Dúvidas para fazer o motor 1.8T (Pistão)

Reuel

Membro
Boa noite galera , vou ter que fazer o motor do meu carro ( Golf GTI 1.8T 150cv), onde poderia estar achando pistões a um preço bom? As bronzinas são diferentes ou usa a mesma para esse motor? Os pistões originais desse motor são forjados ? Desde já agradeço.
 

diegotwim

Novato
Da pra usar bronzina de ap mesmo, so comprar na medida de vira. Pistao da pra usar forjado da iapel se pretende fazer algum upgrade, ele já vem com cava. Senão pode usar metal leve mesmo, não recomendo nenhum chinês ou marca desconhecida. Tem os de marca mais top também, mas o custo é bem alto, os iapel costumam aguentar bem
 

Andr3T

Membro
Se for colocar pistão melhor, vai ter que trocar as bielas. Na verdade o ponto fraco dos nossos motores está na biela, em carro preparado quem abre o bico primeiro por conta do torque é ela.
 

diegotwim

Novato
Tiagobel disse:
Ainda não vi um pistão forjado que não bata saia quando o motor está frio... nem que fosse bem pouco, todos que eu vi batiam.
Iapel ficam perfeitos na minha opnião, usam folga de apenas 0,06, bem pouco se comparado com outros forjados do mercado. Agora tem cada coisa que a gnt ve por ai, tem uns pistões que não bate, apanha, é triste de ver. O AFP fica bacana, mesmo tendo uma folga a mais não batem muito quando frio. E um carro de uso no dia a dia, entenda por não ser carro de uso exclusivo de pista, uma folga mais justa vai influenciar muito na vida util do motor, mas se usar pouca folga com pistão que pede muita folga o pistão agarra. Enfim..
 

kkroto

Membro
Bom dia,

O meu montei com iapel 82mm. Perfeito, rodei pouco ainda 2mil km, mas não bate nada, redondo de tudo. Recomendo iapel e anéis metal leve, mas sem duvidas, se puder utilizar a medida 0,5 é a melhor escolha.

Abraços,

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

Reuel

Membro
Realmente o AFP pede folga maior no manual (0.110 - 0.140 pra carro turbo) . O negócio é aguentar o pau mesmo, um barulhinho ou outro não me incomoda...
 

diegotwim

Novato
Justamente, problema não é so o barulho. Afp se quiser deixar o gap dos anéis certinho mesmo, tem que comprar anéis de medida maior e fazer o acerto das pontas. Por diferença de 300 reais pro iapel, eu nem pensaria muito em ir de iape
 

Tiagobel

Membro
Esses pistões batedores de saia acabam com o brunimento dos cilindros bem rápido. As retíficas são bem mais frequentes do que seriam com um pistão com menos folgas.
 

magoo

Membro
Resumindo para rodar com menos de 350cv não recomendo nada forjado pq o material é mais resistente porem mais pesado e o desgaste do cilindro vai ser maior...
 

Reuel

Membro
Esses pistões não chegam a ser "forjados ", os forjados mesmo são os pra pista ,e seria inviável o uso para rua ...Esse que peguei é um de "liga especial" (AFP) , pra uso de rua ou pista , para até 600 cv. Pelas informações que busquei , muito mais resistentes que os originais...Usei esse pistão em um gol quadrado (depois que derreteram os originais), 2.0 , cabeçote preparado ,3E, turbina .70 etc etc , aguentou bem o cacete . O carro é pra uso diário ... Mas de vez em quando vocês sabem como é...Valeu pelas opiniões aí, são importantes e bem vindas.
De qualquer forma, motor já montado com esses pistões , turbina do 180cv nova, chipado pelo #overspeed (indicado pelos amigos do fórum), cabeçote do 150cv ( dutos maiores), num futuro próximo mais upgrades (embreagem de ceramica , turbina maior etc)
 

Reuel

Membro
Motor montado e carro na mão, realmente não percebi nenhum barulho fora do comum em relação aos pistões ,o carro ficou gostoso de andar, redondo. ùnica coisa é que ta fazendo barulho na parte do cabeçote ali (tipo um tic tic tic tic , batendo tuchos) , o mecânico disse que tem que ir andando com ele que para...
 

Jefferson

Novato
E aí, galera!

Também estou com o motor do meu 180 aberto e me surgiu essa dúvida sobre quais pistões usar, não penso em upgrades pq uso ele no dia a dia.

Viu uns no ML da marca: TAKAO

Alguém aqui usa ou conhece essa marca, para me informar se é boa, se segura a vibe do 180 tranquilo?!

Abraço e obrigado!
 
Topo