os tipos de gasolina desde a mais furraca até a podium....
os cara enfiam alcool até o limite permitido para baratear...pelo menos foi o que um colega meu dono de posto falou....
RafaPR disse:jaltinier disse:Enfim, aqui no Brasil agente CAGA a gasolina adicionando o alcool....meu pai voi até Uruguai e Argentina de carro, quando passou pra esses países o carro andou mto mais e a média subiu absurdamente....pois não adicionam o alcool na gasola...
acho que a porcentagem de alcool na gasolina já não e mais entre 20 a 25%, acho que está em 27% é adicionado em todos os tipos de gasolina desde a mais furraca até a podium....
os cara enfiam alcool até o limite permitido para baratear...pelo menos foi o que um colega meu dono de posto falou....
O álcool aumenta a octanagem da gasolina, ao contrário do que o pessoal imagina.
Quanto mais pura for a gasolina, menor é a octanagem.
Aqui no Brasil adicionamos álcool, em outros países adicionavam CHUMBO (extremamente nocivo à camada de ozônio) e hoje adicionam um composto químico chamado MTBE. Em qualquer lugar, a gasolina tem que ter o que se chama de "componente oxigenador" pra aumentar a octanagem, que no nosso caso é o álcool anidro!
Agora em contrapartida, apesar da maior octanagem, o poder calorífico do álcool é menor. Por isso o consumo aumenta em relação à gasolina pura. Agora dizer que os carros daqui andam mais com a gasolina Uruguaia ou Argentina (que possuem octanagem MENOR), é puro efeito psicológico em razão da crença de que quanto mais pura a gasolina, melhor é!
Inclusive, a Europa importa álcool brasileiro e já estão adicionando na gasolina deles também, na proporção de 5%, sendo que o plano é chegar aos 15% num curto espaço de tempo...
Mas sobre o que o seu amigo dono de posto falou, com certeza devem fazer aos montes por aí, ainda mais hoje com uma grande quantidade de carros flex, fica muito mais difícil descobrir se a gasolina está de fato adulterada ou não...
Mesmo nos motores só a gasolina, a capacidade de adaptação/adequação das injeções modernas ao combustível é muito grande, mesmo com grande quantia de álcool no combustivel vc acaba não percebendo comportamento estranho no motor...
Mas isso já foge da questão da legislação etc, aí já é uma outra discussão que envolve o famoso "jeitinho" e picaretagem do brasileiro... :duvida:
jaltinier disse:legal cara, entendi sobre a octanagem, então a gasola pura só pe legal para consumo...
mas tem mais uma coisa (caralho...to parecendo um chato já...rsrsrs) a gasola tem alcool e o alcool tem água, isso acaba detonando mais o motor se ele não estiver abrasileirado neh?
pliniodemarco disse:Tira fora esse Unichip e usa só Podium.kikohonda disse:No A3 150cv com Unichip será que a Podium vai fazer diferença?