Jordaum disse:Defacer, isso é barato, e vc acha fácil em auto peça (ja com rolamento), nem precisa ser em autorizada não.
Della, pode ser só impressão mesmo, mas é fácil tirar o dog bone e ver o estado das buchas, só colocar o carro no elevador e soltar os parafusos. Se tiver ruim, recomendo essa da Power Flex, o carro não vibra como as de PU q vende no ML não.
[]s,
Carlinho disse:Conseguí o esquema completo da suspensão do A3:
![]()
1 - Buchas dianteiras da bandeja
2 - Buchas traseiras da bandeja
3 - Buchas da barra estabilizadora
4 - Buchas de bieleta (2 un. por bieleta)
5 - Buchas do braço guia do eixo traseiro
6 - Coxim superior do amortecedor dianteiro
7 - Bucha da caixa de direção (acho que é isso, não tinha visto essa bucha ainda)
8 - Bucha do suporte inferior do câmbio ou dogbone
9 - Coxim superior do amortecedor traseiro
Fonte - Arquivo PDF (salvar como)
Jordaum disse:Defacer, segue os PNs, cota no pecasonline.com.br
Exemplos de P/N Audi A3:
1J0 498625 rolamento completo
1J0 407625 (Apenas rolamento)
1J0 411314c mancal de borracha (barra)
1J0 412249 rolamento coxim
1J0 422831B
1J0 407181 Bucha Bandeja dian
357 407182 Bucha Bandeja tras
Sobre o resto da suspensão:
Carlinho disse:Conseguí o esquema completo da suspensão do A3:
1 - Buchas dianteiras da bandeja
2 - Buchas traseiras da bandeja
3 - Buchas da barra estabilizadora
4 - Buchas de bieleta (2 un. por bieleta)
5 - Buchas do braço guia do eixo traseiro
6 - Coxim superior do amortecedor dianteiro
7 - Bucha da caixa de direção (acho que é isso, não tinha visto essa bucha ainda)
8 - Bucha do suporte inferior do câmbio ou dogbone
9 - Coxim superior do amortecedor traseiro
Fonte - Arquivo PDF (salvar como)
Partnumber do "dog bone", também chamado de "COXIM DO CAMBIO" , "APOIO TRASEIRO", "PIRULITO", etc..
PN 1J0199851M (manual)
PN 1J0199851N (Automático)
Aqui uma foto das borrachas que a ECS vende pra o dogbone, que é uma opção melhor q as OEM e mais light que as Powerflex
Nas bandejas eu recomendo essa:
http://www.ecstuning.com/Search/Wheel_H ... or/ES1248/
[]s,
Claudião disse:Vishi, parabéns a dupla Carlinho/Jordaum, é o raio X completo da suspensão!!!
Carlinho, daonde veio esse desenho tem a suspensão do A3 Sportback ??
Valeu, Abraço
Jordaum disse:Ah, esqueci de comentar:
Gabrielm, falei pra vc trocar o coxim do amortecedor e o rolamento, pois como vc já iria trocar o amortecedor, poderia aproveitar a M.O. Pois, mesmo eles ainda não estando ruins, seu amortecedores novos vão durar pelo menos 60mil km, enquanto estes coxins e rolamentos usados não vao chegar nem perto disso, e como custam coisa de R$60,00 o par (até em autorizada), já era melhor ter trocado pra economizar numa futura M.O. Pq só pra troca-los depois a M.O. geralmente custa 3x mais o valor dos coxins...
As vezes não adianta o mecânico ser somente honesto, tem q ser inteligente. Pergunta pra ele se daqui 2 ou 3 meses, se seu coxim ou rolamento estiver com problema, ele não vai te cobrar a mesma m.o. da troca dos amortecedores? Ou vai fazer como "garantia", já q segundo ele "ainda" estavam bons?
Por isso eu costumo fazer manutenção preventiva igual lá fora, trocar logo o "kit" todo, pra não ter mais despesas posteriormente. Ex.: Qndo fui trocar as correias, já troquei bomba d'agua, termostática, flanges, esticador, etc.. etc. Pois as peças ficaram mais barato importando o kit todo e pagando somente uma m.o. do que esperar uma delas da problema e ficar trocando picado.
[]s,
Jordaum disse:Gabrielm, Independente do problema do seu carro, já q vai trocar os amortecedores troque també, o coxim dos amortecedores e os rolamentos. Eles sempre acabam antes dos amortecedores. É fácil verificar se o seu ta ruim, basta abrir o capô e ver ali na torre se tem espaço, se tiver o coxim já socou tanto que encolheu.
Nessa foto tem o exemplo de um coxim de amortecedor ruim, vejo o espaço, cabe 1 dedo:
![]()
[]s,