Consumo

della

Membro
kkkkkkkkkkkkkkk!!!!
E como se f***
Quantos fds e noites perdidas estudando cálculo e física, vai pra PQP!!!
Não é o meu caso não... fiquei só na eng.
Se bem que fiz mestrado em cálculo II e fisíca III...hehe!

TGIN

Membro
Desvirtuando de leve mas... Fui abastecer o carro, estava com 1 risco antes do mínimo de combustível no tanque, e no abastecimento foram 58,45l. Pedi uma nota fiscal para comprovar, pois acho que vou denunciar, to achando que fui enganado, mais um posto com controle aqui em Curitiba.
Li o manual e lá diz que são 55l no TOTAL correto? Isso seria incluindo a reserva e o "gargalo" do tanque ou pode chegar até os tais 58l mesmo?

AJUDA!!!

padovani

Novato
TGIN disse:
Fui abastecer o carro, estava com 1 risco antes do mínimo de combustível no tanque, e no abastecimento foram 58,45l. Pedi uma nota fiscal para comprovar, pois acho que vou denunciar, to achando que fui enganado, mais um posto com controle aqui em Curitiba.
Li o manual e lá diz que são 55l no TOTAL correto? Isso seria incluindo a reserva e o "gargalo" do tanque ou pode chegar até os tais 58l mesmo?

AJUDA!!!
TGIN, infelizmente estou a muito pouco tempo com meu carro, mas vou tentar me basear em todos os outros que já tive. Realmente o manual indica 55 litros o tanque. Pode sim haver uma variação (aumento) com os dutos e tudo mais.
Só que tem um porém: Seu tanque não estava vazio! Se não me engano, o último risco antes do mínimo é o início da reserva, certo? Portanto se a luz da reserva havia acendido a pouco tempo (ou nem acendido), com certeza você teria no seu tanque entre 5 e 8 litros de combustível no mínimo.
Pra mim, seu abastecimento deveria ser de 48 a 51 litros no máximo do máximo!!! Se fosse comigo, já tinha denunciado!
Agora, caso você queira realmente ter certeza, espera até chegar bem próximo da marca onde estava seu marcador de combustível e completa denovo... Se a diferença for significativa (pois eu acho que será de pelo menos uns 5 litros), resolve o caso.

TGIN

Membro
padovani disse:
TGIN, infelizmente estou a muito pouco tempo com meu carro, mas vou tentar me basear em todos os outros que já tive. Realmente o manual indica 55 litros o tanque. Pode sim haver uma variação (aumento) com os dutos e tudo mais.
Só que tem um porém: Seu tanque não estava vazio! Se não me engano, o último risco antes do mínimo é o início da reserva, certo? Portanto se a luz da reserva havia acendido a pouco tempo (ou nem acendido), com certeza você teria no seu tanque entre 5 e 8 litros de combustível no mínimo.
Pra mim, seu abastecimento deveria ser de 48 a 51 litros no máximo do máximo!!! Se fosse comigo, já tinha denunciado!
Agora, caso você queira realmente ter certeza, espera até chegar bem próximo da marca onde estava seu marcador de combustível e completa denovo... Se a diferença for significativa (pois eu acho que será de pelo menos uns 5 litros), resolve o caso.
O último risco antes de "encostar" no R, mas já havia entrado na reserva há uns 25km +-
Só que cheguei a Zerar o combustível(o carro não apagou) e foi "só" 53l´até travar a bomba do posto pela primeira vez.. dessa vez pedi pra deixar beeeem cheinho, mas 5l de diferença, sendo que já tinha uns 3(no mínimo) é coisa né?

Thomas

Administrator
galera não esqueçam que antes de fazer qualquer tipo de reclamação ou tomar qualquer providência, o legal é se certificar que seu carro esteja mesmo marcando corretamente o combustivel...
se já abasteceu outras vezes e se certificou que o problema não é no carro, na bóia e etc... ai tem motivos para uma proxima abastecida, se acontecer de novo reclamar no momento...
Porque depois que passou tambem, fica impossível provar que foi cobrado a mais do que se realmente pagou!

abração

Thomás Lélis

della

Membro
Thomas disse:
galera não esqueçam que antes de fazer qualquer tipo de reclamação ou tomar qualquer providência, o legal é se certificar que seu carro esteja mesmo marcando corretamente o combustivel...
se já abasteceu outras vezes e se certificou que o problema não é no carro, na bóia e etc... ai tem motivos para uma proxima abastecida, se acontecer de novo reclamar no momento...
Porque depois que passou tambem, fica impossível provar que foi cobrado a mais do que se realmente pagou!

abração

Thomás Lélis

Na dúvida peça para o frentista fazer o teste volumétrico da bomba, é seu direito.

MarceloA3T

Membro
Muito boa a parte da fisica ae Padovani !!

Muitas coisas que vc disse eu uso pra evitar o alto consumo...

No semaforo e ruas movimentadas uso sempre... Evito aceleraçoes bruscas dentro da cidade e evito freiadas fortes desnecessarias. Mantenho distancia do carro a frente e tento pegar o semaforo aberto quando possivel... ajuda bastante....
Pra evitar o consumo alto tem que saber usar o torque do carro, andar sempre pisando na casquinha do acelerador e sempre com a marcha mais alta possivel compativel com a velocidade que vc esta...

MarceloA3T

Membro
Thomas disse:
Temos aqui então bastante diferença entre os carros..
Na verdade o que manda é o " pé" do motorista... mas diferenças muito grandes, coisa de 350 km, 400 km com um tanque, como disseram por aqui, só se andar pisado todo o tempo ou tem alguma coisa gastando demais!!!

O pessoal que faz mais de 500 km com um tanque, anda a que velicidade na estrada? 120 ? 140?

abração

Thomas o meu nessa viajem ao TD do Rio... viajei de madrugada... sai de casa as 2:00 da manha cheguei ao RJ na Barra as 8:00 da manha... viajei pela Dutra... estrada boa e estava vazia com 4 pessoas e mais malas no carro e nesse horario... andei na média de 120 km/h na estrada e o trajeto é maior parte plano e varias descidas ... O carro fez média de 13,2 km/l e rodou 504 km sobrando mais de 1/4 que rodaria mais uns 270 km se mantivesse essa media.

Na volta gastou bem mais, estrada estava com bem mais carros, varios Trechos de subida, e voltei bem mais rapido, gastei o tanque inteiro e precisei abastecer logo que cheguei em SP.

Thomas

Administrator
é.. velocidade de 120 km vai bem.. passou dai o meu consome um pouco mais mesmo..mas isso é natural e totalmente auto explicativo!

O duro é andar em anhanguera, banderantes, dutra sempre a 120.... kkk da aquela " coceira" de pisar um pouquinho mais..

O meu agora, andando so na pista, ta com 300 km e o tanque ainda na METADE... mas parece que agora pro final do tanque, parece que o ponteiro despenca e não ando 200 km..kkk
vou verificar andando mais de boa pra verificar!

abração

MarceloA3T

Membro
kkkkkk eh sempre assim mesmo Thomas !! ! Encho de Podium .... Zero o odometro parcial. Rodo 140 km e o ponteiro nem se meche, continua como cheio !!

Depois vai indo até a metade devagar .... quando chega na metade pra baixo ele vai para a reserva rapidinho !! kkkk
Eh assim mesmo esse marcador...

padovani

Novato
MarceloA3T disse:

No semaforo e ruas movimentadas uso sempre... Evito aceleraçoes bruscas dentro da cidade e evito freiadas fortes desnecessarias. Mantenho distancia do carro a frente e tento pegar o semaforo aberto quando possivel... ajuda bastante....
Pra evitar o consumo alto tem que saber usar o torque do carro, andar sempre pisando na casquinha do acelerador e sempre com a marcha mais alta possivel compativel com a velocidade que vc esta...

Valeu Marcelo, tenho certeza que você já faz isso até inconscientemente no uso diário do carro, e nem percebe mais... Sei que vários devem pensar que se fosse pra economizar combustível, compraria um carro com menor motor, etc, etc... Mas também acho que cada momento é um momento né! Tem hora que a gente quer pisar e boa. E tem hora que queremos andar mais na manha, economizando um pouco, pois também faz bem pro bolso...

Fiquei impressionado com a média que você fez na ida, na viagem pro TD. Principalmente por ter 4 pessoas no carro e mais malas!!! Mesmo seu carro sendo manual (pelo menos eu acho né!), achei a média muito boa!

MarceloA3T

Membro
padovani disse:
MarceloA3T disse:

Valeu Marcelo, tenho certeza que você já faz isso até inconscientemente no uso diário do carro, e nem percebe mais... Sei que vários devem pensar que se fosse pra economizar combustível, compraria um carro com menor motor, etc, etc... Mas também acho que cada momento é um momento né! Tem hora que a gente quer pisar e boa. E tem hora que queremos andar mais na manha, economizando um pouco, pois também faz bem pro bolso...

Fiquei impressionado com a média que você fez na ida, na viagem pro TD. Principalmente por ter 4 pessoas no carro e mais malas!!! Mesmo seu carro sendo manual (pelo menos eu acho né!), achei a média muito boa!

Falou tudo, tem horas que preciso apenas do transporte confortavel e sem pressa, entao tento rodar pisando leve e dirigindo de forma economica. Tem horas que quero algo mais rapido e esportivo ai eu sento o pé e sinto a força do motor em subidas longas e em retas.

Meu carro é 180 cambio Manual e acho q fica um pouco mais economico tb por ter o acelerador eletronico.

skilo

Novato
Olá a todos andei um tempo sem entrar no fórum, mas hoje fiz questão de ler cada resposta valeu ai por todos que estão contribuindo. Agora em março pretendo finalmente realizar o sonho de comprar meu A3 e então postarei sobre consumo inclusive, pois toda vez que abasteço eu anoto km e quantidade de combustível, ou seja, sou chato nisso kkk. Pelo que pude perceber pelas respostas não tem muita diferença de consumo entre aspirado e as duas versões do turbo.

TGIN

Membro
Viajei nesse feriado para Floripa - SC. Pra descer e andar nas praias de lá, fiz 10,4km/l de média fui pisando, andando a 130km/h; 140km/h com 4 pessoas, carga no porta-malas e carretinha engatada com uns 200kg de tralhas... na volta, vim mantendo 120km/h e fiz média de 11,4km/l, contando que na volta ainda tem a subida da serra(onde nesse trecho a média caiu de 11,9 pra 11,1). Achei uma boa média pras condições em que o carro estava.

derlei

Novato
Po tem gente q deve abastecer com agua benta nao gasolina so pode... o meu ta fazendo 6km/l na cidade com pe leve, ar ligado o tempo todo, abastecido com podium (pra consumo nao faz diferença) carro todo revisado e regulado.... 1.8 asp automatico.

o meu fazia 9 em Uberlândia. Em São Paulo, como NUNCA se passa a 3a marcha, tá fazendo 6 e olhe lá...pilotando no modo "moça".

Na estrada, 10 andando de boa e 9 chutado.

1.8T chipado

padovani

Novato
Vou postar novas medições, que com certeza animará um pouco o pessoal dos automáticos.

Já nos primeiros dias que peguei meu carro, no primeiro tanque rodei apenas 370 km com ele. Fiquei bastante indignado, mesmo ficando só na cidade e fazendo várias manutenções preventivas/testes com o carro. Por isso eu logo resolvi descartar este resultado. No segundo tanque, percorrendo 75% cidade e já com as manutenções 80% prontas, essa média subiu para 460 km/tanque. Isso já me animou um pouco, mas ainda não estava contente.

Pra finalizar, fiz o alinhamento e balanceamento no carro, arrumei um furo num pneu que estava vazando bem aos poucos, completei o tanque e desci pra praia... (75% gasolina aditivada, 25% pódium)
Fui e voltei, andando apenas uns 40 km da viagem pela praia. O total deu 575 km. Pasmem, na ida (descida de serra) no CB apontava 14 km/l. Isso mesmo! Mas vale ressaltar que o carro estava apenas com 2 pessoas + malas e devido à gripe da noiva, fui tomando um calor violento pois não pude ligar o ar. Na volta já com ar ligado a média final ficou em 12,6 km/l.

Eu acredito que esteja certo sim, pois o carro já está nos 604 km rodados, e apenas agora bateu no 1/4 de tanque (isso mesmo, não chegou na reserva ainda).

Claro que em 80% do trajeto, o modo "paciência divina" estava ativado, com rotações de trabalho entre 2500 e 2900 rpm. (Só na fim da volta resolvi apertar um pouco o passo pra chegar um pouco mais rápido)...

della

Membro
Com trajeto misto cidade estrada, o auto melhora bem o consumo, faço de 10 a 13km/l nesta condição, dependendo do pé...
Em sampa num tem jeito, é de 6 a 8,5Km/l com A/C ligado. Dia desses fiz míseros 270 km com um tanque, mas acelerando direto por causa do filtro esportivo... Normalmente rodo 370~380/tanque...