Consumo alto 1.8 AT [sem solução aparente]

gtsouza

Novato
Bom dia!

Sei que muitos irão dizer para usar a pesquisa e etc, mas no meu caso ainda não achei a solução para o alto consumo de combustível, mesmo depois de ter feito de tudo.

Em muitos tópicos daqui do fórum, o pessoal trocou a sonda lambda ou o sensor MAF e resolveu, no meu caso não.

Meu Audi é um A3 2002 1.8 aspirado automático, não está rebaixado e está com a roda original, e estou rodando com ele no modo tartaruga com câimbra.
Em todas as médias que fiz, o consumo não sobe dos 5.5km/l.

Estou com o carro há 2 meses e já desembolsei R$4.000,00 em manutenção, mas o carro continua gastando demais.

Vou listar o que fiz no carro até o momento:

Tensor da corrente trocado
Correia dentada e tensores
Sonda lambda trocada (estava travada)
Velas trocadas
Óleo do motor e filtro
Óleo da caixa
Limpeza TBI
Limpeza do cárter e da peneira do cárter
Troquei as mangueiras que levam o ar para a mistura pois estavam quebradiças
Fiz geometria e balanceamento
Passei o VAG mais de 10x, limpei códigos de erros e agora não está acusando nada de errado

O mecânico me disse que trocando a sonda estaria resolvido o problema, mas não está. Fiz a média 3x e em todas o carro gastou 55 litros para fazer 300km.

Na última média que fiz o carro gastou 24L para 130km.
O percurso que faço diariamente é bem tranquilo, não tem anda e para.

Minha última esperança era de que fosse o sensor MAF, mas dois mecânicos me disseram que o sensor é novo, tem menos de 3 meses.

Peço encarecidamente ajuda a vocês que já tem experiência com o carro.

Agradeço desde já.

JapaGreen

Membro
Como esta a temperatura? quando vc anda em estrada por exemplo ela fica "fincada" nos 90 graus ou cai abaixo disto?
Se estiver baixando, aconselharia trocar a valvula termostatica. Assim seu motor irá trabalhar sempre na temperatura ideal.
Se este fenomeno estiver ocorrendo isto pode ter relação com seu alto consumo.

Abs

Reinaldo.a3

Membro
5.5km/l de media me parece ruim mesmo :-(
Segue algumas duvidas :
Nao confie 100% no computador de bordo. Ja calculou a media vc mesmo?
Teu carro é blindado ? Tem muita subida na tua regiao? Vc ta afundando o pé a todo momento ? Ja tentou trocar de combustivel ? Ta usando velas corretas ?

No passado tive um problema no sensor de temperatura e depois que troquei o consumo melhorou um pouco.
Mas só troquei o sensor de temp porque o VAG acusou falha nele ( comprei o genuino ou original).
O meu é 150 automatico e o consumo na city andando como vovó é em torno de 7.5km/l de média, mas minha cidade é relativamente plana e com transito.

[]'s e boa sorte!
Reinaldo

gtsouza

Novato
Amigos,

A temperatura fica travada em 90 graus sempre, não baixa nem sobe.

A respeito da região onde moro, é litoral, não tem subidas ou descidas. O carro também não é blindado e a média eu estou fazendo manualmente mesmo, enchendo o tanque, zerando o medidor e depois enchendo novamente. Não sou de ficar pisando demais, até pq estava tentando melhorar a média de consumo.

À princípio as velas são as corretas, troquei com mecânico de confiança, o mais estranho é que o VAG não está acusando nenhum erro, passei semana passada.

Vou tentar passar um scan essa semana e postar aqui para avaliarmos.

Mais alguém tem alguma opinião do que pode ser ?

Agradeço pelas respostas!

thomas1186

Membro
Só pode estar vazando ou evaporando kkk

Quando vc liga ele em lugar fechado(garagem) da cheiro de gasolina?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

gtsouza

Novato
thomas1186 disse:
Só pode estar vazando ou evaporando kkk
Quando vc liga ele em lugar fechado(garagem) da cheiro de gasolina?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sinceramente eu não descartei essa possibilidade ainda kkkkk

Pq não é possível estar gastando tanto sendo que está tudo ok.

Até da um cheiro leve de gasolina quando está em lugar fechado, mas nada fora do comum.
Acho estranho que as vezes na parte da manhã quando entro no carro, sinto um cheiro incômodo de gasolina, mas somente dentro do carro.

gtsouza

Novato
merotti disse:
Seu carro está ruim de partida ? Se sim, pode ser o dosador de combustível que fica no cofre perto dos bicos
De partida está ok também, logo quando peguei o carro levei em uma elétrica para tirarem o motor de arranque para limpeza e lubrificação. Mesmo com o motor frio ele pega de primeira.

Mas vou levar no mecânico para dar uma olhada nesse dosador, a esse ponto estou tentando qualquer coisa já kkk

ALBERTOLIMA

Membro
Se o regulador (dosador) estiver com a peineirinha furada, pode ta entrando combustivel pela admissao! É uma peça que custa 30 reais, eu ja trocaria, voce mesmo consegue fazer muito facil!
Verifica o catalisador, se ele nao ta entupido !! ja verificou a MAF se os dados dela ta certo? as vezes pode ta travado as leituras!

gtsouza

Novato
Alberto Lima disse:
Se o regulador (dosador) estiver com a peineirinha furada, pode ta entrando combustivel pela admissao! É uma peça que custa 30 reais, eu ja trocaria, voce mesmo consegue fazer muito facil!
Verifica o catalisador, se ele nao ta entupido !! ja verificou a MAF se os dados dela ta certo? as vezes pode ta travado as leituras!
Realmente vou fazer a troca dessa peça! O catalisador eu não verifiquei, mas não sei se tem algo a ver com a sonda que foi trocada, pois quando peguei o carro, a ponteira do escapamento estava cromada, tipo semi-nova, e quando deu problema na sonda, a ponteira ficou totalmente preta e queimada, chega a ser feio, estou pensando em troca-lá também. Isso tem alguma relação com o catalisador ou foi por causa da sonda ? Detalhe que o carro não fuma, nem com o motor frio.

Sobre o MAF, pelo VAG não está acusando nada de errado.

Agradeço pelas respostas!

gtsouza

Novato
Pessoal,

Passei um scan esta semana, limpei os códigos de erros e a média melhorou um pouco, foi para 7km/l.

Porém fiz o teste da MAF pelo VCDS, e como não tenho muita noção dos valores, peço a ajuda de vocês.

Meu A3 tem 125cv, e a 3000 rpm estava marcando 20g/s, e entre 6000-6500 rpm, 75-80g/s, estes valores são normais ?
A princípio achei os valores baixos em comparativos pela internet, até estou cogitando que a MAF esteja avariada.

gtsouza

Novato
Hoje pela manhã busquei o carro no mecânico e ele logo já me surpreendeu.

As velas que mandei trocar quando peguei o carro não são pro A3, terei que trocar novamente.

Fora isso, a bomba de combustivel está com baixa pressão, o sensor de temperatura será trocado, mais o filtro de ar e de combustível.
O cheiro forte de gasolina estava vindo de uma borracha de vedação do tanque (uma flange segundo o mecânico) que ressecou e arrebentou.

Espero que depois disto o problema seja resolvido.

Olá! Peguei meu A3 1.8 Asp semana passada, e também estou com o problema de cheiro de gasolina. principalmente quanto saio com o carro. Estou achando o consumo dele um pouco alto, mas não confio muito no CB, quando eu for no posto de novo vou completar e ver como está o consumo. A borracha que você falou é aquela onde vai a bomba de combustível?

ALBERTOLIMA

Membro
Chico_kbm disse:
Olá! Peguei meu A3 1.8 Asp semana passada, e também estou com o problema de cheiro de gasolina. principalmente quanto saio com o carro. Estou achando o consumo dele um pouco alto, mas não confio muito no CB, quando eu for no posto de novo vou completar e ver como está o consumo. A borracha que você falou é aquela onde vai a bomba de combustível?
Cara no seu caso, só pode ser o regulador de pressão que zuou.. ele ta ruim de pegar tambem?? essa peça custa 30 reais e voce mesmo troca

Abraços

gtsouza

Novato
Chico_kbm disse:
Olá!

A borracha que o mecânico vai trocar é do flange da bomba de combustível. Segundo ele era por isso que dava o cheiro forte de gasolina.
A média de consumo eu estava medindo enchendo o tanque mesmo, até pq no CB está marcando 9.5km/l, mas o carro não faz isso de jeito nenhum.

O meu esta semana começou a não pegar mais de primeira, tinha que bater arranque 2x sempre. Mas segundo o mecânico, o problema era a bomba de combustível que foi trocada há um tempo e foi colocada uma de 3 bar e estava com a pressão muito baixa. Segundo ele o correto pro A3 é a bomba de 4 bar.

Ele está bom de pega, é só dar um toquezinho no arranque que ele ja liga. Mas as vezes quando ligo a ar com ele parado ele uma baixada na rpm, parece que vai apagar, dai ja volta ao normal. mas não é sempre. E o cheiro só vem se eu deixar a ventilação aberta.

Boa noite galera! Cheguei em casa faz pouco com o A3 e resolvi dar uma "farejada no motor" hehehehe!!!
Notei o cheiro próximo do filtro de ar, dei uma olhada no MAF e aparentemente está bem limpo, passei o dedo na grade e na tubulação por dentro e não saiu nada de sujeira.

gtsouza

Novato
Chico_kbm disse:
Boa noite galera! Cheguei em casa faz pouco com o A3 e resolvi dar uma "farejada no motor" hehehehe!!!
Notei o cheiro próximo do filtro de ar, dei uma olhada no MAF e aparentemente está bem limpo, passei o dedo na grade e na tubulação por dentro e não saiu nada de sujeira.
O bom mesmo pra testar a MAF é passar o VCDS com ele andando, com o gráfico aberto. Fiz isso no meu e pelo que aparenta está tudo certo.
Normalmente quando a MAF da problema sobe um cheiro de gasolina mesmo.

Peguei o carro ontem no mecânico, e até o momento não tenho do que reclamar, a média ainda não fiz mas o carro não está mais tão manco, o problema era mesmo a bomba de combustível e o sensor de temperatura, fora as velas erradas.

O mais estranho foi o filtro de gasolina que quando o mecânico tirou, disse que achou ser o original do carro ainda. Estava completamente podre, enferrujado e com o logo da Audi kkkk

Edit: Fiz a média hoje (06/12) e pela primeira vez fiquei aliviado com o carro :hehehe2:
Está fazendo 8.5km/l na cidade, já considero ótimo perto dos 5.5 iniciais.

jcjrsbc

Membro
Diferença entre cb e a realidade pode ser: se estiver 1-gastando mais do que marca no cb: alta pressão sistema, verifique o regulador, ou vazamento de combustível, verifique desde a borracha da bomba no tanque até a flauta. 2-gastando menos que no cb: bicos sujos ou baixa pressão sistema, verifique o regulador e a bomba.