Consumo

TGIN

Membro
Estou falando em outro tópico, deixei o meu hoje na mecânica pra fazer um diagnóstico e ver o que pode ser(além de velas, bicos, etc). Mas rodei apenas 130km com 28l (4,64km/l) com o pé levinho, sem muito trânsito. Então me assustei. Hoje a tarde vou saber os defeitos apontados.

Thomas

Administrator
Então galera, já que estamos comentando de consumo, quero saber quantos kilometros totais fazem o carro de vcs com um tanque!

Enche, deixa chegar na reserva, quantos kilometros andaram?

No encontro em Ribeirão, o Marcelo disse que o dele, manual 180, chegou a fazer 700km com UM TAMQUE na estrada.

O meu não faz isso de jeito maneira, faz no maximo 600 km se fizer... andando na média de 130 km/hr

E ai?

Abração

simpa

Novato
Essa questão de consumo realmente é intrigante.
Gostaria que os amigos postassem a autonomia e modelo de seus veiculos pra termos uma noção REAL dos nosso auderas.
O meu é 150cv Automatico e faz na estrada, no maximo 450km e na cidade faz uns 320km no MAXIMO mesmo.
Eu particularmente estou achando gastão.

Valew!

RFagundes

Novato
Tenho feito sempre entre 300 e 350km com um tanque na cidade... tento sempre me controlar, parece que faz mais, mas sempre acelero.. principalmente quinta-feira. :duvida:

180 Tip

Abraços!

gian180T

Membro
aqui nao e diferente ... podium faz 400k no max, sempre dou uns race por ai ... ja fiz 550 na cidade ... !!! e 680,00 em viagem !!

AS555N

Membro de Honra
Já fiz 620Km com tanque em misto.....60% cidade e 40% estrada.....uma vez só tambem...mas geralmente gira em torno de 560Km/tanque.

MarceloA3T

Membro
Confirmo Thomas ... Na estrada o meu 180 Manual abastecido soh com Podium fez media de 12.6 km/l calculado com calculadora, e rodou com um tanque de 694 km
Na cidade nao consigo fazer mais que 9,5 km/l em trajeto com transito de SP.
Se andar pisando essas médias caem bastante !

Thomas

Administrator
Temos aqui então bastante diferença entre os carros..
Na verdade o que manda é o " pé" do motorista... mas diferenças muito grandes, coisa de 350 km, 400 km com um tanque, como disseram por aqui, só se andar pisado todo o tempo ou tem alguma coisa gastando demais!!!

O pessoal que faz mais de 500 km com um tanque, anda a que velicidade na estrada? 120 ? 140?

abração

gabrielm

Novato
pessoal...vamos lembrar tambem que a gasolina pode ser diferente dependendo do lugar...pode ser que quem ta rodando menos tenha alguma relação....

é dificil fazer uma media entre a gente pois tem muitos fatores que variam....gasolina, pe, cidade x estrada x transito pesado, manutenção do carro, etc...

tem que ver o que dizia, por ex. a 4 rodas da vida na época e tentar ver se o seu carro ta parecido, pelo menos...rss

pra mim o meu ta legal...nao ta gastão não. principalmente depois que coloquei as velas certas e troquei as sondas...

TGIN

Membro
Depois de ontem, comecei a me animar. Como falei na pág. 3, meu carro não fazia 5km/l na cidade, mas depois do diagnóstico, descobrimos que o MAF tava travado. resolvido isso, o carro ficou bom pra andar e no CB tá dizendo 7,4km/l. Talvez esse tanque não tenha uma autonomia alta, já que em 60km(com a MAF ruim) ele gastou 1/4 do tanque. Vou encher hoje e daí sim deixar baixar pra fazer a média. Mas se for 7,5km/l, está bom pois com 50l vou chegar nuns 375kms...

Thomas

Administrator
Gabriel, não é pra ser exato, mas sim uma MEDIA.

Claro que cada um anda de um jeito, abasteçe em todo tipo de gasolina., mas uma media é facil verificar....

Não to dizendo com o pé colada, andando só na cidade.. mas sim um misto de cidade e estrada... não se pode variar tanto...
O que quero saber é nessa média do pessoal com um tanque fazer mais de 500km, com certeza tem porcentamgem em estrada, então qual a velocidade média na estrada para atingir tal autonomia...

gabrielm

Novato
acho que uns 110km/h... o motor nao ta girando ainda nem a 3mil...

ex meu..
enchi o tanque...fiz uns 220km na estrada a uma media de 110km/h. ja andei 400km e não entrou na reserva ainda...o resto foi aqui na cidade......anda-para...

padovani

Novato
Pessoal, longe de mim querer desvirtuar o tópico! É muito importante termos uma base sobre a média que nossos carros fazem. Apenas complementando o que o Gabriel já comentou a respeito do que influencia o consumo, gostaria de fazer umas considerações.

Deixando de lado o que já foi comentado (tipo de trajeto - cidade/estrada, mecânica em dia, tipo de combustível), tem mais coisa que ajuda muuito na autonomia e economia, e as vezes a gente esquece.

Só pra dar exemplo, a calibragem dos pneus: Uma pessoa que roda com 32 libras irá ter um carro mais econômico que um que roda com 26 libras, sem contar que os pneus também vão rodar uma km maior.

Evite qualquer peso desnecessário.

O jeito de dirigir (já mencionado) é o mais importante de tudo, e é a variável que mais temos controle.
Na cidade, se quiser economia, o principal é não fazer o carro acelerar rapidamente (quanto maior o trabalho, maior a energia e o consumo), e também antecipar as possíveis paradas. Por exemplo, tem um semáforo vermelho a 500 metros. Você pode chegar rápido, parar e esperar o verde pra acelerar denovo. Ou você pode ir mais devagar, esperar que ele abra enquanto o carro ainda está em movimento, e você passa sem precisar tirar o carro da inércia, economizando combustível. Nem sempre dá certo, mas só de fazer isso, você minimiza o tempo com o carro parado no trânsito, e dá uma diferença enorme no consumo...
Na estrada, o fator que mais influencia é a velocidade, pois ela está totalmente ligada à resistência do ar. Isso é fato: quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar, e mais força o motor do carro tem que fazer pra manter ele na mesma velocidade. E dependendo da velocidade, tem mais uma resistência que surge, que é a turbulência (ou arraste). Exemplificando, para velocidades de até 24 m/s (ou seja, uns 87 km/h) o fluxo de ar que passa pelos nossos Audis é praticamente LAMINAR, e não gera turbulência (arraste, "vácuo") significativa na traseira. Passe para 110 km/h e ele já começa a aparecer, e a resistência aumenta junto com o consumo. Passe dos 140 e você já estará consumindo praticamente o dobro do que quando estava pouco menos de 90 km/h...

Desculpem se exagerei na física, e sei que é impossível dirigir sempre dessa maneira, mas creio que o conhecimento é válido.

Na época da facul, quando a situação era mais amarga, eu tinha que viajar todo dia 130 km com um corsa sedan VHC gasolina. O tanque era de 46 litros. Uma vez consegui fazer 890 km com o tanque (10% cidade, 90% estrada)... Nunca ficava abaixo dos 730 km. Pneus com 36 libras em média, duraram 68 mil km os originais que vieram no carro.

Pra finalizar, essa semana fiz um trajeto de 70 km em estrada com uma montana 1.4 flex. Fui 200 kg mais pesado do que voltei. Na ida média de 75/85 km/h, no PC consumo de 4,8 litros. No retorno média de 130/145 km/h, consumo de 7,1 litros, mesmo estando mais leve... tanque com 40% etanol 60% gasolina.

Físico é uma bosta mesmo!!! A gente só tem número na cabeça... :semata:

della

Membro
Depois de fazer cálculo e física I, II, III e IV, vc acostuma... mas não dá saudade não...
Ô se traumatiza!

padovani

Novato
della disse:
Depois de fazer cálculo e física I, II, III e IV, vc acostuma... mas não dá saudade não...
Ô se traumatiza!
Isso é verdade... Lembro que no final do primeiro ano cheguei até a chorar de desespero estudando pra uma prova de cálculo II! Mas realmente depois desencanei...

E o mais engraçado: Enquanto você se f*** pra manter a média 7, sempre tem um que faz tudo parecer fácil... depois ele pula o mestrado e vai direto pro doutorado, e vira pesquisador e prof. universitário da rede publica.

Não é seu caso né Della, seu Nerd!? :lingua: