Comparativo e performance de turbinas GT, GTX, APL, Bullseye etc

Pgo

Novato
Caras meio offtopic rapidinho, aproveitando a conversa sobre turbinas, uma curiosidade...
Essas roletadas Gt2860RS ou Gt2871R é fácil achar aqui no Brasil? qual a faixa de preço e onde vcs costumam comprar? desculpem abcs.
 

MarceloA3T

Membro
Caras meio offtopic rapidinho, aproveitando a conversa sobre turbinas, uma curiosidade...
Essas roletadas Gt2860RS ou Gt2871R é fácil achar aqui no Brasil? qual a faixa de preço e onde vcs costumam comprar? desculpem abcs.

Muito dificil encontrar no Brasil... quando encontram é na faixa de 3500 a 4000 reais.
Eu conheço a Ancona que vende as Garret Roletadas

Se for maior 3071R, 3582 é na faixa de 4500 pra mais
 

Guegué

Novato
tem a dnt turbo tb.

3400 uma GT2860

mas n tem em estoque nunca, não ta fácil encontrar.

Eu queria saber se tem alguém no brasil que teve pica de trazer uma turbonetics e andar.
 

tchubas

Novato
Guegué, fala com o pessoal da Draft Racing... eles são de Brasília mas tem muita coisa top. Procura o Juliano ou o Nenem que eles devem ter as Garret. Eles tavam trazendo muito a BullsEye há um tempo atras...
 

overspeed

Comerciante
Golf 192cv com GT2560R, coeltor SPA, intercooler bombado, bicos 42lbs, bomba GTI downpipe e inlet custom, usando overbooster original do carro, embreagem original

O carro ja andou uns 60 ou 70K Km assim, só manutenção básica normal... e ainda andando no piloto automatico a 100Km/h faz marcas repetitivas de 16,8 a 17,1Km/l de podium



é do Edgard

Só que apenas a curva não fala tudo sobre o carro, a resposta ao acelerador é bem mais rapida, chega a ser 1s mais rapido para a turbina responder qdo vc sapateia o acelerador... teoricamente ainda é pra durar mais pois tem menos atrito, mas os principais são:

- Refrigerada a água (aumenta durabilidade do óleo e abaixa o EGT)
- Existe mapa do compressor e da pra saber exatamente qto ela empurra
- Turbina projetada pra ciclo Otto (até 1050°C de pico) contra uma pra diesel (950°C de pico)

Problema da GT25 de Silverado é que ela é feita pra empurrar 180cv num diesel que tem BSFC (HP/(lbs/h de ar)) de 0,38 contra 0,55 de um gasolina calculo rápido e 0,55/0,38 x 180 = 260cv... vamos dizer que o calculo da fabrica seja igual ao do A3. golf e outros turbos que fica com uns 20 a 25% de "sobra" no fluxo de ar pro rendimento adiabático ficar alí perto da ilha central 260 x 1,25 = 325cv....e olhe lá hein que estamos sendo MUITO otimistas tanto no BSFC qto no qto a mais pode usar de vazão... e obvio isso sem considerar a pressão necessária e que a sobrelevação caia fora do mapa...


APL525 é menor do que a GT25, trocando caixa quente diminui o backpressure e ajuda a dar uma fôlego maior... mas mesmo assim não é uma "graaande" turbina... só é famosa porque nos AP guenta pressão (mas num empurra vazão pra mais de 300cv)
 

Guegué

Novato
O GTi do @Alessio mediu 333cv com essa turbina (APL 525)

mas é isso ai, 10% pra mais ou pra menos em todos os casos, não existe uma ciência correta, só existe em motores exatamente iguais q acabaram de sair da fabrica.
 

overspeed

Comerciante
O GTi do @Alessio mediu 333cv com essa turbina (APL 525)

mas é isso ai, 10% pra mais ou pra menos em todos os casos, não existe uma ciência correta, só existe em motores exatamente iguais q acabaram de sair da fabrica.

Bom, que eu conheço de caso... teve mais de 3 entre Golf e A3 que o eixo saiu pelo escape usando mais de 1.2bar mesmo com caixa .63... é aquela coisa, 99% de chance quer dizer que vai dar certo ?... não quer dizer que pelo menos UM vai dar errado kkkkkk
 

freple

Membro
Galera,

Abri o tópico pra evoluirmos no assunto turbinas objetivando avaliar o custo das mesmas e a performance, q as tais realmente entregam.
Vale à pena uma roletada?!? quais benefícios REAIS proporciona?!?
e o custo de uma roletada compensa?!?
 

tchubas

Novato
Apesar de não querer coisas muito brutas hoje em dia, segue medição de 2007 com um Gol G3 com mecânica de Golf MK3 (bloco alto e cabeçote de fluxo cruzado) com uma HX40. SNME estava com 2.2 ou 2.3 bar nesta puxada. Detalhe é que usei essa HX por quase 2 anos e desmontei quase que em estado de zero km... usava cx quente .84 com eixo 64/67 snme... já faz muito tempo...
sinceramente eu acho que a roletada só é útil pra quem quer ter um carro civil com pegada rápida e não está muito preocupado com despejar um caminhão de potência... de resto, como a gigantesca maioria quer, não acho que vale a pena...

dinamometrogol001.jpg
 

Alessio

Novato


1.8T + APL 525 caixa quente .50
IC de S3
Pressurização INOX
Escape INOX 3 " + Magnaflow
Cana
Bicos feitos
Bomba Dinâmica 12 bar
Acerto Fernandinho, montagem Gnomo
15 PSI pressão
333CV
Aferido no Dinojet.
 

Guegué

Novato
Lembrando Galera q esse tópico é interessante comparar turbinas diferentes aplicadas no motor 1.8T audi/volks.
 

marioaoliva

Moderador
Vamos alimentar com todos os gráficos e informações que vcs tiverem... Em busca da turbina perfeita, acho que cabe puxar as informações do carro do Emerson e do Max...
 

Alessio

Novato
Vamos alimentar com todos os gráficos e informações que vcs tiverem... Em busca da turbina perfeita, acho que cabe puxar as informações do carro do Emerson e do Max...

Não existe a turbina perfeita, existe um conjunto bom, nunca vai ficar como queremos, não existe 400cv de roda, pegando com 2500RPM..hehehe

Num projeto vc tem q pensar nas suas preferências e bolso, pq um prjeto top não tem limite.
 

overspeed

Comerciante
Não existe a turbina perfeita, existe um conjunto bom, nunca vai ficar como queremos, não existe 400cv de roda, pegando com 2500RPM..hehehe

Num projeto vc tem q pensar nas suas preferências e bolso, pq um prjeto top não tem limite.

perfeito... ou pega rapido ou empurra em cima... faz a escolha e num se arrependa depois kkkk
 

freple

Membro
eu busco uma que "[background=rgb(253, 250, 247)]empurra em cima[/background]", porém qro q ela "acorde" o quanto antes....3500~4000rpm seria o ideal.... :p
 

overspeed

Comerciante
eu busco uma que "[background=rgb(253, 250, 247)]empurra em cima[/background]", porém qro q ela "acorde" o quanto antes....3500~4000rpm seria o ideal.... :p

vc acaba de descrever a linha GTX da Garret...as melhorias são exatamente estas, pegada mais cedo, menor tempo de resposta e que mesmo assim empurre de alta ;)
 

chedid

Administrador
Juneca, em um 2.0 taxadinho, para uns 450cvs qual roletada vc usaria? que rpm ela estaria bem viva e acordada?
 
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