Chipando em casa [Galletto 1260]

Morcegao

Membro
Tezotto disse:
Só lembrando que tenho o ECM, que quiser é só me falar...
Tenho o original pago 450 obama por ano pra ter ele atualiza
Mas vlw

Qualquer coisa te mando PM sobre o cabo não tive tempo de pegar o link ainda
 

Tezotto

Membro
Bom, já comprei o cabo, só estou aguardando chegar pra fazer os testes.

Vou usar meu A3 como cobaia, lembrando que não é meu primeiro carro, ele foi comprado só pra fuçar mesmo.

Já estou com alguns mapas originais do 150 porém não encontrei nenhum que batesse com meu hardware, se não achar vou ter eu levar para um amigo dessoldar meu chip, ler e me mandar o arquivo...

Depois da peleja vou colocar um passo à passo sobre como fazer, tipo um tutorial com fotos e tudo mais.

Lembrando que estou fazendo tudo sob minha conta e risco, se der merda o problema será meu, se der certo sorte a minha.

A pessoa que for fazer deve ter conhecimento no funcionamento de um motor, saber que tudo tem limite, que sensor de detonação não faz milagre e tudo deve ser monitorado (pressão de turbo e combustível, mistura com manometros e multimetro e o ponto através do vag)
Bom, mas caso dê certo vou descrever tudo no tutorial, primeiro fazer log com o carro original e ir alterando aos poucos, nisso você vai fazendo os log's pra saber onde está mexendo e como está ficando...




Abraço à todos.
 

Tezotto

Membro
Pessoal, projeto em andamento...

Hoje coloquei a K16 no carro porém meu cabo ainda não chegou, estou andando com 0,2Bar de pressão pois com 0,5Bar já corta devido ao maior fluxo da K16.

Conforme for desenvolvendo o projeto vou postando os resultados aqui...


Abraço à todos.
 

Tezotto

Membro
Como não chegou meu cabo ainda, fui até um colega que removeu meu chip original e me enviou o arquivo, aproveitei e já comprei uma eeprom nova e já mandei o arquivo que modifiquei lá dentro.

Coloquei uns bicos maiores que tenho, são 40% maiores que os originais do A3 150, pretendo chegar as 250Cv com eles na gasolina.
A principio o funcionamento está perfeito, diminui o TI dos bicos pelo chip na faze com baixa carga e vim aumentado até a carga máxima, ainda não veio pressão pois preciso regular minha wastegate, porém o erro de overboost já não ocorre mais.
Baixei um pouco o ponto em alta carga pra evitar detonação, porém só vou conseguir afinar tudo mesmo quando chegar o cabo e levar o carro pra cima do rolo.

Por enquanto é só isso, conforme for encaminhando vou atualizando...

Abraço a todos!
 

Tezotto

Membro
Modificações feitas até agora:

Turbina: K16 na carcaça da K03
Escape: 2,5"
Inlet: Mangote adaptado a mangueira original
Bicos: 36Lb
Chip:

Total gasto até aqui: R$ 2.130,00
 

Tezotto

Membro
victorarrabal disse:
Cara, fale mais sobre essa K16 adapatada nas caixas da K03... quem fez? qual o range de potência?
Cara, quem fez foi a turbo anhanguera, em relaçao a potencia nao sei te dizer, mas falando com o over ontem ele me disse que isso nao e bom pois a carcaça quente trinca em pouco tempo, mas agora ja foi... rsrsrs
 

Tezotto

Membro
Novidades!!!

Meu cabo chegou ontem, porém ainda não consegui testá-lo pois estava tentando regular a wastegate, meu carro não vinha mais que 0,5Bar de pressão.

Vou mexer neste final de semana, provavelmente na segunda terei novidades, se de tudo der errado vou recorrer ao nosso velho e bom amigo over!!! rsrsrs...
 

Tezotto

Membro
Bom pessoal, hoje testei o cabo e pra minha surpresa fucionou perfeitamente!
É bem tranquilo o procedimento de gravação do chip, o segredo mesmo é a edição do mapa.
Consegui acertar meu carro com 1k na K16, problemas com a waste gate estão me perseguindo, amanha vou subistitui-la pra levara para o dino na segunda feira e afinar o conjunto, ate aqui so acertei com sonda narrow, no dyno vou alugar uma wide pro acerto ficar mais requintado....
Depois vou colocar um passo a passo de como utilizar o cabo para transferência de dados para a ECU
 

Morcegao

Membro
Tezotto disse:
Bom pessoal, hoje testei o cabo e pra minha surpresa fucionou perfeitamente!
É bem tranquilo o procedimento de gravação do chip, o segredo mesmo é a edição do mapa.
Consegui acertar meu carro com 1k na K16, problemas com a waste gate estão me perseguindo, amanha vou subistitui-la pra levara para o dino na segunda feira e afinar o conjunto, ate aqui so acertei com sonda narrow, no dyno vou alugar uma wide pro acerto ficar mais requintado....
Depois vou colocar um passo a passo de como utilizar o cabo para transferência de dados para a ECU

Fez o esquema do cabo do jeito que te passei por PM?
 

Morcegao

Membro
Tezotto disse:
Sim....
Ficou coisa linda!!!!

Muito mais tranquilo do que remover o modulo e soldar a eepron
Legal


Agora que estou com um pouco mais de tempo, estou montando 4 cabos, 2 com chicote da central M3.8.3 e 2 para ME7.5, aguardando apenas a chegada das memorias FTDI originais para terminar a construção do cabo, meu amigo envio essa semana elas dos EUA, aqui no Brasil só achei as chinesas q são porcas e ruim demais
 

Tezotto

Membro
Bom, gostei do resultado... segue:


Torque 36Kgf @ 3445RPM
Potência 253,2Cv @ 6100RPM

Modificações:

Turbina K16 ( montada na carcaça da K03)
Bicos 40% maiores (36Lb)
Escape de 2,5" do catalisador pra trás
Reprogramação da central
Gasolina comum
Filtro de ar OEM


Dava pra tirar mais potência, mas os bicos ficaram bem no limite com essa cavalaria (86% DC)
Daqui a pouco posto o gráfico do dino.

Total gasto R$ 2.230,00 (incluindo acerto no dino)
 

Morcegao

Membro
Tezotto disse:
Bom, gostei do resultado... segue:


Torque 36Kgf @ 3445RPM
Potência 253,2Cv @ 6100RPM

Modificações:

Turbina K16 ( montada na carcaça da K03)
Bicos 40% maiores (36Lb)
Escape de 2,5" do catalisador pra trás
Reprogramação da central
Gasolina comum
Filtro de ar OEM


Dava pra tirar mais potência, mas os bicos ficaram bem no limite com essa cavalaria (86% DC)
Daqui a pouco posto o gráfico do dino.

Total gasto R$ 2.230,00 (incluindo acerto no dino)
Parabéns pela iniciativa e pelo projeto ainda mais q ajudei um pouquinho
Kkkkkkkkk
 

Morcegao

Membro
Uma coisa que esqueci de mencionar,

Quando tiver mais tempo irei postar um DIY sobre como montar o cabo para os 150 como te passei por MP e pros 180 por OBD, como disse faço por Hobby o valor que cobro é simbólico, devido a tempo de deslocamento, equipamentos que paguei caro, mensalidade para a Alientech para o Software em Breve para a EVC, custo que tive em treinamento para reparo de central, remapeamento de chip e curso em preparação para motores turbo e ASPRO

ps: irei apenas mostrar como montar o cabo e fazer a leitura e gravação o restante acho interessante cada um correr a trás, no que diz respeito e fazer o mapa onde mudar no mapa e o que mudar, quando comecei fou testar meu primeiro carro um 180 manual meu chip x um 180 manual chipado com 200cv o meu levou pau, fiz alguns ajustes e não testei mais, depois de muito tempo fiz um 150 Automático andar na frente mais de 1 carro em um 180 Tip chipado tudo que dá, e assim fui investindo e aprimorando cada vez mais.

bom é isso apenas um pouco a história é longa e custo para tudo isso supera os 12 mil reais hoje, quem gosta e quer investir é o caminho
 

Tezotto

Membro
Pessoal, bom dia!

Atualizando o tópico:

Projeto finalizado, andando no àlcool veio 436Nm @ 3800RPM e 323,2Cv @ 6150RPM no motor, vou postar o gráfico lá no Dyno Charts.

Minha experiência com isso:
Seria muito mais fácil e barato pagar para alguém fazer o remap, pois toma muito tempo e tempo é dinheiro.

Tenho uma dúvida para os mais experientes com esta mecânica, estou preocupado com o torque, está acima dos 400Nm dos 3700RPM até os 4800RPM, será que as bielas oem suportam este torque?


Abraço à todos
 

Morcegao

Membro
Tezotto disse:
Pessoal, bom dia!

Atualizando o tópico:

Projeto finalizado, andando no àlcool veio 436Nm @ 3800RPM e 323,2Cv @ 6150RPM no motor, vou postar o gráfico lá no Dyno Charts.

Minha experiência com isso:
Seria muito mais fácil e barato pagar para alguém fazer o remap, pois toma muito tempo e tempo é dinheiro.

Tenho uma dúvida para os mais experientes com esta mecânica, estou preocupado com o torque, está acima dos 400Nm dos 3700RPM até os 4800RPM, será que as bielas oem suportam este torque?


Abraço à todos

O seu é um 150, pistão e biela é mais reforçada do que o 180 que é aliviado, aguenta bem mas também não vai ficar dando pau direto no argola rsrsrsrsrs.
 
@[member="Tezotto"] belo resultado hein!!! Conseguiu isso com quanto de pressão? Aonde mandou fazer essa K16 na carcaça da K03? Tem fotos? Tem que refazer a pressurização? Parabéns pelo trampo!
 
Topo